Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
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Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Galera, boa tarde.
Tenho um Fusca 71 (motor 1500 com ignição e alternador), que de um tempo pra cá, começou a apresentar sintomas de que a embreagem estava ruim. Quando eu acelerava numa subida, o giro do motor subia mas o carro perdia força, precisando reduzir. Depois de um tempo, o problema foi piorando até que resolvi encostar ele pra checar/trocar a embreagem. Como eu havia trocado ela há uns dois anos, por causa de um vazamento no retentor do volante, achei que poderia ser o tal vazamento que tinha voltado. Pra minha surpresa, quando tirei a embreagem, ela estava seca e praticamente sem desgaste algum!
Mas mexendo no motor, notei que ele estava torto. Era aquele suporte (garfão, chifrão, sei lá), que estava quebrado. Mandei soldar e pensei que esse poderia ser o problema, não sei explicar ao certo, mas pensei que pudesse ser isso, mas não era...
Quando fui colocar o motor de volta, notei uma folga axial considerável no volante do motor, no primeiro momento pensei que pudesse ser isso, mas depois descartei, pois como o platô é preso ao volante, os dois movimentariam juntos, fora que a embreagem teria desgaste prematuro no caso de patinar... Certo?
Enfim, gostaria de sugestões do que poderia ser. Tô suspeitando da caixa de transmissão, será?
Em relação à folga axial, pra ganhar um folego, posso colocar aquelas arruelas de ajuste atrás do volante? Medir a folga e colocar arruelas até atingir uma espessura pouca coisa menor?
Tenho um Fusca 71 (motor 1500 com ignição e alternador), que de um tempo pra cá, começou a apresentar sintomas de que a embreagem estava ruim. Quando eu acelerava numa subida, o giro do motor subia mas o carro perdia força, precisando reduzir. Depois de um tempo, o problema foi piorando até que resolvi encostar ele pra checar/trocar a embreagem. Como eu havia trocado ela há uns dois anos, por causa de um vazamento no retentor do volante, achei que poderia ser o tal vazamento que tinha voltado. Pra minha surpresa, quando tirei a embreagem, ela estava seca e praticamente sem desgaste algum!
Mas mexendo no motor, notei que ele estava torto. Era aquele suporte (garfão, chifrão, sei lá), que estava quebrado. Mandei soldar e pensei que esse poderia ser o problema, não sei explicar ao certo, mas pensei que pudesse ser isso, mas não era...
Quando fui colocar o motor de volta, notei uma folga axial considerável no volante do motor, no primeiro momento pensei que pudesse ser isso, mas depois descartei, pois como o platô é preso ao volante, os dois movimentariam juntos, fora que a embreagem teria desgaste prematuro no caso de patinar... Certo?
Enfim, gostaria de sugestões do que poderia ser. Tô suspeitando da caixa de transmissão, será?
Em relação à folga axial, pra ganhar um folego, posso colocar aquelas arruelas de ajuste atrás do volante? Medir a folga e colocar arruelas até atingir uma espessura pouca coisa menor?
JaderLuiz- Novato
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Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Como o giro sobe e o carro perde força, a coisa toda está na embreagem, mesmo. A caixa não dá este tipo de resposta, mesmo que tenha folgas internas. Como o garfo estava quebrado, pode ser alguma coisa que está errada e que tenha causado isso.
Quanto ao desgaste por patinar, sim, apareceria mas talvez não tenha tido tempo de aparecer. Ela estava limpa e sem desgaste? Não estava com a superfície vitrificada? Não tinha nem um cantinho com desgaste maior que o resto?
Quanto ao desgaste por patinar, sim, apareceria mas talvez não tenha tido tempo de aparecer. Ela estava limpa e sem desgaste? Não estava com a superfície vitrificada? Não tinha nem um cantinho com desgaste maior que o resto?
JaderLuiz gosta desta mensagem
Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Então, o sintoma é realmente de embreagem patinando. Eu sei porq tive um vazamento no retentor do volante que fez ela patinar da ultima vez. Mas a grande surpresa é que o disco não tem desgaste algum dessa vez... Eu vou providenciar as arruelas de calço pra folga do volante e descer o motor mais uma vez. Até lá, vou dando umas voltas com o carro e deixando patinar bem, pra ter certeza. Obrigado!Beco escreveu:Como o giro sobe e o carro perde força, a coisa toda está na embreagem, mesmo. A caixa não dá este tipo de resposta, mesmo que tenha folgas internas. Como o garfo estava quebrado, pode ser alguma coisa que está errada e que tenha causado isso.
Quanto ao desgaste por patinar, sim, apareceria mas talvez não tenha tido tempo de aparecer. Ela estava limpa e sem desgaste? Não estava com a superfície vitrificada? Não tinha nem um cantinho com desgaste maior que o resto?
Última edição por JaderLuiz em Seg Jun 06, 2022 9:43 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Gramatica.)
JaderLuiz- Novato
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Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Olá. Creio que a embreagem deve estar afastada do volante mais do que o normal...boa sorte.
[]'s
[]'s
chevas- Moderador
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Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Boa tarde galera. Ainda não tive tempo de mexer no carro... :/chevas escreveu:Olá. Creio que a embreagem deve estar afastada do volante mais do que o normal...boa sorte.
[]'s
Mas esse problema que o chevas mencionou, só aconteceria se o platô estivesse ruim, né?
Por via das dúvidas, vou trocar o platô e aquela mola que vai no garfo da caixa.
JaderLuiz- Novato
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Re: Motor sobe a rotação, mas o carro está sem torque!
Acho que não precisaria estar ruim, não. Alguma folga axial no vira ou na própria caixa, poderia fazer aparecer algo assim.
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