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Suspensão dianteira

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Mensagem por ET Sex Jan 09, 2009 6:13 pm

Olá amigos, espero que alguém possa me ajudar... Há pouco tempo consegui adquirir um Buggy Giants (realizei um sonho de criança Very Happy ) e resolvi logo dar aquela revisão, começando pela suspensão e dirigibilidade. Troquei o eixo dianteiro (estava empenado, segundo o mecânico), os dois amortecedores, um pivô e o setor, entretanto quando tudo foi montado o Buggy ficou com a frente muito alta e os amortecedores ficaram com curso todo aberto, não permitindo o amortecimento... o carro ficou como uma carroça. Então, foi retirado por sugestão do mecânico, "molas" do eixo para poder abaixa-lo e corrigir o problema ocorrido. O carro melhorou quase nada (agora os amortecedores fecharam o curso) e continua ruim, muito "duro" e pulando bastante... fiquei decepcionado com o resultado depois de tanto gasto... Não quero empreitar novamente o serviço sem a convicção de que obterei o resultado almejado. O que posso fazer para corrigir o serviço feito, e para que eu consiga a suspensão dianteira funcionando normalmente, como se espera de um buggy? Antecipo agradecimentos.
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Mensagem por Clayton Sex Jan 09, 2009 7:35 pm

Já pensou em colocar catraca na suspenção , custa barato,é simples de colocar e tens como regular; dê uma olhada Shocked ;
http://planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/catraca.htm
obs: deixe os pneus com umas 15 lbs na dianteira , fica mais macio.
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Mensagem por ET Sáb Jan 10, 2009 9:43 am

OK. Obrigado Clayton, vou ver isso.
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Mensagem por Beco Sáb Jan 10, 2009 2:40 pm

Este buggy ainda está com a barra estabilizadora? Bem, ela não vai influenciar na altura, mas pode melhorar um pouco o conforto...

Quanto à retirar molas, não recomendo, pois vai enfraquecer todo o sistema. Já o sistema de catraca é bom, tenho no meu buggy, mas não vai fazer ficar mais macio, apenas mais baixo... Deve ter alguma coisa errada no sistema. Dá uma boa olhada nele, antes de qualquer coisa. Talvez a primeira troca a ser feita seja o mecânico...
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Mensagem por jperson Sáb Jan 10, 2009 3:29 pm

Sou da opinião do carlão, acho melhor procurar outro mecanico.
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Mensagem por ET Sáb Jan 10, 2009 6:11 pm

Obrigado pela ajuda, quanto ao mecânico, esse já foi deletado...
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Mensagem por ET Seg Jan 12, 2009 3:59 pm

Obrigado pela dica Nil Amaral, vou tentar conciliar todas as sugestões, ou seja, recolocar as lâminas que foram retiradas da suspensão, colocar as catracas para abaixa-lo novamente, colocar a barra estabilizadora (acho que ele está sem), e por fim, colocar os amortecedores que vc. sugeriu. Acho que assim conseguirei o melhor resultado possível, pq andar com ele assim é horrível.

Primeiro tenho que recuperar o "folego" depois do último gasto... Very Happy.

Não sei se entendi direito sobre a questão do chassi, mas o Giants é monobloco todo em fibra (1994)... saiu assim de fábrica, e ele tem dois tubos laterais onde a carroceria tb. está fixada.
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Mensagem por Gladston Ter Jan 13, 2009 5:04 pm

ET escreveu:Obrigado pela dica Nil Amaral, vou tentar conciliar todas as sugestões, ou seja, recolocar as lâminas que foram retiradas da suspensão, colocar as catracas para abaixa-lo novamente, colocar a barra estabilizadora (acho que ele está sem), e por fim, colocar os amortecedores que vc. sugeriu. Acho que assim conseguirei o melhor resultado possível, pq andar com ele assim é horrível.

Primeiro tenho que recuperar o "folego" depois do último gasto... Very Happy.

Não sei se entendi direito sobre a questão do chassi, mas o Giants é monobloco todo em fibra (1994)... saiu assim de fábrica, e ele tem dois tubos laterais onde a carroceria tb. está fixada.

Uma sugestão barata e fácil seria você utilizar o sistema original que você já tem ai (amortecedores, molas, barras estabilizadora, etc) e podes retrabalhar a mola. Como? Vá a um torneiro que ele poderá dar uma leve pressão nas molas com um pouco de aquecimento (faça o mínimo de pressão e pouco calor, pois o calor exessivo pode estragar as molas).
Outra opção seria cortar um ou mais elos da mola (não é muito certo fazer isso) e abaixar o quanto você quiser do carro.
Acredito que no teu caso a primeira opção seria a melhor, pois você iria "viciar" as molas na altura que você quiser e sem corta-las.
Ao cortar as molas a ponta que foi cortada não faz um ancaixe perfeito no batente podendo vir a escapar, trazendo transtornos e risco de acidente. Caso você decida cortar assim mesmo, peça para um torneiro que refaça o desenho (aquela volta que tem no final da mola) para que se tenha um encaixe mais perfeito possível.

Coloque aqui a solução que você optou e faça testes de direção e nos conte o que você achou ok?
Grande abraço e boa diversão.
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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Jan 19, 2009 12:05 pm

GLADIADORES10 escreveu:
Uma sugestão barata e fácil seria você utilizar o sistema original que você já tem ai (amortecedores, molas, barras estabilizadora, etc) e podes retrabalhar a mola. Como? Vá a um torneiro que ele poderá dar uma leve pressão nas molas com um pouco de aquecimento (faça o mínimo de pressão e pouco calor, pois o calor exessivo pode estragar as molas).
Outra opção seria cortar um ou mais elos da mola (não é muito certo fazer isso) e abaixar o quanto você quiser do carro.
Acredito que no teu caso a primeira opção seria a melhor, pois você iria "viciar" as molas na altura que você quiser e sem corta-las.
Ao cortar as molas a ponta que foi cortada não faz um ancaixe perfeito no batente podendo vir a escapar, trazendo transtornos e risco de acidente. Caso você decida cortar assim mesmo, peça para um torneiro que refaça o desenho (aquela volta que tem no final da mola) para que se tenha um encaixe mais perfeito possível.

Coloque aqui a solução que você optou e faça testes de direção e nos conte o que você achou ok?
Grande abraço e boa diversão.
Gladston, isso serve para rebaixar molas helicoidais. As "molas" dianteiras do fusca são feixes. Não tem como fazer oque você sujeriu.
A melhor solução para rebaixar é usar catracas.
A pouco tempo atrás, eu não tinha a menor ideia de como funcionava a suspenção dianteira do meu buggy. Ficava olhando pra baixo dele, procurando as benditas molas. hehehehe...

Abraços,
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Mensagem por Gladston Seg Jan 19, 2009 12:33 pm

Você tem razão Guga, conversei com um amigo que tem uma loja de Suspensões e ele disse que que se baixar muito (mesmo com a suspensão de rosca - Catracada) a cambagem vai ficar prejudicada, mas acho que não é o caso do nosso amigo ai e provavelmente resolva...
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Mensagem por Clayton Seg Jan 19, 2009 1:18 pm

Só uma coisa , não é para colocar a barra estabilizadora e sim retirá-la, o buggy tem a frente muito leve, e com a barra ficará mais rigida ainda , além de só ter função acima dos 100km/h .
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Mensagem por J. Carlos Seg Jan 19, 2009 1:25 pm

ET, também tenho um Giant´s, e rodei uns 3 anos com amortecedor do corsa, ele ficar bem melhor, só que a frente fica um pouco solta, principalmente na estrada, acho que é devido a altura que ficou a dianteira. Quando um deles vazou, resolvi colocar o do fusca e me arrependi, ficou muito duro. Acho que se baixar um pouco só um pouco e colocar o amortecedor do corsa deve ficar na medida Very Happy .
O amortecedor do corsa, tem o mesmo tamanho do amortecedor do fusca, mas o êmbulo é maior, tem o curso maior. Lembrando, para utilizar o amortecedou do corsa, tem que retirar a bucha e colocar a bucha do amortecedor do fusca para passar o parafuso de fixação.

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Mensagem por Jorge Sex Fev 27, 2009 8:48 pm

Vou aproveitar e pegar uma carona no tema. Tambem estou reformando um Buggy. Alguem poderia indicar um torneiro em SP para fazer o trabalho da colocacao das catracas? De preferencia na Zona Sul.
Obrigado
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Mensagem por Ed Seg Mar 09, 2009 9:23 pm

Jorge escreveu:Vou aproveitar e pegar uma carona no tema. Tambem estou reformando um Buggy. Alguem poderia indicar um torneiro em SP para fazer o trabalho da colocacao das catracas? De preferencia na Zona Sul.
Obrigado
Jorge

Passei por problemas com a suspensão de meu Terral também, após gastar com um mecanico que sugeriu retirar molas, o buggy ainda ficou alto e com a frente "boba". Garimpei na internet e encontrei uma empresa que recondiciona estas peças aqui em Campinas, paguei 280,00 por uma que já vem com catraca e ainda instalaram para mim (usei amortecedores do chevette, são menores) Não instalei a barra estabilizadora ainda, mas o buggy esta estavel em altas velocidades. Às vezes é melhor gastar um pouco mais e ter um serviço mais confiável.
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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Mar 10, 2009 6:47 am

Ed escreveu:
Não instalei a barra estabilizadora ainda, mas o buggy esta estavel em altas velocidades.
Não instale. Essa barra só ajuda a estabilidade em curvas, e como nossos carrinhos são muito mais leves na dianteira, ai ela não tem tendência a "rolar" em curvas. Essas barras era para fuscas, que diferentes dos buggys são mais pesados na dianteira.

Abraços,
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Mensagem por Kleyton Maia Ter Mar 10, 2009 6:17 pm

Pessoal , sei não quanto as barras meu kadron esta com elas e entra muito bem em curva em baixa ou em alta .
pensando que foi disinvilvido por engenheiros acho que deve ter sua função.
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Mensagem por Beco Ter Mar 10, 2009 11:18 pm

Kleyton, estas barras foram desenvolvidas para um carro com 200 quilos e 30 centímetros a mais! Quanto fizemos buggies, desvirtuamos tudo que o Dr. Porsche fez naquele projeto de 1936...
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Mensagem por Ed Qua Mar 11, 2009 2:10 pm

Carlão escreveu:
Carlão escreveu:Kleyton, estas barras foram desenvolvidas para um carro com 200 quilos de peso a mais e 30 centímetros de comprimento a mais! Quanto fizemos buggies, desvirtuamos tudo que o Dr. Porsche fez naquele projeto de 1936...

Obrigado a todos pelas dicas.
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Mensagem por Kleyton Maia Qua Mar 11, 2009 4:54 pm

Ate entendo que muda questao de peso e etc , mais a dinamica do carro ainda é a mesma .

curva angulos caster cambagem etc ...

sei nao no olhometro tirar esses itens, precisa de um parecer mais tecnico.
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Mensagem por Pietro Qua Mar 11, 2009 7:00 pm

Kleyton, no Emis tinha essas barras e um alinhador muito competente da região, o melhor, me falou que não servia para nada em buggy.... Como o carro estava ótimo, e em time que está ganhando não se meche. continuei usando.
Se algum dia perder as buchas ou travas, pode mandar arrancar, mas por enquanto deixe pois na pior das hipóteses estará aumentando o peso na dianteira e melhorando o centro de gravidade.
Levante a mão quem é a favor de manter a barra estabilizadora!!!!! cheers

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Mensagem por Farina Qua Mar 11, 2009 9:51 pm

A minha de tanto entortar nas trilhas eu arranquei fora e não sinto nenhuma falta e olha que eu viajo um bocado de buggy só neste verão foram 3000,00 de estradas e trilhas e com velocidades até altas para buggy não vou mais colocar... não sinto falta nem em curva.

Abraço

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Mensagem por Beco Qua Mar 11, 2009 11:23 pm

Mas Kleyton, nós mudamos tudo isso em um buggy! O caster vai para o buraco, com a diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros e traseiros (e modificação na altura das suspensões) - tanto que usamos aquele artifício do calço no quadro da suspensão dianteira para retomar o caster perdido. Coisa meio "no olhômetro", mesmo! Very Happy
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Mensagem por Convidad Qui Mar 12, 2009 7:14 am

No meu Buggy a barra estabilizadora já dançou há mais de 4 anos! Tive a mesma informação que os companheiros, ou seja, não servia para nada!
Quer saber ... não sinto saudades, não faz a menor falta!! Sleep

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Mensagem por Kleyton Maia Qui Mar 12, 2009 10:34 am

Entendi , mas sei lá essas alterações devem seguir um minimo de teoria não é tao simples um carro andando a 10km tem um comportamento a 140km ja tem outro , em reta um em curva outro , no liso um na trilha outro ...

essas coisas , tambem acredito que varia da aplicabilidade do veiculo se só roda na cidade a uma media de 50km talves a barra nao faça diferença essas coisas assim...

Sobre o assunto:
Uma barra estabilizadora é, como o próprio nome indica,
uma barra (veio de secção cilíndrica), que trabalha principalmente à torção
e que se monta de modo a ligar os dois braços de suspensão de um mesmo trem
(dianteiro ou traseiro). Qual a vantagem de ligar as suspensões? Sempre
que se executa uma curva a velocidade elevada existe uma tendência natural
(devido à força centrífuga) para a suspensão do lado de fora da curva ficar
sobrecarregada enquanto a de dentro fica com pouca aderência ao solo. Esta
tendência provoca o tão natural adornar do carro e prejudica fortemente
o comportamento dinâmico do mesmo. A barra estabilizadora procura reduzir
este efeito. A função da barra estabilizadora é assim de obrigar a roda
interior a ficar mais "agarrada" à estrada. Como é isto possível. A barra
apresenta uma geometria em forma de alavanca que ao ser torcida devido à
compressão da suspensão exterior à curva exerce um força de compensação
na suspensão interior que a pressiona na direcção do solo.

Resumindo, a barra estabilizadora reduz o adornar do veículo em curva, melhorando
o comportamento dinâmico do automóvel e logo contribuindo para uma melhor
segurança activa. Em contrapartida, torna as suspensões menos independentes
prejudicando, de certa forma, o conforto que o veículo oferece ao passageiros.

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Mensagem por Farina Sex Mar 13, 2009 8:50 am

A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as externas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer um dos eixos ou a ambos, e permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.


Como nos Buggys não temos o problema de suspensão mole e também 70% do peso se encontra proximo ao solo o efeito da barra estabilizadora é praticamente nulo, com relação a altas velocidades eu ja andei com o meu buggy em velocidade real medida por GPS a exatos 138KM/h (maxima das maximas) com vento lateral e curvas suaves e em nenhum momento senti ele ficar bobo, claro que não recomendo ninguem andar nesta velocidade pois uma simples turbulencia vinda de qualquer coisa até mesmo um outro carro pode jogar nosso buggy a mais de 200 metros da pista sem tempo algum de reação, depois deste teste que foi feito em uma pista dupla redizi a velocidade para 100km/h pois a pista ficou simples e uma carreta que passou no sentido contrario gerou um vacuo tal que quase me puxou para a pista contraria isto que minha velocidade era baixa imagina em alta, então pessoal nada de correr de buggy na estrada eu nunca mais ando acima de 100km/h.

Um Grande Abraço

Farina

Obs! achei esta figura que descreve a ação da suspensão em uma curva... a barra estabilizadora é justamente para diminuir esta inclinação.

 - Suspensão dianteira Fig-4


Última edição por Farina BRM em Sex Mar 13, 2009 3:53 pm, editado 3 vez(es)
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