Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtro de óleo

+9
Kibe
Ed
jperson
Guga Pedrosa
jalbas
VIVINHOM
Clayton
Beco
Pietro
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Ter Jan 27, 2015 12:42 pm

alanplick escreveu:Vou fazer um sistema de refrigeração do óleo muito semelhante ao que usava no meu fusca turbo , to fazendo uma retifica no bichinho, ficou bem ruim de uns tempos para cá , acho que judiei demais, quando ficar pronto vou mostrar aqui no forum a gambiarra , na época funcionava bem .....
fiquei curioso sobre essa gambiarra, como é que é? você liga uma mangueira de saída de óleo em algum outro lugar?

fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por ratkievicius Seg Fev 02, 2015 11:39 am

Boa tarde pessoal.
Comprei um kit de bomba com circulação externa, suporte pro filtro de óleo e radiador externo.

Minha dúvida é a seguinte, se colocar o radiador e o filtro acima do nível do cárter, quando desligar o motor o óleo vai descer pro cárter gerando um volume de óleo superior ao recomendado de 2,5 litros para uns 3,5 litros.

Esse excesso de óleo no cárter pode gerar problema??
E se colocar abaixo ou no mesmo nível do cárter, na troca do óleo vai ficar uma parte desse óleo "preso"...

Alguém tem dicas para essa instalação??
Ah, vou instalar no buggy Selvagem S...

ratkievicius
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Natal / RN
Tipo de Buggy : Selvagem S
Pontos : 3384
Data de inscrição : 02/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Beco Seg Fev 02, 2015 12:10 pm

bueno, vamos por partes... não vai haver excesso de óleo no carter, pois o óleo não vai sair do filtro, mesmo que ele esteja em um nível superior. Mas, na hipótese de que sei lá porquê o óleo baixasse para o carter, em três segundos após o motor funcionar, a bomba já teria mandado ele para o filtro e para o radiador.

Se deixar abaixo, sim, vai ficar alguma coisa "presa" na tubulação. Repare que, ao trocar o óleo, o filtro vai sair cheio. Mas dificilmente se tira todo o óleo do circuito do motor em uma troca. Mas isso não é problema algum, já que representa uma parcela muito pequena do óleo total e será diluído em seguida.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Seg Fev 02, 2015 3:15 pm

é só tirar o filtro e secar ele, faço isso no meu carro quando não quero trocar o filtro, na troca de óleo.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6347
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Seg Fev 02, 2015 3:24 pm

se instalar o filtro em pé, o óleo não volta, se instalar o filtro deitado o óleo volta para o cárter, se usar ele abaixo do nível do cárter, que eu acho difícil, a tubulação vai sempre se manter cheia, inclusive o filtro.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6347
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por ratkievicius Seg Fev 02, 2015 4:30 pm

Mas vamos supor que esse óleo retorne todo ao cárter... 
Gera algum problema??
Esse excesso de óleo pode ir pros pistões ou outro lugar e causar algum dano no motor??

Meu medo é de ocasionar algum problema ao motor...

ratkievicius
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Natal / RN
Tipo de Buggy : Selvagem S
Pontos : 3384
Data de inscrição : 02/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Beco Seg Fev 02, 2015 5:02 pm

sinceramente, acho que não tem como voltar ao cárter! monta o filtro em pé, com o engate em cima. Aquele meio litro que fica nele, vai ficar nele. Não há um caminho para o óleo voltar para o cárter. Ele tem que passar pela bomba e ela é um obstáculo e tanto para isso. Não tem ar dentro do sistema e o óleo vai ficar paradinho na tubulação.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Seg Fev 02, 2015 10:42 pm

Respondendo de forma mais simples e objetiva, não tem problema, pois assim que ligar o motor o óleo volta para o filtro e o radiador.

Não se preocupe com óleo demais no motor, óleo só é problema quando é pouco.  Very Happy
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6347
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Bugólatra Seg Fev 09, 2015 3:46 pm

fmgsm escreveu:Respondendo de forma mais simples e objetiva, não tem problema, pois assim que ligar o motor o óleo volta para o filtro e o radiador.

Não se preocupe com óleo demais no motor, óleo só é problema quando é pouco.  Very Happy

Não é tão simples assim não meu caro Fran, óleo acima do nível encharca as velas, tem que fazer essa adaptação de uma maneira que o óleo excedente permaneça sempre dentro do filtro e ou mangueiras.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11763
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Beco Ter Fev 10, 2015 5:48 am

eu tenho o filtro do Velho bem acima do motor. Acho que dá uns 600ml de óleo a mais no conjunto. Pois tenho o costume de olhar o óleo quando ele fica parado muito tempo. E nunca vi acima do nível. Acho que a bomba, quando não está funcionando, não deixa o óleo descer. O sistema não tem ar dentro dele e ele fica quietinho nas mangueiras e no filtro. Aliás, do filtro nem teria como sair, pois ele fica com a "boca" para cima...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Bugólatra Ter Fev 10, 2015 6:04 am

Ai ta certo, embora sendo interligado ao sistema de lubrificação original o filtro bem posicionado funciona como um reservatório extra do óleo e sendo assim sempre que o motor parar de funcionar o óleo extra vai ficar la dentro sem interferir no nível do carter.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11763
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Qua Fev 11, 2015 3:36 pm

Bugólatra escreveu:
fmgsm escreveu:Respondendo de forma mais simples e objetiva, não tem problema, pois assim que ligar o motor o óleo volta para o filtro e o radiador.

Não se preocupe com óleo demais no motor, óleo só é problema quando é pouco.  Very Happy

Não é tão simples assim não meu caro Fran, óleo acima do nível encharca as velas, tem que fazer essa adaptação de uma maneira que o óleo excedente permaneça sempre dentro do filtro e ou mangueiras.
o que eu quis dizer, é que, comparado os danos de, falta de óleo no motor, e o nível estar acima do máximo, é um problema irrelevante. 

outro detalhe, nunca ouvi falar de motor encharcando vela por o nível estar um pouco acima do recomendado. se esta encharcando a vela, é por problema nos anéis.

o motor vw boxer, quando o nível esta no máximo do carter, o nível do óleo fica da altura do reservatório, é a metade da distância para chegar no pistão, teria que encher o motor com uns 8 ou mais litros para chegar nos pistões.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6347
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Beco Qua Fev 11, 2015 6:24 pm

mais ou menos... como motores de fusca quase sempre estão no limite, as coisas não acontecem como deveriam. Quem nunca ficou no meio de uma nuvem de fumaça depois de deixar o buggy ou fusca estacionado em uma rua, com uma lateral mais baixa que a outra? O óleo escorrendo pelos tuchos até o cabeçote e daí pelas válvulas para a câmara de combustão. Ok, um motor redondinho não faz isso... mas a realidade é que a grande maioria dos motores boxers não são exatamente... redondinhos!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11926
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Bugólatra Qui Fev 12, 2015 5:48 am

Carlão escreveu:mais ou menos... como motores de fusca quase sempre estão no limite, as coisas não acontecem como deveriam. Quem nunca ficou no meio de uma nuvem de fumaça depois de deixar o buggy ou fusca estacionado em uma rua, com uma lateral mais baixa que a outra? O óleo escorrendo pelos tuchos até o cabeçote e daí pelas válvulas para a câmara de combustão. Ok, um motor redondinho não faz isso... mas a realidade é que a grande maioria dos motores boxers não são exatamente... redondinhos!

Exatamente Carlão, e mesmo num motor novo pode ocorrer isso, quando o motor desliga sempre algumas valvulas ficam abertas e com o óleo acima do nível certamente vai chegar até a câmara de combustão que nos motores boxer ficam paralelas ao carter e não na parte superior como na maioria dos outros motores.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11763
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por fmgsm Ter Fev 24, 2015 7:05 am

Carlão escreveu:mais ou menos... como motores de fusca quase sempre estão no limite, as coisas não acontecem como deveriam. Quem nunca ficou no meio de uma nuvem de fumaça depois de deixar o buggy ou fusca estacionado em uma rua, com uma lateral mais baixa que a outra? O óleo escorrendo pelos tuchos até o cabeçote e daí pelas válvulas para a câmara de combustão. Ok, um motor redondinho não faz isso... mas a realidade é que a grande maioria dos motores boxers não são exatamente... redondinhos!

Isso acontece, por causa do óleo que fica na camisa, e vai escorrendo por causa do desnível, e como o tempo é a favor dele, passa pelos anéis e vai se depositando na câmara. mais esse efeito não é devido ao excesso de óleo no cárter.
Pelo que eu analisei nesse motor também, as válvulas não precisam tanto de retentor como nos motores em linha, as válvulas ficam de lado (horizontal), e muito pouco óleo mesmo, vai ficar depositado ali, o suficiente somente para lubrificar a válvula. já nos motores em linha, se não tiver retentor, a gravidade irá jogar todo o óleo para dentro dos coletores.

é muita engenharia por trás de cada detalhe...
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6347
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo - Página 2 Empty Re: Filtro de óleo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos