Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

3 participantes

Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por JaderLuiz Qui maio 26, 2022 10:04 am

Galera, boa tarde.

Tenho um Fusca 71 (motor 1500 com ignição e alternador), que de um tempo pra cá, começou a apresentar sintomas de que a embreagem estava ruim. Quando eu acelerava numa subida, o giro do motor subia mas o carro perdia força, precisando reduzir. Depois de um tempo, o problema foi piorando até que resolvi encostar ele pra checar/trocar a embreagem. Como eu havia trocado ela há uns dois anos, por causa de um vazamento no retentor do volante, achei que poderia ser o tal vazamento que tinha voltado. Pra minha surpresa, quando tirei a embreagem, ela estava seca e praticamente sem desgaste algum!

Mas mexendo no motor, notei que ele estava torto. Era aquele suporte (garfão, chifrão, sei lá), que estava quebrado. Mandei soldar e pensei que esse poderia ser o problema, não sei explicar ao certo, mas pensei que pudesse ser isso, mas não era...

Quando fui colocar o motor de volta, notei uma folga axial considerável no volante do motor, no primeiro momento pensei que pudesse ser isso, mas depois descartei, pois como o platô é preso ao volante, os dois movimentariam juntos, fora que a embreagem teria desgaste prematuro no caso de patinar... Certo?

Enfim, gostaria de sugestões do que poderia ser. Tô suspeitando da caixa de transmissão, será?

Em relação à folga axial, pra ganhar um folego, posso colocar aquelas arruelas de ajuste atrás do volante? Medir a folga e colocar arruelas até atingir uma espessura pouca coisa menor?

JaderLuiz
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : Bh- MG
Tipo de Buggy : Fusca 1500 - 1971 Azul Pavão
Pontos : 708
Data de inscrição : 26/05/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por Beco Sex Jun 03, 2022 12:48 pm

Como o giro sobe e o carro perde força, a coisa toda está na embreagem, mesmo. A caixa não dá este tipo de resposta, mesmo que tenha folgas internas. Como o garfo estava quebrado, pode ser alguma coisa que está errada e que tenha causado isso. 
Quanto ao desgaste por patinar, sim, apareceria mas talvez não tenha tido tempo de aparecer. Ela estava limpa e sem desgaste? Não estava com a superfície vitrificada? Não tinha nem um cantinho com desgaste maior que o resto?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11917
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

JaderLuiz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por JaderLuiz Seg Jun 06, 2022 9:24 am

Beco escreveu:Como o giro sobe e o carro perde força, a coisa toda está na embreagem, mesmo. A caixa não dá este tipo de resposta, mesmo que tenha folgas internas. Como o garfo estava quebrado, pode ser alguma coisa que está errada e que tenha causado isso. 
Quanto ao desgaste por patinar, sim, apareceria mas talvez não tenha tido tempo de aparecer. Ela estava limpa e sem desgaste? Não estava com a superfície vitrificada? Não tinha nem um cantinho com desgaste maior que o resto?
Então, o sintoma é realmente de embreagem patinando. Eu sei porq tive um vazamento no retentor do volante que fez ela patinar da ultima vez. Mas a grande surpresa é que o disco não tem desgaste algum dessa vez... Eu vou providenciar as arruelas de calço pra folga do volante e descer o motor mais uma vez. Até lá, vou dando umas voltas com o carro e deixando patinar bem, pra ter certeza. Obrigado!


Última edição por JaderLuiz em Seg Jun 06, 2022 9:43 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Gramatica.)

JaderLuiz
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : Bh- MG
Tipo de Buggy : Fusca 1500 - 1971 Azul Pavão
Pontos : 708
Data de inscrição : 26/05/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por chevas Sáb Jun 11, 2022 4:07 pm

Olá. Creio que a embreagem deve estar afastada do volante mais do que o normal...boa sorte.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5908
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por JaderLuiz Seg Jun 27, 2022 1:39 pm

chevas escreveu:Olá. Creio que a embreagem deve estar afastada do volante mais do que o normal...boa sorte.
[]'s
Boa tarde galera. Ainda não tive tempo de mexer no carro... :/

Mas esse problema que o chevas mencionou, só aconteceria se o platô estivesse ruim, né?

Por via das dúvidas, vou trocar o platô e aquela mola que vai no garfo da caixa.

JaderLuiz
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : Bh- MG
Tipo de Buggy : Fusca 1500 - 1971 Azul Pavão
Pontos : 708
Data de inscrição : 26/05/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por Beco Sex Jul 29, 2022 7:19 am

Acho que não precisaria estar ruim, não. Alguma folga axial no vira ou na própria caixa, poderia fazer aparecer algo assim.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11917
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque! Empty Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos