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CHT de novo

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Mensagem por Stitch Dom Nov 23, 2008 12:18 pm

Tive lendo aquele tópico do CHT e não ví nada de conclusivo.

Como é que se adapta CHT no cambio VW?
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Mensagem por Pietro Qua Nov 26, 2008 4:30 pm

Da mesma forma que um AP. O CHT e o AP são parentes por parte da Auto-Latina.

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Mensagem por Gladston Qua Nov 26, 2008 5:26 pm

Já vi chevetes com motores AP e TURBO! A adaptação também era feita com flange... Sua idéia pelo visto era inversa; Montar um CHT no teu câmbio VW creio eu. Vais ter de achar um bom torneiro disposto a tirar o molde e fazer a flange e rezar pra ficar bom. Ou batalhar na net pra ver se já existe pronta e com garantia.
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Mensagem por Nil Qua Nov 26, 2008 5:28 pm

O AP NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O CHT! SÃO TÃO DIFERENTES QUE UM É DE ALTA POTENCIA(AP) E O OUTRO É DE ALTA ECONOMIA(AE DADO PELA VW) UM USO CORREIA DENTADA E O OUTRO CORRENTE.
O AP ENCAIXA-SE COM FACILIDADE NA CAIXA DO FUSCA(COM FLANGE CLARO) POR SER DO MESMO FABRICANTE, USA O MESMO SISTEMA DE EMBREAGEM DO AP, JA O CHT DÁ MUITO MASI TRABALHO, A FLANGE É CHATÍSSIMA DE FAZER E AAINDA É NECESSÁRIO ENXERTAR A VOLANTE DO CHT NA DO FUSCA PARA RECEBER A EMBREAGEM DO FUSCA. EU MESMO NÃO ME HABILITO A FAZER, MAS UM COLEGA DO CLUBE DO BUGGY PARÁ, O ELSOM QUE TÁ AQUI NO FÓRUM , COLOCOU NO BUGGY DELE E PROMETEU TRAZER UM PARA MIM EM JANEIRO QUANDO VIER VISITAR O CEARÁ JUNTAMENTE COM ALGUNS INTEGRANTES DO CLUBE



Pietro escreveu:Da mesma forma que um AP. O CHT e o AP são parentes por parte da Auto-Latina.
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Mensagem por Gladston Qua Nov 26, 2008 5:33 pm

Nil, abusa nas fotos em favor do Planeta hehe... Apesar de que se for pra adaptar seria melhor um sistema que já fosse conhecido como nos AP's, mas para efeito de curiosidade poste aqui as fotos do Buggy do Elson.
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Mensagem por Rapho Qui Nov 27, 2008 8:06 pm

Pietro escreveu:Da mesma forma que um AP. O CHT e o AP são parentes por parte da Auto-Latina.


Um é cunhado do outro... affraid

O AP é da VW e o CHT da Ford, vinha na família do Corcel e Corcel II. Meu pai tinha um, não é um motor ruim, é um precursor do Ztech Rocam, que não tem correia dentada e sim uma corrente de comando.

Para dar pau, turbinar, etc certamente o AP. Para um uso mais contido, durador e econômico, o CHT atende com certeza, mas não são parentes de sangue.

Com a criação da Autolatina (que coisa mais triste aquilo...) alguns carros da VW sairam com o CHT e seu sistema de câmbio (Gol, Apolo, acho que até aqueles Pointers e Logus - o câmbio mais podre do mundo) e alguns carros da Ford sairam com motor AP (Verona, Pampa, Escort, alguns Versailles eu acho). O resultado dessa união foi a produção de um monte de porcarias que incomodaram pra caramba e logo tiveram seus valores de mercado reduzidos drasticamente assim que a união foi desfeita.

Com a separação das "familias" cada "cunhado" seguiu seu rumo e fez sucesso em sua própria marca, tanto o AP quanto o CHT, embora a Ford já tivesse produzido algumas tralhas com este motor. De tanto carburador de Del Rey que eu desmontei, hoje eu saio correndo quando vejo um. Depois do Fiat 147 o Del Rey foi o carro que mais me incomodou quando trabalhei com revenda.

Para um buggy não creio que o CHT tenha um bom desempenho. Na verdade não sou fã nem do AP, que ja esquentava no Passat e continuou esquentando no Gol. Pra buggy eu gosto mesmo é do boxer, mas to projetando um V8 pro futuro, bem futuro.

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Mensagem por Pietro Sex Nov 28, 2008 9:33 am

Desculpem me pela informação equivocada, pois achei que o câmbio seria compatível.
Mas agora está confirmado: CUNHADO NÃO É PARENTE!! Smile

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Mensagem por Gladston Sex Nov 28, 2008 1:14 pm

Rapho escreveu:
Pietro escreveu:Da mesma forma que um AP. O CHT e o AP são parentes por parte da Auto-Latina.


Um é cunhado do outro... affraid

O AP é da VW e o CHT da Ford, vinha na família do Corcel e Corcel II. Meu pai tinha um, não é um motor ruim, é um precursor do Ztech Rocam, que não tem correia dentada e sim uma corrente de comando.

Para dar pau, turbinar, etc certamente o AP. Para um uso mais contido, durador e econômico, o CHT atende com certeza, mas não são parentes de sangue.

Com a criação da Autolatina (que coisa mais triste aquilo...) alguns carros da VW sairam com o CHT e seu sistema de câmbio (Gol, Apolo, acho que até aqueles Pointers e Logus - o câmbio mais podre do mundo) e alguns carros da Ford sairam com motor AP (Verona, Pampa, Escort, alguns Versailles eu acho). O resultado dessa união foi a produção de um monte de porcarias que incomodaram pra caramba e logo tiveram seus valores de mercado reduzidos drasticamente assim que a união foi desfeita.

Com a separação das "familias" cada "cunhado" seguiu seu rumo e fez sucesso em sua própria marca, tanto o AP quanto o CHT, embora a Ford já tivesse produzido algumas tralhas com este motor. De tanto carburador de Del Rey que eu desmontei, hoje eu saio correndo quando vejo um. Depois do Fiat 147 o Del Rey foi o carro que mais me incomodou quando trabalhei com revenda.

Para um buggy não creio que o CHT tenha um bom desempenho. Na verdade não sou fã nem do AP, que ja esquentava no Passat e continuou esquentando no Gol. Pra buggy eu gosto mesmo é do boxer, mas to projetando um V8 pro futuro, bem futuro.

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Rapaz! Tem uma gaiola aqui que o cara montou com um V8! Na verdade ele usou a plataforma do Landau encurtada, reforçada, etc. É descumunal a arranacada e o torque da gaiola pra sair de valetas, buracos, etc. É um monstro com acelerador e volante ....
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Mensagem por Stitch Sex Nov 28, 2008 7:07 pm

Coloca um Porsche, leve e potente.

Pra mim o VW boxer 1600 está ótimo, talvez colocasse um CHT se fosse fácil porque, como o boxer, tem bastante torque em baixa e é leve mas é muito mais macio e silencioso. AP vai deixar meu carrinho muito pesado e nem quero tanta potência. Quanto ao carburador, tive alguns Escort CHT e nunca me incomodaram. Mas se incomodar é só colocar um 2E ou mesmo uma injeção que no CHT é mais fácil.
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Mensagem por Nil Sáb Dez 20, 2008 6:10 pm

ESTA É A VERDADEIRA FORMA DE COLOCAR UM CHT NUM VOLKSWAGEM HHEHHEEH

DETALHE: ISTO NÃO É MONTAGEM!!! É MUITO REAL, SÓ NÃO MUITO RECAMENDÁVEL
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Stitch escreveu:Tive lendo aquele tópico do CHT e não ví nada de conclusivo.

Como é que se adapta CHT no cambio VW?
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Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Dez 20, 2008 7:34 pm

NIL ARAUJO escreveu:ESTA É A VERDADEIRA FORMA DE COLOCAR UM CHT NUM VOLKSWAGEM HHEHHEEH

DETALHE: ISTO NÃO É MONTAGEM!!! É MUITO REAL, SÓ NÃO MUITO RECAMENDÁVEL
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Stitch escreveu:Tive lendo aquele tópico do CHT e não ví nada de conclusivo.

Como é que se adapta CHT no cambio VW?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Gladston Dom Dez 21, 2008 7:44 pm

Só por Deus! No
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Mensagem por Stitch Dom Dez 21, 2008 9:35 pm

"Isso" é a síntese da fusão da autolatina, Ford + VW.

Mas o que penso é isto aqui:

http://www.planetabuggy.com.br/extintos/menon/bernardo.htm

Aspirado e originalzinho, pra não gastar.

Agora descobriram o CHT, tá até inflacionando nos desmanches. Motorzinho leve, pequeno, econômico, macio, silencioso, cheio de torque e manutenção fácil e barata. Perfeito para buggs, tricíclos e afins. Estão colocando até naquelas peruinhas Towner. Um chtzinho original tem cerca de 80CV e é tão leve quanto o boxer, apesar de muito mais econômico. Um bom boxer tem 60 CV e gasta mais.

Comecei a gostar do CHT quando viajei com um Gol de um amigo sem saber que era "AE". Mantinha boa velocidade na estrada e subia bem, arrancava bem e cantava pneus ao mudar de marcha, achei que estava com um AP silencioso e mais calmo. O ponteiro do combustível nada de mexer, mas ao precisar abastecer qual a minha surpresa quando o frentista levantou o capô e lá estava o motorzinho francês.
Se faz tudo isso com um gol de quase 1000 Kg, imagina com um buggy de 600Kg!
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Mensagem por Gladston Seg Dez 22, 2008 6:02 pm

Os motores da GM VHC também estão com uma cavalaria impressionante para um motor 1000 affraid ! E os novos ECONOFLEX (1.4) sugerem um consumo equivalente aos motores mil e com desempenho de 1.6, além de serem bi-combustíveis e terem seu custo de fabricação no mesmo patamar de um motor 1000. Acredito que e logo motores 1000 serão fabricados mais para sustentar o "mito" de que é mais econômico (como a dona de casa que vai na loja e pede geladeira bege). Porém, a tecnologia melhora cada vez mais a eficiência, o consumo e emissão de gases nocivos no que eu diria "cilindrada ideal" (1.4) dos motores que são exigidos em potência e economia. Quem já experimentou desses motores sabem do que eu tô falando. Exclamation
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Mensagem por Stitch Seg Dez 22, 2008 7:55 pm

Eu acho que mil é pouco gasta até mais porque vai ter que pisar e não anda, eu não gosto. Tive um e só bebia porque tem que pisar muito pra acompanhar o trânsito. Compartilho com sua opinião, a "cilindrada ideal" para um carro pequeno de 900 a 1000 KG é essa mesma de 1.4 a 1.6. E se voce verificar o histórico dos pequenos nacionais sempre foi isso mesmo.

Fusca comecou com 1.2, passou pra 1.3 e 1.6
O Corcel 1.3, 1.4 e 1.6
Chevette 1.4 e 1.6
E o próprio AP começou com 1.5 (nem chamava AP) e manteve 1.6 por muito tempo.

Pra um uso normal essa cilindrada está de bom tamanho e as estradas e a legislação brasileira nem permitem que se aproveite todo o potencial de motores maiores em carros cerca de 1Ton.

Por isso acredito que em nossos buggys de 600 Kg o CHT 1.6 tende a fazer bonito, talvez até mais que o AP por ser leve. Nunca tive buggy AP, então posso estar enganado, mas pra que soltar 100 cv num carro de 600 KG? Além de fazer um "efeito pêndulo" muito grande na traseira, calcanhar de Aquiles de Fuscas e Porsches.
E essa é a minha preocupação, viajo bastante com o Angra e o boxer é muito barulhento e gastão, talvez um CHT dê a economia e o silêncio que quero. Ap é muita coisa, além de caro. O boxer também não me parece mais tão confiável como a 20 anos, vem dando a impressão de fragilidade.
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Mensagem por Beco Seg Dez 22, 2008 8:10 pm

Eu até gosto da idéia de outros motores no lugar do velho boxer. Mas aí precisa um projeto totalmente novo. Isso de colocar AP ou CHT em uma caixa de fusca com flange, adaptando horrores para conseguir um bom lugar para o radiador, suportes para não quebrar os garfos que seguram o conjunto no fusca e outras coisas, não me parece conveniente.

Se é para ter um AP ou outro, tem que ter um chassi projetado para isto, tem que ter um sistema de refrigeração adequado e também bem projetado, sem gambiarras. O melhor, costumo dizer, seria um chassi com o motor entreeixos e a caixa original do conjunto. Um CHT transversal com a caixa dele mesmo... melhor ainda, seria um conjunto caixa/motor do Monza injetado... já pensaram? Custa barato, é leve, resistente e muito bom!
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Mensagem por Gladston Ter Dez 23, 2008 10:43 pm

Essa é minha idéia... Aliás minha primeira participação aqui foi questionando exatamente sobre isso e hoje é o Tópico que mais teve participações. Ainda penso nessa questão: Montar um Motor Central (AP que já tenho na flange) usando o próprio câmbio do AP. Existem po aqui réplicas da Porsche Spyder que usam um chassi desses, com a montagem do câmbio e motor AP 2.0. Estou vendo com um engenheiro que faz preparações profissionais. Ele já desenvolveu façanhas como tração traseira em Gol, Pálio Weekend e muitas outras loucuras! A foto dessa Spyder com AP não tem esse sistema mas dá pra ter uma noção... a outra é de um Gol quadrado com tração traseira e frente de um G3!


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Mensagem por Stitch Qua Dez 24, 2008 7:08 am

Em Curitiba também tem dessas Spyders e uns protótipos de competição na terra com motor/câmbio central de Santana e de Logus (este transversal/central). Fica até mais fácil do que com flange, é só colocar todo o trem motriz em cima dos coxins. A desvantagem é que tira espaço interno e o acesso para manutenção fica um pouco mais difícil.

Mas não é o meu caso, não quero montar um protótipo muito menos sair em arrancadão, só quero melhorar um pouco meu Angra sem gastar muito porque o boxer já anda ruim de fazer manutenção, gasta e faz barulho.
Fora isso até gosto do boxer por causa da distribuição de peso mais baixa e do torque em baixas rotações, porque meu negócio é andar normal. Meu caso é pra CHT mesmo.

Mas só pra exercitar a mente um pouco: Já que é pra por câmbio de Santana, já pensou um Angra com motor central automático?
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Mensagem por Gladston Dom Dez 28, 2008 10:14 pm

Olha, até já pensei no caso de facilitar a adaptação mas não muda nada... E sinceramente prefiro um câmbio manual... Ainda mais em carros de diversão, onde a gente costuma brincar eu acho que tem mais graça. Mas é uma possibilidade.
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Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 3:25 pm

Para colocar um CHT num Buggy também é necessário o uso de um sub chassi como é feito na adaptação do motor AP ou o peso do CHT por ser muito próximo do boxer não exige mais esse "cuidado"??
O problema é que AP's adaptados não são difíceis de serem encontrados por aí, já vi vários, mas CHT's só ouvi dizer que existem, nunca vi uma adapatação dessas de perto!!! kombi - CHT de novo Icon_question

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Mensagem por Gladston Ter Jun 15, 2010 4:46 pm

O subchassi que você disse é o que vai sustentar o motor, independente de qual. Há quem monte direto no cambio do fusca, apenas com a flange, mas não é recomendado. Principalmente se for Buggy para andar em qualquer terreno. No Planeta existe fotos de um buggy com o motor e cambio do Vectra se não me engano, e montado com a suspensão dianteira travada para não esterçar.
O correto mesmo seria que a partir do subchassi do motor se desenvolvesse uma suspensão traseira para suportar o peso do motor e a tração, incluindo os freios a disco e tal... Aliás o motor CHT deve ser melhor que o AP visto que é mais leve e tem boa potência.
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Mensagem por Convidad Ter Jun 15, 2010 6:32 pm

O correto mesmo seria que a partir do subchassi do motor se desenvolvesse uma suspensão traseira para suportar o peso do motor e a tração, incluindo os freios a disco e tal... Aliás o motor CHT deve ser melhor que o AP visto que é mais leve e tem boa potência.[/quote]

O peso do CHT é quase o mesmo do boxer e a diferença para a suspensão traseira suportar fica mais ou menos equilibrada por conta da diferença do peso de carrocerias entre um buggy e um fusca por exemplo! Não há dúvidas quanto ao aumento de potência e uma melhoria no sistema de freios por razão óbvias de segurança!! Por isso é que fiquei em dúvida sobre a utilização ou não do chamado sub chassi ... que é um bom motor para uso em um buggy, isso é!!

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 16, 2010 8:33 am

O cht é um motor mais leve que o ap, mais compacto com boa potencia e mais econômico que o boxer e o ap, mas é um motor mais frágil, que exige um pouco mais de cuidado, mas a sua adaptação fita tão boa quanto o AP, já vi muitos deste motores cht adaptados em fusca, e até towner da Kia, e ficaram ótimos.

É mais difícil achar o flange e o sub chassi para o cht.

Pelo peso ser mais próximo ao boxer, o centro de gravidade fica melhor e mais estável.
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Mensagem por Convidad Qua Jun 16, 2010 10:02 am

Fala Fabrício!
Os motores CHT são mais frágeis que os boxers em que sentido e quais os cuidados a mais que devemos ter??!!!
Vou aproveitar para explorar ... já andou ou já viu funcionando num fusca adaptado?? O que achou??!!
Isso tudo porque ando com umas idéias estranhas, até porque sou fã do boxer, mas daqui há algum tempo vou ter que fazer uma retífica básica e adicionaria uma pimentinha no meu ... aí custo por custo, sei lá!

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Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 16, 2010 12:34 pm

Fala Marcio!
Cuidado no CHT a mais é o seguinte, vigiar sempre a temperatura, porque ele queima a junta do cabeçote muito fácil, ainda mais num buggy na areia, que força muito, ele esquenta bem, sempre olhar o óleo e trocar antes do km especificado pelo fabricante, pois ele é um motor mais frágil, o desgaste é maior que o AP e o boxer. Eu tenho vontade de adaptar este motor, mas eu penso na comodidade do boxer, não se preocupar com água e tal, e o bixinho é guerreiro, pau pra toda obra, eu também sou fã do boxer.
Pra regular os tuchos do cht


Eu já vi dois fuscas com motor cht, mas nunca andei, ficou legal, uma boa adaptação, vi num encontro de som que teve aqui em campos, e o barulho do motor ficou ótimo.

Mas na tawner com motor cht eu já andei, um vizinho aqui fez esta adaptação, ficou muito bom, com um cht de corcel 1.4, ficou muito potente, até meio perigoso pra este carrinho.
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