Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

+3
jperson
Nil
ANDREY LIMA
7 participantes

Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por ANDREY LIMA Sex Out 08, 2010 5:41 am

BOM DIA AMIGOS,

EU TENHO UM GURGEL XAVANTE 1976 E DESEJO MEXER NO MOTOR, QUANDO EU FALO EM MEXER QUERO DIZER QUE GOSTARIA DE ABRIR O MOTOR E TROCAR PEÇAS POR NOVAS E QUE AUMENTASSEM A POTENCIA DO MOTOR. gOSTARIA DE UMAS DICAS PARA ESSE DESAFIO. OBRIGADO!
ANDREY LIMA
ANDREY LIMA
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 43
Localização : MACEIO-AL
Tipo de Buggy : GURGEL XAVANTE CONVERSÍVEL
Pontos : 4961
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Nil Sex Out 08, 2010 5:49 am

andrey seja bem vindo!

ai no link tem informações que importantes para o seu caso.

https://planetabuggy.forumeiros.com/motor-boxer-f12/motor-boxer-1800-t932.htm
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10106
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Convidad Sex Out 08, 2010 6:33 am

Olá Andrey, seja bem vindo ao fórum do Planeta!!!

Se o seu motor é um boxer 1600 e vc pretende abri-lo, acredito que com poucas alteração poderá ter um bom motor. Isso também dependerá do uso que dará ao seu Gurgel ....
Vamos lá ... troque o comando original por um comando das Kombis modernas (conhecido como 2AG) se sua intenção é tork para esse motor ou por um comando um pouco mais bravo se a intenção é desempenho (talvez um W 100 ou W110). Aumente a taxa de compressão dos atuais 7,2:1 para 8:1, fazendo um pequeno rebaixo nos cabeçotes (algo em torno de 1mm) e aproveite para polir os dutos de admissão e escapamento ... isso dará mais força e ajudará o motor a respirar melhor. Aproveite e troque a carburação simples por uma dupla 32 que sempre ajuda na hora de alimentar e não esqueça de substituir o sistema de refrigeração pelo da Kombi moderna que tem o radiador de oleo deslocado, isso vai garantir que ele trabalhe sem superaquecer o cilindro 3.
Essas modificações vão garantir um motor bem forte sem comprometer a confiabilidade e durabilidade dele!!!
Grande abraço e boa sorte, qualquer coisa estamos aí!!! Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por jperson Sex Out 08, 2010 6:39 am

Bem vindo ao forum Andrey.
Fique a vontade para perguntar.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por ANDREY LIMA Sex Out 08, 2010 12:52 pm

Boa tarde, eu gostei muito das dicas que voces postaram, mas colocarei um pouco mais doque eu estou querendo fazer e gostaria mais uma vez da ideias de voces. Então vamos lá: " estou querendo colocar um comando W125+ cabeçotes novos + carburador dupla de 32 + Bobina do gol Mi + cabo de vela de 10mm + alternador de 90 amp , eu acho que a parte de energia do sistema também altera no sentido de potencia pois se as velas também queimarem melhor isso tambem ajudara?
Aguardo a resposta de voces, muito obrigado!

ANDREY LIMA
ANDREY LIMA
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 43
Localização : MACEIO-AL
Tipo de Buggy : GURGEL XAVANTE CONVERSÍVEL
Pontos : 4961
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Convidad Sex Out 08, 2010 5:56 pm

Andrey vamos por partes!! Ainda não entendi ao certo qual a utilidade que você dará ao Gurgel, mas pela configuração que descreveu, acredito que queira um carro com uma subida de giros rápida e boa velocidade final!!!
Eu pessoalmente não sou muito adepto de modificações que fujam da originalidade em termos de peças ... assim, dentre o que postou, acredito que uma boa ignição eletrônica com a bobina original Bosch KW de alta potência, cabos e velas novos NGK, já resolveriam sua preocupação com o centelhamento. O alternador, se o seu carro não possui equipamentos ou sistema de som pesados, pode ser o convencional ... 90 amp deve ser muito bom, mas é jogar dinheiro fora!!!
Um comando W 125 vai necessitar de outras melhorias no motor, como a substituição das molas originais por molas mais duras e resistentes com o fim de evitar a flutuação de válvulas em rotações elevadas. A marcha lenta tende a embaralhar e fica dícil o seu ajuste. Também acho muito comando, poderia sem um menos bravo que talvez satisfizesse plenamente se combinado com outras medidas.
De resto acho que a dupla carburação sempre ajuda o motor e comando maiores pedem uma alimentação melhor! Se os seus cabeçotes são de entradas duplas e não têm problemas, podem ser perfeitamente utilizados e preparados como postei anteriormente. E só não esqueça de trocar o sistema de refrigeração para o da Kombi, pelas suas pretensões será fundamental para garantir a saúde do motor!!
Isso é apenas uma opinião com o intuito de ajudar, não vai aqui nenhuma crítica ok?
Grande abraço e precisando é só falar!!! Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por ANDREY LIMA Sáb Out 09, 2010 12:02 am

Boa noite Marcio Spa,

Com certeza voce deve ter imaginado oque eu quero e acertou, na verdade eu quero um carro com força e disposição para andar, e estou buscando uma melhor alternativa, para que esse motor melhore, pois esta cansado, sem compressão e o meu perfil em relação a isso e ter um motor forte e disposto para qualquer situação. Sobre o comando w110 oque vc acha? eu encontrei um sistema de ignição muito interessante que eles usam cabos de velas mais grossos tipo 10mm oque vc esta achando dessas duvidas que estou retirando?

Aguardo resposta!

Abraço!
ANDREY LIMA
ANDREY LIMA
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 43
Localização : MACEIO-AL
Tipo de Buggy : GURGEL XAVANTE CONVERSÍVEL
Pontos : 4961
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 6:19 am

Bom dia Andrey!!
Acredito que vc esteja no caminho certo .... está preocupado em pesquisar e se informar para definir um projeto de motor adequado a sua necessidade, é um investimento relativamente alto que deve ser bem pensado.
Temos aqui no Fórum, companheiro que usa o W110 como comando associado a dupla 32, mais ignição e fala muito bem dessa configuração. Diz que o buggy ficou bem disposto, sem muita necessidade de acelerar e não ficou gastão de combustível!!
A questão dos cabos de vela, dizem que quanto maior o calibre (8, 9, 10 mm) melhor a condução elétrica e melhor o centelhamento. Tem uma lógica, mas esbarra na qualidade! Acredito que um cabo mais fino possa ser um condutor melhor se produzido dentro dos padrões exigidos pelo fabricante do que os mais grossos feitos sabe Deus aonde, sem critério e fiscalização (vulgarmente chamado fundo de quintal). É daí que vem a minha aversão as peças não originais.
Aguarde mais um pouco que outros companheiros darão suas opiniõe e mais elementos para te ajudar, porém, não esqueça que seu carro é feito em fibra e mais leve que um fusca ... diante desse "novo" motor, uma preocupação com a dirigibilidade e os freios é questão de segurança pra vc e sua família!!
Abraços.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por ANDREY LIMA Sáb Out 09, 2010 6:41 am

Bom dia Marcio,

Quando eu trocar o comando e somente trocar pelo w110 ou tem que alterar alguma configuração interna?

Grato!
ANDREY LIMA
ANDREY LIMA
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 43
Localização : MACEIO-AL
Tipo de Buggy : GURGEL XAVANTE CONVERSÍVEL
Pontos : 4961
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 7:13 am

O W110 ainda suporta utilização sem necessidade de maiores alterações no motor!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por jperson Sáb Out 09, 2010 7:16 am

Quando meu motor era aspirado, usava um comando 276(ainda uso), proximo do w100, cabeçotes rebaixados em 1,5mm, taxa 8,5:1, dupla carburação solex 32 ventiri 26 mm(depois devidamente trocados por 2 solex 40), ignição eletronica original dos gol a ar, bobina ACCEL quadrada(amarela) e velas bosch de 4 eletrodos, cabos de vela usava os de 10 mm nacionais, começaram a dar fuga depois de algum tempo, troquei-os por originais Bosch e estão firmas até hoje. Gerava algo em torno de 80, 85cv.
Tem fotos do meu motor atual no ALBUM do forum.
Abraço
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Convidad Sáb Out 09, 2010 7:20 am

Beleza JP! Estava esperando mesmo a tropa de choque chegar para ajudar, cadê o restante?! ... já tinha passado da hora!!
É bom que o Andrey tenha a disposição bastante informação para decidir!! Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por jperson Sáb Out 09, 2010 7:24 am

Isso Marcio, vamos ver o que vai dar para o Andrey aproveitar.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Out 09, 2010 10:53 am

ANDREY LIMA escreveu:Bom dia Marcio,

Quando eu trocar o comando e somente trocar pelo w110 ou tem que alterar alguma configuração interna?

Grato!
Acho que vai ter que trocar as molas das válvulas...
Ou coloca as de opala, ou pelo menos coloca molas novas do motor tork (dizem que elas aguentam rotações mais elevadas sem flutuar).

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6285
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Chico Biela Sáb Out 09, 2010 11:22 pm

Para aumentar a potência de um 1600 como usado num gurgel, o comando W-110 atende bem, com uma dupla de solex 32 e escape 4x2 capetinha. Jogue fora o escapamento original do gurgel, amarra o motor e não equaliza a saída dos quatro cilindros.
Como já foi escrito, é essencial o uso da capela com radiador deslocado da kombi moderna com motor refrigerado a ar para preservar o cilindro 3 .
Pode fazer um rebaixamento de 2 mm se for cabeçote de 8 aletas e kit antigo ou de 1,5 mm se for cabeçote de 6 aletas e kit moderno, para chegar à taxa de compressão de 8,5:1, limite máximo para usar sem radiador de óleo externo.
Use as molas de válvula originais do motor torque com calço de 2 mm para elevar o limite de rotação dessas molas e permitir ao comando W-110 chegar a 5500 rpm com potência.
Abraço.
Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5227
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por lubisomem01 Ter Out 12, 2010 2:14 pm

Só complementando o que o Chico ( um dos maiores entendidos em motor vw-ar ) falou se o amigo usa o carro em longos passeios pelas praias/dunas etc.. eu colocaria: um filtro de oleo externo ou um radiador de oleo externo e dependendo do tamanho dos pneus traseiros que pretende usar iria com o comando W100...

ps. dupla carburação para funcionar bem e para não ter problema tem que usar carburadores em otimas condições, não adianta tentar usar carb. velhos pois só vai ter
problemas, caso vc não ainda tenha no teu carro a dupla carb. compre de preferencia
um par de carb. recondicionados ou novos para não ter problemas futuros pois dupla
carburação com peças usadas e que não estejam boas é problema na certa... motivo
pelo qual muitas pessoas odeiam e ate retiram a dupla...
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7398
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Nil Ter Out 12, 2010 4:42 pm

Chico Biela escreveu:Para aumentar a potência de um 1600 como usado num gurgel, o comando W-110 atende bem, com uma dupla de solex 32 e escape 4x2 capetinha. Jogue fora o escapamento original do gurgel, amarra o motor e não equaliza a saída dos quatro cilindros.
Abraço.


CHICO, AQUI NO CEARÁ A DESCARGA CAPETINHA É CONSIDERADA DE POBRE, POIS ALÉM SER O MODELO MAIS BARATO QUE EXISTE,
É FEIA DEMAIS, JÁ QUE TODO BUGGY CEARENSE USA O MOTOR TOTALMENTE Á MOSTRA.

A DESCARGA PADRÃO AQUI É A TIPO ARANHA DO PUMA, SÓ QUE FEITA PELA KADRON ESPECIALMENTE PRA BUGGY POIS É UM POUCO MAIS ABERTA E TEM UM RONCO MAIS ESPORTIVO.

JÁ QUEM QUER DESEMPENHO UTILIZA A 4X1. EU PREFIRO A 4X2 CRUZADA POIS NÃO É TÃO BARULHENTA COMO A 4X1.

NO RIO GRANDE DO NORTE, NÃO SE ADMITE UM BUGGY QUA NÃO TENHA A DESCARGA MODELO GURGEL. 99% DOS BUGGYS USAM ELA.

SEI DAS QUALIDADES E DEFICIENCIA DE TODAS, ENTRETANTO, GOSTARIA DE SUA AVALIAÇÃO PROFISSIONAL, POIS AQUI MUITA GENTE TEM DÚVIDAS ACERCA DO ASSUNTO.

VOU DUPLICAR ESSA PERGUNTA E LEVAR ATÉ PARA O TÓPICO DE ESCAPAMENTOS NO LINK ABAIXO:

https://planetabuggy.forumeiros.com/escapamentos-f65/escapamento-t1011-40.htm#22778
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10106
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Chico Biela Ter Out 12, 2010 7:22 pm

O pior escape é o original de fusca. Entretanto, ele pode surpreender quando se remove os restritores de cada coletor dentro do balão abafador e com o uso de ponteiras grossas. Usei um desses num motor 1700 envenenado com duas webers 40 e comando de 328°, virando 6400 rpm e com som alucinante acima de 5000 rpm...

Os dois abafadores comuns de bugue tem coletores de comprimentos diferentes para cada abafador, o que prejudica a vazão dos gases. Como são isolados, não equilibram o motor em relação à pressão dos gases de escape. Além de terem o som de motos com motor em "V", que não gosto. É o que tem no meu bugue e na primeira oportunidade vou jogar fora.

Gosto do 4x2 capetinha que tem um construção de 4x2 real, com um abafador único depois da junção 2x1 de cada ramo, equalizando a pressão dos quatro cilindros. Observei uma boa curva de torque e é o escape padrão que uso. Para reduzir um pouco o som forte que tem, é possível se adaptar ponteiras com pequenos abafadores de gol GT antigo ou se adaptar dois abafadores tipo puma laterais para se reduzir mais ainda o ruído. Para meu bugue pretendo colocar o 4x2 capetinha com dois abafadores laterais, ao estilo bugue.

Existem alguns 4x2 por aí que não prestam, pois não tem ramos dos coletores de escape de igual comprimento e só se parecem com o 4x2 capetinha.

O 4x1 que Nill cita é um conjunto de coletores de igual comprimento que se junta num único cano grosso de uns 40 cm, via uma pirâmide na junção. Tenho foto de um bugue com esse escape que vi em Fortaleza. O som lembra motos de quatro cilindros e potentes, mas o som é forte e estridente, incomodando. Uso um desses modificado na minha réplica de Porsche 911T (em construção) e instalei um abafador de puma alterado (sem uma tela interna) com tubulação de 40 mm; o som ficou grave e baixo, deixando o motor girar a 6000 rpm sem problemas.

O 4x1 com abafador que já vi em bugues sofre do mesmo problema que o usado em pumas, que é a junção dos quatro coletores em uma caixa com uma saída soldada perpendicularmente a ela. Essa montagem forma quinas que prejudicam a passagem dos gases em altas rotações. Se estiver faltando uma chapinha separando a caixa em dois volumes, é pior ainda, pois sua falta permite que os gases de um coletor entrem no que está oposto, atrapalhando a saída dos gases de seu cilindro quando for sua vez de expelí-los.

O 4x2 cruzado sem abafador é o modelo usado na categoria Speed 1600, de fuscas que correm em Interlagos. Esse escape permite uma subida de giros mais rápida que a de um 4x1 de arrancada, mas tem menos torque em toda a faixa útil de rotações. A vantagem do 4x2 em relação ao 4x1 é não esquentar tanto os cabeçotes, o que dá mais confiabilidade ao motor. O 4x2 cruzado é o 4x2 capetinha sem abafador.

Além dos formatos, há ainda a influência do diâmetro dos coletores, que vai do original 1 1/4" (32 mm), passando pelo de 1 1/2" e indo até 1 3/4". Depende da cilindrada, da rotação prevista para potência máxima e do uso do motor saber qual é a mais adequada para um motor em particular.

Abraço.

Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5227
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por brunorodrigo Qua Out 13, 2010 9:35 am

Chico Biela escreveu:O pior escape é o original de fusca. Entretanto, ele pode surpreender quando se remove os restritores de cada coletor dentro do balão abafador e com o uso de ponteiras grossas. Usei um desses num motor 1700 envenenado com duas webers 40 e comando de 328°, virando 6400 rpm e com som alucinante acima de 5000 rpm...

Os dois abafadores comuns de bugue tem coletores de comprimentos diferentes para cada abafador, o que prejudica a vazão dos gases. Como são isolados, não equilibram o motor em relação à pressão dos gases de escape. Além de terem o som de motos com motor em "V", que não gosto. É o que tem no meu bugue e na primeira oportunidade vou jogar fora.

Gosto do 4x2 capetinha que tem um construção de 4x2 real, com um abafador único depois da junção 2x1 de cada ramo, equalizando a pressão dos quatro cilindros. Observei uma boa curva de torque e é o escape padrão que uso. Para reduzir um pouco o som forte que tem, é possível se adaptar ponteiras com pequenos abafadores de gol GT antigo ou se adaptar dois abafadores tipo puma laterais para se reduzir mais ainda o ruído. Para meu bugue pretendo colocar o 4x2 capetinha com dois abafadores laterais, ao estilo bugue.

Existem alguns 4x2 por aí que não prestam, pois não tem ramos dos coletores de escape de igual comprimento e só se parecem com o 4x2 capetinha.

O 4x1 que Nill cita é um conjunto de coletores de igual comprimento que se junta num único cano grosso de uns 40 cm, via uma pirâmide na junção. Tenho foto de um bugue com esse escape que vi em Fortaleza. O som lembra motos de quatro cilindros e potentes, mas o som é forte e estridente, incomodando. Uso um desses modificado na minha réplica de Porsche 911T (em construção) e instalei um abafador de puma alterado (sem uma tela interna) com tubulação de 40 mm; o som ficou grave e baixo, deixando o motor girar a 6000 rpm sem problemas.

O 4x1 com abafador que já vi em bugues sofre do mesmo problema que o usado em pumas, que é a junção dos quatro coletores em uma caixa com uma saída soldada perpendicularmente a ela. Essa montagem forma quinas que prejudicam a passagem dos gases em altas rotações. Se estiver faltando uma chapinha separando a caixa em dois volumes, é pior ainda, pois sua falta permite que os gases de um coletor entrem no que está oposto, atrapalhando a saída dos gases de seu cilindro quando for sua vez de expelí-los.

O 4x2 cruzado sem abafador é o modelo usado na categoria Speed 1600, de fuscas que correm em Interlagos. Esse escape permite uma subida de giros mais rápida que a de um 4x1 de arrancada, mas tem menos torque em toda a faixa útil de rotações. A vantagem do 4x2 em relação ao 4x1 é não esquentar tanto os cabeçotes, o que dá mais confiabilidade ao motor. O 4x2 cruzado é o 4x2 capetinha sem abafador.

Além dos formatos, há ainda a influência do diâmetro dos coletores, que vai do original 1 1/4" (32 mm), passando pelo de 1 1/2" e indo até 1 3/4". Depende da cilindrada, da rotação prevista para potência máxima e do uso do motor saber qual é a mais adequada para um motor em particular.

Abraço.


Gostaria de pedir aos amigos que ilustrassem as suas respostas com imagens dessas descargas, tendo em vista que muitos assim como eu conhecem o termo, mas não sabem a forma...
brunorodrigo
brunorodrigo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 69
Idade : 39
Localização : Natal-RN
Tipo de Buggy : Bird
Pontos : 5333
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por jperson Qua Out 13, 2010 12:24 pm

Bruno, tem um tópico sobre elas, é "um bom escapamento e silencioso".
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por ANDREY LIMA Qui Out 14, 2010 6:00 am

Bom dia pessoal,

Gostei muito das dicas de todos voces, estou analisando como realmente vou fazer em relação ao abrir o motor e sobre também ao escape, sobre o escape especialmente eu ja decidi, vou colocar o de puma, pois o ronco fica um pouco mais silencioso e mais bonito.

Farei novas perguntas para que todos me ajudem!

muito obrigado!

ANDREY LIMA
ANDREY LIMA
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 43
Localização : MACEIO-AL
Tipo de Buggy : GURGEL XAVANTE CONVERSÍVEL
Pontos : 4961
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

motor - QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600 Empty Re: QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos