COMANDO
+7
Nil
Beco
Fabrício®©
jperson
Guga Pedrosa
lubisomem01
FERNANDO MJY
11 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: COMANDO
Em época distante, quando era difícil encontrar as peças para dupla carburação do boxer, acabei fazendo uma adaptação com carburadores de Corcel, enjambrando um coletor de entrada simples e colocando um comando P3 no motor do Velho. Ficou andando um montão, mas não tinha lenta de jeito nenhum. Resultado, acabei tirando tudo e voltando ao 1.500 normal que está até hoje no velho. Afinal, buggy tem que ter lenta! Tem que ter marcha de acompanhar enterro...
Re: COMANDO
hahhaah é verdade, sem lenta tira o charme do motor boxer que só ele tem!
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9920
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: COMANDO
QUANDO EU TINHA 18 ANOS, PREPAREI OS CABEÇOTES DO MOTOR DE UMA VARIANT 2, QUE JÁ É MUITO FORTE, COM COMANDO P2 ORIGINAL E DUPLA CARBURAÇÃO E SÓ CONSEGUI FICAR UM MÊS DESSA FORMA. NÃO DAVA LENTA DE FORMA ALGUMA, MAS, SUBIA PAREDES...
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10122
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: COMANDO
Valeu a ajuda fabrício. Eu estava usando essa configuração, peguei em uma tabela da solex.Fabrício-RJ escreveu:Eu tenho esta configuração de fabríca do fuscão 1600 Alcool após 1984 para o carbura H-32 PD SIT;
Gicler principal: 157,5
AR (flauta) 115
Lenta: 60
Injetor 70
Talves te ajude se for o mesmo carbura.
O problema é que eu não mexi em nada, era para ficar fazendo testes, mudando gicleurs e tal...
Carlão e Nill, então quer disser que todo mundo aqui já fez algumas peripercias com os motores a ar né?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6301
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: COMANDO
Flw Guga....
Acho que não tem diversão melhor que ficar fazendo experiencias com o motor boxer.
Acho que não tem diversão melhor que ficar fazendo experiencias com o motor boxer.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9920
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: COMANDO
Nete topico tem a instalação do miniprogressivo no coletor original VW é bem interessantem, muito embora eu sou partidario e concordo plenamente com a propria vokswagem em usar a dupla carburação, porem um detalhe dupla não funciona com carburador velho e fuçado não . ..
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,485.0.html
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,485.0.html
Re: COMANDO
Opa, já tinha visto este post, ficou bem legal.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9920
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: COMANDO
Ok! Está tudo muito bem, mas o tópico até fugiu da idéia central (eu mesmo ajudei bastante!) sobre Comandos ... afinal, depois de tanta discussão, para buggys que precisam de torque em baixa e não de subida de giros para altas velocidades, geralmente usando 1 carburador Solex (30Pic) ... 2AG ou W100??
Convidad- Convidado
Re: COMANDO
desde que eu me lembre no idos dos anos 90 os speed usavam o comando da kombi a alcool, e realmente o resultado era muito bom, nunca se esqueça que motor e um conjunto e tem de trabalhar de forma harmonica , sem se esquecer do que vc quer como resultado, ja tive motores a ar muito trabalhados , turbo, comando bravo, cabeçote trabalhado, volante aliviado , carburação bem fuçada , etc e tal, era horrivel andar com o carro em baixo giro , se vai usar para passear pense varias vezes antes de qualquer alteração
alanplick- Buggueiro
- Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Localização : são paulo
Tipo de Buggy : BUGRE,verdinho como um pé de couve
Pontos : 4866
Data de inscrição : 22/02/2011
Re: COMANDO
Carlão escreveu:Em época distante, quando era difícil encontrar as peças para dupla carburação do boxer, acabei fazendo uma adaptação com carburadores de Corcel, enjambrando um coletor de entrada simples e colocando um comando P3 no motor do Velho. Ficou andando um montão, mas não tinha lenta de jeito nenhum. Resultado, acabei tirando tudo e voltando ao 1.500 normal que está até hoje no velho. Afinal, buggy tem que ter lenta! Tem que ter marcha de acompanhar enterro...
Após 5 anos vou exumar esse tópico com meu pitaco...
Esse mito que dupla carburação não dá lenta é verdade, mas verdade parcial. O normal é não dar mesmo, mas a culpa não é dos carburadores, e nem de quem sabe minimamente regulá-los. O problema está na bomba de gasolina.
Eu explico: É que essas bombas que encontramos hoje, as seladas, não trabalham em ponto morto. Elas empurram somente, sacrificando o serviço todo de manter as cubas dos carburadores em um nível correto por parte das boias e agulhas. Isso acontece com a carburação simples também, só que em menor escala, e se for bóia e agulha boa, não vamos perceber complicação na regulagem da lenta na simples. Na simples são quatro cilindros comendo de uma cuba só, então a demanda é maior, esvaziando mais frequentemente a cuba e mantendo o nível mais correto em marcha lenta.
Vamos comparar. A dupla alimenta somente dois cilindros, então a demanda em cada carburador é menor que no carburador único. Com isso o conjunto bóia e agulha trabalha mais sacrificado, e acaba cedendo à pressão da bomba, subindo o nível da cuba, e pior alterando, hora deixando ele mais baixo, hora mais alto. Nunca medi, mas aparentemente o volume da cuba do 30PIC é menor que a de um dos 32PDSIT, o que agravaria mais o problema na dupla. E pode fazer como eu já fiz, instalando duas agulhas Brosol e duas boias Solex, zerinhas, que o problema vai continuar. Já havia dito que isso também acontece na simples, mas se tiver um ouvido ótimo, vai conseguir observar as pequenas alterações dela.
Qual a solução ? Na verdade temos duas opções:
-Instalar uma bomba de gasolina de reparo, aquelas antigas que tem um diafragma em cima, que e que permite a bomba trabalhar em ponto morto, aliviando a pressão na linha, enquanto a agulha nos carburadores está fechada.
-Instalar um retorno, ou um desborbulhador. Particularmente não gosto de desborbulhadores. Não achamos de boa marca com facilidade, e eles costumam não aguentar e vazar, sendo até possível enfiar fogo no carro com isso, conforme histórias que já escutei. Então o retorno é a outra solução que eu uso e recomendaria a alguém.
Se houver interesse, posso explicar o retorno que fiz detalhadamente, inclusive tirando fotos no motor da minha Kombi. O resultado? Tive que regular a lenta semana passada, após o retorno dela da oficina onde foi para retorquear cabeçotes. Definitivamente a marcha lenta, inclusive de uma carburação simples, não me agrada em uma volta de oficina. Então regulo e deixo no meu jeito. Sei que a lenta da Kombi, motor Tork com dupla carburação, ficou estável em 560 rpm. Não é isso que dá charme ao motor VW a ar ?
Defendi muito a carburação dupla no motor do Fusca, digo, do Buggy ? É porque ela é boa sim. Alimenta melhor o motor, com menor perda de carga por causa do coletor pequeno, dando mais potência, e até menor consumo em um mesmo motor. Mas não largo de forma alguma a carburação simples do meu Fuscão. E também defendo.
Segue o retrato da bomba de reparo, a chamada dois estágios que falei. Fica mais fácil ligar o nome à pessoa.
Re: COMANDO
Walter por favor conta mais! Explica melhor!WalterJunior escreveu:Carlão escreveu:Em época distante, quando era difícil encontrar as peças para dupla carburação do boxer, acabei fazendo uma adaptação com carburadores de Corcel, enjambrando um coletor de entrada simples e colocando um comando P3 no motor do Velho. Ficou andando um montão, mas não tinha lenta de jeito nenhum. Resultado, acabei tirando tudo e voltando ao 1.500 normal que está até hoje no velho. Afinal, buggy tem que ter lenta! Tem que ter marcha de acompanhar enterro...
Após 5 anos vou exumar esse tópico com meu pitaco...
Esse mito que dupla carburação não dá lenta é verdade, mas verdade parcial. O normal é não dar mesmo, mas a culpa não é dos carburadores, e nem de quem sabe minimamente regulá-los. O problema está na bomba de gasolina.
Eu explico: É que essas bombas que encontramos hoje, as seladas, não trabalham em ponto morto. Elas empurram somente, sacrificando o serviço todo de manter as cubas dos carburadores em um nível correto por parte das boias e agulhas. Isso acontece com a carburação simples também, só que em menor escala, e se for bóia e agulha boa, não vamos perceber complicação na regulagem da lenta na simples. Na simples são quatro cilindros comendo de uma cuba só, então a demanda é maior, esvaziando mais frequentemente a cuba e mantendo o nível mais correto em marcha lenta.
Vamos comparar. A dupla alimenta somente dois cilindros, então a demanda em cada carburador é menor que no carburador único. Com isso o conjunto bóia e agulha trabalha mais sacrificado, e acaba cedendo à pressão da bomba, subindo o nível da cuba, e pior alterando, hora deixando ele mais baixo, hora mais alto. Nunca medi, mas aparentemente o volume da cuba do 30PIC é menor que a de um dos 32PDSIT, o que agravaria mais o problema na dupla. E pode fazer como eu já fiz, instalando duas agulhas Brosol e duas boias Solex, zerinhas, que o problema vai continuar. Já havia dito que isso também acontece na simples, mas se tiver um ouvido ótimo, vai conseguir observar as pequenas alterações dela.
Qual a solução ? Na verdade temos duas opções:
-Instalar uma bomba de gasolina de reparo, aquelas antigas que tem um diafragma em cima, que e que permite a bomba trabalhar em ponto morto, aliviando a pressão na linha, enquanto a agulha nos carburadores está fechada.
-Instalar um retorno, ou um desborbulhador. Particularmente não gosto de desborbulhadores. Não achamos de boa marca com facilidade, e eles costumam não aguentar e vazar, sendo até possível enfiar fogo no carro com isso, conforme histórias que já escutei. Então o retorno é a outra solução que eu uso e recomendaria a alguém.
Se houver interesse, posso explicar o retorno que fiz detalhadamente, inclusive tirando fotos no motor da minha Kombi. O resultado? Tive que regular a lenta semana passada, após o retorno dela da oficina onde foi para retorquear cabeçotes. Definitivamente a marcha lenta, inclusive de uma carburação simples, não me agrada em uma volta de oficina. Então regulo e deixo no meu jeito. Sei que a lenta da Kombi, motor Tork com dupla carburação, ficou estável em 560 rpm. Não é isso que dá charme ao motor VW a ar ?
Defendi muito a carburação dupla no motor do Fusca, digo, do Buggy ? É porque ela é boa sim. Alimenta melhor o motor, com menor perda de carga por causa do coletor pequeno, dando mais potência, e até menor consumo em um mesmo motor. Mas não largo de forma alguma a carburação simples do meu Fuscão. E também defendo.
Segue o retrato da bomba de reparo, a chamada dois estágios que falei. Fica mais fácil ligar o nome à pessoa.
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4341
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: COMANDO
nao entendi nada
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6878
Data de inscrição : 28/11/2011
Página 2 de 2 • 1, 2
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos