Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Objetos não identificados dentro do motor

+2
jperson
Manoel Messias
6 participantes

Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Manoel Messias Seg Jan 11, 2010 4:51 pm

Pessoal,

Estou voltando para o fórum depois de muitos anos de ausência. Tenho meu buggy cadastrado em extintos. O buggy continua bem próximo com um amigo, mas agora estou com um fusca.
A questão que levanto é a seguinte: Quem já teve alguma coisa (arruela, parafuso, bengala injetora) que caiu no carburador e o que vcs fizeram? Andaram assim mesmo, desmontaram tudo?
Na última revisão que eu mesmo fiz em abril de 2009, fechei o carburador e rodei normalmente. Depois de uma semana notei o motor sem arrancada. Desconfiei logo da bengala. Podia estar entupida. Quando abri para olhar ela não estava lá. E agora, pensei...
Resolvi desmontar tudo para ver se achava ela. Tirei gerador, capela, coletor, etc. e nada. Como não achei nada resolvi comprar outra e colocar no lugar. Continuou tudo normal até sábado passado. De repente parecia que o motor ia se partir em dois. Parei no posto mais próximo e fui analisar. Nem lembrei da bengala de 8 meses atrás.
Como já estava escurecendo decidi andar assim mesmo. O motor estava embolando em lenta. O cilindro 4 estava inoperante. Consegui chegar em casa e o barulho já tinha parado. No outro dia fui revisar as velas e justamente a vela do cilindro 4 estava com o eletrodo colado no corpo e com pequenas limalhas em volta. Limpei a vela, abri o eletrodo, calibrei ele e coloquei no lugar.
Resultado:
Nem parece que aconteceu nada. O carro está normal. Sem barulho, lenta normal, cilindros OK.
Perguntas:
Cadê o objeto estranho?
Será que a bengala de 8 meses atrás resolveu aparecer?
Em um caso assim o motor não deveria trancar?
Existe possibilidade do corpo estranho sair pelo escape? Isso é possível ou é mito?
Com vocês já aconteceu algo parecido?

É claro que agora vou parar para revisar tudo, mas eu estou achando muito estranho isso. Está parecendo até história de pescador.

Abraços para todos,
Manoel Messias
ex AMX
atual Fusca 75
Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5728
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por jperson Seg Jan 11, 2010 6:09 pm

Se voce retirar esse cabeçote deve achar algum estrago feito pela peça que caiu e foi parar na camara de combustão, é o local preferido delas.

Pode ser que o que sobrou dela tenha sido espelida pelo escape
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10737
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Clayton Seg Jan 11, 2010 7:30 pm

Manoel se você se lembrou da bengala(ou bico injetor) é por que ficou preocupado, no caso dessa peça, que é feita de uma liga de chumbo e estanho, pode ter sido espatifado no movimento do cilindro(se tiver mesmo caído alí)e saído pelo escape. "Acho" que esse incidente pode ter causado um problema no seu motor, pode ser que um anel ou o próprio pistão que quebrou devido a isso. Não está fumaceando? Quando dá partida, ou abaixando óleo. Já vi arruela colar no topo do pistão e assim o motor rodar por muito tempo, mas tudo depende da sorte. Faça como o Jperson postou, retire o cabeçote e veja o estrago.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7060
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Manoel Messias Seg Jan 11, 2010 7:37 pm

Obrigado Clayton e Jperson

Eu realmente vou abrir tudo para ver o que aconteceu e o estrago.
O detalhe é que aparentemente o motor que no sábado quase partia em dois, desde domingo anda que nem parece.
Sem fumaça, sem engasgos. Mas foram só dois dias nessa condição.
Na sexta vou parar ele e desmontar tudo. Aproveitar para fazer uma revisão geral. Se houver alguma novidade até sexta coloco aqui.

Abçs,
Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5728
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Beco Ter Jan 12, 2010 4:52 am

Provavelmente, ela ficou algum tempo segurando uma das válvulas - provavelmente a de escape - causando aquele barulho todo. É possível que tenha marcado um pouco a sede da válvula, que é mais macia que a própria. Se teu mecânico pode medir a compressão dos cilindros, poderá constatar isso.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11877
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Beco Ter Jan 12, 2010 5:07 am

Bem vindo, Messias! O bom filho à casa torna!!! Objetos não identificados dentro do motor Icon_biggrin
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11877
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Kleyton Maia Ter Jan 12, 2010 11:13 am

Olá Messias tira umas fotos pra gente ver o ocorrido se achar algo , no minimo será uma coisa interessante de analisar um Objetos não identificados dentro do motor Icon_cheers boa sorte !
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7139
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Guga Pedrosa Ter Jan 19, 2010 12:49 pm

Já li no forúm do fusca4ever que motores boxer gostam de "mastigar e cuspir" esses objetos estranhos Laughing
Teve um forista que passou por situação semelhante, a bengala caiu dentro do motor, ai ele resolveu tirar o cabeçote para checar se tinha feito algum estrago.
Achou apenas pequenas marcas na cabeça do pistão e na câmera de combustão, a bengala ele não encontrou mais.

Eu acredito que o último incidente (motor querer se partir em dois) não teve relação com a bengala. Visto que se passaram 8 meses desde a entrada dela no motor, acho que o motor já cuspiu ela muito tempo.
Será que só o fato do motor estar trabalhando com 3 cilindros, não causaria esse barulho todo?
De qualquer forma fica de olho no motor...
Pois o que poderia ter causado o fechamento do eletrodo da vela?

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 33
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6245
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Manoel Messias Ter Jan 19, 2010 3:08 pm

Pois é Guga.

Como eu falei antes a barulheira toda foi no sábado. No domingo já estava tudo normal. No domingo quando tirei a vela e abri o eletrodo dela, o cilindro voltou a funcionar normalmente.
Eu disse que no fim de semana seguinte ia abrir o motor para verificar, mas como bom baiano fiquei com prequiça. Preferi descançar na rede...
Quando eu desmontar vou tirar fotos para acompanhar e ver se descubro alguma coisa.

Outra coisa. O funcionamento de três cilindros não faz esse barulho todo. Acredito que por falta de manutenção nas velas, cabos e etc muita gente anda com os motores assim e nem percebe de imediato.

Mas eu estou observando com mais carinho e a qualquer sinal paro ele para verificar. Estou protelando um pouco pois para aproveitar a oportunidade vou trocar tudo que for necessário.
Já estou até fazendo uma planilha das peças que pretendo trocar.

Abçs,

Manoel
Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5728
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetos não identificados dentro do motor Empty Re: Objetos não identificados dentro do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos