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Novo projeto de Buggy - Farina Buggies

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farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 Empty Re: Novo projeto de Buggy - Farina Buggies

Mensagem por Reinaldo Qui Jul 31, 2014 8:25 am

Bom dia.

Minha opinião é formar um grupo exclusivo de fabricantes de Buggys, e fazer uma ação conjunta para classificar o Buggy como exceção por se tratar de veiculo tradicional fora de estrada e com características próprias, e ainda com notório contexto cultural e influência direta no turismo de muitas cidades.

Minha opinião é que os Buggys são exceção até entre os pequenos fabricantes de carros artesanais fora de série, por ter característica próprias e únicas e ainda com uso especifico já incorporado a cultura brasileira.

Abraços.

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Mensagem por Joker Qui Jul 31, 2014 8:36 am

Reinaldo escreveu:Bom dia.

Minha opinião é formar um grupo exclusivo de fabricantes de Buggys, e fazer uma ação conjunta para classificar o Buggy como exceção por se tratar de veiculo tradicional fora de estrada e com características próprias, e ainda com notório contexto cultural e influência direta no turismo de muitas cidades.

Minha opinião é que os Buggys são exceção até entre os pequenos fabricantes de carros artesanais fora de série, por ter característica próprias e únicas e ainda com uso especifico já incorporado a cultura brasileira.

Abraços.

Reinaldo


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Mensagem por Beco Qui Jul 31, 2014 9:03 am

Reinaldo escreveu:Farina, boa noite.

Tem uma linha no texto da nova lei, que fala sobre "novo projeto" e define que o que vale é o projeto e não o ano de fabricação...

Talvez a "brecha" seja atacar esse ponto, pois o projeto do Buggy é de 60 e 70 e não mudou quase nada até hoje...

Estou torcendo para que os fabricantes de Buggys tenham êxito nessa empreitada.

Abraços.

Reinaldo

Esta eu posso responder. Não se trata de um projeto dos anos 60 ou 70. O projeto do Farina é novo no que diz respeito às normas. Depois de aprovado este projeto, se não mudar alguma coisa na mecânica, as variações podem ser consideradas do mesmo projeto. Eu importei algumas motos e todas tiveram seus certificados individuais, até porque há um limite por modelo e outro por total para atender ao Promot sem fazer os ensaios de emissão. Mas se eu tivesse motos com o mesmo motor e a mesma relação final, poderia alterar detalhes cosméticos que ainda seria considerado o mesmo projeto. A Kombi é um projeto antigo e teve que ser descontinuada por não atender estas exigências de segurança passiva.

Também acho necessária a legislação que aumente a segurança em geral. Mas as exceções existem e devem ser consideradas. Um triciclo, por exemplo, está dispensado do airbag e do freio ABS.
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Mensagem por Farina Qui Jul 31, 2014 10:29 am

Agora que eu vi que abriu um novo tópico para nosso projeto, valeu Turma...

Essa deve ser nossa linha de raciocínio, pois é impossível produzir buggys em larga escala assim como é impossível bancar essas normas com baixa escala.
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Mensagem por Convidado Qui Jul 31, 2014 7:03 pm

Farina escreveu:Agora que eu vi que abriu um novo tópico para nosso projeto, valeu Turma...

Essa deve ser nossa linha de raciocínio, pois é impossível produzir buggys em larga escala assim como é impossível bancar essas normas com baixa escala.

Farina,
Pergunta básica?
Se a lei já está em vigor, como estão sendo produzidos os Selvagens, Fybers, Cauypes, Fercars, BRMs, etc, etc da vida na linha 2014? estão todos ilegais? Nenhum organização verifica se o projeto da fábrica está atendendo aos padrões? 

É praticamente a mesma discução que estávamos tendo em outro fórum.. se eram obrigatório cintos modelo a,b,c, esguicho, limpador, balaozinho que acende, etc, etc.. em determinados anos, pq a fábrica teve a autorização para produzir sem??

Me parece que ou a fiscalização não é eficiente (na fábrica antes da venda), ou as fábricas tem alguma brecha na lei (ou liminar), ou alguém está ganhando dinheiro.. kkkk

O fato é que existem muitos buggy's zero km pra vender..

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Mensagem por Beco Qui Jul 31, 2014 7:12 pm

podem ser buggies com ano de fabricação 2013... ou eles estão com alguma autorização especial. O problema do Farina é que ele ainda não tem a homologação. Mas, sem ter uma definição muito breve, vamos ficar sem buggies novos no país.
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Mensagem por Farina Sex Ago 01, 2014 9:57 am

Sim, as fabricas ainda estão produzindo buggys em 2014 mas o denatran esta notificando individualmente as empresas e gradativamente ira bloquear o registro até a regularização, pode ser que leve anos até todos serem notificados mas o fato é que não podemos esperar a ultima hora.

No meu caso ainda não tenho homologação do nosso buggy, foi no momento que iniciei o processo que veio a negativa do Denatran.

Estou em contato direto com nosso parceiro Vanildo da Fibravan e estamos estudando as possíveis soluções, alguns fabricantes estão adotando paleativamente o cadastro de Fora de estrada mas o Denatran se baseia na NBR-13776 e segundo esta norma o buggy não pode ser classificado como fora de estrada.
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Mensagem por Beco Sáb Ago 02, 2014 7:40 pm

Como o Denatran se baseia em uma Norma Técnica da ABNT, pode ser por aí o caminho para resolver isso.

Um contato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas pode ajudar bastante.
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Mensagem por Farina Qua Ago 06, 2014 4:49 pm

Seguindo as orientações do Carlão enviei um questionamento a ABNT e eles repassaram a um comitê que ira analisar a solicitação, este é um importante passo para realmente classificar o buggy como um autentico 4X2 fora de estrada.

Estou fazendo uma solicitação ao Denatran para que o buggy seja classificado em uma nova modalidade com regras especificas para veículos de produção limitada.

Para classificar como buggy teremos que indicar as características que o veiculo deve ter, vou colocar algumas abaixo e por favor complementem com opiniões pois acho que este assunto deve ser amplamente debatido por todos que entendem do assunto.

Buggy:

Veiculo 4X2 com tração traseira

Motor traseiro ou central

Maximo de 5 passageiros

Etc... o que mais acrescentar????
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Mensagem por Beco Qua Ago 06, 2014 5:21 pm

célula de proteção composta por santoantônio e barras laterais, devidamente fixadas no chassi. Talvez uma redação mais técnica... Smile
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Mensagem por Beco Qua Ago 06, 2014 5:23 pm

seria interessante colocar o peso máximo, ângulos de entrada e saída? lembrem-se que precisamos configurar um buggy e não um carro de passeio.
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Mensagem por Reinaldo Qua Ago 06, 2014 6:02 pm

Acho que quanto menos coisas melhor...

1- Tração 4x2(tanto faz traseira ou dianteira). Dá liberdade para criação...
2- Peso Bruto Total ( 1.000 Kg). Já faz necessário carroceria leve...
3- Exclusivo para passageiros. Limita para não ter veículos de carga.

Se for colocar mais do que isso, pode dar brecha para ter limitação para tudo... Tamanho de roda, motor, comprimento, largura, etc... E isso vai tirar a maior garça de ter um Buggy, que é poder fazer modificações...

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Mensagem por Farina Qua Ago 06, 2014 6:18 pm

Carlão a parte dos ângulos e altura do solo estão na norma da abnt e são obrigatórias para a classificação de fora de estrada, o que precisamos seria requisitos para enquadramento na categoria a ser criada para os buggys no DENATRAN.

Pietro como tudo no Brasil tem mais impacto se ja foi testado la fora estou pegando em parte a norma da FIA para classificação de veículos. No Paris Dakar a categoria buggy significa motor traseiro ou central 4X2 com tração traseira.

Portanto temos o seguinte até agora:

4x2 com tração traseira

Motor central ou traseiro

PBT até 1000kg

Até 5 passageiros

Acho que isso seria o básico, talvez limitar limitar potencia em cvs? sera?
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Mensagem por Reinaldo Qua Ago 06, 2014 6:31 pm

Farina escreveu:Carlão a parte dos ângulos e altura do solo estão na norma da abnt e são obrigatórias para a classificação de fora de estrada, o que precisamos seria requisitos para enquadramento na categoria a ser criada para os buggys no DENATRAN.

