Filtro de óleo
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Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
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Filtro de óleo
Pessoal, comprei um radiador , um adaptador de filtro e uma bomba de óleo para circulação externa.
A minha dúvida é a seguinte:
Colocando a bomba de circulação externas, eu deixo de circular pelos radiadores internos?
A minha dúvida é a seguinte:
Colocando a bomba de circulação externas, eu deixo de circular pelos radiadores internos?
Pietro- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Na verdade, a bomba dupla que tem saída para o filtro não faz um bypass completo, mas apenas parcial. O óleo continua circulando pelo radiador original. Este tipo de bomba - que tambem tenho no Velho - seria para uso de um radiador externo e não um filtro, mas é bom, pois aumenta a quantidade de óleo circulando no motor, melhora a refrigeração do motor, pois parte do óleo circula fora do motor e filtra um pouquinho, também...
Re: Filtro de óleo
Excelente aquisição Pietro, essa bomba com circulação externa p/ filtro de óleo é umas das melhores adaptações que se pode fazer em um motor boxer. Bem como uma injeção eletrônica. Quando sobrar um money também vou colocar no meu.
Clayton- Atolado na Lama
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FILTRO DE OLEO
Poderiam esmuiçar esse tipo de adaptação, por vafor?
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Filtro de óleo
Tambem gostaria de saber mais detalhes sobre essa bomba adicional. Fica caro?
jalbas- Super Desbravador
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Re: Filtro de óleo
Essa adaptação é relativamente simples, você troca sua bomba de óleo por uma que possui dois nipes na tampa (bomba de circulação externa), ai você terá uma saída e uma entrada de óleo. Assim você poderá adicionar um radiador de óleo extra no motor e/ou um filtro de óleo, um ítem muito importante que não existe nos nossos boxers.
Aqui ta mais explicadinho:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm
Na Crestana vende um kit com radiador, flange do filtro, mangueiras e a bomba por 600 reais
Quem estiver interesado (ou quiser ver as fotos), vai na seção de radiador de óleo...
http://www.crestana.com.br/
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Aqui ta mais explicadinho:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm
Na Crestana vende um kit com radiador, flange do filtro, mangueiras e a bomba por 600 reais
Quem estiver interesado (ou quiser ver as fotos), vai na seção de radiador de óleo...
http://www.crestana.com.br/
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Filtro de óleo
Valeu Carlão, meu estágio em Boxer está começando agora, e quando o mecânico me solicitou um bomba nova, parti logo para mudança.
Pessoal, o kit do ML é legal, mas o radiador no Omega, que o Fabrício usou, é bem melhor. Eu, infelizmente só descobri depois que comprei, e vou usá-lo assim mesmo.
Devo instalar na parte de trás da lataria do motor de modo que a própria ventuinha puxe o ar através dele.
Pessoal, o kit do ML é legal, mas o radiador no Omega, que o Fabrício usou, é bem melhor. Eu, infelizmente só descobri depois que comprei, e vou usá-lo assim mesmo.
Devo instalar na parte de trás da lataria do motor de modo que a própria ventuinha puxe o ar através dele.
Pietro- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Tinha meu bradiador colocado na frente do buggy, depois que precisei trocar as mangueiras que passavam por dentro do tunel mudei a posição do radiador para ao lado do cambio em um suporte com inclinação para baixo, para ajudar na refrigeração(mesmo pouco) uso um cooler de computador preso ao radiador.
Antes usava as mangueiras normais para oleo e alta pressão, mas o calor as danificava rapidamente, principalmente próximo do motor, fazendo com que um dia vazasse quase todo o oleo do motor(nessa configuração cabiam 4 litros), por pouco(e por causa do militec 1) não houve nada mais grave com o motor, mesmo ele estando em marcha lenta quando vazou.
Coloquei as aeroquip, a 80,00 o metro, por isso mudei o radiador de oleo.
www.jperson.nafoto.net
Antes usava as mangueiras normais para oleo e alta pressão, mas o calor as danificava rapidamente, principalmente próximo do motor, fazendo com que um dia vazasse quase todo o oleo do motor(nessa configuração cabiam 4 litros), por pouco(e por causa do militec 1) não houve nada mais grave com o motor, mesmo ele estando em marcha lenta quando vazou.
Coloquei as aeroquip, a 80,00 o metro, por isso mudei o radiador de oleo.
www.jperson.nafoto.net
jperson- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Por aqui ainda não vi , mas essa bomba existe no exterior;
Pra quem gosta de Fusca, tem esse blog, irmão do nosso planeta;
http://planeta-fusca.blogspot.com/
Pra quem gosta de Fusca, tem esse blog, irmão do nosso planeta;
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Clayton- Atolado na Lama
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Re: Filtro de óleo
Clayton, se eu não estou enganado tem uma pessoa em Curitiba que faz uma peça parecida com essa. Tavam falando sobre ela no fórum do Fusca4Ever.
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
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Re: Filtro de óleo
vivinhom escreveu:Poderiam esmuiçar esse tipo de adaptação, por vafor?
Cave fundo no Planeta lá tem tudo explicadinho, nos miiiiiiiinimos detalhes.
Ed- Desbravador Master
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Re: Filtro de óleo
Seguem as fotos:
Filtro e radiador:
Radiador visto por cima:
Bomba e mangueiras:
Nessa dá para ver o radiador, a tampa de válvulas e o frio a disco:
Tem outras, mas já dá para ter uma ideia.
O que falta agora é conseguir afastar as mangueiras da descarga.....
Filtro e radiador:
Radiador visto por cima:
Bomba e mangueiras:
Nessa dá para ver o radiador, a tampa de válvulas e o frio a disco:
Tem outras, mas já dá para ter uma ideia.
O que falta agora é conseguir afastar as mangueiras da descarga.....
Pietro- Moderador
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: Filtro de óleo
Gostei do esquema do radiador de Oleo !
Kibe- Desbravador Master
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Re: Filtro de óleo
Pietro, esse esquema do radiador na entrada da ventoinha não capta ar muito quente do radiador?
Uso um radiador desses e coloquei ao lado do cambio, com um cooler de computador para ajudar na refrigeração, antes usava na frente do buggy, mas as mangueiras aeroquip são muito caras e tive de aproximar o radiador do motor para economizar nas mangueiras.
Uso um radiador desses e coloquei ao lado do cambio, com um cooler de computador para ajudar na refrigeração, antes usava na frente do buggy, mas as mangueiras aeroquip são muito caras e tive de aproximar o radiador do motor para economizar nas mangueiras.
jperson- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Pietro escreveu:Valeu Carlão, meu estágio em Boxer está começando agora, e quando o mecânico me solicitou um bomba nova, parti logo para mudança.
Pessoal, o kit do ML é legal, mas o radiador no Omega, que o Fabrício usou, é bem melhor. Eu, infelizmente só descobri depois que comprei, e vou usá-lo assim mesmo.
Devo instalar na parte de trás da lataria do motor de modo que a própria ventuinha puxe o ar através dele.
Acho que não é um bom local, pois o ar vai ser aquecido e isso não deve ser bom para a refrigeração do motor...
Re: Filtro de óleo
Muito bom Pietro!
Também concordo com Carlão e jperson. Com o radiador ali, você vai estar mandando ar mais quente para denro da capela...
Mas em compensação, a ventoinha da capela vai fazer com que passe ar pelo radiador extra....
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Também concordo com Carlão e jperson. Com o radiador ali, você vai estar mandando ar mais quente para denro da capela...
Mas em compensação, a ventoinha da capela vai fazer com que passe ar pelo radiador extra....
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
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Re: Filtro de óleo
Calma pessoal. Pensei nisso antes de colocar ali.
Se vou estar passando parte do óleo por fora, vou precisar de menos ar lá dentro. Ou seja, estou aumentando a área de troca térmica, mas utilizando o mesmo fluxo de ar.
Na pior das hipóteses vou ter que aumentar o fluxo de ar.
Escolhi esse local por ter fluxo com o carro parado.
Se vou estar passando parte do óleo por fora, vou precisar de menos ar lá dentro. Ou seja, estou aumentando a área de troca térmica, mas utilizando o mesmo fluxo de ar.
Na pior das hipóteses vou ter que aumentar o fluxo de ar.
Escolhi esse local por ter fluxo com o carro parado.
Pietro- Moderador
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Data de inscrição : 20/08/2008
Re: Filtro de óleo
Na verdade, ainda acho que não é uma boa troca. O óleo até é utilizado - em parte - para a refrigeração do motor. Mas já temos um radiador de óleo dentro da capela, o que causa problemas no cilindro nº3 - nos fuscas mais antigos, pois os novos desviam o ar do radiador para fora da capela. Colocando ar mais quente, não vamos refrigerar o motor suficientemente.
São coisas diferentes: a refrigeração externa dos cilindros nada tem a ver com a refrigeração do óleo. Aliás, só ter mais um meio litro de óleo e as mangueiras externas, já se tem um acréscimo mais que suficiente para a refrigeração a mais do óleo do motor de um buggy. É o que acontece quando se coloca um filtro externo. A refrigeração do motor melhora por estes dois fatores.
São coisas diferentes: a refrigeração externa dos cilindros nada tem a ver com a refrigeração do óleo. Aliás, só ter mais um meio litro de óleo e as mangueiras externas, já se tem um acréscimo mais que suficiente para a refrigeração a mais do óleo do motor de um buggy. É o que acontece quando se coloca um filtro externo. A refrigeração do motor melhora por estes dois fatores.
Re: Filtro de óleo
Tens razão Carlão, pensei só na refrigeração do óleo.
Comecei a pensar na refrigeração dos cilindros agora.....
Assim que achar uma solução vou colocá-la aqui.
Acho que vou mandar um tufão na capela.......
Comecei a pensar na refrigeração dos cilindros agora.....
Assim que achar uma solução vou colocá-la aqui.
Acho que vou mandar um tufão na capela.......
Pietro- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Pietro , o mais certo seria colocar dois tubos entre o chassi até a frente do buggy, comprar mais duas mangueiras e colocar o radiador na frente do parachoque, em algum lugar não muito baixo. Fica muito legal, mas só terá finalidade se você gosta de dar uns pau. . Outra coisa, pode-se adaptar um termômetro no circuito para medir a temperatura do óleo;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90339467-sensor-temperatura-willtec-p-manmetro-termmetro-agua-oleo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90339467-sensor-temperatura-willtec-p-manmetro-termmetro-agua-oleo-_JM
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Filtro de óleo
Clayton, a dica do termômetro é muito boa.
Já ter que levar esse radiador "chinfrim" lá para frente.... sei não. Não vale a pena, a não ser que fosse um RADIADOR e paro todo óleo.
Tive um emis que dava 140km/h fácil e muito estável, mas acho que era muito arrisacado. Hoje 100 tá bom de mais.
Já ter que levar esse radiador "chinfrim" lá para frente.... sei não. Não vale a pena, a não ser que fosse um RADIADOR e paro todo óleo.
Tive um emis que dava 140km/h fácil e muito estável, mas acho que era muito arrisacado. Hoje 100 tá bom de mais.
Pietro- Moderador
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Re: Filtro de óleo
Vou fazer um sistema de refrigeração do óleo muito semelhante ao que usava no meu fusca turbo , to fazendo uma retifica no bichinho, ficou bem ruim de uns tempos para cá , acho que judiei demais, quando ficar pronto vou mostrar aqui no forum a gambiarra , na época funcionava bem .....
alanplick- Buggueiro
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Re: Filtro de óleo
Eu não sabia que o motor do BR 800 tinha filtro de óleo mas pela semelhança desses motores deve ser bem prático adaptar esse sistema nos motores boxer VW.
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/manualdeservicos/br800/1-15.php
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/manualdeservicos/br800/1-15.php
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Filtro de óleo
fiquei curioso sobre essa gambiarra, como é que é? você liga uma mangueira de saída de óleo em algum outro lugar?alanplick escreveu:Vou fazer um sistema de refrigeração do óleo muito semelhante ao que usava no meu fusca turbo , to fazendo uma retifica no bichinho, ficou bem ruim de uns tempos para cá , acho que judiei demais, quando ficar pronto vou mostrar aqui no forum a gambiarra , na época funcionava bem .....
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