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engate de carretinha

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Mensagem por wiltonsp Qui Dez 12, 2013 5:39 am

Boa Victor... tira foto durante o processo para ver a ideia do cara....as vezes é boa e passivel de cópia...heheheh
Alessandro.... se vc carregar o carrinho com algodão doce, fica SUSSA!!! pode acelerar....kkkkkkkkk

falando sério, posta foto dos apoios para a turma avaliar....

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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Ter Dez 17, 2013 12:25 pm

Pessoal, em breve sai a adaptação... vou fazê-la dia 23 e 24 de dezembro!!! Smile
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Mensagem por wiltonsp Ter Dez 17, 2013 12:49 pm

Victor Hugo (vtr_kd) escreveu:Pessoal, em breve sai a adaptação... vou fazê-la dia 23 e 24 de dezembro!!! Smile
nao esquece de postar foto.... queremos ver a solução encontrada!!! boa sorte.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Ter Dez 17, 2013 12:56 pm

Do passo a passo acho que não conseguirei a foto, mas depois do resultado final, postarei de cada detalhe
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Mensagem por gpolachini Qua Dez 18, 2013 7:55 am

Pessoal,

No meu Gurgel vou fazer o engate já soldado no protetor de cárter, que vai preso no suporte do cambio. 
Já pensaram em algo assim ?

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Mensagem por wiltonsp Qua Dez 18, 2013 8:12 am

gpolachini escreveu:Pessoal,

No meu Gurgel vou fazer o engate já soldado no protetor de cárter, que vai preso no suporte do cambio. 
Já pensaram em algo assim ?
Fala Gianechini....  Smile 
o meu é preso no eixo por uma super braçadeira e no meio, no suporte do cambio por dois parafusinhos que da medo... sabe porquinha de rolemã de skate? quase isso.... nao me transmite muita segurança aquilo.
como os carros de fibra nao tem onde apoiar na traseira... to matutando reforçar esses parafusos do cambio pra isso, se alguem tiver solução melhor...
favor mandar!
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Mensagem por wiltonsp Qua Dez 18, 2013 9:21 am

gpolachini escreveu:Pessoal,

No meu Gurgel vou fazer o engate já soldado no protetor de cárter, que vai preso no suporte do cambio. 
Já pensaram em algo assim ?

 scratch 
opaaa da pra tirar o motor com ele soldado???
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Qua Dez 18, 2013 9:44 am

Wilton, acredito que o projeto do gurgel é válido, uma vez que o engate ele foi suportado para ser tracionado... por isso aquela preocupação de peso sobre o engate... até mesmo engates modernos suportam não mais que 30 ou 40 kilos sobre a bola do engate... 

O meu será feito como o engate do fusca, preso lá perto do câmbio e somente isso... um reforço de parafusos no câmbio como o seu eu vou pedir para aguentar a oscilação...
vc acha que estes seus parafusinho não são de nada, mas às vezes é só para evitarem a oscilação vertical do engate...

Será que não?
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Mensagem por wiltonsp Qua Dez 18, 2013 10:01 am

Victor...

meu unico receio quanto ao meu é justamente peso sobre a bola, a tração nao to nem ai, a forma que meu engate é preso jamais vai sair do carro (alias o meu é muito parecido com o que vc comprou) meu medo é quando brecamos, nao sei se a carreta pode exercer peso na bola se bem que quando carregamos ela, acho que ja exerce!
os dois parafusos que me refiro são os que prendem o cambio no chassi, curtos e finos...
acabei de falar com meu mecanico e ele sugeriu mudar o meu sistema, vai trazer uma barra do amortecedor, passar por baixo e ligar no outro (travar no parafuso do mesmo) acho que melhora muito!!!
quando chegar essa hora vou fotografar.
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Qua Dez 18, 2013 10:18 am

Então Wilton, mas eu acho que mesmo havendo oscilação, o peso sobre o engate não deve mudar... uma vez que sua carga estará apoiada no eixo da carreta... A menos que sua carga seja a granel, do tipo solta, não há o que temer...
Por exemplo, meu conjunto: Barco, Motor e carreta, deve dar uns 370 kilos... sobre o engate são 31 kilos e 700 gramas. Como o que mais pesa é o motor de popa (101kg) acredito que ao frear a força se estabiliza e o peso sobre a bola do engate não muda...

Ta aí, bom ponto meu amigo, queria saber como poder testar isso de forma segura e eficaz...
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Mensagem por wiltonsp Qua Dez 18, 2013 10:51 am

Victor, voce parece ter toda a razão quanto a relação peso na bola, como nao sou engenheiro nao entro nesse mérito, se alguem souber tecnicamente, favor se pronunciar.
a ideia de atravessar um suporte por baixo preso nos amortecedores eu gostei, se ficar bom, resolve tudo, imagine, preso no eixo e no meio.... durmo tranquilinho...heheheh
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Qua Dez 18, 2013 11:18 am

Dorme tranquilinho nada... puxa tranquilo!!! hahaha
Mas então, eu não entendo muito não... na verdade, a vida inteira tivemos engates, meu pai sempre teve carretas fazendinha e etc... O que eu me lembro é assim...

Uma vez carregamos sacas de milho ( aprox. 60kg cada) umas 20 em uma carreta fazendinha de lateral alta, aproximadamente 85cm e de comprimento de 2 metros. Como a gente sabia que o vento não tiraria aquilo de lá, apenas jogamos as sacas lá dentro mais ou menos arrumadas e tocamos viagem.
Pudemos perceber que nas frenagem e onde havia curvas acentuadas, com o deslocamento da carga, sentíamos movimentos na carroceria do carro, o que de fato é muito perigoso. Percebemos que o esforço em cima do engate estava demasiado alto. Daí hoje, você pode ver que existem categorias diferentes de carreta, quando se trabalha com transporte de cargas a granel, como é o caso de zonas rurais, saem muitas carretas com suspensão independente que controla a oscilação horizontal do carro... Por isso também a recomendação da caraga estar bem afixada de um pouco acima do meio para a traseira da carreta, para que somente o eixo, os os braços da suspensão receba a carga...

É que escrevendo fica tão complicado... mas na verdade, falando isso em uma mesa, com cerveja e amendoim soa bem fácil... rsrsrs

O que posso dizer é que, colocamos engate na Scénic aqui de casa há 3 meses, e a carga máxima em cima da bola do engate é de no máximo 35 quilos. pra resumir, essa scenic levou este barco durante uma viagem completa pelo litoral e levou essa carreta fazendinha com o feixe de mola esticado de tanto peso e nada aconteceu ao engate... 

Então, sei lá, espero que este meu relato apesar de confuso, a galera possa trabalhar em cima..

Como dizia o chicó do alto da compadecida, não sei... só sei que foi assim!
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Mensagem por Henrique_buggueiro Qua Dez 18, 2013 6:42 pm

bom eu nao ia falar nada, mas ja q o topico esta indo pra frente, tenhoq esclarecer alguns fatos.

eu estudei um bocadim o assunto, pois eu ia montar uma emprsa de carretinhas.

Bom vamos la, inicialmente eu desaconselho o uso de carretinhas com buggys, mesmo que bem instalados, pois o buggy é muito leve pra uso deste tipo, em media uma carretinha tipo fazendinha ou bau, pesa entre 250 e 500kilos, depende de varios motivos mas raramente é menor que isso e mais raro ainda mais que isso.

O que isso tem haver? Simples, o fato do buggy pesar pouco, faz com que a ancoragem dos freios sejam problematicas, pior: o peso extra empurrando o carro em uma descida pode facilmente desgovernar o carro, MUITO facilmente, forma-se o famoso L e aí meu amigo, tu pode ser o ayrton senna que vc vai se ferrar gostoso. Piora que os pneus sao normalmente totalmente diferentes em tipos, modalidades, tamanhos, pressao dentro do buggy e nunca ou raramente casam com o pneu das carretinhas, isso tudo quer dizer uma única coisa: eleva os níveis de acidente as alturas.

