Regulagem de Válvulas - Tutorial
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Korch
Waybecker
Kibe
Guga Pedrosa
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Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
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Regulagem de Válvulas - Tutorial
Bom pessoal, aproveitei a manhã de domingo para fazer a regulagem das válvulas do buggy. Tirei algumas fotos para ilustrar um pouco o processo.
As ferramentas que eu usei foram:
-Chaves de boca de 14mm
-Chave estrela de 13mm
-Chave L de 13mm
-Chave de fenda
-Chave de fenda grande (foi usada apenas como alavanca)
-Jogo de cálibre de folga
-Cola de junta
-Junta da tampa do cabeçote (duas)
O jogo de cálibre é essa ferramenta aqui
Comprei por 20 reais em uma casa dos parafusos. Ela é muito útil, permite regular várias coisas nos nossos motores (válvula, platinado, eletrodos...).
Bom, primeiro forrei o chão da garagem com um papelão.
Como uso o escape de puma, o abafador fica bem próximo da tampa do cabeçote direito, resolvi tirar o tubo secundário do escape para facilitar o acesso. Foi só tirar dois parafusos de 14mm.
Com o acesso livre, usei a chave de fenda grande para retirar o grampo da tampa do cabeçote.
Ai é só mexer um pouco na tampa, empurrando pros lados para "descolar", e depois puxando, que ela sai.
Coloque ela em baixo do cabeçote para "recolher" as gotas que pingarem.
E aqui estão os balancins.
Sempre os dois do meio são da válvula de admissão, e os dois da ponta da válvula de escape.
Eu sai regulando os balancins do cilindro que estava no tempo de explosão. Pois todas as válvulas desse cilindro estavam fechadas nesse momento.
Ou seja, girei o motor pela polia até que o rotor de dentro do distribuidor apontase para o cabo de vela que ia para o cilindro 1.
Ai eu regulava o cilindro 1.
Depois girava o motor até o rotor ficar na posição do cilindro 2, ai regulava as válvulas dele...
e assim por diante.
Para regular, primeiro eu media a folga entre o parafuso do balancin e a ponta da haste da válvula, com o cálibre de láminas.
Ai folgava a porca do balancim com a chave estrela de 13mm. Se a porca estivese muito presa, eu usava a L de 13mm. Tenha muito cuidado, pois tanto a porca como o parafuso se espanam muito fácil.
Enquanto segurava a porca com a chave estrela, ia apertando ou folgando o parafuso com uma chave de fenda. Até chegar a folga ideal.
Ai eu mantia a posição do parafuso fixa, e apertava a porca.
Depois era só conferir se a folga ficou correta.
As primeiras válvulas você demora um pouco, mas depois você pega a manha...
O manual da volkswagen recomenda regular todas as folgas de válvulas com 0,10mm. Mas eu segui uma "receita" do Mestre Vader do forúm do Fusca4Ever. Regulei as de escape com 0,05mm e as de admissão com 0,15mm.
O princípio disso é que com uma menor folga, temos um aumento do grau de permanência de abertura das válvulas. E com uma folga de válvula maior, temos uma diminuição do grau de permancia da abertura das válvulas.
A regulagem que eu fiz, aumentou um pouco o tempo de abertura das válvulas de escape, e diminuiu a das válvulas de admissão. Gerando assim um pouco mais de potência em alta rotação.
Para se obter mais torque em baixa rotação, deve se fazer o contrário, escape com 0,15mm e admissão com 0,05mm.
Bom, depois de regular as válvulas é só tirar a junta velha da tampa,
limpar a tampa dos cabeçotes (usei um pouco de gasolina),
aplicar um pouco de cola de junta,
colocar a junta na tampa,
encaixar no cabeçote,
e prender o grampo novamente.
Tem várias dicas no tutorial do Planeta Buggy. Aqui tá o link:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm
Abraços,
Gustavo Pedrosa
As ferramentas que eu usei foram:
-Chaves de boca de 14mm
-Chave estrela de 13mm
-Chave L de 13mm
-Chave de fenda
-Chave de fenda grande (foi usada apenas como alavanca)
-Jogo de cálibre de folga
-Cola de junta
-Junta da tampa do cabeçote (duas)
O jogo de cálibre é essa ferramenta aqui
Comprei por 20 reais em uma casa dos parafusos. Ela é muito útil, permite regular várias coisas nos nossos motores (válvula, platinado, eletrodos...).
Bom, primeiro forrei o chão da garagem com um papelão.
Como uso o escape de puma, o abafador fica bem próximo da tampa do cabeçote direito, resolvi tirar o tubo secundário do escape para facilitar o acesso. Foi só tirar dois parafusos de 14mm.
Com o acesso livre, usei a chave de fenda grande para retirar o grampo da tampa do cabeçote.
Ai é só mexer um pouco na tampa, empurrando pros lados para "descolar", e depois puxando, que ela sai.
Coloque ela em baixo do cabeçote para "recolher" as gotas que pingarem.
E aqui estão os balancins.
Sempre os dois do meio são da válvula de admissão, e os dois da ponta da válvula de escape.
Eu sai regulando os balancins do cilindro que estava no tempo de explosão. Pois todas as válvulas desse cilindro estavam fechadas nesse momento.
Ou seja, girei o motor pela polia até que o rotor de dentro do distribuidor apontase para o cabo de vela que ia para o cilindro 1.
Ai eu regulava o cilindro 1.
Depois girava o motor até o rotor ficar na posição do cilindro 2, ai regulava as válvulas dele...
e assim por diante.
Para regular, primeiro eu media a folga entre o parafuso do balancin e a ponta da haste da válvula, com o cálibre de láminas.
Ai folgava a porca do balancim com a chave estrela de 13mm. Se a porca estivese muito presa, eu usava a L de 13mm. Tenha muito cuidado, pois tanto a porca como o parafuso se espanam muito fácil.
Enquanto segurava a porca com a chave estrela, ia apertando ou folgando o parafuso com uma chave de fenda. Até chegar a folga ideal.
Ai eu mantia a posição do parafuso fixa, e apertava a porca.
Depois era só conferir se a folga ficou correta.
As primeiras válvulas você demora um pouco, mas depois você pega a manha...
O manual da volkswagen recomenda regular todas as folgas de válvulas com 0,10mm. Mas eu segui uma "receita" do Mestre Vader do forúm do Fusca4Ever. Regulei as de escape com 0,05mm e as de admissão com 0,15mm.
O princípio disso é que com uma menor folga, temos um aumento do grau de permanência de abertura das válvulas. E com uma folga de válvula maior, temos uma diminuição do grau de permancia da abertura das válvulas.
A regulagem que eu fiz, aumentou um pouco o tempo de abertura das válvulas de escape, e diminuiu a das válvulas de admissão. Gerando assim um pouco mais de potência em alta rotação.
Para se obter mais torque em baixa rotação, deve se fazer o contrário, escape com 0,15mm e admissão com 0,05mm.
Bom, depois de regular as válvulas é só tirar a junta velha da tampa,
limpar a tampa dos cabeçotes (usei um pouco de gasolina),
aplicar um pouco de cola de junta,
colocar a junta na tampa,
encaixar no cabeçote,
e prender o grampo novamente.
Tem várias dicas no tutorial do Planeta Buggy. Aqui tá o link:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
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Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6496
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
BELO TRABALHO AMIGO!!! PARABÉNS!!!
Kibe- Desbravador Master
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Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
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Data de inscrição : 24/10/2008
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
vi todo teu trabalho parabens,da até vontade de ir lá e regular as minhas tambem.
Waybecker.
Waybecker.
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
PARABENS PELA INICIATIVA !!!!
Abraços!!!
Abraços!!!
Korch- Desbravador
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Idade : 47
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Tipo de Buggy : Spoiler 1972
Pontos : 5785
Data de inscrição : 04/08/2009
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
Só mais umas dicas;
Somente regular as valvulas com motor frio.
Passar um pouco de graxa no lado da junta que vai no cabeçote, nunca colar esse lado.
O calibre de folga deve deslizar sem folga ou aperto, por isso tem que ter macete nesse requisito, pois a folga é pequena.
Belo trabalho Guga. Um .
Somente regular as valvulas com motor frio.
Passar um pouco de graxa no lado da junta que vai no cabeçote, nunca colar esse lado.
O calibre de folga deve deslizar sem folga ou aperto, por isso tem que ter macete nesse requisito, pois a folga é pequena.
Belo trabalho Guga. Um .
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7311
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
Boas dicas! São de muita utilidade para todos que já vão começar a preparar os carros para "trabalhar" agora no verão!
Valeu Guga!
Valeu Guga!
Convidad- Convidado
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
Muito bom, com fotos bem explicitas.
Aqui está a chegar o Inverno
Cumprimentos
Aqui está a chegar o Inverno
Cumprimentos
Re: Regulagem de Válvulas - Tutorial
Parabens pelo tutorial
As fotos ajudam muito Fica muito mais facil na hora de colocar a mão na graxa
Valeu, abraço!!!
As fotos ajudam muito Fica muito mais facil na hora de colocar a mão na graxa
Valeu, abraço!!!
Prado- Super Bugueiro
- Número de Mensagens : 54
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa, Parana
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5826
Data de inscrição : 14/03/2009
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