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rebocando o buggy

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Mensagem por Paulo - Santa Rita Qua Set 17, 2008 6:21 am

bom dia pessoal....
tirem uma duvida.... o meu buggy tenho rebocado com frequencia e tem dado tudo certo....porem ontem fui com um amigo buscar o buggy dele que estava na oficina, e por curiosidade tentamos reboca-lo, (ele tem aquele engate que serve de para-choque) e para nossa surpresa, quando viramos para a lado esquerdo, tudo beleza, agora, quando viramos para a direita, SIMPLESMENTE ELE NAO VIRA E O MAIS CURIOSO, VIRA PARA O LADO CONTRARIO, alguem, sabe algo sobre isso?
grande abraço a todos...
paulo...
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Mensagem por Beco Sex Set 19, 2008 8:03 pm

Este é o "velho problema" do caster nos buggies. Dá uma olhada neste tópico: https://planetabuggy.forumeiros.com/suspensao-e-direcao-f20/rebocando-o-buggy-t185.htm
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Mensagem por Rapho Sex Out 17, 2008 8:31 am

Provavelmente é o caster mesmo, isso se verifica olhando aqueles dois parafusos pelo lado de dentro nas rodas dianteiras, tome o de cima por base, se o de baixo estiver mais pra tras, o caster está negativo, se estiver mais pra frente está positivo.
Com o meu buggy acontece isso depois de andar nas dunas, mas o caster esta ok.
Sempre que venho das dunas eu tiro o tanque para lavar melhor ali na cabeça de porco, verifiquei que a caixa de direção afrouxa um pouco e roda para baixo, forçando um pouco a junção da bengala com a caixa de direção e consequentemente alterando o ãngulo das barras de direção e fazendo com que fique mais pesada, aí ele só obedece para um lado e para o outro fica respondendo todo errado.
Se não for o caster, veja se a caixa de direção está bem alinhada.
Agora eu que vou sou o mecânico do buggy, aprendo tudo aqui no planeta buggy e nos manuais que tem na internet.
Abração
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Mensagem por Beco Sáb Out 18, 2008 2:06 pm

Rapho, tem um pequeno ressalto no tubo, que impede a caixa de direção de rotacionar. Veja se está faltando no teu buggy. Se não tiver, faça um calço com um pequeno pedaço de metal soldado na posição correta, para evitar este problema no futuro.
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Mensagem por Rapho Dom Out 19, 2008 9:42 pm

E aí Carlão

Hoje de manhã tirei a barra longa e o amortecedor de direção. Tem uns ressaltos ao lado da caixa de direção que impedem ela de deslizar sobre o tubo, mas acho que não é isso que tu quis me dizer né? Pois a minha rotacionava pra baixo, e como não desmontei ela não consegui ver se tem este ressalto, mas ela não rotacionou mais, porém desde a última vez eu não fui mas pras dunas ainda.
Mas pergunto outra coisa agora. Eu comprei uma barra de direção nova, com pivô interno e amortecedor de direção. Já desmontei o que tava no meu buggy, porém o pivô não sai nem com reza e benzedura, ele está lá desde 69. Me disseram que tem que dar uma batida no lugar onde o pivô é preso que ele salta. Eu quebrei o cabo do martelo, deformei a peça, bati por baixo no pivô e gastei um jimo penetril e nem se mexeu. Tem algum segredo? Não queria levar no mecânico pra fazer isso, pois estou montando minha oficina na garagem. Alguma dica preciosa? Quarta devo voltar a mexer nisso.
Fico no aguardo
Abração
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Mensagem por Clayton Ter Out 21, 2008 6:01 pm

Dê um pulinho em uma oficina de algum amigo e peça emprestado o saca pivô (é uma ferramenta que prende do braço e com um parafuso apoia-se do eixo do pivô aperte bem e dê umas pancadas no braço ou parafuso , se não sair deve-se aquecer o braço com massarico . isso acontece por que o parafuso do pivô e o assento do braço é cônico , por isso que trava. Agora se deformou a ponta do pivô deve-se cortala pois se não irá encabeçar o parafuso. boa sorte cheers .
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