Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor dianteiro no Buggy

5 participantes

Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Motor dianteiro no Buggy

Mensagem por marcelomcg Sex Nov 07, 2008 12:16 pm

Pessoal estou fazendo o projeto de um buggy em 3D e por motivo de design teria que colocar o motor na dianteira.
Será que a traseira não vai ficar muito leve?
Se alguém estiver interessado em me ajudar eu compartilho o projeto.

Agradeço

marcelomcg
Novato

Número de Mensagens : 5
Localização : Joinville / SC
Tipo de Buggy : ñ
Pontos : 5652
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Re: Motor dianteiro no Buggy

Mensagem por Guga Pedrosa Sex Nov 07, 2008 1:11 pm

Muito boa a iniciativa de um projeto desse.
Mas, acho que colocar o motor na frente é retrocesso.
A performace deve sempre ser colocada em um plano superior ao design.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6283
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Re: Motor dianteiro no Buggy

Mensagem por Nil Sex Nov 07, 2008 8:03 pm

olá marcelo,
lamento desaponta-lo mas se voce colocar o motor dianteiro ele deixa de ser buggy e passa a ser um esportivo de asfalto.
O motor traseiro tem a finalidade de tracionar e "empurrar" o buggy com facilidade nas dunas. O peso e os pneus são fatores decisivos neste processo físico. Pra colocar o motor dianteiro você teria que colocar o pneu grande também na frente e ai já pensou no visual??!!!!

É MAIS FÁCIL UM MOTOR "EMPURRAR" DO QUE "PUXAR" UM CARRO.

ABRAÇO
NIL ARAUJO






marcelomcg escreveu:Pessoal estou fazendo o projeto de um buggy em 3D e por motivo de design teria que colocar o motor na dianteira.
Será que a traseira não vai ficar muito leve?
Se alguém estiver interessado em me ajudar eu compartilho o projeto.

Agradeço
[i]
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Re: Motor dianteiro no Buggy

Mensagem por Beco Sáb Nov 08, 2008 5:17 am

"Form must follow function"! A forma precisa seguir a função e não o contrário. Este era o lema da escola de design do Bruce Meyer e ele fez o Manx pensando nisto. Podes colocar o motor à frente do eixo traseiro, por exemplo, mas na dianteira... affraid
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Concordo

Mensagem por Zé Sáb Nov 08, 2008 7:46 am

Concordo plenamente com o Carlão e com o NIL, tiraria toda a função de "grip" das rodas traseiras, a melhor característica do buggy. E se for pra fazer uma modificação profunda, melhor o motor central como disse o Carlão. Tanto que as F1 usam assim.

Mas só pra botar uma pimentinha na conversa:

O Corvette e o Gurgel Carajás tem o motor dianteiro e o câmbio traseiro pra distribuir o peso e melhorar a tração. O cardâ fica entre os dois.
Zé
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 64
Localização : Praia, mas nunca vou, só cocô e lixo deixado por turista porco "da cumunidadi"
Pontos : 5829
Data de inscrição : 11/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty CARAJÁS JIPE OU O QUE?????

Mensagem por Nil Sáb Nov 08, 2008 2:04 pm

ESSA EU VOU APANHAR!!!

O CORVETTE FAZ SENTIDO PORQUE É UM ESPORTIVO, MAS, O CARAJÁS, SERVE PRA QUÊ MESMO, HEN???? JÁ POSSUI UM E ME LIVREI DELE RÁPIDO. É MUITO PESADO, NÃO TEM TRAÇÃO PRA AREIA, MUITO ESPAÇO DESPERDIÇADO. SOU FÂ NUMBER ONE DO AMARAL GURGEL, CHEGUEI A CURSAR DESENHO INDUSTRIAL NA DÉCADA DE 90 SÓ PRA TRABALHAR NA GURGEL DO CEARÁ MAS NÃO ENTENDO O QUE FOI QUE ELE QUIS FAZER NO CARAJÁS. PRA MIM É UM ELEFANTE BRANCO.



Zé escreveu:Concordo plenamente com o Carlão e com o NIL, tiraria toda a função de "grip" das rodas traseiras, a melhor característica do buggy. E se for pra fazer uma modificação profunda, melhor o motor central como disse o Carlão. Tanto que as F1 usam assim.

Mas só pra botar uma pimentinha na conversa:

O Corvette e o Gurgel Carajás tem o motor dianteiro e o câmbio traseiro pra distribuir o peso e melhorar a tração. O cardâ fica entre os dois.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Pimentinha

Mensagem por Zé Sáb Nov 08, 2008 2:58 pm

VC tem razão NIL, é só pra botar uma pimentinha mesmo. Não sei sua opinião, mas creio que se não tiver problemas de espaço o melhor para o equilíbrio é com motor central e se for pra usar normalmente a configuração normal do buggy com motor traseiro é a única que dá certo. De preferência com boxer.
Nunca tive Carajás por um só motivo: Tenho dele a mesma opinião que voce tem.
Gurgel pra mim é X10 e X12.

Pelas fotos vejo, sinceramente, que o Cauype pode hoje ser o exemplo de como deve ser um buggy. Justamente por seguir à risca a idéia que o Carlão citou com propriedade: A forma precisa seguir a função.
E embora eu seja fâ dos antigos com chassi VW, creio que o novos tem que ter chassi próprio.

Motor dianteiro não.
Zé
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 64
Localização : Praia, mas nunca vou, só cocô e lixo deixado por turista porco "da cumunidadi"
Pontos : 5829
Data de inscrição : 11/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motor dianteiro no Buggy Empty Re: Motor dianteiro no Buggy

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos