Motor de partida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motor de partida

Mensagem por Bugólatra em Qua Abr 04, 2012 5:09 pm

Galera ai vai uma pequena mostra de como é o motor de arranque por dentro.

Motor de Partida ou Motor de Arranque




Omotor de partida, também conhecido como motor de arranque, é um motor elétrico de corrente continua, que vai montado na caixa de marchas dos automóveis, e tem como finalidade girar o volante do motor para que o mesmo atinja uma velocidade mínima de 50 RPM fazendo com que o motor do carro consiga as primeiras explosões e assim passe a funcionar por si só. Este giro inicial é conseguido por meio de um acoplamento do motor de arranque ao volante do motor através do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do arranque para o motor de explosão do carro.





Existem inúmeros tipos de motores de partida e de variados tamanhos, marcas, potencia, mas geralmente o principio de funcionamento é o mesmo e as peças que o constituem variam pouco, logo abaixo você vai ler um resumo das partes mais usadas para a montagem de um motor de arranque:
Peças que compõem os Motores de Partida:



SOLENÓIDE: São dois enrolamentos feitos geralmente de cobre e são unidos um ao outro e montados no inteiros de um cilindro de metal. Quando estes enrolamentos são energizados os mesmos funcionam como um imã.
AUTOMATICO: São contatos que funcionam como um interruptor por onde vai circular a quantidade de corrente elétrica necessária para o giro do motor.
CONJUNTO DO SOLENOIDE: É a união do automático e da solenóide e vai localizado na parte de cima domotor de arranque e tem a finalidade de movimentar o núcleo de ferro acionador.
NÚCLEO DE FERRO ACIONADOR: É um cilindro de ferro que possui uma cavidade em uma de sua extremidades para que seja feito o encaixe do garfo, ele tem a função de fazer o fechamento do automático e movimentar o garfo.
GARFO (ALAVANCA): É uma haste que vem em forma de Y, vai conectado no núcleo de ferro acionador e transfere o movimento de avanço deste núcleo ao conjunto do pinhão.
CONJUNTO DO PINHÃO (BENDIX): tem como função transferir a rotação do motor de arranque para o o motor a explosão por meio de um sistema de engrenagens.
CONJUNTO DO COMUTADOR: É formado por mancal, tampa traseira, porta escovas, molas espirais e base do comutador. Tem como finalidade interligar eletricamente o induzido ao enrolamento de campo além de proteger, centralizar e isolar algumas peças.
CONJUNTO DO ESTATOR: Tem a finalidade de criar um campo magnético fixo que ira induzir o rotor. Geralmente é formada pela carcaça que tem no seu interior as sapatas polares ou uma bobina de campo no caso dos modelos mais antigos.
ROTOR (INDUZIDO): É um conjunto formado por um carretel cheio de ranhuras onde vai enrolados fios condutores em formato de espirais. Este carretel é montado sobre um eixo que tem em uma de suas extremidades algumas estrias que se encaixam na parte interna do pinhão, na outra extremidade vai montado um coletor, onde vai ligado as extremidades dos fios condutores. O induzido dos motores de partida tem como função transformar energia elétrica em energia mecânica giratória.
Possíveis Defeitos do Motor de Arranque




1- Não há o acionamento do motor de partida:

A) Cabo de linha 50 (contato de ignição) interrompido;

B) Enrolamento da bobina de chamado aberto;

C) Isolamento do induzido com o aterramento (massa);

2-Não há acionamento do motor de arranque mas ouve-se um estalo:

A) Bateria automotiva descarregada ou mau contato nos terminais da mesma;

B) Carbonização do contato de carga do automático;

C) Mancais danificados fazendo com que o induzido fique travado e não rode;

D) Curto circuito no enrolamento do motor de partida;

3- Acionamento do motor de arranque mas com um ruído fora do comum:

A) Sapatas polares frouxas raspando no induzido;

B) Induzido fora do centro, causada por quebra dos mancais;

C) Destes do pinhão ou cremalheira gastos ou quebrados;

D) Motor de partida frouxo ou mau fixado;

E) Mola de retrocesso quebrada;

F) Embuchamento dos mancais desgastados;

4) Falhas intermitentes no acionamento do motor de arranque:

A) Mau contato no automático;

B) Coletor do induzido excessivamente sujos ou falhas no enrolamento do induzido;

C) Gastos excessivos das escovas ou quebra das molas do suporte de escova;

5- Ocorre o acionamento do motor de arranque mas o motor a explosão não gira:

A) Garfo desconectado do pinhão;

B) Dentes da cremalheira do motor quebrados;

C) Pinhão quebrado;

Os Motores de partida são peças que necessitam uma atenção especial em revisões pois o funcionamento inicial do carro necessita exclusivamente dele, por isso procure um elétrica automotiva de sua confiança e faça as manutenções preventivas nesta peça para que eventualmente você não tenha surpresas.




ai vai um link com um video bem explicativo.

http://www.youtube.com/watch?v=qcA-CD24n40



_________________
cheers Bugólatra cheers
avatar
Bugólatra
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4880
Idade : 50
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 9143
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Mad Well em Qua Abr 04, 2012 5:50 pm

boooa postagem merece um ponto

_________________
Meu lema é o seguinte: Areia na veia e Sangue no olho Twisted Evil


avatar
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2120
Idade : 21
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 4416
Data de inscrição : 28/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por NUNES/GIANTS em Qui Abr 05, 2012 9:10 am

No nosso caso (buggy), qual é o melhor motor de partida (tamanho, potência e marca) para o motor vw 1600?




avatar
NUNES/GIANTS
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 291
Idade : 57
Localização : VITÓRIA/ES
Tipo de Buggy : GIANT'S 89
Pontos : 3257
Data de inscrição : 25/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Gui Kaufmann em Qui Abr 05, 2012 9:22 am

NUNES/GIANTS escreveu:No nosso caso (buggy), qual é o melhor motor de partida (tamanho, potência e marca) para o motor vw 1600?







Meu motor é preparado, taxado e 1.9, entao o motor de arranque original ficava meio fraquinho... troquei por um conhecido como reduzido:









http://www.crestana.com.br/motor-de-arranque-bombado-para-motor-a-ar.html
avatar
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 21
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 2832
Data de inscrição : 31/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Ccal em Qui Abr 05, 2012 6:02 pm

Olá amigos,

Seria interessante postar este assunto , na área de tutorial.

[],ccal

Ccal
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 43
Localização : SP / RJ
Tipo de Buggy : Savana
Pontos : 3141
Data de inscrição : 10/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Gustavo em Qui Abr 05, 2012 7:04 pm

Informação é sempre bem vinda ...
avatar
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 806
Idade : 45
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 3860
Data de inscrição : 11/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Roan L. Trajano em Sex Abr 06, 2012 5:40 pm

boa informação, principalmente a desse outro motor "reduzido", não conheço, queria mais infos!!

_________________
Tô lhe manjando!
avatar
Roan L. Trajano
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 286
Idade : 24
Localização : Fortaleza Ce
Tipo de Buggy : SEM BUGGY Sad

MAIS JA TIVE UM FYBER 84 Smile


Pontos : 2603
Data de inscrição : 26/05/2011

http://www.facebook.com/roan.trajano

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Mad Well em Sex Abr 06, 2012 9:48 pm

se nao for muito caro.... ja ééé roan mano parabens

_________________
Meu lema é o seguinte: Areia na veia e Sangue no olho Twisted Evil


avatar
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2120
Idade : 21
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 4416
Data de inscrição : 28/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Gui Kaufmann em Sex Abr 06, 2012 9:51 pm

avatar
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 21
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 2832
Data de inscrição : 31/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Louro_José em Sex Abr 06, 2012 9:53 pm

Valeu pela dica!!
avatar
Louro_José
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 2764
Data de inscrição : 11/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Mad Well em Sex Abr 06, 2012 10:21 pm

vou procurar....

_________________
Meu lema é o seguinte: Areia na veia e Sangue no olho Twisted Evil


avatar
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2120
Idade : 21
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 4416
Data de inscrição : 28/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motor de partida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum