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Vela vazando compressão ? (resolvido)

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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Gustavo Sex Mar 19, 2010 9:13 pm

Boa noite Galera,

Tava dando uma geral no brinquedinho novo , principalmente porque achei que a lenta num tava legal , dava uns pipocos na descarga e estava engasgando um pouco nas retomadas e na aceleração constante ...

O que foi feito :

Geral no carburador (troca do diafragma , injetor e juntas ) ;
Regulagem das válvulas ( tinha uma meio enforcada) ;
Checagem geral de : bobina , rotor , tampa do distribuidor , cabos , platinado e velas ;
Substituição do condensador (BOSCH) ;
Ajuste do ponto ;
Confere no avanço ;
Verificação de possíveis entradas falsas de ar ( aparentemente tudo OK )

Em fim , ao que me parece a única coisa errada nessa história toda foi essa vela :

Vela vazando compressão ? (resolvido) Velha

Reparem na " chamuscada " no círculo amarelo , parece que escapa compressão por ali , sera?
Já reapertei e continua chamuscando , troquei de vela e chamuscou a outra também .
Dei uma olhada no cabeçote e não parece estar com alguma falha ou trinca .
Para ter certeza de que escapa compressão fiz o seguinte : tirei o cabo da bobina e pedi para algem virar o carro , com um borrifado com água fui jogando nesse cabeçote no local da vela e dava para escutar o TSHI TSHI da água sendo espirrada para fora ...

Conclusão , to bolado pq não sei até que ponto a vedação tem que ser 100% entre as velas (com aneis ) e o cabeçote ???

Desculpe o " papiro" , mas tentei ser o mais claro possível .

Abraços .
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Mensagem por Beco Sex Mar 19, 2010 10:45 pm

A vedação da vela tem que ser 100%. Mas aquele anel ali, que parece uma arruela, tem que ser novo, pois ele se achata quando se coloca a vela e depois não cumpre mais o papel de vedar. Mas deve ter alguma pequena trinca no teu cabeçote... Podes tentar um vedante na rosca.
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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Re: Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Mar 20, 2010 12:56 pm

Muito interessante Gustavo.
Eu nunca observei essa parte da vela. Agora, sempre que tirar as minhas velas, vou checar também esse item.

Concordo com Carlão, talvez seja algum problema no cabeçote.
Tenta colocar aqueles veda-rosca de teflon (para cano PVC), eu não sei se ele segura...
Cuidado quando for apertar a vela, não aperta muito não, se não acaba com a rosca.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por jperson Sáb Mar 20, 2010 2:02 pm

Jogue um pouco de desengripante na rosca da vela e do cabeçote, pode ter uma sujeirinha lá.
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Mensagem por Gustavo Sáb Mar 20, 2010 2:09 pm

Pois é Carlão ,

Conversei com 2 mecânicos diferentes e os dois disseram que não é cabeçote , mas não comentaram sobre o vedante para a rosca . Essa " técnica " de borrifar água para verificar fuga de compressão é válida ???

Guga , essa fita veda rosca que vc comentou não aguenta , ela é de teflon e só funciona para roscas PVC e não suporta tanta temperatura .

Será que os anéis de vedação ( que parecem arruelas ) vendem separados ?

O carro não está " redondo " , to bem chateado , pois já fiz quase tudo . Um dos mecânicos comentou sobre folga excessiva do distribuidor .

Abraços .
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Mensagem por Beco Sáb Mar 20, 2010 3:55 pm

Uma vez, aconteceu de uma vela entrar meio enviezada no cabeçote do meu motor. Não chegou a vazar, mas ficou estranhamente de lado. Ela tem que estar bem no meio da abertura. Confere com a do lado e veja se estão parelhas.
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Mensagem por Clayton Sáb Mar 20, 2010 6:47 pm

Gustavo, acho que a rosca do cabeçote está um pouco gasta(espanando), por isso a vedação está ruim(se não estiver trincado mesmo o cabeçote).
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Mensagem por Gustavo Sáb Mar 20, 2010 9:43 pm

Galera ,

A rosca de todas as velas está OK , não entraram enviesada e não espanaram ( pega aperto legal ) , só pode ser o anel de vedação " gasto " ou pior de tudo o cabeçote está com algum problema mesmo .

Alguém já fez algum tipo de teste para ver se escapa um pouco de compressão pela vedação das velas ???

Abraços e obrigado pela ajuda .
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Mensagem por Beco Sáb Mar 20, 2010 10:03 pm

Quando falei em vedante, estava pensando num daqueles líquidos da 3M usados como juntas em motores diesel. Não sei se ficaria muito presa a vela, mas acho que não. O teste que fizestes está correto, pois não poderia soprar nada por ali.
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Mensagem por jperson Dom Mar 21, 2010 12:14 am

As vezes fica uma sujeirinha onde a vela encosta no cabeçote e não veda direito.
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Mensagem por Gustavo Dom Mar 21, 2010 5:05 pm

Carlão ,

Eu até achei um desses vedantes da LOCTITE , mas já tive a oportunidade de utilizar no passado em outra aplicação ( não automotiva ) e fica muuuuito preso , acho arriscado colocar na vela e depois acabar danificando o cabeçote , a não ser que tenha algum modelo menos " colante " .

Limpem bem todos os aneis das velas e o cabeçote , melhorou um pouco , mas estou acahando que realmente os anéis de vedação perderam a propriedade de vedar 100% .

A pergunta continua , alguém já viu desses pra vender , terei que compra velas novas ?
Tudo bem que são baratas (R$30,00 em média ) , mas as minhas estão novinhas .

Abraços .
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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Re: Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Fabio Dom Mar 21, 2010 8:50 pm

no meu buggy a vela estava igualzinha a sua e o motor estava meio fraco falhando na lenta retirei o cabeçote e tinha uma trinca na lateral da rosca a vela apertava normalmente mais vazava compressao

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Mensagem por Beco Dom Mar 21, 2010 9:47 pm

Gustavo escreveu:Carlão ,

Eu até achei um desses vedantes da LOCTITE , mas já tive a oportunidade de utilizar no passado em outra aplicação ( não automotiva ) e fica muuuuito preso , acho arriscado colocar na vela e depois acabar danificando o cabeçote , a não ser que tenha algum modelo menos " colante " .

Tens certeza que não foi um "trava rosca" que utilizastes? Tem dois ou três tipos de trava rosca da loctite, para pequeno, médio e alto torques. Do médio torque, uso nas motos sem problemas. Já o alto torque é usado para firmar rolamentos, praticamente uma solda. O que eu falo é junta líquida da 3M. Um negócio em tubo, meio vermelho...
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Mensagem por Gustavo Seg Mar 22, 2010 8:02 am

Vou verificar com mais calma Carlão , pois tem muito tempo que utilizei esse produto , mas tens razão , esses vedantes da 3M não são colantes .

Quanto a estes usados em de rolamentos , já me falaram por aqui que "cola " mesmo o metal .


Fabio ,

No seu caso teve reparo (solda) ou preciou trocar o cabeçote ?

Abraços .
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Mensagem por Fabio Seg Mar 22, 2010 6:48 pm

no meu caso eu fiz a troca do cabeçote o rapaz da retifica falou que ate dava para colocar uma luva na rosca da vela mais ele iria continuar rachando e logo daria problema de novo entao coloquei logo outro cabeçote para ficar mais garantido paguei 200 reais em um cabeçote recondicionado

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Mensagem por Clayton Seg Mar 22, 2010 8:13 pm

Gustavo, existe um produto revelador de trincas, consulte em uma boa retífica para saber. Aqui na minha empresa tem em spray, que são três, veja referência;
http://www.oficinafacil.net/loja/produto-102090-12023-revelador_de_trincas__carbografite_
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Mensagem por Gustavo Seg Mar 22, 2010 10:22 pm

Fabio ,

Tenho dúvidas à respeito de cabeçotes recondicionados , não por experiência , mas por ouvir de tudo um pouco sobre o assunto . DIzem que dependendo da procedência pode dar dor de cabeça em pouco tempo .


Valeu a dica Clayton , vou rezar para ser apenas a vedação mesmo , sem nada de dano no cabeçote .

Abraços .
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Mensagem por Fabio Ter Mar 23, 2010 4:59 pm

eu sempre usei cabeçote recondicionado e nunca tive problema isso que eu tenho dois fuscas e o buggy mais existem dois tipos de cabeçote o original e o paralelo um cabeçote original recondicionado aguenta mais que muito paralelo novo por ai agora um paralelo recondicionado ai nao é bom arriscar mesmo

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Mensagem por Gustavo Ter Mar 23, 2010 8:11 pm

Fabio escreveu:eu sempre usei cabeçote recondicionado e nunca tive problema isso que eu tenho dois fuscas e o buggy mais existem dois tipos de cabeçote o original e o paralelo um cabeçote original recondicionado aguenta mais que muito paralelo novo por ai agora um paralelo recondicionado ai nao é bom arriscar mesmo


Entendi , valeu a dica ....
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Mensagem por Gustavo Sáb Mar 27, 2010 5:48 pm

Fala galera ,

Obrigado pelas dicas , estou postando aqui o feedback , pois acho de
extrema importância para todos os participantes que fiquemos sempre
informados sobre o que deu certo ou não nas nossas aventuras e
desventuras ...

Nessa semana retirei todas as velas pela enésima vez e como não
tenho condições de tirar os cabeçotes , mas cismei que tinha algo errado
neles , fiz o seguinte , fotografei cada rosca da vela em alta resolução
( pois não consegui acesso a olho nú) e baixei para o computador para análize ( que chique ) Vela vazando compressão ? (resolvido) Icon_wink .
Putz , acreditem ou não , me ajudou um monte , olhem o que achei :

[img][/img][img][/img]

Uma micro fissura ( dentro do círculo amarelo) bem na direção do chamuscado da vela onde o anel de vedação assenta , acho que o problema todo era esse , pois dei uma lixada até onde consegui e recoloquei a vela com um aperto maior e o carro está quase 100% agora .

Bom , é isso . Espero não ter mais problemas desse tipo , aliás nunca tinha visto disso !!!

Abraços .
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Mensagem por Beco Sáb Mar 27, 2010 9:09 pm

a fissura era na vela? não colocastes as fotos...
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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Re: Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Gustavo Dom Mar 28, 2010 10:17 am

Carlão escreveu:a fissura era na vela? não colocastes as fotos...


O site que hospeda as fotos está com algum problema , pois fiz o procedimento de sempre e não consegui postar ,nem pelo firefox nem pelo IE .

A fissura era no cabeçote , bem onde o anel de vedação se assenta e por isso a chamuscada na vela .

Vou tentar postar a foto durante o dia .

Abraços .
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Mensagem por Gustavo Seg Mar 29, 2010 8:24 pm

Carlão escreveu:a fissura era na vela? não colocastes as fotos...


Consegui postar , segue no detalhe a pequena fissura ...


Vela vazando compressão ? (resolvido) Vela2
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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Re: Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Beco Seg Mar 29, 2010 8:57 pm

Este tipo de fissura é sacana, pois aumenta quando o cabeçote esquenta. E a pressão é muito grande!
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Vela vazando compressão ? (resolvido) Empty Re: Vela vazando compressão ? (resolvido)

Mensagem por Gustavo Seg Mar 29, 2010 10:57 pm

Nem me fale Carlão ...

Apanhei pra cacete até achar essa FDP .
O engraçado é que mesmo depois de quente o motor não está falhando tanto . Achei que com a dilatação iria piorar o sintoma , mas não aconteceu isso . Pode ter sido porque caprichei no aperto Vela vazando compressão ? (resolvido) Icon_porc .

Falando em quente , quero instalar um sensor de temperatura e o relogio no painel , mas ainda não sei todos os passos ,depois irei pesquisar sobre o assunto

Abraços .
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