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O que olhar em um buggy usado para comprar?

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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Beco Ter Fev 02, 2010 5:30 pm

Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebo via email. E sempre procuro responder de maneira a deixar o vivente com vontade de procurar aquele buggy adequado às suas necessidades. Mas acho que nós poderíamos ter uma espécie de lista das coisas que podem fazer com que se faça um bom ou um mau negócio. Gostaria de contar com a colaboração dos amigos para montar uma página para o Planeta exatamente sobre isso. O que é importante olhar em um buggy usado e porque; Quais diferenças de cada região do Brasil, em relação ao buggy, propriamente dito; etc...

Minha contribuição:

1. Documentação: Face às dificuldades atuais de licenciamento de buggies, é importante verificar a correta adequação dos documentos com o veículo. Verificar não só se está registrado como buggy em "marca/modelo", mas se a numeração do chassi e do motor conferem e não apresentam sinais de remarcação. Verificar se a cor confere com o documento e se não tem mais de um ano de diferença entre ano de fabricação e ano/modelo. Coisa comum na década de 70, mas que muitos detrans incomodam na transferência. Com o documento em mãos, faça uma pesquisa para ver se tem multas pendentes e se está no nome do vendedor. Atenção a este fato, pois muitos pegam recibos que passam dos 30 dias, ou procurações sem valor. Carros antigos não tinham o número do motor na documentação, o que está sendo exigido atualmente. Este motor deve estar "limpo", ou seja, pertencer a este carro mesmo, ou ter origem legal. Cuidado com esta parte, pois pode ser fruto de roubo ou ter pertencido a veículo com problemas administrativos. Sempre levo a documentação para um despachante amigo que olha estas coisas todas e me deixa descansado...

Acho que, em documentação, é isso... Rolling Eyes
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por jperson Ter Fev 02, 2010 6:54 pm

Carlão, fostes perfeito!
Vai ajudar muita gente.
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Kleyton Maia Qua Fev 03, 2010 6:36 am

Condiçoes fisicas:

- Verificar se o motor não esta queimando oleo ou vazando ( o que indica que precisrá de reparos esteja ciente no momento da compra).

- Verificar as condições de assoalho e ou estrutura metalica.

- Verificar a embreagem e a força do disco da embreagem.

- Verificar para troca pós compra de: Oleo , filtros de combustivel e oleo se houver , Filtro de ar, velas , cabos de vela , Tampa do distribuidor, Rotor , Platinado, mangueiras de combustivel, Correias e a dentada se houver, Fluido do freio.

- Verficar estado da bateria e conectores.
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty DOCUMENTAÇÃO

Mensagem por Clayton Qua Fev 03, 2010 7:01 pm

Pode se dizer que a documentação é o primeiro ítem a ser analizado em qualquer veículo, ainda mais em buggies, por se tratar de um veículo muitas vezes feito em oficinas pequenas(salvo raríssimas exceções), numeração de chassis é o ponto crucial, se tem buggy no documento, etc. Melhor mesmo é levar em um despachante que CONHEÇA Buggy.
Depois disso deve-se ver o estado geral, na minha opinião a parte de estrutura é mais importante, alinhamento de chassis(se o buggy não está torto), veja de vários pontos, de perto e de longe, agache, deite se for presciso. Meça as distancias das rodas com o paralamas(com uma trena, nunca com o dedômetro), vazamentos de óleo(mas é um pouco comum em boxer), passe o dedo por dentro do escape(deve estar seco, se estiver úmido de óleo tem aneis e cilindros gastos), veja a folga na caixa de direção. Ao andar pegue uma ladeira(descida) desengate e ouça ruídos de rolamentos(principalmente do câmbio) depois suba de volta e forçe em marcha alta para ver o desempenho. Acho que por enquanto é só.
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Jos ( Zé ) Qua Fev 03, 2010 8:43 pm

Olá pessoal acrescentando nas condições físicas , o estado dos pneu se há desgaste na parte interna ou externa do pneu, que indicam problemas de cambagem
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Jos ( Zé ) Qua Fev 03, 2010 8:46 pm

Jos escreveu:Olá pessoal acrescentando nas condições físicas , o estado dos pneu se há desgaste na parte interna ou externa do pneu, que indicam problemas de cambagem

Verificar se há folga na direção, se houver verificar o setor de direção, as vezes é so regulagem, em outros é recomendado a sua troca
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Jos ( Zé ) Qua Fev 03, 2010 8:48 pm

Me lembrei de outro aspecto, o estado da fibra e da pintura, atenção a bolhas na pintura e rachaduras na fibra...
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Mensagem por Pietro Qui Fev 04, 2010 5:09 pm

Comprar com o proprietário, ou revendedor como Nill e Farina.
Olhar a cara do vendedor.
Caso o vendedor esteja muito feliz com a venda, cai fora que é furada!
Pois não conheço ninguém que tenha buggy e queira se desfazer do carro. Sempre tem uma tentativa de fazer o comprador desistir.

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Mensagem por Nil Qui Fev 04, 2010 6:02 pm

BEM, VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO TAMBÉM MAS, SÓ VAI SERVIR PARA O NORDESTE.

TODO DIA ME FAZEM ESSA PERGUNTA AQUI NA LOJA E AQUI VÃO AS MINHAS RESPOSTAS.

1- SE FOR CHASSI DE FUSCA, FUJA.
2- SE O CHASSI TUBULAR TIVER RACHADURAS NA FIBRA, PODE TER CERTEZA QUE PRECISA SER TROCADO TOTALMENTE.
3- SE O TANQUE FOR DE BRASÍLIA E NÃO COUBER O ESTEPE, ESSE BUGGY FOI MONTADO NA GARAGEM E TEVE UM BRASÍLIA COMO DOADORA, PORTANTO, MENOS VALORIZADO.
4-SE O MOTOR FOR 1500(COLETOR SIMPLES) TAMBÉM FOI MONTADO NA GARAGEM
5- SE TIVER TRINCHAS E BOLHAS NA PINTURA, PRECISA TER A PINTURA TOTALMENTE REMOVIDA POIS O BUGGY FOI PINTADO EM OFICINA COMUM E NÃO POR ESPECIALISTA EM FIBRA.


OUTRA PERGUNTA COMUM É "QUAL O MELHOR BUGGY USADO PRA COMPRAR?"

E RESPONDO: ESCOLHA ENTRE MAGNATA, MX SUPER, CUMBUCO E FIBRAVAN. AGORA SE VOCE FOR UM AUTÊNTICO CEARENSE, RAQUÍTICO, COMPRE UM FYBER POIS TEM VÁRIOS OUTROS CEARENSES LOUCO PRA COMPRAR DE VOCÊ.
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Mensagem por Fabrício®© Qui Fev 04, 2010 7:00 pm

FUGINDO UM POUCO DO ASSUNTO!!!

Mas agora se for um mais um graxeiro de coração, que sinta o prazer em montar o buggy do seu jeito (como eu faço), compre um com a documentação homologada no detran como buggy e a fibra em bom estado! E depóis é so ir montando, comprando as pecinhas e vê ele ficando em pe com seu suor, pra mim o meu buggy tem mais valor sentimental que comercial, pois eu desmontei ele parafuso por parafuso e fui montando aos poucos e pintando, fazendo parte eletrica e etc...
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Mensagem por Nil Sex Fev 05, 2010 4:30 am

FABRÍCIO, A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS BUGGYS NORDESTINOS E DO RESTO DO PAÍS É QUE AQUI BUGGY É NEGÓCIO. JÁ NO SUDESTE E SUL Á APENAS HOBBY. ENQUANTO VOCE TEM PRAZER EM MONTAR SEU PRÓPRIO BUGGY E DEPOIS CURTI-LO, AQUI O MERCADO SÓ QUER O CARRO JÁ PRONTO E RESOLVIDO DE FÁBRICA. NÃO É A TOA QUE ENQUANTO OS SULISTAS ESTÃO PROCURANDO SOLUÇÕES PARA SEU BUGGYS DO TIPO; "ONDE COLOCO O ESTEPE? "COMO FAÇO PRA REBOCAR"? E ETC TODOS OS PROBLEMAS AQUI DEBATIDOS NO FÓRUM JÁ FORAM SOLUCIONADOS DESDE A DÉCADA DE 80 NOS BUGGYS CEARENSES. AQUI O BUGGY É SÓ CURTIÇÃO E DAS BOAS!!!
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Mensagem por Beco Sex Fev 05, 2010 5:04 am

Na verdade, Nill, a grande diferença não está nos buggies, mas no clima! No Nordeste, temos clima agradável o ano todo, enquanto aqui no Sul, temos um inverno de lascar e um verão danado. Esta semana, tivemos mais de 40°, com umidade elevada, dando uma sensação térmica na volta dos 50°! Não dava para andar nem de buggy! Assim, no nosso rigoroso inverno, temos tempo suficiente para fazer o que também gostamos: fuçar no buggy, que está paradinho na garagem ou em uma oficina amiga, já que não vamos andar neles mesmo.

Nordeste é outro mundo. E está acima do chamado primeiro mundo (no litoral, claro, que o agreste é danado!) O que olhar em um buggy usado para comprar? Icon_biggrin
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Mensagem por Fabrício®© Sex Fev 05, 2010 6:07 am

Concordo com os 2 ponto de vista!
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Mensagem por Hedney Sex Fev 05, 2010 12:21 pm

Pessoal, realmente são dois mundos diferentes no ceará é puro negócio existe empresas que exploram os serviços de buggys para satisfação dos turistas principalmente e no resto do brasil realmente são hobs, uma maneira de fugir do extress do dia-a-dia dando uma de mecânico fuçando tudo que é buraco procurando o que fazer pra deixar o bixo mais bonito e funcional muitas vezes tentando resolver esses problemas antigos que existem em muitos modelos do passado, realmente eu não acho nada interessante para uma indústria buggeyra como o ceará e outras localidades vizinhas usar modelos ultrapassados derivados do fusca e brasilia para rasgar as gigantescas dunas de areias, daí, eu acho, que surgiram as modificações de projetos e aperfeiçoamenta da categoria um ótimo impulso para modernização, sem falar nos motores refrigerados a água.






Carlão escreveu:Na verdade, Nill, a grande diferença não está nos buggies, mas no clima! No Nordeste, temos clima agradável o ano todo, enquanto aqui no Sul, temos um inverno de lascar e um verão danado. Esta semana, tivemos mais de 40°, com umidade elevada, dando uma sensação térmica na volta dos 50°! Não dava para andar nem de buggy! Assim, no nosso rigoroso inverno, temos tempo suficiente para fazer o que também gostamos: fuçar no buggy, que está paradinho na garagem ou em uma oficina amiga, já que não vamos andar neles mesmo.

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Mensagem por Bugólatra Seg Out 25, 2010 3:56 pm

NEW by NILL escreveu:BEM, VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO TAMBÉM MAS, SÓ VAI SERVIR PARA O NORDESTE.

TODO DIA ME FAZEM ESSA PERGUNTA AQUI NA LOJA E AQUI VÃO AS MINHAS RESPOSTAS.

1- SE FOR CHASSI DE FUSCA, FUJA.
2- SE O CHASSI TUBULAR TIVER RACHADURAS NA FIBRA, PODE TER CERTEZA QUE PRECISA SER TROCADO TOTALMENTE.
3- SE O TANQUE FOR DE BRASÍLIA E NÃO COUBER O ESTEPE, ESSE BUGGY FOI MONTADO NA GARAGEM E TEVE UM BRASÍLIA COMO DOADORA, PORTANTO, MENOS VALORIZADO.
4-SE O MOTOR FOR 1500(COLETOR SIMPLES) TAMBÉM FOI MONTADO NA GARAGEM
5- SE TIVER TRINCHAS E BOLHAS NA PINTURA, PRECISA TER A PINTURA TOTALMENTE REMOVIDA POIS O BUGGY FOI PINTADO EM OFICINA COMUM E NÃO POR ESPECIALISTA EM FIBRA.


OUTRA PERGUNTA COMUM É "QUAL O MELHOR BUGGY USADO PRA COMPRAR?"

E RESPONDO: ESCOLHA ENTRE MAGNATA, MX SUPER, CUMBUCO E FIBRAVAN. AGORA SE VOCE FOR UM AUTÊNTICO CEARENSE, RAQUÍTICO, COMPRE UM FYBER POIS TEM VÁRIOS OUTROS CEARENSES LOUCO PRA COMPRAR DE VOCÊ.
Muito valiosa essas dicas! Pessoal siga na íntegra as dicas do Nil, nunca indique um selvagem pra ninguém comprar.
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Mensagem por Convidad Seg Out 25, 2010 4:13 pm




kkkkkkkkkkk.....nada melhor que um dia após o outro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Pescador Seg Out 25, 2010 6:04 pm

O que o frabrício comentou eu concordo plenamente, gostamos dos nossos briquedos, mas gostaria que o NILL explicasse as respostas dele, explico: por que não comprar um bugre com chassi de fusca? e responter as outras também. acho que as respostas dele só serve para o CEARÁ pois aqui no RJ só vejo brugre em cima de chassis de brasilia e fusca.
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Mensagem por Convidad Seg Out 25, 2010 6:19 pm

Alemão escreveu:


kkkkkkkkkkk.....nada melhor que um dia após o outro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Mensagem por Nil Seg Out 25, 2010 6:27 pm

Pescador escreveu:O que o frabrício comentou eu concordo plenamente, gostamos dos nossos briquedos, mas gostaria que o NILL explicasse as respostas dele, explico: por que não comprar um bugre com chassi de fusca? e responter as outras também. acho que as respostas dele só serve para o CEARÁ pois aqui no RJ só vejo brugre em cima de chassis de brasilia e fusca.

PESCADOR, RELEIA QUE VOCE ENTENDERÁ. ME REFEI APENAS A MARCAS CEARENSES. POR ISSO NÃO INDIQUEI O SELVAGEM. ABÇ


Última edição por NEW by NILL em Seg Out 25, 2010 6:34 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pescador Seg Out 25, 2010 7:58 pm

NEW by NILL escreveu:
Pescador escreveu:O que o frabrício comentou eu concordo plenamente, gostamos dos nossos briquedos, mas gostaria que o NILL explicasse as respostas dele, explico: por que não comprar um bugre com chassi de fusca? e responter as outras também. acho que as respostas dele só serve para o CEARÁ pois aqui no RJ só vejo brugre em cima de chassis de brasilia e fusca.

PESCADOR, RELEIA QUE VOCE ENTENDERÁ. ME REFEI APENAS A MARCAS CEARENSES. POR ISSO NÃO INDIQUEI O SELVAGEM. ABÇ

tudo bem NILL, consegui entender.
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Mensagem por Bugólatra Ter Out 26, 2010 9:16 am

Evilasio escreveu:
NEW by NILL escreveu:BEM, VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO TAMBÉM MAS, SÓ VAI SERVIR PARA O NORDESTE.

TODO DIA ME FAZEM ESSA PERGUNTA AQUI NA LOJA E AQUI VÃO AS MINHAS RESPOSTAS.

1- SE FOR CHASSI DE FUSCA, FUJA.
2- SE O CHASSI TUBULAR TIVER RACHADURAS NA FIBRA, PODE TER CERTEZA QUE PRECISA SER TROCADO TOTALMENTE.
3- SE O TANQUE FOR DE BRASÍLIA E NÃO COUBER O ESTEPE, ESSE BUGGY FOI MONTADO NA GARAGEM E TEVE UM BRASÍLIA COMO DOADORA, PORTANTO, MENOS VALORIZADO.
4-SE O MOTOR FOR 1500(COLETOR SIMPLES) TAMBÉM FOI MONTADO NA GARAGEM
5- SE TIVER TRINCHAS E BOLHAS NA PINTURA, PRECISA TER A PINTURA TOTALMENTE REMOVIDA POIS O BUGGY FOI PINTADO EM OFICINA COMUM E NÃO POR ESPECIALISTA EM FIBRA.


OUTRA PERGUNTA COMUM É "QUAL O MELHOR BUGGY USADO PRA COMPRAR?"

E RESPONDO: ESCOLHA ENTRE MAGNATA, MX SUPER, CUMBUCO E FIBRAVAN. AGORA SE VOCE FOR UM AUTÊNTICO CEARENSE, RAQUÍTICO, COMPRE UM FYBER POIS TEM VÁRIOS OUTROS CEARENSES LOUCO PRA COMPRAR DE VOCÊ.
Muito valiosa essas dicas! Pessoal siga na íntegra as dicas do Nil, nunca indique um selvagem pra ninguém comprar.
lol!

Márcio SPA escreveu:
Alemão escreveu:


kkkkkkkkkkk.....nada melhor que um dia após o outro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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NEW by NILL escreveu:
Pescador escreveu:O que o frabrício comentou eu concordo plenamente, gostamos dos nossos briquedos, mas gostaria que o NILL explicasse as respostas dele, explico: por que não comprar um bugre com chassi de fusca? e responter as outras também. acho que as respostas dele só serve para o CEARÁ pois aqui no RJ só vejo brugre em cima de chassis de brasilia e fusca.

PESCADOR, RELEIA QUE VOCE ENTENDERÁ. ME REFEI APENAS A MARCAS CEARENSES. POR ISSO NÃO INDIQUEI O SELVAGEM. ABÇ

Nil eu também devo ter entendido errado, é por que quando eu leio NORDESTE eu entendo como NORDESTE e não apenas Ceara,
mas o importante nessa história é seguir a risca suas ótimas dicas e não indicar o dito cujo a ninguém.
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Mensagem por Bugólatra Sáb Out 08, 2011 6:46 am

Nill escreveu:BEM, VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO TAMBÉM MAS, SÓ VAI SERVIR PARA O NORDESTE.

TODO DIA ME FAZEM ESSA PERGUNTA AQUI NA LOJA E AQUI VÃO AS MINHAS RESPOSTAS.

1- SE FOR CHASSI DE FUSCA, FUJA.
2- SE O CHASSI TUBULAR TIVER RACHADURAS NA FIBRA, PODE TER CERTEZA QUE PRECISA SER TROCADO TOTALMENTE.
3- SE O TANQUE FOR DE BRASÍLIA E NÃO COUBER O ESTEPE, ESSE BUGGY FOI MONTADO NA GARAGEM E TEVE UM BRASÍLIA COMO DOADORA, PORTANTO, MENOS VALORIZADO.
4-SE O MOTOR FOR 1500(COLETOR SIMPLES) TAMBÉM FOI MONTADO NA GARAGEM
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Luciano Bohn Sáb Out 08, 2011 6:48 am

Éééééééé, o peixe morre pela boca, como dizem aquí no sul, rsrssss.
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O que olhar em um buggy usado para comprar? Empty Re: O que olhar em um buggy usado para comprar?

Mensagem por Nil Sáb Out 08, 2011 9:08 am

Luciano Bohn escreveu:Éééééééé, o peixe morre pela boca, como dizem aquí no sul, rsrssss.

meu caro luciano, acho que voce não entendeu. a mensagem lá em cima é clara: receita para comprar um buggy aqui na região. só falei do que tenho conhecimento: de buggy.

portanto, ficou sem sentido sua afirmação.
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Mensagem por felipecsilva Sáb Out 08, 2011 11:25 am

Opinião minha: Na verdade ao comprar um buggy realmente o mais importante são os aspectos relativos a documentação mesmo.
Quanto a qualidade aqui dos buggys do sul e de boa parte do país, montados sobre chassi de fusca/brasilia, a sua qualidade é indiscutível, mas como qualquer outro veículo precisa cuidar,lubrificar e manter a manutenção em dia.

Acho que a maioria do pessoal aqui do Forum tem buggy montado sobre chassi convencional e nao se arrepende nem tem vontadade de trocar.

1-Documentação se está ok;
2- Chassis,
3-Folga no volante(eixo) do motor e verificar se não está perdendo compressão;
4- Prezar por comprar um ou calcular em investir em um alternador e uma ignição eletrônica;
5-Verificar as condições da parte elétrica nos aspectos gerais, mas é interessante mandar fazer novo, sai uns R$ 300,00;

OBS: É importante equacionar bem na hora de comprar, pois é muito fácil achar um buggy lindo bonito pagar um bom dinheiro e estar com um carro bem mais ou menos. Dessa forma, dependendo, tu pegas um buggy de valor acessível e perde ai 3 semanas, investe ai R$ 1000,00 (dependendo um pouco mais) e ficas com um buggy confiável.
No mais, depois de estar com o básico pronto, (elétrica, freio, motor de primeira), com o passar dos meses vai se investindo de forma indolor em pequenos caprichos.
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