Começando de baixo
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Waybecker
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Começando de baixo
Hola a todos.
Estou reformando meu way pela terceira vez e quero compartilhar com voces, para tirar algumas duvidas e ver se estou fazendo a coisa de forma correta.
Comprei este buggy em fevereiro de 1999, e levei fumo de cara. A historia começa assim:
Estava procurando um buggy ou um jipe para comprar e encontrei este, a meu ver, meio baleado. Na duvida convidei meu CUnhado para ir comigo avaliar o buggy, pois ele já teve dois.
Quando ele viu o carro, ficou empolgado e foi so elogios. Na hora de fechar o negocio, o primeiro sinal de alerta, o preço. Na epoca, um buggy em bom estado estava em torno de R$2500 a R$3000. Fechei o negocio por R$1200. Estava com o pé atrás, mas meu CUnhado azucrinou tanto que acabei levando embora. “Tá barato, e para colocar em dia voce não vai gastar nada, eu vou te ajudar a reformar”. Estou esperando até hoje. CUnhado é fogo, mas é gente boa.
Mas um ano depois que reformei tudo, motor, troquei chassi, reforcei a fibra, pintei, foi so curtição e felicidade.
Em 2008, fui tansferido para São Jose e este ano trouxe ele para cá, para dar uma geral, pois neste verão notei que a parte de baixo do chassi estava enferrujada.
Vou postando as fotos a medida que ir fazendo cada parte.
Aquí começa minha reforma e aguardo sugestões.
Começando a desmontar o bichinho.
Estou reformando meu way pela terceira vez e quero compartilhar com voces, para tirar algumas duvidas e ver se estou fazendo a coisa de forma correta.
Comprei este buggy em fevereiro de 1999, e levei fumo de cara. A historia começa assim:
Estava procurando um buggy ou um jipe para comprar e encontrei este, a meu ver, meio baleado. Na duvida convidei meu CUnhado para ir comigo avaliar o buggy, pois ele já teve dois.
Quando ele viu o carro, ficou empolgado e foi so elogios. Na hora de fechar o negocio, o primeiro sinal de alerta, o preço. Na epoca, um buggy em bom estado estava em torno de R$2500 a R$3000. Fechei o negocio por R$1200. Estava com o pé atrás, mas meu CUnhado azucrinou tanto que acabei levando embora. “Tá barato, e para colocar em dia voce não vai gastar nada, eu vou te ajudar a reformar”. Estou esperando até hoje. CUnhado é fogo, mas é gente boa.
Mas um ano depois que reformei tudo, motor, troquei chassi, reforcei a fibra, pintei, foi so curtição e felicidade.
Em 2008, fui tansferido para São Jose e este ano trouxe ele para cá, para dar uma geral, pois neste verão notei que a parte de baixo do chassi estava enferrujada.
Vou postando as fotos a medida que ir fazendo cada parte.
Aquí começa minha reforma e aguardo sugestões.
Começando a desmontar o bichinho.
Última edição por Terlecki em Sáb Mar 12, 2011 3:15 pm, editado 1 vez(es)
Terlecki- Super Bugueiro
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Re: Começando de baixo
Nessa o chassi e carroceria separados.
Situação da chapa do fundo do chassi
Chapa da cabeça de porco, nessa foto usei uma chave defenda para abrir onde estava podre.
Situação da chapa do fundo do chassi
Chapa da cabeça de porco, nessa foto usei uma chave defenda para abrir onde estava podre.
Última edição por Terlecki em Sáb Mar 12, 2011 3:16 pm, editado 1 vez(es)
Terlecki- Super Bugueiro
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Re: Começando de baixo
Depois de desmontado, tirei uns 10kilos de areia e barro de dentro do chassi. ele nao estava selado adequadamente. Estava sem a tampa da entrada e sem proteçao em cima da abertura do tunel, perto da caixa. Já tá lista de prioridades para o buggy.
Removendo o que nao presta
Chapa do fundo do tunel já removida.Saiu facil, facil. Tava tudo podre, a lixadeira nem fez força.
Removendo o que nao presta
Chapa do fundo do tunel já removida.Saiu facil, facil. Tava tudo podre, a lixadeira nem fez força.
Terlecki- Super Bugueiro
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Re: Começando de baixo
Tava ruinzinho o teu chassi.
Agora fica novo.
Bom serviço!
Agora fica novo.
Bom serviço!
jperson- Moderador
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Re: Começando de baixo
Que capricho eim Terlecki, eu vou fazer isso mês que vem, o meu não está corroido por maresias, mas está com trincas e pra completar semana passada quebrou o suporte do calço da caixa de marcha, vou da uma geral e depois pintar com hammerrite. Quando vc acabar de reformar o chassi, compre oleo de cambio e graxa, faça um creme pastoso misturando com oleo e jateie por dentro do chassi, mas não seja generoso, tole as paredes o maximo que puder, depois que fiz isso, nunca mais enferrujou. uma dica: A pintura por fora do chassi é bom com hammerite, pintando com pincel, de a primeira demão bem grossa, depois de 8 dias, lixe pra tirar o brilho e faça um teste com uma pequena porção para vê se não vai causar enrrugamento na pintura e estragar o serviço, se nao ter nenhuma reação, pode aplicar a segunda demão de tinta.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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Re: Começando de baixo
O meu também esta precisando de um serviço desses mas depois que fiz alguns reforços improvisados vou tentar prolongar até onde dé mas acho que não vai aguentar muito tempo não.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Começando de baixo
Jperson, dizer que tava ruinzinho é chamar de bonitinho . Tava feio mesmo rsrsrs.
Fabricio, já tinha lido em uma parte do forum essa sugestao, de como cuidar do chassi por dentro e do uso do hammerite. Já li quase tudo a respeito aqui no forum. Mas para dar um acabamento definitivo, já que desmontei o tudo, estou pensando em galvanizar a fogo o chassi inteiro. O unico problema que verifiquei é o encaixe da barra de torção(dentro do tubo), que pode ficar incrustada com zinco e ai o trabalho vai ser grande para limpar, ou quase impossivel. Estou testando alguns produtos para isolar esta peça na hora de galvanizar e se tudo der certo, adeus ferrugem . Se não der certo, ai vou fazer exatamento o que voce sugere.
Evilasio, a gente nunca para de mexer em buggy, nunca tá contente, sempre tem alguma coisa, não é mesmo?
Fabricio, já tinha lido em uma parte do forum essa sugestao, de como cuidar do chassi por dentro e do uso do hammerite. Já li quase tudo a respeito aqui no forum. Mas para dar um acabamento definitivo, já que desmontei o tudo, estou pensando em galvanizar a fogo o chassi inteiro. O unico problema que verifiquei é o encaixe da barra de torção(dentro do tubo), que pode ficar incrustada com zinco e ai o trabalho vai ser grande para limpar, ou quase impossivel. Estou testando alguns produtos para isolar esta peça na hora de galvanizar e se tudo der certo, adeus ferrugem . Se não der certo, ai vou fazer exatamento o que voce sugere.
Evilasio, a gente nunca para de mexer em buggy, nunca tá contente, sempre tem alguma coisa, não é mesmo?
Terlecki- Super Bugueiro
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Tipo de Buggy : Way
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Data de inscrição : 09/02/2011
Re: Começando de baixo
Pessoal, demorei para dar continuidade na minha reforma, sinto até vergonha de estar postando somente agora. Mas é devido ao trabalho que me ocupa boa parte do meu tempo. Comecei em fevereiro e somente pude mexer nele mes passado. E ainda estou na metade.
Tive que refazer parte da lateral do tunel, porque estava podre.
Pra ajudar o assento da borracha do facão estava podre dos dois lados. O peçinha dificil de achar!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois de ter colocado uma bandeja e chapeu de napoleao novos, retirei todo o encanamento interno e mandei galvanizar a fogo.
Agora vou montar a tubulação, que infelizmente nao deu para galvanizar devido a serem finas e entupirem com o zinco.
Vou dar uma mão de tinta a base de isocianato de fundo e como acabamento hamerite.
O trabalho continua, e como nao tenho muito tempo para me dedicar a ele, vai ficar pronto la pela metade do ano que vem. Mas agora adeus ferrugem por muitos anos........
Tive que refazer parte da lateral do tunel, porque estava podre.
Pra ajudar o assento da borracha do facão estava podre dos dois lados. O peçinha dificil de achar!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois de ter colocado uma bandeja e chapeu de napoleao novos, retirei todo o encanamento interno e mandei galvanizar a fogo.
Agora vou montar a tubulação, que infelizmente nao deu para galvanizar devido a serem finas e entupirem com o zinco.
Vou dar uma mão de tinta a base de isocianato de fundo e como acabamento hamerite.
O trabalho continua, e como nao tenho muito tempo para me dedicar a ele, vai ficar pronto la pela metade do ano que vem. Mas agora adeus ferrugem por muitos anos........
Terlecki- Super Bugueiro
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Data de inscrição : 09/02/2011
Re: Começando de baixo
Tá indo bem.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Começando de baixo
Terlecki
muito boa sua reforma, tá no capricho,
parabéns.
muito boa sua reforma, tá no capricho,
parabéns.
Mario - Canavieiras-BA- Desbravador Master
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Idade : 49
Localização : Canavieiras-BA
Tipo de Buggy : Ú N I C O
Pontos : 5790
Data de inscrição : 06/12/2010
Re: Começando de baixo
belo trabalho,não seria melhor ja que esta tudo desmontado mandar pintar tudo de epox,poderia até abuzar das cores derrepente pintard de branco ou um laranja,isso ia de dar algunas anos de tranquilidade,
abração
waybecker
abração
waybecker
Re: Começando de baixo
Que capricho! Essa de galvanização a quente é a primeira vez que vejo por aqui!
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7312
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: Começando de baixo
que luxo
tens um chassis de fusca 0 km hehehehe
no trato que dei no meu chassi fiz o seguinte:
1 lugares em que estava muito podre, passei a esmerilhadeira e soldei chapas novas
2 tirei toda sujeira de dentro do mesmo(kilos de areia) com o jato de ar
3 dei duas camadas de Zarcão bem no capricho(nem a pistola utilizei, jateei com a pistola de pulverizar, escorria zarcão)
4 duas camadas tbm generosas de tinta semi-brilho preta
5 novamente com a pistola de pulverizar, larguei oleo de mamona e graxa (aqueci com o maçarico, para melhor adesão)
e foi isso, rendeu umas 2 semanas de trabalho, se durar uns 10 anos... tá ótimo
tens um chassis de fusca 0 km hehehehe
no trato que dei no meu chassi fiz o seguinte:
1 lugares em que estava muito podre, passei a esmerilhadeira e soldei chapas novas
2 tirei toda sujeira de dentro do mesmo(kilos de areia) com o jato de ar
3 dei duas camadas de Zarcão bem no capricho(nem a pistola utilizei, jateei com a pistola de pulverizar, escorria zarcão)
4 duas camadas tbm generosas de tinta semi-brilho preta
5 novamente com a pistola de pulverizar, larguei oleo de mamona e graxa (aqueci com o maçarico, para melhor adesão)
e foi isso, rendeu umas 2 semanas de trabalho, se durar uns 10 anos... tá ótimo
deivialthaus- Interessado
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Idade : 34
Localização : Farroupilha - RS
Tipo de Buggy : SRD. Boxer 1600cm³. Freio a disco nas 4. Rodas Gauchas 14" na dianteira e 15" na traseira. Big Foot.
Pontos : 4839
Data de inscrição : 24/09/2011
Re: Começando de baixo
Ficou ótimo, o meu chassi tá precisando de um trato desses!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 39
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: Começando de baixo
Que beleza! Isso vai ser feito no meu dentro de um ano! Parabéns pelo capricho!
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