Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

+5
Nil
RFrança
Clayton
Waybecker
Furlanetto
9 participantes

Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Furlanetto Ter Jul 26, 2011 12:32 pm

Olá Amigos,
Ao desmontar a suspensão dianteira, reparei que os discos tem protetores. Já vi muitos bugguies que não tem este protetor.
A minha dúvida é se esta peças é realmente necessária. Se for, seria uma coisa a menos para eu me preocupar na reforma do meu Baby. Estou inclinado a não colocar esta peça, sei que se ela esta alí é porque tem alguma utilidade mas também penso que é uma coisa a mais para aculumar sujeira/areia além de dificultar a lavagem.

Aguardo a opinião dos amigos acerca do assunto.

Grande abraço!
Galego


Última edição por Furlanetto em Ter Jul 26, 2011 2:57 pm, editado 1 vez(es)
Furlanetto
Furlanetto
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 46
Localização : Florianópolis
Tipo de Buggy : Buggy Baby
Pontos : 4760
Data de inscrição : 08/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Waybecker Ter Jul 26, 2011 2:52 pm

Olha pelo que sei ela serve para proteger de areia sugeiras em geral.



abraço.
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7229
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Clayton Ter Jul 26, 2011 7:26 pm

Na minha opinião prefiro usá-la, não custa caro(procure em desmanche) e é uma peça desenvolvida pela fábrica, todos os carros com freio a disco tem, ao meu ver proteje o disco de impurezas que expirram do solo em geral, imagine se passar por uma poça de óleo diesel no asfalto e o mesmo espirrar no disco?
Por outro lado as motos não tem, a não ser em algumas preparadas para trilha. Pelo sim ou pelo não eu prefiro usar.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7111
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por RFrança Ter Jul 26, 2011 8:36 pm

Caro amigo Netto, esta peça é fundamental no sistema de freios dianteiros a disco. Ela não só permite que sujeiras agarrem nos discos, como também evita o acumulo de residuo solidos na parte interna das pinças de freios. Aumentando assim a vida útil dos cilindros internos das pinças e reparos de vedação. Bem como serve como resfriador dos discos em ocasiões de uso constante dos freios dianteiros. Como por exemplo: um declivel bem acentuado, onde exige muito dos freios. Quando os discos de freios esquentão muito, há uma mudança na tempera do material, podendo chegar até ficar numa cor escura ou até mesmo com rachaduras. Abraço.



Detalhe: Quando maior for o atrito dos discos com as fitas de freios em temperaturas elevadas, maior o desgaste prematuro das peças.
RFrança
RFrança
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 199
Idade : 56
Localização : Recife-PE
Tipo de Buggy : Buggy Litoral\94 Motor 1600
Pontos : 4926
Data de inscrição : 16/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Nil Ter Jul 26, 2011 9:05 pm

"
RFrança escreveu:Caro amigo Netto, esta peça é fundamental no sistema de freios dianteiros a disco. Ela não só permite que sujeiras agarrem nos discos, como também evita o acumulo de residuo solidos na parte interna das pinças de freios. Aumentando assim a vida útil dos cilindros internos das pinças e reparos de vedação. Bem como serve como resfriador dos discos em ocasiões de uso constante dos freios dianteiros. Como por exemplo: um declivel bem acentuado, onde exige muito dos freios. Quando os discos de freios esquentão muito, há uma mudança na tempera do material, podendo chegar até ficar numa cor escura ou até mesmo com rachaduras. Abraço.



Detalhe: Quando maior for o atrito dos discos com as fitas de freios em temperaturas elevadas, maior o desgaste prematuro das peças.
"

ESSES FLANGES NÃO EXISTEM MAIS PRA VENDA E NOS BUGGYS NOVOS ELES SÃO FEITOS DE FIBRA.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10117
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Fabiano Marques Ter Jul 26, 2011 9:54 pm

Como é esse protetor de disco?
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7288
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Convidad Qua Jul 27, 2011 7:52 am

Quem conhece bem a industria automotiva, em particular a Volkswagem, sabe que eles não colocam um parafuso a mais na construção de seus carros se não for inteeiramente necessário. Como a mecânica dos buggys foi herdada, tudo que ali está é fundamental, portanto, não retire!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por JeicksonAndrade Qua Jul 27, 2011 11:13 am

acho que não viu , porque no meu eu tirei !
JeicksonAndrade
JeicksonAndrade
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 44
Localização : Mossoro - Rn
Tipo de Buggy : Monaco .
Pontos : 4843
Data de inscrição : 19/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Convidad Qua Jul 27, 2011 4:53 pm

Fabiano Marques escreveu:Como é esse protetor de disco?



Fabiano, fim de semana eu tiro uma foto do protetor e posto aqui pra vc ver.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Fabiano Marques Qui Jul 28, 2011 12:10 pm

MARCELO BRASIL escreveu:
Fabiano Marques escreveu:Como é esse protetor de disco?



Fabiano, fim de semana eu tiro uma foto do protetor e posto aqui pra vc ver.
Fico esperando, valeu!!!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7288
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Furlanetto Qui Jul 28, 2011 4:47 pm

Boas galera,
Acho está na hora de testar a pistola de jato de areia que comprei pro meu pai.

http://www.budinferramentas.com.br/loja/produto-103002-1136-pistola_jato_de_areia__arprex__com_tubo_de_sucao

Vou jatear estes protetores e verificar a situação deles, se estiverem muito ruins, vou usa-los como molde e fazer de fibra.

Abraço,
Galego
Furlanetto
Furlanetto
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 46
Localização : Florianópolis
Tipo de Buggy : Buggy Baby
Pontos : 4760
Data de inscrição : 08/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por LEONARDO RS Qui Jul 28, 2011 6:48 pm

Furlanetto depois conta ae o desemprenho da pistola!

abraço
LEONARDO RS
LEONARDO RS
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 87
Localização : CACHOEIRINHA RS
Tipo de Buggy : CHASSIS TUBULAR
MOTOR AP 1.9 fluxo cruzado
272° FUELTECH
levemente forte
CORTANDO GIRO... no video aew
https://www.youtube.com/watch?v=9yxpco93OoE



Pontos : 4806
Data de inscrição : 16/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Convidad Qui Jul 28, 2011 7:01 pm

Furlanetto escreveu:
Vou jatear estes protetores e verificar a situação deles, se estiverem muito ruins, vou usa-los como molde e fazer de fibra.

Abraço,
Galego

Boa iniciativa Galego, principalmente se o uso dado ao buggy for em praia e areia... a peça jateada e pintada vai ter uma durabilidade legal e se for o caso de moldar em fibra nunca mais terá problema de corrosão!!

P.S. - posta as fotos do processo adotado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por VIVINHOM Qui Jul 28, 2011 7:56 pm

Cuidado com jateamento com areia, está proibido por causa da silicose, use óxido de aluminio e ñ se esqueça dos epi's
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9374
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Fabiano Marques Qui Jul 28, 2011 9:48 pm

Posta fotos de antes e depois do jateamento!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7288
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Furlanetto Sex Jul 29, 2011 10:48 am

Com certeza vou documentar e compartilhar com os amigos.
Bem lembrado o problema do uso da areia no jateamento. Vou pesquisa se encontro aqui na minha região o oxido de aluminio sugerido pelo amigo Vivinho ou partir para algum outro abrasivo.

Grande abraço,
Galego
Furlanetto
Furlanetto
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 46
Localização : Florianópolis
Tipo de Buggy : Buggy Baby
Pontos : 4760
Data de inscrição : 08/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Furlanetto Ter Ago 02, 2011 5:57 pm

Amigos,
Neste tópico abaixo, postei o que foi feito com os protetores.
Não quis mecher com o jato de areia, resolvi tudo com a escova aço acoplada na furadeira.
O uso de óculos de proteção e luvas é fundamental!
Uma dica, é volta e meia ir mudando o sentido da rotação da furadeira, pois com o tempo as cerdas da escova de aço vão se inclinando e perdendo a abrasividade.

https://planetabuggy.forumeiros.com/t3203p20-reforma-buggy-baby-1983-furlanetto-floripa#42122
Furlanetto
Furlanetto
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 46
Localização : Florianópolis
Tipo de Buggy : Buggy Baby
Pontos : 4760
Data de inscrição : 08/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Protetor do disco de freio. É realmente necessário? Empty Re: Protetor do disco de freio. É realmente necessário?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos