Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTABILIZADOR DIANTEIRO

4 participantes

Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Bugólatra Ter Mar 30, 2010 11:21 pm

alguem daqui do Ceara sabe informar pq os buggys daqui quase todos não tem estabilizador dianteiro? pelo menos quase todos q eu vejo não tem, eles ja saem assim da fabrica ou são retirados posteriormente? ele causa algum efeito negativo em buggy por este ser feito pra andar em areias e dunas? a tempos tou com essa curiosidade, no meu emis também não tinha e eu resolví botar um e melhorou muito a estabilidade dele. dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Icon_cheers .


dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO 29-4
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11754
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Gustavo Qua Mar 31, 2010 9:25 am

Bom dia Evilásio ,

Esse assunto já foi abordado no PB , e se bem me lembro , causou muita polêmica .

Alguns diziam desnecessário o estabilizador para uso em dunas , devido as baixas velocidades aplicadas nesse tipo de terreno , outros disseram que ele seria necessário apenas para o projeto inicial do veículo (FUSCA) , mas no caso dos nossos brinquedinhos o peso era menor e não seria util o estabilizador .

Teve quem defendesse o uso , pois nem sempre usa o caro na areia e para o asfalto em velocidade média já faz diferença .

Sinceramente não notei muita diferença ( o meu atual BUGGY tem o estabilizador ) quando rodo em estrada , continuo achando que a frente fica boba .
Acho que cada caso é um caso , pois outras peças da suspensão podem alterar o comportamento do carro , seja na duna , ou no asfalto .

Então , na minha opinião , vale o teste de cada um com seu respectivo carro , e achar um melhor desempenho , sem esquecer da segurança .

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6302
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Bugólatra Qua Mar 31, 2010 2:18 pm

blz Gustavo, entendí seu ponto de vista, no meu caso acho q notei diferença devido a pavimentação da minha cidade ser pessima, apesar de ser asfalto ele é de pessima qualidade cheios de lombos, nós, valas e buracos fatos esses q jogavam o carro de um lado pra o outro constatemente, quando comprei a barra estabilizadora numa sucata ele veio com as borrachas mas não tinham as presilhas então tive q comprar um kit novo com as borrachas e presilhas e instalei no buggy. quando saí da oficina realmente não notei muita diferença mesmo, ai no outro dia voltei a oficina e comentei com o mecanico e ele falou q poderia ser a ma qualidade das borrachas novas e procurando as velhas achou-as jagadas num canto da oficina e percebeu q elas eram oiginais e apesar de velhas estavam em bom estado então ele mesmo resolveu trocalas e apartir daí notei a diferença pois o carro ficou bem mais estavel. dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Icon_cheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11754
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Beco Qua Mar 31, 2010 3:53 pm

Evilásio, acho que tem um efeito "placebo" neste estabilizador. As borrachas somente estão ali para evitar contato direto e, consequentemente, barulho. Eles não tem função estabilizadora. A barra tem esta função, mas ela somente transfere esforços de um lado para outro. Em linha reta, não há ação nenhuma. Em curvas, ela reduz o "rolling", que é a oscilação lateral do carro. Como a frente dos buggies é muito leve, ela não chega a ajudar muito. Pelo contrário, ela reduz a ação do amortecedor do lado externo da curva, transferindo parte do esforço para o amortecedor do lado interno.

Essa explicação ficou horrível, mas o que é certo é que em linha reta, ele não faz nenhuma diferença.

Já um estabilizador traseiro teria uma função muito mais eficiente e não existe nos fuscas tradicionais. Teve em alguns modelos do Fuscão e do Itamar, mas apoiados na carroceria. Não sei como instalar em um buggy. Os americanos tem alguns para serem instalados em buggies e essa eu considero uma adaptação interessante. Mas o importante é fazer e usar o que se acha bom e útil... dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Icon_rr
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11917
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Gustavo Qua Mar 31, 2010 4:15 pm

Carlão escreveu:Evilásio, acho que tem um efeito "placebo" neste estabilizador. As borrachas somente estão ali para evitar contato direto e, consequentemente, barulho. Eles não tem função estabilizadora. A barra tem esta função, mas ela somente transfere esforços de um lado para outro. Em linha reta, não há ação nenhuma. Em curvas, ela reduz o "rolling", que é a oscilação lateral do carro. Como a frente dos buggies é muito leve, ela não chega a ajudar muito. Pelo contrário, ela reduz a ação do amortecedor do lado externo da curva, transferindo parte do esforço para o amortecedor do lado interno.

Essa explicação ficou horrível, mas o que é certo é que em linha reta, ele não faz nenhuma diferença.

Já um estabilizador traseiro teria uma função muito mais eficiente e não existe nos fuscas tradicionais. Teve em alguns modelos do Fuscão e do Itamar, mas apoiados na carroceria. Não sei como instalar em um buggy. Os americanos tem alguns para serem instalados em buggies e essa eu considero uma adaptação interessante. Mas o importante é fazer e usar o que se acha bom e útil... dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Icon_rr


" placebo " , foi a melhor definição no caso das borrachinhas .

Quanto a estabilidade com ou sem o estabilizador , o tema rende , mas tenho uma outra dúvida . Vejos alguns BUGGY´s rebaixados e geralmente sofrem nas dunas , mas para o asfalto tem melhor rendimento (dirigibilidade) ?

Pergunto isso , pois o meu está bem alto ( original ) e pensei em dar um " tombinho " nele .

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6302
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por lubisomem01 Qui Abr 01, 2010 1:25 pm

Creio que o que deva melhorar para uso urbano seja um trabalho na camabagem e no caster na suspensão dianteira o estabilizador talvez não faça muita diferença não..
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7398
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Beco Qui Abr 01, 2010 2:50 pm

O Blog do Luby tem uma excelente informação sobre estabilizador traseiro. Se ele deixar, vou colocar estas fotos no site, também.

http://pumaslubisomem.blogspot.com/2009/11/estabilizador-como-montar-um.html
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11917
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

dianteiro - ESTABILIZADOR DIANTEIRO Empty Re: ESTABILIZADOR DIANTEIRO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos