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Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Mad Well Seg Ago 27, 2012 7:53 pm

Fabrocio aqui em sergipw.nao.existe doc p gaiola voce reboca ela ate proximo a trilha e se algum quarda para eh so.falr q ta imdo p trilha e ter como provar que eh sua

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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Fabrício®© Seg Ago 27, 2012 8:15 pm

Bem, até onde eu sei, é lei ter o doc mesmo sendo rebocado, pois está transitando tem que ter IPVA em dia, a não ser que vc reboque sob uma carrocinha com o IPVA em dia, ai sim que vc vai precisar de um doc para comprovar que é sua.
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Nil Ter Ago 28, 2012 6:20 am

Mad Well escreveu:Fabrocio aqui em sergipw.nao.existe doc p gaiola voce reboca ela ate proximo a trilha e se algum quarda para eh so.falr q ta imdo p trilha e ter como provar que eh sua

O FABRICIO TÁ CORRETO. ISSO NÃO EXISTE AI EM SERGIPE E EM LUGAR NENHUM!!!! GAIOLA DE TRILHA SÓ PODE CIRCULAR EM VIAS EM CIMA DA CARRETINHA. FORA DA VIA PODE BRINCAR A VONTADE. ALIÁS, GAIOLA NÃO EXISTE PARA O DENATRAN E NÃO É CONSIDERADO VEÍCULO E SIM CARRO. TODA GAIOLA LICENCIADA É BUGGY.
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Beco Ter Ago 28, 2012 6:25 am

Verdade, segundo o CTB, se o veículo estiver com as rodas sobre a rodovia, tem que estar com a documentação em dia (licenciamento). Se estiver sobre uma carreta, pode até estar atrasado, ter só recibo ou qualquer comprovante de propriedade. Aí, é uma simples mercadoria.
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Mad Well Ter Ago 28, 2012 12:39 pm

Mas pessoal ela vai rebocada atena trilha pelo proprio cambao nao tem doc nem paga ipva como todas as gaiolas daqui.. ela so nao pode pegar ruas e estradassem estar rebocada
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Fabrício®© Ter Ago 28, 2012 12:41 pm

MAd, elas podem até estar transitando dessa forma. Mas se for parada em uma operação da PF ou PM ou PC, infelizmente ela vai ser presa se não estiver sendo rebocada em cima da carretinha devidamente legalizada.
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por basso Ter Ago 28, 2012 12:54 pm

Fabrício®© escreveu:MAd, elas podem até estar transitando dessa forma. Mas se for parada em uma operação da PF ou PM ou PC, infelizmente ela vai ser presa se não estiver sendo rebocada em cima da carretinha devidamente legalizada.

é como a turma falou.
Resumindo:
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Fabrício®© Ter Ago 28, 2012 1:00 pm

isso isso isso!
basso escreveu:
Fabrício®© escreveu:MAd, elas podem até estar transitando dessa forma. Mas se for parada em uma operação da PF ou PM ou PC, infelizmente ela vai ser presa se não estiver sendo rebocada em cima da carretinha devidamente legalizada.

é como a turma falou.
Resumindo:
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Transformar Brasilia em Buggy quais opções?

Mensagem por eziquiel Qui Abr 04, 2013 6:28 pm

Olá a todos. Igualmente ao Gustavo, vou entrar para o universo do Buggy. Infelizmente não possuo recursos para comprar o modelo da Bugre transformado (custa aprox. R$ 15 mil) Tenho uma super brasilia 78 que pertenceu a meu pai, e pretendo utilizá-la para montar meu buggy. Meu orçamento tá apertado. Posso dispor de R$ 5 mil. Pensei na opção de comprar aqueles "kits" vendidos por dezenas de empresas espalhadas pelo Brasil, para eu mesmo montar. O que vcs podem dizer a respeito dessa opção? Na data de hoje, há alguma novidade em relação à documentação, ou continua impossível acertar os documentos depois da transformação?
Não vale à pena vender a brasilia para aumentar meu poder de compra. Ela precisa de reparos na funelaria. Mas as peças necessárias estão ótimas e pretendo aproveita-las no buggy. Estou buscando todas as alternativas para adquirir um buggy novo. Não gostaria de adquirir um buggy detonado, para recuperá-lo. No final, os gastos irão além do que posso dispor. Vocês tem alguma sugestão a me dar?

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Mensagem por Clayton Qui Abr 04, 2013 8:51 pm

Minha opinião, não faça isso, pegue esses 5 mil e procure um buggy (documentado)com calma, tenha paciência. Se sua Brasília é relíquia não vale a pena demanchá-la.
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Mensagem por eziquiel Qui Abr 04, 2013 10:23 pm

Boa Noite Cl@ayton, agradeço seu comentário. Infelizmente minha Brasilia sofreu uma colisão frontal e o custo/benefício para recuperá-la não compensa.
Acabei de ler as 6 pgs sobre a questão da legalização do documento de transformação de brasilia em buggy. Cara, o que é aquilo?!?! Quase dá vontade de desistir do projeto de adquirir o buggy!!! Estou chegando décadas depois e me deparo com os mesmos dilemas vividos por centenas de colegas. E pelo que entendi, o assunto parece estar longe de solução, correto?


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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Nil Qui Abr 04, 2013 10:27 pm

Pois é Eziquiel, já estamos no ano de 2013 e graças a Deus evoluimos e já não é permitido montar buggy com chassi velho.


eziquiel escreveu:Boa Noite Cl@ayton, agradeço seu comentário. Infelizmente minha Brasilia sofreu uma colisão frontal e o custo/benefício para recuperá-la não compensa.
Acabei de ler as 6 pgs sobre a questão da legalização do documento de transformação de brasilia em buggy. Cara, o que é aquilo?!?! Quase dá vontade de desistir do projeto de adquirir o buggy!!! Estou chegando décadas depois e me deparo com os mesmos dilemas vividos por centenas de colegas. E pelo que entendi, o assunto parece estar longe de solução, correto?



Última edição por Nil em Sex Abr 05, 2013 6:05 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por NUNES/GIANTS Qui Abr 04, 2013 11:04 pm

????????????????????????????????????

Nil escreveu: Pois é Eziquiel, já estamos no ano de 2013 e graças a Deus evoluimos e já não é permitido montar buggy velho.


eziquiel escreveu:Boa Noite Cl@ayton, agradeço seu comentário. Infelizmente minha Brasilia sofreu uma colisão frontal e o custo/benefício para recuperá-la não compensa.
Acabei de ler as 6 pgs sobre a questão da legalização do documento de transformação de brasilia em buggy. Cara, o que é aquilo?!?! Quase dá vontade de desistir do projeto de adquirir o buggy!!! Estou chegando décadas depois e me deparo com os mesmos dilemas vividos por centenas de colegas. E pelo que entendi, o assunto parece estar longe de solução, correto?

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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Beco Sex Abr 05, 2013 6:26 am

infelizmente, não é permitido. Entendo a posição do Nil, que se refere à insegurança de um serviço que pode ser mal feito. Mas, ao contrário dos tempos antigos, atualmente licenciar um veículo artesanal exige um laudo específico feito por empresa especializada. Isso poderia continuar sendo feito com a plataforma do fusca.

No entanto, como aqui no brasil se legisla pela exceção, quando resolveu-se que caminhões não poderiam ter chassi alterado para maior ou menor, publicou-se uma portaria proibindo corte de chassi. De qualquer veículo. Mas é possível, sim, fazer um buggy a partir da plataforma não cortada, coisa que o próprio Bruce Meyers desenvolveu recentemente, no seu Manx 2+2. A burocracia oficial vai complicar bastante, mas é legalmente possível.
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Mensagem por Nil Sex Abr 05, 2013 7:14 am

Interessante é que, com todas essas informações aqui, não apareceu ninguém que conseguiu legalizar um buggy com chassi VW. Eu FAÇO ESSE DESAFIO!!!! Dou um kit 0km homologado pra quem conseguir de forma legal transformar um fusca em buggy.

Tem que seguir a lei ao pé da letra.
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bugre - Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca? - Página 2 Empty Re: Tendo um chassi e mecânica VW, sai mais em conta montar um buggy ou Fusca?

Mensagem por Beco Sex Abr 05, 2013 3:49 pm

não pensa que eu fugi da raia, Nil! Hoje passei estudando as resoluções e cheguei a conclusão que legalmente é possível, sim, fazer a alteração de carro para buggy. Agora, vou incomodar algum cartório do Detran para que ele me mostre como não dá.

Sim, é preciso um cat, como qualquer carro artesanal ou alteração. Se for fazer uma ambulância, por exemplo, vai ter que ter o cat, que não precisa ser para uma linha de produção, mas somente para uma unidade. Vai ter que ter o CSV, que é feito pela mesma empresa que faz o cat. Já passei por este trabalho quando importei um container de motos.

Sai caro, pois é unitário e o trabalho é o mesmo para fazer uma linha de produção. Mas possível e legal, é.
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Mensagem por Nil Sex Abr 05, 2013 5:23 pm

Carlão escreveu:
Sim, é preciso um cat, como qualquer carro artesanal ou alteração.

mais Carlão, voltamos ao ponto zero. Eu me refiro que que pra fazer buggy tem que ter CAT, conforme a REs. 397 só que não compensa!!!!! é mil vezes mais pratico e barato comprar um kit homologado por r$ 7.000,00 do que cumprir todas as exigencias do Denatran pra canseguir um CAT.

e conseguir um CAT é dificílimo!!!! pra se ter uma ideia, estou vendendo uma das 4 homologações porque um grande empresario de Brasilia não conseguiu. Aqui no Ceará. a fábrica do buggy Kariri que montava o modelo Fibravan/Magnata fechou porque não conseguiu CAT.

resumindo: quem tem uma brasilia em casa não conseguirá legalizar um buggy
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Mensagem por Beco Sex Abr 05, 2013 5:34 pm

questão de custo! Poder, pode... o que falávamos é que é impossível e ilegal. Não é, só vai custar bastante...
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Mensagem por Nil Sex Abr 05, 2013 5:39 pm

não é isso. a discussao maior que gira aQui no PB é se pode ou não legalizar um buggy montado num chassi VW, como antigamente. E mesmo que se consiga o CAT não pode usar o chassi VW. tem que ser um chassi feito do zero. Isso é fato e para isso eu dou um kit novo pra quem conseguir legalmente, evidente que sem CAT.

Carlão escreveu:questão de custo! Poder, pode... o que falávamos é que é impossível e ilegal. Não é, só vai custar bastante...
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Mensagem por Beco Sex Abr 05, 2013 6:11 pm

pelas regras pode ser chassi de fusca, sim. Não há, em nenhuma resolução do Denatran, nem nas portarias do Contran, nada que impeça isso legalmente. A Resolução 291 ainda está em vigor, com a portaria 1101, que dá nova leitura aos anexos e as alterações feitas pela 369.
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Mensagem por Nil Sex Abr 05, 2013 6:23 pm

Carlaõ. essa discussao é infindável porque as resoluções naõ sao claras para quem não as pratica. Nas resoluções não consta claramente, ENTRETANTO, não se pode conseguir o CAT com chassi VW. ou seja, volta-se a estaca zero. Gostaria que alguém que tem um chassi e gostaria de fazer que tentasse e colocasse aqui no fórum o resultado.

Outra coisa: não existe CAt especial ou homologação para licenciar buggy com chassi VW. o meu CAT é igual a de qualquer outra montadora independente de quantos anos ela tenha. O fato é que pra licenciar um buggy novo na fábrica, não precisa fazer vistoria, ou seja, lá no buggy pode ter um chassi VW mas o Denatran não fica sabendo, portanto, se eu ou qualquer outra montadora quiser fazer isso, poderá fazer. Não faço porque não tem sentido.


Carlão escreveu:pelas regras pode ser chassi de fusca, sim. Não há, em nenhuma resolução do Denatran, nem nas portarias do Contran, nada que impeça isso legalmente. A Resolução 291 ainda está em vigor, com a portaria 1101, que dá nova leitura aos anexos e as alterações feitas pela 369.
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Mensagem por Beco Sex Abr 05, 2013 7:12 pm

é que eu precisei aprender bastante sobre isso quando importei as motos. e não foi fácil, pois as barreiras começam no lobby das grandes, claro. Mas consegui tudo sem contratar nem um despachante para fazer. acontece que sou bom com papel. Trabalho há 40 anos com burocracia oficial...

e as portarias são bem claras. não deixam dúvidas que possam ser utilizadas pelos detrans. Acontece que eles não gostam, simplesmente.

Lembra a história da diferença de um ano entre o ano de fabricação e o ano modelo? Pois teve uma data que isso passou a ser de apenas um ano. Mas os documentos anteriores são válidos, por óbvio. Mas os detrans tem um sistema que só lê este um ano e não aceita a transferência de outro estado que tenha esta diferença. Mas, na real, ilegal é alterar esta característica, válida na época da montagem. Mas, por terem um sistema falho, exigem isto.

Nada que uma liminar não resolvesse, mas quem faria isso para emplacar um buggy em outro estado? Mais fácil cometer uma ilegalidade e alterar - pelo próprio detran de origem - o ano-modelo. Mas isto é claramente ilegal!


Última edição por Carlão em Sex Abr 05, 2013 7:30 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : nem eu estou me aguentando hoje! O velho está impossível!!!)
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Mensagem por Bugólatra Sex Abr 05, 2013 8:19 pm

Claro que a lei permite isso, ai esta a resolução 397 totalmente em vigor para comprovar isso, nenhum funcionário pode por conta própria ignorar uma lei Federal simplesmente por vontade própria, leis são para serem cumpridas e não discutidas ou ignoradas.

vejam a lei baixo.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_397_11.pdf

aqui o iten 6 autoriza claramente transformar automóvel em buggy.

http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2010/PORTARIA_DENATRAN_1207_10.pdf
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Mensagem por eziquiel Sex Abr 05, 2013 8:58 pm

Putz. Ressucitei aquele assunto. e o Nil vai tirar o escorpião do bolso...kkk.
Veja só Nil, minha grana anda curta e não tenho outra opção. Vou buscar os caminhos para ter meu buggy da maneira antiga. Se conseguir te aviso.
Obrigado pelas dicas.

eziquiel
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Mensagem por Nil Sex Abr 05, 2013 9:01 pm

a resolução 397 autentica que só com CAT isso é possivel. mas como falei, é uma discussaõ tola. o desafio tá feito: um kit de bride pra quem conseguir!!!! A resolução primária .a a 291 é de 2008 e até hoje ninguém conseguiu. portanto, discussão sem sentido essa.
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Mensagem por Terra Sáb Abr 06, 2013 8:08 am

Carlão escreveu:
Lembra a história da diferença de um ano entre o ano de fabricação e o ano modelo? Pois teve uma data que isso passou a ser de apenas um ano. Mas os documentos anteriores são válidos, por óbvio. Mas os detrans tem um sistema que só lê este um ano e não aceita a transferência de outro estado que tenha esta diferença. Mas, na real, ilegal é alterar esta característica, válida na época da montagem. Mas, por terem um sistema falho, exigem isto.

Nada que uma liminar não resolvesse, mas quem faria isso para emplacar um buggy em outro estado? Mais fácil cometer uma ilegalidade e alterar - pelo próprio detran de origem - o ano-modelo. Mas isto é claramente ilegal!

Oi Carlão, não entendí essa questão.
Um buggy ou qualquer outro automóvel não tem mais ano fab/mod? ou isso só vale pra transferir de outro estado, como assim?
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