Sobre a carretinha:
Deve estar nivelada em altura total com o rebocador, ou seja, se vc usa uma dodge ram, coloque pneus de dodge na carretinha, isso vai pelo menos tentar ao maximo nivelar as alturas, anulando inercias que causam mais acidentes que se pode imaginar.

A carretinha nao deve estar inclinada nem pra frente, nem pra tras, isso é muit comum de ocorrer, por erro na instalacao do engate ou peso demasiado no reboque ou rebocador ou peso desnivelado na carretinha. Esse desnivel é capaz de decepar o engate ou a propria carretinha, deixando literalmente um missil atras do rebocador sem a menor capacidade de controle. Acredite isso ocorre MUITO.

A carretinha deve estar bem presa na bola do engate e usada uma corrente de grande espessura pra segurar a mesma em caso de desprender do engate, outro item esquecido e que acontece facilmente.

Atentar-se ao peso carregado, uma carretinha tem peso maximo de uso, alem disso, tem o peso maximo suportado pelo engate (explico mais adiante) e nao menos importante o peso limite de 700 kilos total (e nao de carga apenas), por lei definidos. Acima disso é necessario um freio inercial.

Veja, 700 kilos pode parecer muita coisa, mas nao é, basta uma carretinha mais pesada e duas pessoas sobre ela, esse limite ja ultrapassa. 

Esses 700 kilos é importante saber, se baseia pelo fato de que uma carretinha empurra ou puxa com grande forca o rebocador, seja numa descida ou subida ou numa freagem simples, 100 kilos podem se tornar facilmente mais de 1 tonelada numa simples desaceleracao, imagine numa freada emergencial a velocidades baixas como 60kim/h por exemplo, estamos falando de um peso absurdo sendo empurrado num veiculo nao dimensionado ou proprio para tal fato, pensa entao a 100km/h o tamanho do estrago.

O freio inercial tem como principal resultado equalizar essa forca e o peso deslocado de modo a diminuir o efeito e nao de frear a carretinha. Diferente de um caminhao (que eh todo desenhado pra isso, com chassis, freios, pneus, e tem a carreta SOBRE o eixo e nao atras dele e por fim com freios para pararem de fato).

O rebocador:

Deve estar em perfeitas situacoes de trafego, com pneus BONS e acima do limite adequado, pois a relacao vai ficar muito mais critica com o reboque atras. 

O engate:

Ítem na minha visao a mais complicada de todas, pois 99% das vezes esta totalmente fora de acordo.

Maioria dos engates sao cosmeticos, ou seja, soldas fracas, material errado em toda sua estrtura, funcao apenas estetica ou de "protetor" de parachoque.

O engate deve ser inteiriço, com a bola com porca e contraporca e principalmente dispositivo de segiuranca pois é comum as porcas perderem a açao e com isso elas caem, com o dispositivo,mesmo bamba a bola continua com as porcas, isso é imprescindível para a seguranca.

Preferencialmente, nao comprar um engate com soldas, pois quase sempre sao soldas erradas, material errado e destemperam o metal, causando fissuras que numa freada decepam o metal como manteiga.

O engate deve ser fixado OBRIGATORIAMENTE nas longarinas do carro, nao sendo possivel isso, devem ser fixados com pelo menos 6 parafusos (daqueles bitolas mesmo, tipo de ponte!) no assoalho do carro, usando uma placa por baixo do assoalho e outra por cima, dentro do carro , com isso a energia é dissipada em um ponto enorme e nao em poucos pontos, essa placa deve ter entre 60cm a 1 metro quadrado em ambas as superficieis. ALGUEM AI JA VIU ISSO OCORRER? Nao né.... Viu como 99% dos casos sao erros drasticos!

E nao, isso nao é loucura, é prudencia, uma freada brusca com uma carretinha ltoada com barco e tudo mais, passa facilmente dos 7 ou 8 toneladas, vai deixar isso sobre uma base tosca de 3mm?? Lembre-se o problema nao é quando esta andando tranquilamente, mas sao os buracos, trancos, freadas, desniveis, lombadas etc. Nesse momento o uso se torna absoliutamente severos, e o BRasil esta lotado disso.

O buggy:

Normalmente o local de maior frenagem do buggy é a traseira, o que para o uso dele, é controverso mas factivel. Mas qdo colocamos um peso extra sendo rebocado, isso vira um problemasso! O carro perde muito a capacidade de frenagem.

Aliado a um lugar normalmente incorreto, um engate enfeite, as estradas lunares e bla bla bla, desaconselho firmemente...

Ai vem sempre a turma do contra dizendo:

Ah mas eu fiz isso por 20 anos e nunca deu nada... Nao eh assim nao, vc eh isso e aquilo...

Bla bla bla...

Tua filha pode ser atriz porno e ser digna. Mas nao é por isso que vc vai querer isso pra ela né? Mesma coisa, muita coisa pode acontecer e por muitos anos, isso nao qr dizer que seja o correto e que pq nao quebrou e nao explodiu é pq ta correto.

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Mensagem por Gui Kaufmann Qua Dez 18, 2013 11:49 pm

Mesma coisa pra rebocar buggy, usem carros que aguentem puxar, que a capacidade de carga seja maior que o peso do buggy..
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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Qui Dez 19, 2013 5:59 am

Muito boa a explicação do Henrique, esclarece bastante coisa. Quase desisti... rsrsrs

É um comentário muito importante pois muitos dos engates não estão mesmo em conformidade com todas as regulamentações e medidas seguras de instalação. Fica a dica pro pessoal aí que possuem engates não regulamentados. Vale a pena deixar tudo mais seguro!

Mas como meu buggy precisa puxar o barco com motor carreta e etc... vou em frente na adaptação... fazer de tudo para que seja segura e quando estiver rebocando, prudência e atenção máxima sempre!

Como disse, em breve posto as fotos da adaptação, quanto aos freios, fiz uma excelente revisão nos mesmos, estão zerados, discos na frente, tambor atrás, tudo para curtir estas férias.

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Mensagem por wiltonsp Qui Dez 19, 2013 7:27 am

Henrique, Victor e demais

muito esclarecedora a explicação, vc esta com toda a razão!! se bem que NUNCA vi um engate instalado nessas especificações
eu sempre tive engates em todos os carros, só instalo os meus na BERCO-PLION que se diz ter padrao americano e bla bla bla....
na instalação sempre aviso o povo, EU PUXO CARRETA, nao é para enfeite!
mas jamais vi alguem seguir seus parametros (que acho que esta corretissimo)
Minhas carretas sempre sao presas com correntes (vou ate comprar uma mais forte, vc me convenceu disso) iluminação e pneus NOVOS (nao uso remanufaturado) e ao andar.... sempre to na esquerda e na minha.... espaço na frente e atras... nao quero problemas..
velocidade?? acho que nunca chego a 100 Km/H
mesmo assim, vou verificar todos os pontos de apoio dos meus engates...
vc acha que parafusos e super arruelas de aço nao podem ajudar???
em tempo eu sou meio encucado com parafuso velho, essa semana mesmo comprei um monte pra minha carreta todos com porcas auto travantes, acreditem, gastei R$ 21,00 VALE A PENA!!!
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Mensagem por Henrique_buggueiro Qui Dez 19, 2013 8:42 am

Vamos por partes...

Eu ja andei muito por ai puxando barco + carreta + tralha de pesca + 4 pessoas dentro de um fusca... Nunca deu em nada e nao seguia nem 1/5 dessas recomendacoes, nao tive problemas, mas isso nao quer dizer que estava correto ehehhe. Agora eu sei como isso é preocupante.

Por exemplo, minha carretinha era afixada no engate por uma especie de copo de ferro soldada a carretinha, comum nas carretinhas mais antigas, hoje o sistema é diferente, é um acoplamento de ferro fundido, aparafusado na carretinha ou soldado (prefiro sempre o parafusado ou ambos, pois a solda qdo mal feita é um enorme perigo).

A grande maioria das fabricas de carretinha quando vendem a mesma já instalam um engate, e normalmente, este é bem feito. O problema é que a maioria das pessoas compram a carretinha em lojas, quando nao compram tudo em lojas diferentes, o que ocorrem esses problemas relatados acima. 

Ha inumeros problemas em carretinhas, o pior deles sao amortecedores errados e gabaritos tortos, isso o dono soh percebe quando poe na pista e a carretinha fica sambando lá atras, é comum ver jet ski assim, qdo nao desprende o jet, capota a carretinha e leva o carro junto, só perguntar pra qm mora perto de lagoa ou lgar onde tem muito jet e vc vai ver qtos ja viram acidentes assim e sao feios.

Depois tem outros problemas, como cubos recondicionados, parafusos velhos, manutencao inexistente (oi? alguem ai desmonta os cubos da carretinha todo ano, reaperta e lubrifica? Nao? pq? a tua graxa é imortal? nao resseca? nao tem ferrugem? qdo vc poe na agua a agua tem medo do aço por acaso? ahhnn seii.. entao ta...),sem contar pneu velho, ressecado, murcho, que ficou meses ou anos parados com o peso sobre ele, ai o cara vai la todo pimpao e poe pra rodar , nao roda nem 15 km e explode ou devido a trepidacao por estar quadrado arrebenta td e vai deixando a carga pra tras ou ainda pior, causa acidentes com terceiros que nao tem nada haver com  a falta de responsabilidade do dono.

Enfim, carretinhas sao uma mao na roda, mas podem se tornar mais mortais de arma de fogo na mao de bebado... Basta negligenciar um pouco. Um pneu quadrado, velho, ja ferra com td. Nao raro os cubos travam ou se desprendem por falta de aperto ou manutencao, ai vem aquele cabra com cara de quem fez m**** e fala: MAS TAVA TD CERTINHO, GUARDAVA NA GARAGEM, TUDO NOVINHO.... novinho com 5 anos de fabricacao ehehhe

Bsata fazer uma cotacao simples, veras que a mesma carretinha, modelo, pode custar de 2 mil a 8 mil, pq sera? qualidade! soldagem, material, gabarito etc. Mas na hora de comprar, nego qr a carretinha mais barata possivel, se economizar 20 reais ele poe pneu remoldado heeehe Ai meu amigo, nao ha cristo que ajude..

Por isso nao montei minha fabrica, ia morrer sozinho e quebrado com um otimo produto e nenhuma venda, pq eu nao qro matar ninguem...

Sobre as porcas e arruelas, se o amigo se refere a prender sem a chapa , depende do uso, se vc for usar com pouco peso, cidade, tipo pra transportar um sofa, umas cadeiras etc. Trechos curtinhos , tipo uma picape eventual, ate servem sim, nao é o ideal, longe disso, pq temos lombadas, valetas, freadas etc... Td isso força absurdamente a chapa de metal do porta malas (estou imaginando que vc nao conseguiu instalar na longarina).

Os carros atuais tem chapas mais finas que uma latinha de cerveja, os antigos tinham chapas grossas o que permitiam maiores abusos, ja viu uma chapa de porta malas de uma caravan? 6 apoios ali já resolveriam muito ehehhe

Hoje as cosias mudaram, depende do teu uso.

Lembrando que qqr batidinha dando ré com um engate mal colocado pode amassar ou trincar a chapa.

Eu tinha um corsinha com engate pra fim estetico mesmo, pros anti barbeiros ehehe (nao é um ato civico mas é um ato de protecao...)

Uma vez dei ré e pegou um carro, nada d+. Qdo fui olhar o porta malas, tinha flexionado legal um lado do porta malas...

Esse é outro problema, muitos instalam o engate de qqr jeito, e nao faz medicao direito, ficando (bem) torto debaixo do carro, isso qdo em emergencia causa instabilidade no carro e faz ele girar . Fiquem atentos.

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Mensagem por Henrique_buggueiro Qui Dez 19, 2013 8:57 am

aqui tem um topico legal sobre carretinhas, onde eu coloco algumas ideias das quais eu queria fazer, se alguem se interessar

http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/74452-carretinhas-reboque-6.html

tem uma empresa do sul, fazendo um relativo sucesso, chamada box car, eles tem uma ideia um pouco diferente , gosto bastante, acho que tem futuro, pena que no brasil td custe muito caro pra fazer e ng qr pagar o preco disso.. por isso engavetei a ideia. mas sou um fan de carretinhas.

A minha ultima era assim: http://www.reboquesmorini.com.br/paginas/produtos/barcos/01.html

inclusive desse fabricante, muito boa mesmo, a minha era com caçamba mais curtinha, na realidade é o modelo http://www.reboquesmorini.com.br/paginas/produtos/cargas/02.html, mas vai acoplado a um extensor, que a deixa grande, coloca-se o barco em cima e fica perfeito, alto mas perfeito.

Era bom pq dava pra por toda carga necessaria de uma pescaria sem forcar o barco, protegida de chuva, sujeira etc ... dava pra usar como carretinha simples e tb como de barco. Ruim era colocar o barco sobre ela mas isso é tranquilo de se fazer hj em dia, tem aqueles guinchos mecanicos que faz com rapidez.

Meu barco tinha 6 metros, borda alta, chapa grossa, imaginem o peso... boas pescarias viu!

ultima vez que transportei, foi qdo me mudei pra ribeirao, nem vou comentar da viagem senao vao me chamar de insano ahhahaha hoje nao faria igual de jeito nenhum..

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engate de carretinha - Página 3 Empty Re: engate de carretinha

Mensagem por wiltonsp Qui Dez 19, 2013 9:11 am

Por sorte minha, meu engate no carro é em formato "U" ou seja, as duas laterais presas nas longarinas.
ja no buggy.... é aquele drama... se bem que quase nao puxo peso nele, eu so vou puxar o MINI PRETTY para alguma exposição ou evento...
nada exagerado.
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engate de carretinha - Página 3 Empty Re: engate de carretinha

Mensagem por Gui Kaufmann Qui Dez 19, 2013 10:20 am

8 mil reais em uma carretinha? Mas daquelas com freio inercial ou simples? Se for simples, 8 mil reais é roubo em um monte de tubo soldado..

Pra quem vai puxar 500kg em uma carretinha, o ideal é usar um carro 2.0 pra cima, pois esses já possuem, normalmente, freio a disco nas 4 rodas.. Não adianta nada ter a carretinha em ordem se o carro não consegue parar ela de forma eficiente..

Henrique, sabe onde acho carretinha pra carro? Daquelas que o carro vai em cima? Não gosto muito de ficar puxando o buggy com ele cambado.. Se bem que andar de buggy sempre é a melhor opção..

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engate de carretinha - Página 3 Empty Re: engate de carretinha

Mensagem por wiltonsp Qui Dez 19, 2013 11:14 am

Acabei de comprar um metro de corrente de elo 40mm e um cadeado PADO 40 mm tb, me parece bem robusto... o que acha Henrique?
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engate de carretinha - Página 3 Empty Re: engate de carretinha

Mensagem por Henrique_buggueiro Qui Dez 19, 2013 11:18 am

primeiramente a todos: desculpem os erros de portgues, digitacao etc, meu teclado esta todo quebrado, sem backspace e algumas teclas com problema... cosias de notebook HP (nunca mais...)

Gui: a box car fabrica umas coisas interessanets, veja o site http://www.boxcar.ind.br/

Sao caros? Sim, mas dependendo do que vc precisa e seu uso e consciencia, compensa.

O grande problema da industria de carretinha é justamente isso que vc falou, um monte de tubos soldados nao podem custar tanto.

Mas se esquecemos que nesses tubos, tem funcionarios, soldagens, soldadores, pintura, pintor, energia, imposto, etc., etc. , etc.

Por isso temos tantas carretinhas porcarias por ai, pq o cara vai num serralheiro com 2 traves em U ou em I , uns 15 metros de chapa lisa, um eixo de ferro velho, 2 cubos, entrega la e duas semanas depois volta pra buscar.

Mas o serralheiro nao tem gabarito, nao tem funcionario, nao tem imposto, nao tem contador, nao tem site, nao tem pintura, usa solda de portao, te entrega com pneu remold, parafuso meia boca, enfim... Roda? Claro que roda... 

Pra vc ter ideia, pra fabricar o reboque, vc precisa de uma licensa CAT, cada licensa custa por vias burocraticas uns 8 a 15 mil reais, demora em media 30 anos pra vc receber. Por meios brasileiros, custa o dobro ou triplo e sai em 30 dias. Todo ano vc renova (taxa simples nao lembro o valor).

Teoricamente, cada carretinha, tipo barco, jet, bau, fazendinha, etc seria um cat, na pratica, usam um chassi unico pra td e depois é acoplado o resto, pois só quem tem o cat tem registro pra poder numerar um chassi e entao emplacar. Explicado pq vc ve tanta carretinha sem placa?

Enfim, vc coloca os custos , material de boa qualidade, engenharia, etc, uma carretinha tem que sair por volta de 6  a 8 mil mesmo pronta, isso em linha de producao. Mas pra ter linha de producao, precisa de cliente. Nao tem cliente...

Em suma, ter uma fabrica de carretinha é um sonho, mas ou vc tem muito dinheiro pra se manter no mercado ou fara porcaria que poe a vida dos outros em risco.

Por exemplo, todos qrem carretinha de aluminio, mas o custo de fabricar pela soldagem vai nas alturas, ng compra. Ai o cara vai la e mete um tubo fechado na carretinha como chassi ou travessa ou em qqr outro lugar.

Legal, particularmente acho o tubo muito mais bonito que a trave em U ou I ou seja la como chamam na sua regiao. Só que o tubo acumula agua, demora pra secar, cria umidade, entra sujeira, terra lama e nunca mais sai, mesmo ;avando com uma wap.

Em 5 meses tua carretinha tem pontos de ferrugem, em 5 anos ela ta imprestável.

Entao o correto é usar as chapas dobradas em U ou trave em U ou I ou sei la como quiser chamar. pois embora nao sejam bonitas, elas aguentam muito peso, flexionam pouco, podem ser pintadas e tratadas por toda sua extensao interna e externa, seca MUITO rapido, nao acumula sujeira, enfim, é a solução mais inteligente e barata disponível. Mas custa mais que um tubo.

Ai vc poe as duas lado a lado, uma custando 3.500 e  a outra 2.500 e mais bonita, qual vc acha que o cara vai levar?

Ai fica dificil, muito dificil vc manter uma fabrica.
Qdo vc tava estourando de raiva, me vem um cabra e fala: TA LOUCO? É UM MONTE DE TUBO SOLDADO uaheuaheuhae da vontade de explodir o cara...

Trabalhar no BRASIL é dificil, todo mundo te esfaqueia, nao tem pra onde fugir. Pode notar que as empresas de barco, vendem seus barcos e lanchas com normalmente os mesmos 5 fornecedores no Brasil inteiro, quem foge deles, ou ta quebrado ou ta fazendo algo muito diferente  e tb esta quebrado. 

Ai o cara nao tem dinheiro pra ter um soldador bom, uma maquina de solda boa, bons materiais, o fim disso é tudo igual, erro de construcao e a carretinha que poderia ser um baita negocio num pais assolado de pedagios e carros caros, fica como coisa de pobre que nao tem dinheiro pra ter camionete ou pra sitiante... ou pescador.

Pode notar, eu fui a VAAAARIAS lojas e fabricas, maioria das carretinhas ta cheia de pingo de solda, solda mal feita, chapa torta, enferrujada, é um caos... Afirmo, nao é assim pq nego é relaxado é que nao tem nem como parar o negocio de tao f***** q ele ta, se parar ele se afunda mais, se continuar ele se fode... hehehe

Fora que a maioria das lojas tem as carretas por consignacao, ou seja, recebe a carreta e fica meses tentando vender, qdo vende q paga a porcentagem pro fabricante, isso é quase tao etico quanto o PT... A fabrica qto mais revendedor tiver mais no fundo do poco esta, se tem 10 revendas, tem 10 carretinhs feitas, pagas e nao recebidas, se tiver 100 , 1000, imaigna o custo de manter uma fabrica dessa?

Ja viu qto tempo uma lancha fica parada numa loja? A do lado de casa esta ha quase 2 anos com uma lancha la em exposicao... 

Por fim, a sua pergunta, carretinha pa carro eh feito sob encomenda, pois cada carro tem um tamanho , mesmo um buggy vai precisar de uma carretinha 2 eixos e com freio inercial. 

Tem umas fabricas que fazem genericas, ai tem que ver se o buggy cabe, agora de cabeca nao tenho nenhuma em mente, lembrando eu aviso.

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Mensagem por Henrique_buggueiro Qui Dez 19, 2013 11:23 am

wilton, 40mm é um valor bem legal, se vai usar com pouco peso vale sim, nao tenho a tabela de peso de correntes comigo, mas acho que 40mm é mais que suficiente. Qd for colocar no carro, de duas voltas se possivel uma nao interligada a outra, assim se uma falhar tem a outra, mas é só por desencargo de consciencia mesmo, uma acho que resolve. Correntes sao bem fortes. Aconselho vc a colocar dentro de uma camara de bicicleta ou moto ou alguma coisa que encape, senao isso pode ficar fazend barulho e incomoda (eu por exemplo tenho horror a barulhos eheheh).

Lembrando que, uma carretinha de qualidade, com td certinho, nivel, carro, pneus, etc, etc, etc, teoricamente poderia andar com um carro a velocidade que quisesse pois iria se comportar neutramente. O problema é que nao temos isso, o mundo perfeito nao existe, nunca. Entao um velocidade segura é sempre bom manter.

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Mensagem por Victor Hugo (vtr_kd) Qui Dez 19, 2013 11:46 am

Fala Gui, seguinte...
A boxcar faz ótimas coisas, mas acho superfaturado e muito incrementado...
Infelizmente, não há muito o que falar sobre carretas, é metal (ferro, alumínio, aço e etc) com solda e parafusos... o cara que inventa muito em cima disso acaba fazendo carnaval ou virando a Boxcar, vende produtos bonitos porém caros e etc... 20 mil custam as carretas bauzinhos com freio embutido já. Vimos o estande da boxcar em uma feira de aventura aqui em SP.

Tenho dois lugares bacanas para te indicar. Você que é de São Paulo, tem fácil acesso, um deles é a Bandeirantes Engates, na Av. dos Bandeirantes, 3434 - telefone: 011 5543-5770 (eles tem site).
Lá colocamos engates no fluence e na scenic de casa e olha, os caras lá estão de parabéns, trabalho impecável, sem dor de cabeça. Puxamos a carretinha com o dobro do limite de peso, e o engate nem se mexeu, muito bem fixado.

O Outro lugar é a Korg Engates e Carretas, na Via Anchieta, 742, Vila Moinho velho, Telefone: TEL/FAX (11) 2272-0752 / 2272-1057.
O cara é expert em fazer carretinhas do zero. Desde carretas para animais até carretas que levavam 5 motos de provas de motocross. No dia que fui ver o preço da carreta do nosso barco, vi o catálogo dele. Trabalho excelente.

Espero que te ajude.
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Mensagem por Bocca Qui Dez 19, 2013 1:54 pm

wiltonsp escreveu:Acabei de comprar um metro de corrente de elo 40mm e um cadeado PADO 40 mm tb, me parece bem robusto... o que acha Henrique?

Será que o cadeado aguenta a pressão? Quando, por um motivo ou outro, a corrente se faz necessária não seria melhor ter um parafuso com uma boa espessura para segurar a pressão? Eu uso um parafuso antes do cadeado. O cadeado está ali somente para evitar furtos.
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Mensagem por wiltonsp Qui Dez 19, 2013 2:03 pm

Bocca escreveu:
wiltonsp escreveu:Acabei de comprar um metro de corrente de elo 40mm e um cadeado PADO 40 mm tb, me parece bem robusto... o que acha Henrique?

Será que o cadeado aguenta a pressão? Quando, por um motivo ou outro, a corrente se faz necessária não seria melhor ter um parafuso com uma boa espessura para segurar a pressão? Eu uso um parafuso antes do cadeado. O cadeado está ali somente para evitar furtos.

 scratch 
Bem pensado.....
Vou atacar com um parafuso e o cadeado... o que ABUNDA nao atrapalha!
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