Pietro como tudo no Brasil tem mais impacto se ja foi testado la fora estou pegando em parte a norma da FIA para classificação de veículos. No Paris Dakar a categoria buggy significa motor traseiro ou central 4X2 com tração traseira.

Portanto temos o seguinte até agora:

4x2 com tração traseira

Motor central ou traseiro

PBT até 1000kg

Até 5 passageiros

Acho que isso seria o básico, talvez limitar limitar potencia em cvs? sera?

Pietro????????????????????????????

Acho que tem que pensar como o Buggy é hoje no Brasil, e tem Buggy de tudo que é jeito... Por isso acho mais adequado fazer uma regra geral para não prejudicar nenhum fabricante... Tem que pensar em todo mundo... Se eu não me engano, tem Buggy já sendo fabricado com tração dianteira pela Selvagem no RN...

PBT já engloba N° de passageiros... PBT é a massa do carro + capacidade(N° de passageiros, pela norma calcula-se como 70Kg para cada passageiro).

Melhor indicar só PBT e exclusivo para passageiros, pois pode ter algum fabricante que queira fazer um Buggy para 7 pessoas(Dentro do limite do PBT)...

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Mensagem por Beco Qua Ago 06, 2014 6:37 pm

Reinaldo, o que tem na ABNT é um grupo técnico que vai analisar e propor um perfil adequado. Se a proposta for genérica demais, a chance de colocarem mais coisas é bem maior. Acho que o Farina está certo em dar um perfil do que já existe sendo produzido no Brasil. Mas não ouvi falar de Selvagem com tração dianteira. Acho que um buggy com tração dianteira fica bem limitado no uso de trilhas...
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Mensagem por Farina Qua Ago 06, 2014 7:28 pm

Kkk me desculpe Reinaldo, li várias mensagens e fiquei com o nome do Pietro na memória!!!
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Mensagem por Reinaldo Qua Ago 06, 2014 7:29 pm

Carlão

Eu não estou impondo nada, só estou dando a minha opinião como solicitado...

Pode procurar que eu acho que tem Selvagem AP com tração dianteira.

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Última edição por Reinaldo em Qua Ago 06, 2014 8:30 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Reinaldo Qua Ago 06, 2014 7:31 pm

Farina escreveu:Kkk me desculpe Reinaldo, li várias mensagens e fiquei com o nome do Pietro na memória!!!

Tem problema não... Já me chamaram de coisa muito pior aqui... Rrsrsrsrrsrsrsrsrrsrs!!!!

Obs: Pietro não se ofenda, não quis dizer que o seu nome foi uma ofensa. Rrsrsrsr!!!!

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Mensagem por Reinaldo Qua Ago 06, 2014 7:50 pm

Só um exemplo de legitimo Buggy com tração dianteira e que se deu muito bem nas no Off-Road:
farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 Wbdzqq
 
 
1987 COALA
 
farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 COALA%204X4&PU42%201987
 
 
Fugindo da tradicional fórmula de se usar a mecânica Volkswagen refrigerada a ar nos projetos de buggies, Moacir Silveira Veloso, de Recife (PE), desenvolveu o Coala, um buggy com mecânica do Fiat 147: motor dianteiro refrigerado à água, transversal, 1300cc, tração dianteira. Ao contrário do que se possa imaginar, tal solução mostrou-se bastante satisfatória durante os testes realizados: o Coala apresentou bom desempenho e dirigibilidade tanto no asfalto quanto nas dunas de areia.
 
Fonte: Revista  4x4 & Pickup, nº 42.
Colaboração: Lindeberg de Menezes Jr.
 
 

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito_nac_6.htm

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Mensagem por Farina Qua Ago 06, 2014 10:55 pm

Na realidade o a tração traseira é infinitamente superior a dianteira para off road principalmente no quesito duna onde um buggy com motor na frente e tração dianteira pode cravar a frente e ocasionar um acidente ja com motor traseiro ou central é o que todos conhecemos.

Mas confesso que não vi este buggy da selvagem com tração dianteira!!!!
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Mensagem por chevas Qui Ago 07, 2014 8:07 am

Achei que isso já estivesse resolvido. Muitos disseram que Buggy não entraria na exigência por questões de volume de produção, mas realmente ninguém colocou a fonte ou a norma...

https://planetabuggy.forumeiros.com/t5001-obrigatoriedade-de-abs-e-air-bag

PS: Bonito o projeto, Farina

Sugestões para a classificação:

- não especificar o eixo de tração nem potência máxima, apenas o peso e a capacidade de passageiros;
- carroceria de material sintético, integrada ou não ao chassi;
- definir para todos os fabricantes uma única forma de reconhecimento de marca e modelo, por exemplo, plaqueta ou marcação.


Sugestões de concessões especiais para esta nova categoria de veículo:

- dispensar exigência de roda sobressalente, abs e airbag por motivos de projeto e de volume limitado de produção;
- essa é difícil, mas...permitir tanques extras de reserva ou suplementares de combustível;
- enquadrá-lo como equiparável a veículos antigos e de coleção, permitindo aumentar a tolerância de emissões, além de flexibilizar as dimensões de pára-choques e especificações de localização/eficiência da iluminação externa;

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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 8:27 am

Farina escreveu:Na realidade o a tração traseira é infinitamente superior a dianteira para off road principalmente no quesito duna onde um buggy com motor na frente e tração dianteira pode cravar a frente e ocasionar um acidente ja com motor traseiro ou central é o que todos conhecemos.

Mas confesso que não vi este buggy da selvagem com tração dianteira!!!!

Farina, bom dia.

A BRM também já teve Buggy com tração dianteira...

 
1984 BRM M9
 
farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 BRM%20M9%20M3dez84
 
 
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1984, o M9 fugia à tradição da BRM na fabricação de buggies com mecânica de Fusca. Neste caso, tratava-se de um veículo com aspecto de fora-de-estrada leve, e utilizava mecânica da família BX da Volkswagen (Gol, Voyage, Parati, Saveiro), com motor e tração dianteiros.
 
Fonte: Revista Motor 3, dezembro de 1984.
Foto: João Carlos de Moura Andrade.
Colaboração: Lindeberg de Menezes Jr
 
 
Mas não se trata de melhor ou pior desempenho... O Buggys são fabricados aqui no Braisl a décadas e com os mais variados propósitos...

O tradicional Kadron por exemplo não se enquadraria em Off-Road...

Imagina um fabricante de Buggy no Nordeste que faça um projeto de Buggy para 7 pessoas com tração dianteira, só para levar turistas passear pela orla da praia? Isso é extremamente viável e não precisa ter desempenho Off-Road...

Por isso a minha opinião de deixar o mais livre possível essas questões, não tenho a menor intensão de defender melhor desempenho disso ou daquilo ou qualquer outro juízo de valor... A minha intenção sempre será de contribuir positivamente e ajudar no que for possível.

Abraços

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Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 8:41 am

chevas escreveu:Achei que isso já estivesse resolvido. Muitos disseram que Buggy não entraria na exigência por questões de volume de produção, mas realmente ninguém colocou a fonte ou a norma...

https://planetabuggy.forumeiros.com/t5001-obrigatoriedade-de-abs-e-air-bag

Sim, o problema é que o Denatran fez uma norma genérica e aplicou a todos veículos isentando apenas os veículos fora de estrada classificados pela NBR 13776 e por esta norma os buggys estão fora. (essa ninguém imaginava)

PS: Bonito o projeto, Farina

Sugestões para a classificação:

- não especificar o eixo de tração nem potência máxima, apenas o peso e a capacidade de passageiros; (Temos que especificar para evitar o enquadramento de outros veiculos que possam se beneficiar desta norma)

- carroceria de material sintético, integrada ou não ao chassi; (essa tem que ser meio generica... é tipo buggy)

- definir para todos os fabricantes uma única forma de reconhecimento de marca e modelo, por exemplo, plaqueta ou marcação. (a marcação de chassi é obrigatória a todos fabricantes, para monobloco somente o numero de chassi e para os que usam carroceria parafusada deve ter o numero do chassi e mais a plaqueta de identificação)


Sugestões de concessões especiais para esta nova categoria de veículo:

- dispensar exigência de roda sobressalente, abs e airbag por motivos de projeto e de volume limitado de produção; (a roda sobressalente é obrigatória a todos veículos)

- essa é difícil, mas...permitir tanques extras de reserva ou suplementares de combustível; (essa não compete ao denatran e sim ao projeto)

- enquadrá-lo como equiparável a veículos antigos e de coleção, permitindo aumentar a tolerância de emissões, além de flexibilizar as dimensões de pára-choques e especificações de localização/eficiência da iluminação externa; (essa é um boa saída, porem flexibilizar itens como para-choque e iluminação estendera muito o debate e poderá nos prejudicar)

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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 9:01 am

Talvez a melhor solução para evitar que as grandes montadoras se aproveitem para se beneficiar dessa norma e lançar veículos novos sem ABS e Air-Bag, é limitar o número de produção por mês...

Por Exemplo: 30 carros por mês.

Nenhuma grande montadora vai se dispor a fazer um projeto e colocar no mercado um carro, para vender só 30 por mês...

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Mensagem por chevas Qui Ago 07, 2014 9:05 am

Reinaldo escreveu:Talvez a melhor solução para evitar que as grandes montadoras se aproveitem para se beneficiar dessa norma e lançar veículos novos sem ABS e Air-Bag, é limitar o número de produção por mês...

Por Exemplo: 30 carros por mês.

Nenhuma grande montadora vai se dispor a fazer um projeto e colocar no mercado um carro, para vender só 30 por mês...

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farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 Empty Re: Novo projeto de Buggy - Farina Buggies

Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 9:56 am



Farina, bom dia.

A BRM também já teve Buggy com tração dianteira...

 
1984 BRM M9
 
farina - Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 2 BRM%20M9%20M3dez84
 
 
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1984, o M9 fugia à tradição da BRM na fabricação de buggies com mecânica de Fusca. Neste caso, tratava-se de um veículo com aspecto de fora-de-estrada leve, e utilizava mecânica da família BX da Volkswagen (Gol, Voyage, Parati, Saveiro), com motor e tração dianteiros.
 
Fonte: Revista Motor 3, dezembro de 1984.
Foto: João Carlos de Moura Andrade.
Colaboração: Lindeberg de Menezes Jr
 
 
Mas não se trata de melhor ou pior desempenho... O Buggys são fabricados aqui no Braisl a décadas e com os mais variados propósitos...

O tradicional Kadron por exemplo não se enquadraria em Off-Road...

Imagina um fabricante de Buggy no Nordeste que faça um projeto de Buggy para 7 pessoas com tração dianteira, só para levar turistas passear pela orla da praia? Isso é extremamente viável e não precisa ter desempenho Off-Road...

Por isso a minha opinião de deixar o mais livre possível essas questões, não tenho a menor intensão de defender melhor desempenho disso ou daquilo ou qualquer outro juízo de valor... A minha intenção sempre será de contribuir positivamente e ajudar no que for possível.

Abraços

Reinaldo
Eu conheci esse veiculo na fabrica, mas ele não chegou a ser produzido por questões de desempenho, mas o ruim de deixar esta lacuna é que algum fabricante poderá se utilizar dessa brecha para produzir veículos para uso urbano sem Air Bag e ABS e nossa intenção não é ir contra esses equipamentos e sim que eles não sejam obrigatórios especificamente para os buguies.

A questão que defendemos junto ao Denatran é que os buggys são para uso fora de estrada por isso certos equipamentos não se aplicam aos buggys, se não estiver enquadrado em fora de estrada tara de ter obrigatoriamente ABS e Air Bag. A questão de transporte de turistas exige um projeto especifico um buggy não tem capacidade estrutural para transportar 7 pessoas e acredito que para isso deva existir uma legislação especifica!!!
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