Restauro do Texas Buggy
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Planeta Buggy :: Projetos, Restaurações e Documentação :: Projetos, Restaurações, Documentação e Legislação
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Restauro do Texas Buggy
Boas
Á já á alguns anos que procurava uma carroçaria de Buggy que tivesse interesse Histórico, depois de responder a alguns anúncios eis que me encontro a ver uma carroçaria de um Buggy curto que de imediato me despertou a atenção para a pintura antiga que quase já não se vê, um roxo pigmentado de prata. O senhor que me a vendeu disse que tinha uma coisa escrita por baixo do tablie, tudo bem depois de fazer negócio toca de a transportar para casa, e quando a começo a analisar bem qual não é o meu espanto que encontro uma placa com a seguinte descrição:
LESLIES
NO. 6066
BUG PARTS
HOUSTON, TEXAS
A/C 713 921-1188
Por mais que consulte especialistas sites e revistas em Buggys ainda não consegui algo sobre a identificação e localização na época desta carroçaria a minha analise é que será fins dos anos 60 ou inicio de setenta.
Toda a ajuda é bem-vinda.
Algumas fotos, tive de a colocar em cima de um chassi preparado para uma replica que tem mais 10cm do que o do Buggy.
a trazeira é igual a esta
O fabricante actual mais idêntico e que é também do Texas.
http://www.texasbuggys.com/
ainda estão no activo e actualmente com esta carroçaria
Mas vou iniciar o restauro da fibra e tentar fazer algo tipo 1/4 milha.
O anterior dono tirou o vidro que era original e manómetros e deve ter partido o tablie nessa operação, foi pena, devia ter capota amovível, ainda tem a furação de prender a capota.
A linha tem as covas dos farois algo muito raro.
Assim como se diz no mundo dos clássicos isto é uma
RESSURREIÇÃO DO TEXAS BUGGY
Desde que adquiri esta carroçaria tenho vindo a investigar e a coleccionar uma grande quantidade de fotos (resmas), no entanto é verdade não consigo encontrar nada assim. e já tenho inúmeros catálogos e publicidade da época, portanto se alguém me puder ajudar ou dar alguma pista fico agradecido.
Entretanto como fanático tenho ao longo dos anos vindo a adquirir algum material VW ou Porsche e que finalmente vai ser usado na ressurreição.
Actualmente e a minha ideia inicial é um Lock da velha escola, inclusive estou a vistoriar pinturas dos anos 70 para no final ter um aspecto nostálgico.
Resumindo o motor vou utilizar ou um proveniente de um 1303 de 1973 actualmente com 1600 e que tem as referências AS 41 35VW111.101.102.D, e AS41 33VW113.101.101R
ou um que tenho desmontado proveniente de uma tipo2, 1600cc de ano incógnito, com as referencias 24VW 000.101.101D e 15VW 000.101.101B, qualquer um dos dois vai ser alterado para 1780 cc.
Quanto á caixa vou utilizar uma de um 1303 com as referencias VW 113.301.103L e 32 AM02013 no diferencial 113.301.183F ainda não fui ver qual as características técnicas, mas vai ser esta para alterar a suspensão traseira e adoptar os cardans IRS.
Quanto ao chassis vou utilizar dois um de um VW 1300 de 1968 e um do 1302, o corte vai ter de ser de 40cm, o eixo da frente vai ser da Brasília com os travões de disco.
Quanto a extras vai levar um guiador da época de origem USA The”500” SUPERIOR PERFORMANCE PRODUCTS,(anos setenta)
o velocímetro, conta rotações e indicadores vêm de um Porsche 944 e claro marcam 260 km/h e não sei se vai chegar?
Dentro das limitações de tempo irei postar este milagre da ressurreição.
(Os modelos VW Fusca que faço referência são modelos Europeus o 1302 e 1303 a partir de 1971 sairam com suspensão IRS "cardans", algo idêntico ao 911 da Porsche, havia tambem os 1302S e 1303S estes com motor 1600, de referir também que estes motores das séries 1302/3 tinham cabeças com dupla admissão e o radiador óleo era deslocado facilitando assim o arrefecimento do 3 cilindro, e as passagens de oleo de maior dimensão, sairam tambem com travões de disco e os 3s com a caixa de velocidades mais longa produzida para o T 1)
Cumprimentos
Loyo
Á já á alguns anos que procurava uma carroçaria de Buggy que tivesse interesse Histórico, depois de responder a alguns anúncios eis que me encontro a ver uma carroçaria de um Buggy curto que de imediato me despertou a atenção para a pintura antiga que quase já não se vê, um roxo pigmentado de prata. O senhor que me a vendeu disse que tinha uma coisa escrita por baixo do tablie, tudo bem depois de fazer negócio toca de a transportar para casa, e quando a começo a analisar bem qual não é o meu espanto que encontro uma placa com a seguinte descrição:
LESLIES
NO. 6066
BUG PARTS
HOUSTON, TEXAS
A/C 713 921-1188
Por mais que consulte especialistas sites e revistas em Buggys ainda não consegui algo sobre a identificação e localização na época desta carroçaria a minha analise é que será fins dos anos 60 ou inicio de setenta.
Toda a ajuda é bem-vinda.
Algumas fotos, tive de a colocar em cima de um chassi preparado para uma replica que tem mais 10cm do que o do Buggy.
a trazeira é igual a esta
O fabricante actual mais idêntico e que é também do Texas.
http://www.texasbuggys.com/
ainda estão no activo e actualmente com esta carroçaria
Mas vou iniciar o restauro da fibra e tentar fazer algo tipo 1/4 milha.
O anterior dono tirou o vidro que era original e manómetros e deve ter partido o tablie nessa operação, foi pena, devia ter capota amovível, ainda tem a furação de prender a capota.
A linha tem as covas dos farois algo muito raro.
Assim como se diz no mundo dos clássicos isto é uma
RESSURREIÇÃO DO TEXAS BUGGY
Desde que adquiri esta carroçaria tenho vindo a investigar e a coleccionar uma grande quantidade de fotos (resmas), no entanto é verdade não consigo encontrar nada assim. e já tenho inúmeros catálogos e publicidade da época, portanto se alguém me puder ajudar ou dar alguma pista fico agradecido.
Entretanto como fanático tenho ao longo dos anos vindo a adquirir algum material VW ou Porsche e que finalmente vai ser usado na ressurreição.
Actualmente e a minha ideia inicial é um Lock da velha escola, inclusive estou a vistoriar pinturas dos anos 70 para no final ter um aspecto nostálgico.
Resumindo o motor vou utilizar ou um proveniente de um 1303 de 1973 actualmente com 1600 e que tem as referências AS 41 35VW111.101.102.D, e AS41 33VW113.101.101R
ou um que tenho desmontado proveniente de uma tipo2, 1600cc de ano incógnito, com as referencias 24VW 000.101.101D e 15VW 000.101.101B, qualquer um dos dois vai ser alterado para 1780 cc.
Quanto á caixa vou utilizar uma de um 1303 com as referencias VW 113.301.103L e 32 AM02013 no diferencial 113.301.183F ainda não fui ver qual as características técnicas, mas vai ser esta para alterar a suspensão traseira e adoptar os cardans IRS.
Quanto ao chassis vou utilizar dois um de um VW 1300 de 1968 e um do 1302, o corte vai ter de ser de 40cm, o eixo da frente vai ser da Brasília com os travões de disco.
Quanto a extras vai levar um guiador da época de origem USA The”500” SUPERIOR PERFORMANCE PRODUCTS,(anos setenta)
o velocímetro, conta rotações e indicadores vêm de um Porsche 944 e claro marcam 260 km/h e não sei se vai chegar?
Dentro das limitações de tempo irei postar este milagre da ressurreição.
(Os modelos VW Fusca que faço referência são modelos Europeus o 1302 e 1303 a partir de 1971 sairam com suspensão IRS "cardans", algo idêntico ao 911 da Porsche, havia tambem os 1302S e 1303S estes com motor 1600, de referir também que estes motores das séries 1302/3 tinham cabeças com dupla admissão e o radiador óleo era deslocado facilitando assim o arrefecimento do 3 cilindro, e as passagens de oleo de maior dimensão, sairam tambem com travões de disco e os 3s com a caixa de velocidades mais longa produzida para o T 1)
Cumprimentos
Loyo
Última edição por Loyo em Dom Jun 01, 2008 7:48 am, editado 2 vez(es)
Re: Restauro do Texas Buggy
Comecei pela parte mecânica, limpeza do eixo da frente de uma Brasília travões de disco que nunca tinha sido mexido, ainda tinha tinta verde a selar as porcas, até os guarda pós são os originais e as rotulas não têm a mínima folga.
Entretanto eu e um amigo começamos as experiências, e ensaios, a fita cola fez milagres, vou optar por colocar um vidro o mais baixo e inclinado possível,
os manómetros passam para cima do volante ou ao centro?
e a colocação de retrovisores tipo torpedo que se consegue na posição em que está nas fotos, o que pretendo é algo deste genero
Quanto aos retrovisores e aos faróis vou ter de ir á procura de material adequado, 60`s,
Agora os motores, de inicio vou apontar para um motor tipo 1, com um bloco de 33 anos, sei que é loucura mas espero elevar os CV entre os 110 a 130, ficar com uma boa relação peso /potência, tentar não exceder muito os 500 kg, manter a caixa por enquanto e ter esperança que o motor dure o suficiente para optimizar a geometria e as afinações e melhoramentos de chassis suspensões e travagem.
Encontei este auto-blocante á venda na Sportsyste no Brasil interessante para o Buggy mhttp://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
Têm mais algum material interessante, http://www.sportsystem.com.br/loja/index.php?cPath=53_25&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598 e no Brasil os Fuscas continuam a competir e a evoluir.
Dois auto-blocantes
um a 70%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
outro a 100%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=119&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
O bloco de aluminio
Estive 4 meses no Brasil em 78, e nessa época era a Volkslandia , era VWs por todo lado. Nessa altura deu para constatar que os VWs eram muito importantes como veículo de iniciação ás corridas; vi vários carochas preparados a tal nível que disputavam com qualquer carro importado (como dizem no Brasil) os primeiros lugares; em Portugal naquele tempo nunca houve (talvez em Angola no inicio dos anos 70 houve-se. pelo menos por umas revistas que tenho e se vêm carochas praticamente assentes no chão e com rodas de formula 1).
Voltando á ressurreição, o eixo da frente já está a meio, vai ser preparado e pintado, e colocar um kit SWAY-A-WAY.
Acho que foi o eixo que desmontei em melhor estado também não admira este é só de 1976.
Eis alguns retrovisores e faróis 60/70s
Quanto a suspensões e caixa, optei por em vez de adaptar a suspensão do 1303, adquiri todo o chassis traseiro completo de um 1302, com a respectiva caixa de velocidades, que vai ser unida a um chassis de um 1300 de 1968, que vai levar a suspensão da frente de uma Brasília por ter as laminas mais fortes, vou colocar uma barra estabilizadora na suspensão traseira e um Kit para rebaixar a suspensão da frente, também já tenho os discos para a frente de origem VW Brasília embora tenha também uns de Porsche 924 que poderão também ser adaptados, para a traseira tenho uns do Citroen BX da frente com travão de mão.
As jantes, embora tenha umas Manguels modulares, acho que as mais bonitas ainda são as de origem alargadas, talvez seja do meu imaginário, mas lembro-me sempre quando era criança de ver as jantes alargadas, era uma prática comum, por curiosidade tenho um primo que nos anos setenta tinha um Renault Dauphine com umas jantes tão largas que usava pneus de Formula que ia buscar usados ao Autódromo do Estoril.
Cumprimentos
Loyo
Entretanto eu e um amigo começamos as experiências, e ensaios, a fita cola fez milagres, vou optar por colocar um vidro o mais baixo e inclinado possível,
os manómetros passam para cima do volante ou ao centro?
e a colocação de retrovisores tipo torpedo que se consegue na posição em que está nas fotos, o que pretendo é algo deste genero
Quanto aos retrovisores e aos faróis vou ter de ir á procura de material adequado, 60`s,
Agora os motores, de inicio vou apontar para um motor tipo 1, com um bloco de 33 anos, sei que é loucura mas espero elevar os CV entre os 110 a 130, ficar com uma boa relação peso /potência, tentar não exceder muito os 500 kg, manter a caixa por enquanto e ter esperança que o motor dure o suficiente para optimizar a geometria e as afinações e melhoramentos de chassis suspensões e travagem.
Encontei este auto-blocante á venda na Sportsyste no Brasil interessante para o Buggy mhttp://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
Têm mais algum material interessante, http://www.sportsystem.com.br/loja/index.php?cPath=53_25&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598 e no Brasil os Fuscas continuam a competir e a evoluir.
Dois auto-blocantes
um a 70%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
outro a 100%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=119&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
O bloco de aluminio
Estive 4 meses no Brasil em 78, e nessa época era a Volkslandia , era VWs por todo lado. Nessa altura deu para constatar que os VWs eram muito importantes como veículo de iniciação ás corridas; vi vários carochas preparados a tal nível que disputavam com qualquer carro importado (como dizem no Brasil) os primeiros lugares; em Portugal naquele tempo nunca houve (talvez em Angola no inicio dos anos 70 houve-se. pelo menos por umas revistas que tenho e se vêm carochas praticamente assentes no chão e com rodas de formula 1).
Voltando á ressurreição, o eixo da frente já está a meio, vai ser preparado e pintado, e colocar um kit SWAY-A-WAY.
Acho que foi o eixo que desmontei em melhor estado também não admira este é só de 1976.
Eis alguns retrovisores e faróis 60/70s
Quanto a suspensões e caixa, optei por em vez de adaptar a suspensão do 1303, adquiri todo o chassis traseiro completo de um 1302, com a respectiva caixa de velocidades, que vai ser unida a um chassis de um 1300 de 1968, que vai levar a suspensão da frente de uma Brasília por ter as laminas mais fortes, vou colocar uma barra estabilizadora na suspensão traseira e um Kit para rebaixar a suspensão da frente, também já tenho os discos para a frente de origem VW Brasília embora tenha também uns de Porsche 924 que poderão também ser adaptados, para a traseira tenho uns do Citroen BX da frente com travão de mão.
As jantes, embora tenha umas Manguels modulares, acho que as mais bonitas ainda são as de origem alargadas, talvez seja do meu imaginário, mas lembro-me sempre quando era criança de ver as jantes alargadas, era uma prática comum, por curiosidade tenho um primo que nos anos setenta tinha um Renault Dauphine com umas jantes tão largas que usava pneus de Formula que ia buscar usados ao Autódromo do Estoril.
Cumprimentos
Loyo
Última edição por Loyo em Dom Jun 01, 2008 7:14 am, editado 2 vez(es)
Re: Restauro do Texas Buggy
Vou partilhar aqui a pesquisa de alguns desenhos que fiz sobre o tipo de corte de chassis VW para construção de Buggys.
Primeiro o original de um T1
As medidas
Segundo o de KARMANN GHIA , o da Brasília é muito idêntico no desenho.
Os cortes:
O de B.Meyers
As evoluções
Os tubos.
Pormenor do corte do veio do selector de mudanças
Preparação para colocar motor central num Buggy,
Primeiro o original de um T1
As medidas
Segundo o de KARMANN GHIA , o da Brasília é muito idêntico no desenho.
Os cortes:
O de B.Meyers
As evoluções
Os tubos.
Pormenor do corte do veio do selector de mudanças
Preparação para colocar motor central num Buggy,
Última edição por Loyo em Dom Jun 01, 2008 7:19 am, editado 2 vez(es)
Re: Restauro do Texas Buggy
Ponto da situação:
Os Chassis que vai servir de base é de um VW 1300 de 1968, o estado do túnel é bom já os fundos estão muito remendados e muito fora do original, conclusão vou aproveitar o Túnel e o nariz.
A canga traseira é proveniente de um chassis de um 1302 de 1972 que apresenta os fundos amassados mas em bom estado quanto á corrosão, a canga traseira está em bom estado (o que me interessa mais ) apresentando ferrugem superficial, quanto ao túnel a partir do meio para a frente apresenta muita corrosão e alguns buracos, inclusive o nariz que se assemelha a um tubarão martelo já foi cortado, tudo leva a crer que este VW terminou os seus dias inclinado para a frente encostado a terra húmida , no entanto ressurgirá num Buggy Clássico, em que a finalidade de recorrer a este tipo de suspensão traseira será como já referido, a ideal para travar o mais tarde possível e curvar o mais rápido possível, alem de também extrair o máximo de velocidade de ponta e de aceleração .
Para a suspensão da frente como já referi anteriormente é uma de Brasília em muito bom estado, também já tenho para aplicar um kit Sway a way, de modo a rebaixar o máximo dentro da limitação da carroçaria, visto que não a vou alterar .
Levará barras estabilizadoras á frente e a trás, os amortecedores ainda estão em fase de estudo.
Sistema de travagem será de discos ás quatro rodas, terei de escolher entre os que tenho (quem quiser dar umas dicas fico agradecido) e que são: dois pares da VW, dois pares de Citroen BX, um par de Porsche 924 e ainda posso recorrer a uns de Peugeot 504 GL, Em principio e tentando manter a originalidade vou fazer os possíveis por utilizar os VW e Porsche no entanto possivelmente terei de recorrer a umas Pinças para trás do Citroen BX (da frente) para colocação do travão de mão.
Quanto a caixas de velocidades para este Buggy tenho duas de 1302, a ideia é manter uma com as relações de origem e posteriormente alterar a outra de modo a adapta-la ás características e comportamento do Buggy, que só depois de pronto se poderá testar e idealizar as relações de caixa de modo a optimiza-lo.
O interior vai contar com uns bancos Porsche, velocímetro, conta rotações (giros), manómetro de gasolina e avisadores tudo VDO Porsche, contará com um relógio de origem Alemã retirado á muitos anos de um Saab antigo, relógio este de corda, a pressão de óleo e voltímetro são de origem Smiths.
Neste projecto tenho vindo primeiro a adquirir todo o material possível de modo a que a sua execução seja depois facilitada ao máximo.
Os Chassis que vai servir de base é de um VW 1300 de 1968, o estado do túnel é bom já os fundos estão muito remendados e muito fora do original, conclusão vou aproveitar o Túnel e o nariz.
A canga traseira é proveniente de um chassis de um 1302 de 1972 que apresenta os fundos amassados mas em bom estado quanto á corrosão, a canga traseira está em bom estado (o que me interessa mais ) apresentando ferrugem superficial, quanto ao túnel a partir do meio para a frente apresenta muita corrosão e alguns buracos, inclusive o nariz que se assemelha a um tubarão martelo já foi cortado, tudo leva a crer que este VW terminou os seus dias inclinado para a frente encostado a terra húmida , no entanto ressurgirá num Buggy Clássico, em que a finalidade de recorrer a este tipo de suspensão traseira será como já referido, a ideal para travar o mais tarde possível e curvar o mais rápido possível, alem de também extrair o máximo de velocidade de ponta e de aceleração .
Para a suspensão da frente como já referi anteriormente é uma de Brasília em muito bom estado, também já tenho para aplicar um kit Sway a way, de modo a rebaixar o máximo dentro da limitação da carroçaria, visto que não a vou alterar .
Levará barras estabilizadoras á frente e a trás, os amortecedores ainda estão em fase de estudo.
Sistema de travagem será de discos ás quatro rodas, terei de escolher entre os que tenho (quem quiser dar umas dicas fico agradecido) e que são: dois pares da VW, dois pares de Citroen BX, um par de Porsche 924 e ainda posso recorrer a uns de Peugeot 504 GL, Em principio e tentando manter a originalidade vou fazer os possíveis por utilizar os VW e Porsche no entanto possivelmente terei de recorrer a umas Pinças para trás do Citroen BX (da frente) para colocação do travão de mão.
Quanto a caixas de velocidades para este Buggy tenho duas de 1302, a ideia é manter uma com as relações de origem e posteriormente alterar a outra de modo a adapta-la ás características e comportamento do Buggy, que só depois de pronto se poderá testar e idealizar as relações de caixa de modo a optimiza-lo.
O interior vai contar com uns bancos Porsche, velocímetro, conta rotações (giros), manómetro de gasolina e avisadores tudo VDO Porsche, contará com um relógio de origem Alemã retirado á muitos anos de um Saab antigo, relógio este de corda, a pressão de óleo e voltímetro são de origem Smiths.
Neste projecto tenho vindo primeiro a adquirir todo o material possível de modo a que a sua execução seja depois facilitada ao máximo.
Última edição por Loyo em Dom Jun 01, 2008 7:21 am, editado 3 vez(es)
Re: Restauro do Texas Buggy
[size=12]O Chassis dador 1302[/size]
Parte inferior do chassis num estado geral aceitável
Pormenores das suspensões a ferrugem é superficial
Os fundos estão amassados mas bastante bons para a idade
A parte realmente má do chassis
Parte inferior do chassis num estado geral aceitável
Pormenores das suspensões a ferrugem é superficial
Os fundos estão amassados mas bastante bons para a idade
A parte realmente má do chassis
Re: Restauro do Texas Buggy
Maravilha, Loyo! Tenho acompanhado a "trajetória" desta restauração e só posso dizer que és um apaixonado por buggies, como eu. Estás fazendo o que eu fiz no Velho´73, há alguns anos. Sorte tua que tens uma diversidade de opções para teu trabalho, como não temos por aqui. Usar discos traseiros, por aqui, só de poucos carros, como Tempra, Vectra e poucos outros que têm a possibilidade de colocar freio de estacionamento. Mas muitos usam os discos da Brasília, mesmo, com um par de pinças extras para este serviço. Ou, pior, deixam sem o freio de estacionamento, o que não se deve fazer.
Por aqui, infelizmente - segundo o Nil, felizmente - não podemos mais encurtar a plataforma dos fuscas e brasílias. Particularmente, acho bobagem, pois poderia ser feita a vistoria para saber se o serviço foi bem ou mal feito. Meu velho buggy é com plataforma e aguentou estes anos todos. Agora ele tem uma vida tranquila, mas nem sempre foi assim!
Por aqui, infelizmente - segundo o Nil, felizmente - não podemos mais encurtar a plataforma dos fuscas e brasílias. Particularmente, acho bobagem, pois poderia ser feita a vistoria para saber se o serviço foi bem ou mal feito. Meu velho buggy é com plataforma e aguentou estes anos todos. Agora ele tem uma vida tranquila, mas nem sempre foi assim!
Re: Restauro do Texas Buggy
Carlão, esse restauro do 73
http://www.planetabuggy.com.br/classicos/glaspac/velho73.htm
Foi para mim uma inspiração e um documento sobre a restauração de Buggys.
Quanto ao corte acho que num Buggy é o principal, aqui em Portugal já foi mais fácil no entanto ainda se consegue mas é necessário um projecto assinado por um engenheiro mecânico, depois vai a uma inspecção para aprovação, de qualquer forma fica com a matricula do VW original que serve de base ao projecto.
Aqui à Buggys que fazem TT muito radical e os chassis cortados nunca partiram
http://br.youtube.com/watch?v=teimzyEH9ag
http://br.youtube.com/watch?v=BEQXVcxsa2U&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=O8fpL13Rf0Q
http://br.youtube.com/watch?v=O8fpL13Rf0Q
http://br.youtube.com/watch?v=qbWXsg260Pw&NR=1
Quanto a material de automóveis clássicos agora aqui em Portugal e na Europa o mercado tem uma grande oferta de peças, no entanto o mercado Brasileiro é muito rico em produtos para VW antigos, por exemplo as rodas ou jantes Mangels aqui são muito apreciadas mas os preços são elevados e umas rodas que eu pessoalmente muito gosto são as Gauchas e essas nunca vi cá.
http://www.planetabuggy.com.br/classicos/glaspac/velho73.htm
Foi para mim uma inspiração e um documento sobre a restauração de Buggys.
Quanto ao corte acho que num Buggy é o principal, aqui em Portugal já foi mais fácil no entanto ainda se consegue mas é necessário um projecto assinado por um engenheiro mecânico, depois vai a uma inspecção para aprovação, de qualquer forma fica com a matricula do VW original que serve de base ao projecto.
Aqui à Buggys que fazem TT muito radical e os chassis cortados nunca partiram
http://br.youtube.com/watch?v=teimzyEH9ag
http://br.youtube.com/watch?v=BEQXVcxsa2U&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=O8fpL13Rf0Q
http://br.youtube.com/watch?v=O8fpL13Rf0Q
http://br.youtube.com/watch?v=qbWXsg260Pw&NR=1
Quanto a material de automóveis clássicos agora aqui em Portugal e na Europa o mercado tem uma grande oferta de peças, no entanto o mercado Brasileiro é muito rico em produtos para VW antigos, por exemplo as rodas ou jantes Mangels aqui são muito apreciadas mas os preços são elevados e umas rodas que eu pessoalmente muito gosto são as Gauchas e essas nunca vi cá.
Re: Restauro do Texas Buggy
Actualização
Para a concretização deste projecto a primeira opção eram as Jantes Mangel, já dava um toque à época dos muscle cars americanos mas tinha sempre o inconveniente do peso, portanto optei por uma busca e pensei numas gauchas Brasileiras tambem bonitas e antigas, mas as importações são sempre complicadas,
Então surgiram estas, umas jantes made in USA de 15 e 8 polegadas de largura, num estado razoavel, mas nada que em Braga (cidade aonde à uma casa que faz milagres no restauro das jantes aqui em Portugal) não as ponham como novas, e o melhor de tudo em liga leve, cada jante não chega a pesar 5 quilos umas de origem alargadas pesam sensivelmente o dobro.
Ficam aqui algumas fotos.
Cumps
Para a concretização deste projecto a primeira opção eram as Jantes Mangel, já dava um toque à época dos muscle cars americanos mas tinha sempre o inconveniente do peso, portanto optei por uma busca e pensei numas gauchas Brasileiras tambem bonitas e antigas, mas as importações são sempre complicadas,
Então surgiram estas, umas jantes made in USA de 15 e 8 polegadas de largura, num estado razoavel, mas nada que em Braga (cidade aonde à uma casa que faz milagres no restauro das jantes aqui em Portugal) não as ponham como novas, e o melhor de tudo em liga leve, cada jante não chega a pesar 5 quilos umas de origem alargadas pesam sensivelmente o dobro.
Ficam aqui algumas fotos.
Cumps
Re: Restauro do Texas Buggy
Obrigado
Mas tenho um problema para resolver
Jantes de cinco furos.
medidas:
Diametro -0- tem 415mm
Largura 225mm
Buraco no centro no meio 80mm
Furação: dum furo ao outro tem 118mm
Tem duas furações
Pois tenho de resolver essa questão estou a pensar em 3 hipoteses:
1- A jante é fechada e abrem novas furações a mais cara mas talvez a melhor a longo prazo .
2- Adaptador (aqui chamamos bolachas) com o grande inconveniênte de ir alargar muito o Buggy e as rodas sairem muito da carroçaria, a vantagem é poder mudar de jantes quando quizer para 4 furos. Mas para grandes arranques e velocidade .
3- Furar de novo os discos para esta furação (cada vez que comprar discos tenho de os furar )
Na trazeira tambem vai levar discos.
Já agora sabem se no Brasil têm discos de fusca à venda sem furação?
De qualquer modo todas as opniões e ajudas são bem vindas
Mas tenho um problema para resolver
Jantes de cinco furos.
medidas:
Diametro -0- tem 415mm
Largura 225mm
Buraco no centro no meio 80mm
Furação: dum furo ao outro tem 118mm
Tem duas furações
Pois tenho de resolver essa questão estou a pensar em 3 hipoteses:
1- A jante é fechada e abrem novas furações a mais cara mas talvez a melhor a longo prazo .
2- Adaptador (aqui chamamos bolachas) com o grande inconveniênte de ir alargar muito o Buggy e as rodas sairem muito da carroçaria, a vantagem é poder mudar de jantes quando quizer para 4 furos. Mas para grandes arranques e velocidade .
3- Furar de novo os discos para esta furação (cada vez que comprar discos tenho de os furar )
Na trazeira tambem vai levar discos.
Já agora sabem se no Brasil têm discos de fusca à venda sem furação?
De qualquer modo todas as opniões e ajudas são bem vindas
Re: Restauro do Texas Buggy
Bem, Loyo, discos de fusca sem furação não existem, mas podes fazer a adaptação para os discos que caibam nesta furação. Aí, quando trocar discos não terias mais problemas. Não é um serviço simples, mas fazes uma única vez. Fechar os furos e abrir outros é uma solução que poderá estragar tuas rodas ou até reduzir sua resistência. Não parece uma boa idéia.
Furação discos/campanas
No meu buggy adaptei rodas com quatro furos de 100mm de distância, uma adaptação muito comum em carros da família vw ar , pois a variedade de rodas aqui no brasil com essa furação é enorme e se acha com preço bom , e nunca ouvi história de quebra mesmo em gaiolas que aqui em SP se usa ao extremo .
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Restauro do Texas Buggy
Pois é Carlão estou com um dilema para resolver
Aqui existem casas muito boas a trabalhar as jantes o pior é o preço
Esta por exemplo
http://www.casadasjantes.com/reparacao.aspx
Clayton usaste adaptadores
Cumprimentos
Aqui existem casas muito boas a trabalhar as jantes o pior é o preço
Esta por exemplo
http://www.casadasjantes.com/reparacao.aspx
Clayton usaste adaptadores
Cumprimentos
Re: Restauro do Texas Buggy
Dá até gosto de ver as restaurações do Loyo. Serviço de quem sabe o que tá fazendo e que tem muito estilo. Manda a bala ai Loyo e encha nossos olhos daqui.
Gladston- Super Desbravador
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Re: Restauro do Texas Buggy
Finalmente vou iniciar os trabalhos Começei pelo chassi, como um era pouco e como quero o que de melhor a VW fazia na época, vai ser a simbiose de um chassi de um 1300 e de um 1302, a suspensão da frente é do 1300 a traseira de IRS é do 1302, as chapas dos fundos e chapeu de napoleão é do 1302 visto ser mais forte, esta opção por estes antigos e não colocar fundos novos é devido primeiro estarem em muito bom estado e possivelmente ainda vão durar mais do que os que são feitos actualmente.
Algumas fotos de desmontagem dos chassis.
do 1302 Pedaço de chapa em mau estado já retirado
retirar os pontos de solda com a broca
dá para ver que esta parte esteve encostada ao chão de terra muito tempo dai o mau estado
o chapeu de napoleão está impecável e vai ser aproveitado pois é mais robusto do que o do 1300 e permite também montar a bomba dupla de travão do 1302
a frente dochassi fica esta a do 1300
mais algumas fotos
já sem a frente
isto vai para o lixo
esta frente é de 1968 mas está melhor
pois é este tunel já foi habitado
muito breve vou iniciar cortes e soldaduras
Até breve. Loyo
Algumas fotos de desmontagem dos chassis.
do 1302 Pedaço de chapa em mau estado já retirado
retirar os pontos de solda com a broca
dá para ver que esta parte esteve encostada ao chão de terra muito tempo dai o mau estado
o chapeu de napoleão está impecável e vai ser aproveitado pois é mais robusto do que o do 1300 e permite também montar a bomba dupla de travão do 1302
a frente dochassi fica esta a do 1300
mais algumas fotos
já sem a frente
isto vai para o lixo
esta frente é de 1968 mas está melhor
pois é este tunel já foi habitado
muito breve vou iniciar cortes e soldaduras
Até breve. Loyo
Re: Restauro do Texas Buggy
Boas
Actualização, tem sido um pouco complicado isto aqui é um pouco frio, de manhã este ano já chegou aos 7 negativos, e como tinha de cortar e fazer muito lixo coloquei tudo ao relento, e tive de improvizar.
Aqui estão algumas fotos para mostrar melhor como estavam os chassis doadores, portanto aqui é o antes e mais tarde veremos o depois.
Um fumo de tinta amarela para permitir visualizar melhor as marcações, é necessário retirar no comprimento ou melhor na distância entre eixos as 14 polegadas e 1/4 a 1/2, cerca de 37cm esta medida era a usada nos anos sessenta, em Portugal por exemplo utilizavam e ainda actualmente retiram 40 cm.
Primeiros cortes no tunel.
Corte do chão.
Por hoje é tudo, amanhã à mais
Cumprimentos
Actualização, tem sido um pouco complicado isto aqui é um pouco frio, de manhã este ano já chegou aos 7 negativos, e como tinha de cortar e fazer muito lixo coloquei tudo ao relento, e tive de improvizar.
Aqui estão algumas fotos para mostrar melhor como estavam os chassis doadores, portanto aqui é o antes e mais tarde veremos o depois.
Um fumo de tinta amarela para permitir visualizar melhor as marcações, é necessário retirar no comprimento ou melhor na distância entre eixos as 14 polegadas e 1/4 a 1/2, cerca de 37cm esta medida era a usada nos anos sessenta, em Portugal por exemplo utilizavam e ainda actualmente retiram 40 cm.
Primeiros cortes no tunel.
Corte do chão.
Por hoje é tudo, amanhã à mais
Cumprimentos
Re: Restauro do Texas Buggy
Á três dias que ando a nivelar e a acertar, pois quero que fique 100%, e nem que demore mais uma semana vai ficar certa ao milímetro.
optei por juntar o 1300 com a traseira do 1302 pois acho que fica mais perfeito, (já me deu ideia de fazer um carocha Old Race com um chassi de um 1302 e carroçaria de um 1958), voltando ao TexasBug está a dar uma trabalheira pois a forqueta traseira não é plana como no 1300 esta é em (s) e quando cortei não tirei pontos de referência para agora nivelar. Vou ter de verificar num 1302 do meu irmão.
Fotos do alinhamento e nivelamento do chassi.
optei por juntar o 1300 com a traseira do 1302 pois acho que fica mais perfeito, (já me deu ideia de fazer um carocha Old Race com um chassi de um 1302 e carroçaria de um 1958), voltando ao TexasBug está a dar uma trabalheira pois a forqueta traseira não é plana como no 1300 esta é em (s) e quando cortei não tirei pontos de referência para agora nivelar. Vou ter de verificar num 1302 do meu irmão.
Fotos do alinhamento e nivelamento do chassi.
Re: Restauro do Texas Buggy
Este Buggy tambem vai ter peças Brasileiras aqui podem observar o eixo que vou usar de uma Brasilia, que dá perfeitamente no nariz de um 1300 alemão de 1968.
Quando se começa a medir e a nìvelar até assusta, mas com muita pachorra lá se vai conseguindo acertar, devo ter feito esta operação centenas de vezes, mas finalmente consegui chegar ao que eu queria e agora toca de dar uns pontos para depois ser soldado e reforçado.
Última edição por Loyo em Sáb Fev 21, 2009 4:45 pm, editado 1 vez(es)
Re: Restauro do Texas Buggy
A dar uns pontos de soldadura com uma Mig sem gás, o suficiênte para a poder deslocar sem propblemas, entretanto fiquei sem bateria na maquina amanhã coloco umas fotos para verem as medidas exactas com que ficou.
aqui já tinha pingado na parte superior, já deu para virar e fazer o mesmo na parte inferior
aqui já tinha pingado na parte superior, já deu para virar e fazer o mesmo na parte inferior
Re: Restauro do Texas Buggy
Fantástico, Loyo! Um trabalho para ninguém botar defeito! Sendo bem feita, esta plataforma fica tão boa quanto qualquer chassi tubular (que seja bem feito também, claro). Não vou dizer melhor, para o Nil não ficar brabo comigo!!!!
Re: Restauro do Texas Buggy
TRABALHO MUITO BEM FEITO. SEM SOMBRA DE DÚVIDA FICARÁ UM ÓTIMO BUGGY!!!! PARABÉNS LOYO.
MAS É MUITO TRABALHOSO.... COISA DE HOBBISTA PACIENTE MESMO. EM ALGUNS PAISES DA EUROPA NÃO É PERMITIDO MONTAR BUGGY EM CASEIRO EM CHASSI TUBULAR, APENAS OS FABRICANTES INDUSTRIAIS PODEM FAZSER ISSO. ESTOU EM NEGOCIAÇÃO PARA MANDAR 10 KITS PRA HOLANDA E TERÁ QUE SER EM CHASSI DE FUSCA. PRA FACILITAR A EXPORTAÇÃO DEVO ENVIAR APENAS OS KITS E O COMPRADOR FARÁ A MONTAGEM.
MAS É MUITO TRABALHOSO.... COISA DE HOBBISTA PACIENTE MESMO. EM ALGUNS PAISES DA EUROPA NÃO É PERMITIDO MONTAR BUGGY EM CASEIRO EM CHASSI TUBULAR, APENAS OS FABRICANTES INDUSTRIAIS PODEM FAZSER ISSO. ESTOU EM NEGOCIAÇÃO PARA MANDAR 10 KITS PRA HOLANDA E TERÁ QUE SER EM CHASSI DE FUSCA. PRA FACILITAR A EXPORTAÇÃO DEVO ENVIAR APENAS OS KITS E O COMPRADOR FARÁ A MONTAGEM.
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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Re: Restauro do Texas Buggy
Carlão é sempre bom ter elogios de um expert em Buggys
Obrigado, realmente as leis na EU estão a apertar salvo o Reino Unido que permite a qualquer particular construir o seu carro em casa o resto está complicado, isto por factores que têm a haver com o ambiente mas tambem os grandes constructores de automóveis que são eles que dominam, a propria Manx deu a representação para a Europa a um fabricante de Buggys Português a Auto Fibras que constroi cá as carroçarias e envia depois para toda a Europa
http://www.auto-fibra.pt/galeria/main.php
A costrução de uma
http://simili.skynetblogs.be/post/6463681/les-elements-du-kit-manxter
As vendas depois por revendedores
http://simili.skynetblogs.be/post/6615153/manx-a-vendre
http://avangarde.perso.neuf.fr/index-14.html
Quanto à legalização sobre a base VW sem cortes é possivel ainda em muitos paises, já as cortadas também já à poucos que autorizam, quanto ao chassi tubular logo que seja homologado e que cumpra os requisitos não vai haver problema, por exemplo em Portugal não podemos legalizar uma réplica do Seven no entanto em Inglaterra é, podemos comprar uma já feita e matricular em Portugal sem problemas o que acontece mesmo com transformações de automóveis é que á quem vá legalizar transformações a Inglaterra ou à Alemanha e ai já fica tudo legal, brocracias.
Abraço
CAUYPE 2009 escreveu:TRABALHO MUITO BEM FEITO. SEM SOMBRA DE DÚVIDA FICARÁ UM ÓTIMO BUGGY!!!! PARABÉNS LOYO.
MAS É MUITO TRABALHOSO.... COISA DE HOBBISTA PACIENTE MESMO. EM ALGUNS PAISES DA EUROPA NÃO É PERMITIDO MONTAR BUGGY EM CASEIRO EM CHASSI TUBULAR, APENAS OS FABRICANTES INDUSTRIAIS PODEM FAZSER ISSO. ESTOU EM NEGOCIAÇÃO PARA MANDAR 10 KITS PRA HOLANDA E TERÁ QUE SER EM CHASSI DE FUSCA. PRA FACILITAR A EXPORTAÇÃO DEVO ENVIAR APENAS OS KITS E O COMPRADOR FARÁ A MONTAGEM.
Obrigado, realmente as leis na EU estão a apertar salvo o Reino Unido que permite a qualquer particular construir o seu carro em casa o resto está complicado, isto por factores que têm a haver com o ambiente mas tambem os grandes constructores de automóveis que são eles que dominam, a propria Manx deu a representação para a Europa a um fabricante de Buggys Português a Auto Fibras que constroi cá as carroçarias e envia depois para toda a Europa
http://www.auto-fibra.pt/galeria/main.php
A costrução de uma
http://simili.skynetblogs.be/post/6463681/les-elements-du-kit-manxter
As vendas depois por revendedores
http://simili.skynetblogs.be/post/6615153/manx-a-vendre
http://avangarde.perso.neuf.fr/index-14.html
Quanto à legalização sobre a base VW sem cortes é possivel ainda em muitos paises, já as cortadas também já à poucos que autorizam, quanto ao chassi tubular logo que seja homologado e que cumpra os requisitos não vai haver problema, por exemplo em Portugal não podemos legalizar uma réplica do Seven no entanto em Inglaterra é, podemos comprar uma já feita e matricular em Portugal sem problemas o que acontece mesmo com transformações de automóveis é que á quem vá legalizar transformações a Inglaterra ou à Alemanha e ai já fica tudo legal, brocracias.
Abraço
Re: Restauro do Texas Buggy
Escolher entre colocar fundos novos ou manter estes antigos que estão em bom estado, optei pelos antigos são bem melhores, aqui estão eles já sem as calhas, pois vou colocar uns bancos do Porsche e as calhas são diferentes.
Os braços da suspensão.
As entranhas de um tunel VW
vista pela traseira
vista pela frente
uma boa ajuda nos restauros e construções.
Verificar algum possivel desalinhamento
Os pingos que seguram provisóriamente
Os braços da suspensão.
As entranhas de um tunel VW
vista pela traseira
vista pela frente
uma boa ajuda nos restauros e construções.
Verificar algum possivel desalinhamento
Os pingos que seguram provisóriamente
Re: Restauro do Texas Buggy
NA VERDADE, RATIFICO O "HOBBISTA PACIENTE" POR TRABALHO PROFISSIONAL. JÁ VI MUITO CHASSI SENDO ENCURTADO SEM A MENOR PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA MUITO MENOS COM A BELEZA.
MUITO BOM LOYO
MUITO BOM LOYO
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10318
Data de inscrição : 13/05/2008
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