Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cambão sem conseguir puxar !

+2
Bocca
Bruno Dâmaso
6 participantes

Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bruno Dâmaso Qua Fev 26, 2014 5:07 pm

Galera fiz um cambão pro meu buggy tropical tr mas nas curvas ele não faz o jogo ele enrola para o lado contrário e fica enrolado , meu buggu tem jogo de roda furacão 4x100 sem adaptador na dianteira !Alguem ajuda aí !
Bruno Dâmaso
Bruno Dâmaso
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 39
Localização : São miguel dos campos-AL
Tipo de Buggy : FYBER 2000w 1.8 AP
2011
Pontos : 4273
Data de inscrição : 17/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bocca Qua Fev 26, 2014 5:58 pm

Tens que ver a cambagem. Quem faz balanceamento e geometria coloca a cambagem do teu buggy no lugar. Depois disso o buggy vai acompanhar teu carro nas curvas.
Bocca
Bocca
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 783
Idade : 45
Localização : Tubarão SC
Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
Pontos : 5529
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bruno Dâmaso Qua Fev 26, 2014 6:02 pm

Bocca vou fazer isso meu amigo valeu pela ajuda !
Bruno Dâmaso
Bruno Dâmaso
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 39
Localização : São miguel dos campos-AL
Tipo de Buggy : FYBER 2000w 1.8 AP
2011
Pontos : 4273
Data de inscrição : 17/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bugólatra Qua Fev 26, 2014 6:31 pm

Bruno Dâmaso escreveu:Galera fiz um cambão pro meu buggy tropical tr mas nas curvas ele não faz o jogo ele enrola para o lado contrário e fica enrolado , meu buggu tem jogo de roda furacão 4x100 sem adaptador na dianteira !Alguem ajuda aí !
Amigo isso ai é típico de buggy que ainda não tem o caster definido, calce por traz a parte inferior do eixo dianteiro com um casquilho de biela em cada lado do eixo que esse problema fica resolvido pois para o giro obedecer o comando do reboque é necessário que o eixo tenha uma leva inclinação, essa inclinação é coisa pouca, menos de 0,5mm já é suficiente.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11754
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Reinaldo Qua Fev 26, 2014 7:39 pm

Bugólatra escreveu:
Bruno Dâmaso escreveu:Galera fiz um cambão pro meu buggy tropical tr mas nas curvas ele não faz o jogo ele enrola para o lado contrário e fica enrolado , meu buggu tem jogo de roda furacão 4x100 sem adaptador na dianteira !Alguem ajuda aí !
Amigo isso ai é típico de buggy que ainda não tem o caster definido, calce por traz a parte inferior do eixo dianteiro com um casquilho de biela em cada lado do eixo que esse problema fica resolvido pois para o giro obedecer o comando do reboque é necessário que o eixo tenha uma leva inclinação, essa inclinação é coisa pouca, menos de 0,5mm já é suficiente.

Evilasio, boa noite.

Dessa vez você está corretíssimo!!!! O problema do amigo aí é de Caster mesmo, nome correto!

Só vou corrigir uma pequena confusão nas unidades e medidas, que não deprecia sua informação que é correta, mas apenas complementa:

A medida da inclinação em Graus, 0,5° já é suficiente, o que dá mais ou menos 0,5cm ou 5mm no "calço" da parte de baixo.

Abraços.

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7197
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por zzefinho Sex Fev 28, 2014 12:12 pm

O caster também vai te ajudar a andar em linha reta, por exemplo soltar o volante e o buggy se manter reto, isso para frente, na marcha ré esculhamba tudo! 

abraço!

e lembre de não dar ré cambado.
zzefinho
zzefinho
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 207
Idade : 30
Localização : Bento Gonçalves / Capão da canoa RS
Tipo de Buggy : Buggy Emis! 91, com portas, vermelho, motor 1500 Meu primeiro buggy!
Pontos : 4359
Data de inscrição : 01/01/2013

https://www.facebook.com/SheikdasArabia

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bruno Dâmaso Sex Fev 28, 2014 3:12 pm

Amigo bugiara como assim calça a parte inferior do eixo e fácil fazer esta adaptação e mim tira uma dúvida se i eixo tiver desalinhado ele faz comquer eu não consiga puxar o buggy ?
Bruno Dâmaso
Bruno Dâmaso
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 39
Localização : São miguel dos campos-AL
Tipo de Buggy : FYBER 2000w 1.8 AP
2011
Pontos : 4273
Data de inscrição : 17/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Bugólatra Dom Mar 09, 2014 1:18 pm

Bruno Dâmaso escreveu:Amigo bugiara como assim calça a parte inferior do eixo e fácil fazer esta adaptação e mim tira uma dúvida se i eixo tiver desalinhado ele faz comquer eu não consiga puxar o buggy ?
Bruno o calço colocado por traz do tubo inferior do eixo vai proporcionar uma pequena inclinação ao eixo, ele vai sair da posição l e vai ficar um pouco assim \, não é necessário que a inclinação seja acentuada como mostrada nesse exemplo atras, na verdade pouca coisa é suficiente, essa inclinação é chamada de "caster" e é ela que vai fazer as rodas dianteiras obedecerem aos comandos de giro impostos pelo reboque na hora das curvas, sem o caster definido o veículo rebocado pode até acompanhar o veículo que esta lhe rebocando mas as rodas vão arrastarem retas durante as curvas. 

Sim o eixo ou barra de direção tortos ou desalinhados as vezes anulam o caster e podem sim fazer com que o buggy não consiga ser rebocado.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11754
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Pietro Ter Mar 11, 2014 6:35 am

Bruno Dâmaso escreveu:Amigo bugiara como assim calça a parte inferior do eixo e fácil fazer esta adaptação e mim tira uma dúvida se i eixo tiver desalinhado ele faz comquer eu não consiga puxar o buggy ?
 
