Simbologia em parte elétrica
+3
Bugólatra
VIVINHOM
Diogo Lima
7 participantes
Página 1 de 1
Simbologia em parte elétrica
Pessoal, Fiz esta tabela pra da uma força pra quem quiser se aventurar na parte elétrica, seguindo a simbologia não fica tão complicado pra quem não tem muito conhecimento em elétrica de autos.
SIMBOLOGIA | LIGAÇÃO CORESPONDENTE |
30 | Positivo direto da bateria |
31 | Negativo aterrado (massa) |
31b | Negativo para parada automática do limpador de para-brisas |
31e | Negativo do temporizador para a bomba de esguicho |
15 | Positivo através da chave de ignição |
15 a | Ligado no positivo da bobina e no automático do motor de arranque |
49 | Entrada do positivo da chave para o rele de seta |
49 a | Saída do rele para o comando de seta |
50 | Positivo para o motor de arranque ou circuitos que dependam da partida |
53 | Saída para a primeira velocidade do limpador de para-brisas |
53 a | Positivo da chave para o interruptor automático de para-brisas |
53 b | Saída do interruptor para a segunda velocidade |
53 e | Saída do interruptor para o rele temporizador |
56 | Ligação do interruptor de luzes com o rele do farol |
56 a | Saída para o farol alto |
56 b ou f | Saída para o farol baixo |
58 | Lanternas |
58 b | Saída para as luzes do painel (reostato) |
85 | Entrada de corrente da chave de ignição (15) |
86 | Saída para o interruptor ou sensor |
87 | Saída para o consumidor do circuito |
87 a | Saída permanente de tensão (sem acionamento do rele) |
B | Positivo da chave ou da bateria |
D+ | Ligado a lâmpada piloto e a chave de ignição |
D | No alternador é ligado a escova e em alguns casos a massa |
DF | Bobina de campo (ligado a escova do) |
H | Buzina alternador |
S | Sensor ou interruptor aterrador (massa) |
Diogo Lima- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 523
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6406
Re: Simbologia em parte elétrica
Diogo, para isso vc teria que ter o diagrama de toda a parte elétrica, eu tenho e vou tentar disponibilizar.
abraço
abraço
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9576
Isso com certeza Vivinhom, mas aqui mesmo no PB ja tem um esquema elétrico que ajuda bastante, esta simbologia é mas para entender as referencias de cada linha através dos numeros.
Então, tenho todo o sistema elétrico de todo o circuito para os nossos brinquedos, se a galera acha legal os anteriores, vão se fartar com o que tenho, só falta descobrir como postar os esquemas abçs.
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9576
Olá Vivinhon, cara esse seu esquema vai cair como uma luva para mim já que estou ajudando o meu sobrinho a fazer uma revisão em seu novo buggy e justamente hoje vou da uma corrigida na parte elétrica desse buggy agora vou ficar aguardando a sua postagem que com certeza vai ser muito útil nesse serviço. abçs
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
VIVINHOM escreveu:Então, tenho todo o sistema elétrico de todo o circuito para os nossos brinquedos, se a galera acha legal os anteriores, vão se fartar com o que tenho, só falta descobrir como postar os esquemas abçs.
E qual seria a tua dúvida, ô vivente?
Rapaziada não sei se é bem isso que precisam, mas revirando meu HD localizei esses esquemas ... se interessar é só se servirem!!
https://2img.net/r/ihimizer/img413/1880/esquematl.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img143/5041/esquema76.jpg
Convidad- Convidado
Evilasio escreveu:Olá Vivinhon, cara esse seu esquema vai cair como uma luva para mim já que estou ajudando o meu sobrinho a fazer uma revisão em seu novo buggy e justamente hoje vou da uma corrigida na parte elétrica desse buggy agora vou ficar aguardando a sua postagem que com certeza vai ser muito útil nesse serviço. abçs
RSRSRSRS.....LARGA MÃO DESSA ÁRDUA TAREFA EVILÁSIO....DEIXA O BUGGYNHO DO SOBRINHO INTEIRO.....RSRSRSS....O COITADO TA REFORMANDO O BICHINHO COM TANTO CARINHO, E VEM TU E RESOLVE DAR UMAS DICAS DE TIO.....RSRSRSS....
ÓH A DICA DO TIO:
" SOBRINHO, PODE LIGAR QUE O TIO ENTENDE..."
"O TIO FEZ UM CARREGADOR DE BATERIA QUE É UM EXPETÁCULO..."
...RSRSRS...
VOLNEI, VC TEM RAZÃO,
ESSE EVILÁSIO É UMA FIGURA...
ABRAÇOS, E SORTE,
ALEMÃO.
Convidad- Convidado
Estou recuperando meu novo brinquedo e estou na parte elétrica que tá tava uma confusão danada, já está quase na reta final e agora vendo a simbologia e mais o esquema vai ser barbada concluir.
Diogo Lima: muito útil esta simbologia.
Márcio SPA: você consegue colocar este esquema ampliado? Já tô de óculos e tá dificil.
Vivinhon: vê se acha e posta.
Berg: consegue auxiliar na ampliação e a postagem do Vivinhon.
Evilásio: grande tio.
Alemão: temos os caminhões "trios elétricos" e provavelmente agora também teremos buggy "tio elétrico".
Tinha encontrado um esquema no tópico parte elétrica e pelo tamanho não consegui mesmo ampliando definir o conteúdo.
Estamos te sacaneando AMIGO Evilásio, não nos leve a mal, mas descontrair é preciso. Abçs.
Diogo Lima: muito útil esta simbologia.
Márcio SPA: você consegue colocar este esquema ampliado? Já tô de óculos e tá dificil.
Vivinhon: vê se acha e posta.
Berg: consegue auxiliar na ampliação e a postagem do Vivinhon.
Evilásio: grande tio.
Alemão: temos os caminhões "trios elétricos" e provavelmente agora também teremos buggy "tio elétrico".
Tinha encontrado um esquema no tópico parte elétrica e pelo tamanho não consegui mesmo ampliando definir o conteúdo.
Estamos te sacaneando AMIGO Evilásio, não nos leve a mal, mas descontrair é preciso. Abçs.
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7790
Hehehehehh!!
Volnei meu amigo mais ampliado que isso impossível .... dá uma revisada na lupa! kkkkk
Vou explicar ... quando a imagem abrir, coloca o mouse em cima do esquema e clica que ele amplia, ok?!!
Grande abraço!!
Volnei meu amigo mais ampliado que isso impossível .... dá uma revisada na lupa! kkkkk
Vou explicar ... quando a imagem abrir, coloca o mouse em cima do esquema e clica que ele amplia, ok?!!
Grande abraço!!
Convidad- Convidado
UFAAAAA...AINDA BEM QUE AINDA ESTOU COM 40.....RSRSRSRS...
Convidad- Convidado
Vivinhon será que tu não tem o esquema elétrico do fusca ou brasilia com alternador e ingnição eletrônica? esses dois são com gerador e platinado, ou não tem diferença nos esquemas? abçs
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
As letrinhas destes esquemas da net estão meio miuda mesmo. rsrs Graças a Deus meus olhos estão com o ipva em dia mas confesso que esquema elétrico as vezes da uma embaralhada mesmo, quem tiver a oportunidade de ver um esquema eletrico de uma micro câmera vai apostar até o que não tem que aquelas folhas todas não são de um aparelinho de 3 x 3 cm. rsrs quem trabalha com eletrônica sabe do que estou falando... um celular que vibra no bolso faz vc perder de vista uma linha que passou minutos seguindo.. é brabo mesmo! rs
Sobre o esquema eletrico o amigo Takao fez um proprio para o emis dele e postou um link no endereço http://sites.google.com/site/gugapedrosa/downloads
ficou bem legal talves o pessoal só encontre dificuldade para entender como se ligaria em um comando de seta que ja vem com alerta junto, mas isso também é facil e vou postar um esquema indicando cada cor deste comando que vem limpador, seta e alerta
Sobre o esquema eletrico o amigo Takao fez um proprio para o emis dele e postou um link no endereço http://sites.google.com/site/gugapedrosa/downloads
ficou bem legal talves o pessoal só encontre dificuldade para entender como se ligaria em um comando de seta que ja vem com alerta junto, mas isso também é facil e vou postar um esquema indicando cada cor deste comando que vem limpador, seta e alerta
Beleza Diogo. Não tinha falado, mas tambem usei o do Takao feito para o Emis. Estava com dificulde para acionar o rele da alta / baixa e o Takao colocou uma explicação sobre o funcionamento (eu sou amador em elétrica de carro) e consegui fazer funcionar. Também não tinha sinaleira dianteira (não é que não funcionava - não tinha mesmo). Tive que furar o farol pequeno e colocar um soquete c/ lâmpada mais a fiação. Abçs.Diogo Lima escreveu:As letrinhas destes esquemas da net estão meio miuda mesmo. rsrs Graças a Deus meus olhos estão com o ipva em dia mas confesso que esquema elétrico as vezes da uma embaralhada mesmo, quem tiver a oportunidade de ver um esquema eletrico de uma micro câmera vai apostar até o que não tem que aquelas folhas todas não são de um aparelinho de 3 x 3 cm. rsrs quem trabalha com eletrônica sabe do que estou falando... um celular que vibra no bolso faz vc perder de vista uma linha que passou minutos seguindo.. é brabo mesmo! rs
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7790
Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10117