Solte a parte inferior da suspenção, e afroxe a superior ( são 4 parafusos grandes ). Na parte inferior coloque uma arruela na medida 5mm (arruela grossa, acho que vai precisar de duas).
Ah, não esqueça de reapertar tudo depois.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7661
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Convidado Qui maio 01, 2014 5:56 am

Pessoal,
Fiz a manutenção na suspenção dianteira do Fyber e troquei os 4 pivôs (2 inferiores e 2 superiores), consequentemente precisei refazer a cambagem e o alinhamento..

No computador usaram como referência o padrão de regulagem do fusca, mas na minha opinião poderia ficar muito melhor, as rodas não voltam sozinhas após uma curva..
Comentei com o "comandante da situação da loja" que existe a questão das rodas traseiras serem mais altas que a dianteira, o que acaba alterando a geometria toda da suspensão mas o argumento da loja é que não existe referência para buggy no computador.
Existe algum padrão de buggy conhecido?

ps. a questão do casquilho no quadro entendo que seria para buggy's com chassis VW, chassis tubulares já possuem esta correção por padrão, certo?

Isso é especialmente ruim pois estou trazendo um cambão novo da Fyber pra instalar nele.. se não volta vai dar problema na hora de rebocar..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Reinaldo Qui maio 01, 2014 8:37 am

carlos.borowik escreveu:Pessoal,
Fiz a manutenção na suspenção dianteira do Fyber e troquei os 4 pivôs (2 inferiores e 2 superiores), consequentemente precisei refazer a cambagem e o alinhamento..

No computador usaram como referência o padrão de regulagem do fusca, mas na minha opinião poderia ficar muito melhor, as rodas não voltam sozinhas após uma curva..
Comentei com o "comandante da situação da loja" que existe a questão das rodas traseiras serem mais altas que a dianteira, o que acaba alterando a geometria toda da suspensão mas o argumento da loja é que não existe referência para buggy no computador.
Existe algum padrão de buggy conhecido?

ps. a questão do casquilho no quadro entendo que seria para buggy's com chassis VW, chassis tubulares já possuem esta correção por padrão, certo?

Isso é especialmente ruim pois estou trazendo um cambão novo da Fyber pra instalar nele.. se não volta vai dar problema na hora de rebocar..

Carlos, bom dia.

Realmente não existe padrão para Buggy no computador, mas esse "comandante da situação da loja" é bem limitado e não se importou se ia fazer o serviço correto ou não...

Ora, se não tem padrão, tem que ajustar fazendo a regulagem verificando os valores e ajustando...

O casquilho serve em qualquer Buggy, porque ele vai "encaixado" entre o quadro da suspensão o batente do chassi(seja de fusca ou tubular), mas não precisa ser um casquilho, pode ser qualquer calço de metal que fique bem fixo para fazer o serviço... Melhor ainda se for soldado o calço, aí fica uma solução definitiva.

Leva em outro lugar para ajustar o alinhamento novamente e corrigir o Caster, nem tenta levar nesse "prestador de serviço" novamente porque o cara se mostrou limitado e sem comprometimento com o serviço e com a segurança do cliente.

Esse é o problema de muita "Eletronica" nos carros e nas oficinas de hoje... Se não tem no computador, ninguém sabe o que fazer e nem tem interesse/vontade de resolver o problema...

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7197
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Convidado Qui maio 01, 2014 9:58 am

Reinaldo escreveu:
carlos.borowik escreveu:Pessoal,
Fiz a manutenção na suspenção dianteira do Fyber e troquei os 4 pivôs (2 inferiores e 2 superiores), consequentemente precisei refazer a cambagem e o alinhamento..

No computador usaram como referência o padrão de regulagem do fusca, mas na minha opinião poderia ficar muito melhor, as rodas não voltam sozinhas após uma curva..
Comentei com o "comandante da situação da loja" que existe a questão das rodas traseiras serem mais altas que a dianteira, o que acaba alterando a geometria toda da suspensão mas o argumento da loja é que não existe referência para buggy no computador.
Existe algum padrão de buggy conhecido?

ps. a questão do casquilho no quadro entendo que seria para buggy's com chassis VW, chassis tubulares já possuem esta correção por padrão, certo?

Isso é especialmente ruim pois estou trazendo um cambão novo da Fyber pra instalar nele.. se não volta vai dar problema na hora de rebocar..

Carlos, bom dia.

Realmente não existe padrão para Buggy no computador, mas esse "comandante da situação da loja" é bem limitado e não se importou se ia fazer o serviço correto ou não...

Ora, se não tem padrão, tem que ajustar fazendo a regulagem verificando os valores e ajustando...

O casquilho serve em qualquer Buggy, porque ele vai "encaixado" entre o quadro da suspensão o batente do chassi(seja de fusca ou tubular), mas não precisa ser um casquilho, pode ser qualquer calço de metal que fique bem fixo para fazer o serviço... Melhor ainda se for soldado o calço, aí fica uma solução definitiva.

Leva em outro lugar para ajustar o alinhamento novamente e corrigir o Caster, nem tenta levar nesse "prestador de serviço" novamente porque o cara se mostrou limitado e sem comprometimento com o serviço e com a segurança do cliente.

Esse é o problema de muita "Eletronica" nos carros e nas oficinas de hoje... Se não tem no computador, ninguém sabe o que fazer e nem tem interesse/vontade de resolver o problema...

Reinaldo

falou tudo.. Sad

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cambão sem conseguir puxar ! Empty Re: Cambão sem conseguir puxar !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos