COMO DILUIR O GEL COAT
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COMO DILUIR O GEL COAT
OLÁ AMIGOS, GOSTARIA DE TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A PINTURA COM O GELCOAT, QUAL A PROPORÇÃO DE DILUIÇÃO COM ESTIRENO E QUAL MÉTODO SERIA MELHOR, TRINCHA OU ROLO, TAMBÉM DISPONHO DE UMA PISTOLA MUITO BOA DE GRAVIDADE, AGUARDO A AJUDA DOS COMPANHEIROS.
nilson domingos lessa- Novato
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Tipo de Buggy : no momento tenho um prety q estou reformando,mas pretendo montar outro em um chassis tubular
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pintura com gelcoat
olá galera do planeta,queria agradecer pelas dicas,e tb,dizer que falei com o vendedor de fiberglass ele me deu otimas dicas,vou tentar com pistola de gavidade,mas ele falou que em uma aplicação mais grossa como por exemplo em barcos aplica-se com um pulverizador,mas vou usar pistola,diluido mais fino e depois catalizado,vou fazer um teste antes e claro,de qulquer forma obrigado a todos.
nilson domingos lessa- Novato
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Localização : coruripe/al
Tipo de Buggy : no momento tenho um prety q estou reformando,mas pretendo montar outro em um chassis tubular
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Data de inscrição : 22/05/2009
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
RICARDO CAFARCCHIO escreveu:SOU FUNILEIRO E PINTOR QUALQUER DUVIDA PERGUNTEM !!!!!!!!!
Fala Ricardo td bem? já fiz essa pergunta em outro tópico mas vc sendo pintor melhor, meu buggy tem uns 5 trincadinhos de uns 5 cm cada, o problema é que são em lugares diferentes, vc tem idéia que quanto eu vou gastar pra poder pinta-lo?, lembrando que a pintura é só por fora e o buggy é curtinho pra 2 pessoas.Abraços
Convidad- Convidado
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Olá Marcelo!!!
Cara que bom ter caras solícitos como vc.
Sou bugueiro de primeira viagem mas adoro mexer no carrinho. Ainda vou fazer muita m...
Pergunta: dá pra revestir com fibra o meu assoalho que é de ferro?
O banco trazeiro era de madeira(compensado) forrado com corino, que outro material posso usar pra não molhar nem apodrecer atráz do banco e encosto?
Obrigado.
Cara que bom ter caras solícitos como vc.
Sou bugueiro de primeira viagem mas adoro mexer no carrinho. Ainda vou fazer muita m...
Pergunta: dá pra revestir com fibra o meu assoalho que é de ferro?
O banco trazeiro era de madeira(compensado) forrado com corino, que outro material posso usar pra não molhar nem apodrecer atráz do banco e encosto?
Obrigado.
Fraga- Super Bugueiro
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Tipo de Buggy : Buggy Glaspac 77 amarelo cheio de projetos
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Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Bem vindo a casa Ricardo!
jperson- Moderador
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Re: COMO DILUIR O GEL COAT
VALEU!!!!!!!!!!!RSRSRSRS
RICARDO CAFARCCHIO- Novato
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Localização : TAUBATÉ SP
Tipo de Buggy : pintei o buggy e fui com ele no meu casamento foi o maximo todos acharam diferente e legal. teve varias fotos e filmagem nele.
Pontos : 5180
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Re: COMO DILUIR O GEL COAT
, MARCELO NESSAS TRINCAS VC TEM QUE DEIXAR NA FIBRA ORIGINAL E APRICAR 3 VEZES OU MAIS FRIBRAS NESSAS TRICAS POIS ASSIM VAI FICAR REFOÇADO ,DEPOI O ACABAMENTO PARA PINTAR. TERÁ UM CUSTO MATERIAL E MÃO DE OBRA + OU _ R$ 1000.00 DEPENDENDO DA COR. E PRA NÃO TRINCAR MAIS. ABRAÇOS...MARCELO BRASIL escreveu:RICARDO CAFARCCHIO escreveu:SOU FUNILEIRO E PINTOR QUALQUER DUVIDA PERGUNTEM !!!!!!!!!
Fala Ricardo td bem? já fiz essa pergunta em outro tópico mas vc sendo pintor melhor, meu buggy tem uns 5 trincadinhos de uns 5 cm cada, o problema é que são em lugares diferentes, vc tem idéia que quanto eu vou gastar pra poder pinta-lo?, lembrando que a pintura é só por fora e o buggy é curtinho pra 2 pessoas.Abraços
RICARDO CAFARCCHIO- Novato
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Tipo de Buggy : pintei o buggy e fui com ele no meu casamento foi o maximo todos acharam diferente e legal. teve varias fotos e filmagem nele.
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Data de inscrição : 28/09/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
NO LUGAR DA MADEIRA FAZER DE FIBRA E O ASSOALHO É IDEAL TIRAR A CARROÇERIA PARA APLICAR A FIBRA.VALEU......Fraga escreveu:Olá Marcelo!!!
Cara que bom ter caras solícitos como vc.
Sou bugueiro de primeira viagem mas adoro mexer no carrinho. Ainda vou fazer muita m...
Pergunta: dá pra revestir com fibra o meu assoalho que é de ferro?
O banco trazeiro era de madeira(compensado) forrado com corino, que outro material posso usar pra não molhar nem apodrecer atráz do banco e encosto?
Obrigado.
RICARDO CAFARCCHIO- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : TAUBATÉ SP
Tipo de Buggy : pintei o buggy e fui com ele no meu casamento foi o maximo todos acharam diferente e legal. teve varias fotos e filmagem nele.
Pontos : 5180
Data de inscrição : 28/09/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Qual a melhor tinta para pintar um buggy? PU ou perolizada? Não sou bugueiro e saio nele somente nos finais de semana.
Alex RN- Buggueiro
- Número de Mensagens : 30
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Localização : Natal/RN
Tipo de Buggy : Selvagem-89 vermelho Motor 1600.
Pontos : 5176
Data de inscrição : 29/10/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Alex, vá até selecionar um fórum e clic em (pintura - preparação e finalização) vais encontrar vasto material que poderá sanar a maior parte de suas dúvidas, o que vc ñ entender poste aqui pra gente, abração.
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
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Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9575
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
RICARDO CAFARCCHIO escreveu:NO LUGAR DA MADEIRA FAZER DE FIBRA E O ASSOALHO É IDEAL TIRAR A CARROÇERIA PARA APLICAR A FIBRA.VALEU......Fraga escreveu:Olá Marcelo!!!
Cara que bom ter caras solícitos como vc.
Sou bugueiro de primeira viagem mas adoro mexer no carrinho. Ainda vou fazer muita m...
Pergunta: dá pra revestir com fibra o meu assoalho que é de ferro?
O banco trazeiro era de madeira(compensado) forrado com corino, que outro material posso usar pra não molhar nem apodrecer atráz do banco e encosto?
Obrigado.
vc pode envolver o compensado com fibra, apenas uma camada, fica muito bom e resolve seu problema definitivamente
Pescador- Super Desbravador
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Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : Giants
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Data de inscrição : 21/08/2009
Espelhamento na fibra
daee pessoal...
Não achei um tópico especifico, e com isso, resolvi criar este...
Alguém aqui já ouviu falar sobre espelhamento automotivo em buggy?
Mandei fazer no meu carro esses tempos e gostei muito...
Cheguei acompanhar o profissional sobre os processos para este tipo de trabalho
Agora o bugão ta lá pra da um toque estético pro verão hehe
Apesar de logo logo, acredito eu, arranhar, etc e tal... mandei fazer pelos motivos das "camadas" que a cima da pintura ficarão e assim sucessivamente vão proteger.
Segue o site sobre espelhamento da 3M.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/Espelhamento/Home/?WT.mc_id=www.3mespelhamento.com.br
no carro, aprovado!
e agora em buggy... faz bem realmente?
eu arrisquei aehaehaehea
Abraço à todos !
Não achei um tópico especifico, e com isso, resolvi criar este...
Alguém aqui já ouviu falar sobre espelhamento automotivo em buggy?
Mandei fazer no meu carro esses tempos e gostei muito...
Cheguei acompanhar o profissional sobre os processos para este tipo de trabalho
Agora o bugão ta lá pra da um toque estético pro verão hehe
Apesar de logo logo, acredito eu, arranhar, etc e tal... mandei fazer pelos motivos das "camadas" que a cima da pintura ficarão e assim sucessivamente vão proteger.
Segue o site sobre espelhamento da 3M.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/Espelhamento/Home/?WT.mc_id=www.3mespelhamento.com.br
no carro, aprovado!
e agora em buggy... faz bem realmente?
eu arrisquei aehaehaehea
Abraço à todos !
basso- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Localização : Xangri-Lá / RS
Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005
Pontos : 5734
Data de inscrição : 07/10/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Amigo basso!
Coloque uma foto do buggy depois de ter feito o espelhamento
obrigado
Coloque uma foto do buggy depois de ter feito o espelhamento
obrigado
Marinho Muniz- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 133
Idade : 72
Localização : Campinas - Sao Paulo
Tipo de Buggy : Bird / Vermelho
Pontos : 5442
Data de inscrição : 29/05/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
quanto vc pagou para esse serviço ?
obrigado
obrigado
Marinho Muniz- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 133
Idade : 72
Localização : Campinas - Sao Paulo
Tipo de Buggy : Bird / Vermelho
Pontos : 5442
Data de inscrição : 29/05/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Concerteza irei postar !!
amanah mesmo estou pegando de volta...
o valor tudo depende da cor do carro,, ou buggy neste caso..
sei que em automóveis eh mais caro e complicado o espelhamento nas cores preta, vermelha e azul escuro...
meu buggy vou gastar $ 150 ...
vcs acham caro esse tratamento com diversas proteções?
no meu carro foram-se R$ 220 e ficou lisinhu e espelhado, é como se fosse a pintura 100 % nova.
Abraço
amanah mesmo estou pegando de volta...
o valor tudo depende da cor do carro,, ou buggy neste caso..
sei que em automóveis eh mais caro e complicado o espelhamento nas cores preta, vermelha e azul escuro...
meu buggy vou gastar $ 150 ...
vcs acham caro esse tratamento com diversas proteções?
no meu carro foram-se R$ 220 e ficou lisinhu e espelhado, é como se fosse a pintura 100 % nova.
Abraço
basso- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 538
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Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005
Pontos : 5734
Data de inscrição : 07/10/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Marinho Muniz escreveu:quanto vc pagou para esse serviço ?
obrigado
Marinho, ta sumido?????......ve se aparece amigo!!!
Abraços,
Convidad- Convidado
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
dae pessoal...
segue algumas fotos de como ficou !!
estou mto safisteiro meesmo se comparado o antes e depois..
deem uma olhada
segue algumas fotos de como ficou !!
estou mto safisteiro meesmo se comparado o antes e depois..
deem uma olhada
basso- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 538
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Localização : Xangri-Lá / RS
Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005
Pontos : 5734
Data de inscrição : 07/10/2010
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Belo serviço!
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
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Localização : IJUI-RS
Pontos : 10989
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Basso, pelas fotos ficou muito bom. O problema das fotografias nestes casos, é que sempre deixam uma impressão diferente da realidade, ou mostram mais do que realmente é ou menos do que deveriam mostrar ... acho que esse último deve ser o caso do seu carro. Acredito que ao vivo, deva estar excelente!!!
Convidad- Convidado
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Nossa está até com relfexo, show de bola ! abraços!
FUJTSU- Super Desbravador
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Idade : 36
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Tipo de Buggy : Volks Toy
Pontos : 5832
Data de inscrição : 29/09/2009
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Márcio SPA escreveu:Basso, pelas fotos ficou muito bom. O problema das fotografias nestes casos, é que sempre deixam uma impressão diferente da realidade, ou mostram mais do que realmente é ou menos do que deveriam mostrar ... acho que esse último deve ser o caso do seu carro. Acredito que ao vivo, deva estar excelente!!!
possso te garantir que nestas fotografias estao realmente como a realidade..
a fibra está bem refletiva e lisinha.. nem se compara com antes ...
dae claro, vai depender do angulo que vc ve o carro ele brilha mais ou menos no mesmo local da fibra, se ta na sombra ou no sol, etc
igual tenho outroas fotos aqui, mas ja com estas notamos o trabalho do espelhamento 3M.
Abraço
basso- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 538
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Tipo de Buggy : BRM M8-Long Exclusiv 2005
Pontos : 5734
Data de inscrição : 07/10/2010
PREPARAÇÃO DA FIBRA PARA UMA ÓTIMA PINTURA.
Bem pessoal, ainda estou na empreitada para a reforma do meu buggy, e consegui este rico material com um amigo em outro fórum que eu freqüento, ele me passou várias dicas para preparação da fibra para a pintura.
Dêem uma lida, muito interessante.
A questão dos "pés de galinha" é de algum nível de dificuldade, pois pode ser problema na fibra.
Normalmente, é problema na pintura e aí é fácil resolver: É lixar até a fibra e fazer os procedimentos corretos de preparação e pintura.
Mas pode ser necessário aprofundar um pouco mais, se for algum problema no gel coat.
O gel coat é a primeira camada que o fabricante utiliza no molde e depois fica a mais externa. Se esta camada for muito espessa ou for feita de maneira incorreta [muito catalisada, por exemplo], ela vai trincar e aparecer sobre a pintura. Aí, a solução é lixar o gel coat também.
Quando for fazer a preparação, ajuda usar produtos de qualidade. Por exemplo, se for necessário usar massa, somente poliéster de boa marca. Se for muito fundo, pense em um preenchimento com um pouco de fibra - massa grossa é chance para "dar zebra". Se esta preparação for bem feita, a pintura não terá problemas, mesmo que seja feita com tinta sintética (argh!).
Algumas das dicas sobre a massa poliéster:
Quando for catalisar a massa, "massageia" bem o tubo para homogeneizar seu conteúdo. Essa, muitos profissionais não sabem!
Não se lixa a massa com água - somente à seco;
Lixa 80 para nivelar; 150 para tirar os riscos da 80; 350 para retirar os riscos da 150;
Em cada uma destas etapas de lixamento, é bom usar um marcador [controle de lixamento] para se saber onde tirar mais e onde precisa ser recolocada a massa. Tem em pó que é melhor, mas pode se usar até mesmo tinta spray preta [leve borrifo];
Em cada uma destas etapas, usar um desengraxante de boa qualidade, com papel toalha - nada de panos! nada de água!
As Matérias Primas básicas empregadas para retoques são as
seguintes:
ESPECIFICAÇÃO FORNECEDOR
Manta M-740
Ocfibras
Resina Poliester (Uceflex AC-112) Ucebel
Naftenato de Cobalto (acelerador) Poliquima
Peróxido de M.E.K. (Catalizador) Poliquima
Gel-primer branco Ferro Enamel
A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos
adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na
hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor).
A RELAÇÃO NORMAL FIBRA/RESINA É DE 30%
EXEMPLO:
Para 200 gr. de
manta, devemos consumir 666gr. de resina. Já contendo 2 gr. de Naftenato de
Cobalto. Como acima. Na hora da aplicação adicionar aproximadamente 7 gr. de
Peróxido de M.E.K
ATENÇÃO: Nunca
misturar Peróxido de M.E.K. com Naftenato de Cobalto. Há perigo de explosão.
OPERAÇÃO:
Lixar a superfície a ser reparada com lixa grão 80.
Limpar a superfície com estopa umedecida em redutor.
Cortar a manta de acordo com a superfície a ser reparada.
Adicionar à resina o naftenato de cobalto e, posteriormente, o peróxido de M.E.K. (misturar bem cada etapa). Aplicar a resina (já acelerada e catalisada) com uma trincha sobre camadas de manta, até que se tenha uma espessura um pouco maior que a real da peça (0,5 a 1,0 mm).
Após a cura (endurecimento), lixar com lixa grão 80, até a espessura normal da peça.
Posteriormente, pinta-se a superfície reparada com gel primer branco.
Após curado, caso surjam alguns pontinhos, conhecidos como cabeças de alfinetes, faz-se uma mistura de gel primer com talco, até que se obtenha uma massa não muito grossa e que seja aplicável com espátula.
* Não esquecer de adicionar à mistura 0,3% de Naftenato de Cobalto e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K.
EM CASO DE TRINCAS OU ROMPIMENTO DA SUPERFÍCIE.
ÁREA FALTANDO PEDAÇOS.
Completar a parte que está faltando, pelo lado posterior com
papelão ou chapa maleável.
NÃO FALTANDO PEDAÇOS.
Ajustam-se as partes com a forma da área rompida, podendo-se utilizar pedaços de arame, para manter as partes na posição - preparam-se grampos, encerados (cera comum) que, após processado, se consiga retirar o arame pela parte posterior, isto é, cortando com alicate e puxando a emenda do arame que deve ser feita por traz.
Assunto: Bolhas na pintura.
Raspar toda a superfície afetada pelas bolhas caracterizadas
como cabeças de alfinete.
Lixar a referida superfície com lixa de ferro n.º 80
removendo todo o material até desaparecer todos os resíduos de tinta e massa
até permanecer totalmente limpa.
Lavar muito bem toda superfície com acetona.
Aplicar à pistola duas camadas de GEL - COAT. Para cada caneca (da pistola De Vilbiss cheia) misturar 15 gramas de catalisador MEK Butanox M 50 da Poliquima.
Após certa aplicação deixar secar por um período de 12 a 24 horas à temperatura
ambiente.
Em virtude do GEL COAT não apresentar uma secagem rápida e podendo o mesmo, ao passar-se de novo lixa, ficar agarrado a esta, deve, antes desta operação passar-se acetona por toda a superfície.
Após esta operação pode dar-se o caso de permanecerem uns pequenos buraquinhos na camada do GEL COAT. Deve então proceder-se a uma mistura de GEL COAT puro com talco, até que, o mesmo fique com a espessura de uma massa mais engrossada aplicável com espátula. Esta massa deve ser aplicada em cima de todos os referidos buraquinhos ou superfícies mais enrugadas ou arranhadas.
Esta superfície deverá depois de aplicado o GEL COAT ser bem lixada (lixa de ferro 100 e posteriormente lixa 220 com água).
Esta massa deverá ser de novo misturada com o mesmo catalisador (como se procedesse a uma mistura igual à mesma massa aplicável na pintura normal de automóveis).
Deixar secar o tempo necessário para lixamento.
Após verificar-se esta secagem, passa-se uma lixa de água 320 a fim de retirar todas as
impurezas que possam ter permanecido na superfície.
Aplica-se então o isolante acrílico (fundo selador da CORAL)
passando-se sobre este uma lixa 320.
Aplicar 3 demãos de laca acrílica CORAL.
Deixar secar na estufa 60 minutos a 85°C.
Lixar de novo a superfície com lixa 400.
Aplicar 2 demãos de laca acrílica bem fina.
Antes de aplicar o verniz incolor acrílico misturar para uma simples coloração uma pequena quantidade de laca acrílica.
Pistolar toda superfície com verniz incolor acrílico CORAL.
Deixar secar cerca de 06 horas antes de dar o polimento final.
Qualquer diluição no material de pintura só deverá ser feito com diluente acrílico da CORAL (Thinner ou redutor).
MATERIAL APLICADO
10 x 1/4 laca acrílica
4 Gal.
redutor acrílico
3 x 1/4 isolante acrílico
40 folhas de lixa
1,5 Kg.
massa poliester
1/2 x 1/4 preto fosco
1/4 de quantil
1/4 verniz.
Dêem uma lida, muito interessante.
A questão dos "pés de galinha" é de algum nível de dificuldade, pois pode ser problema na fibra.
Normalmente, é problema na pintura e aí é fácil resolver: É lixar até a fibra e fazer os procedimentos corretos de preparação e pintura.
Mas pode ser necessário aprofundar um pouco mais, se for algum problema no gel coat.
O gel coat é a primeira camada que o fabricante utiliza no molde e depois fica a mais externa. Se esta camada for muito espessa ou for feita de maneira incorreta [muito catalisada, por exemplo], ela vai trincar e aparecer sobre a pintura. Aí, a solução é lixar o gel coat também.
Quando for fazer a preparação, ajuda usar produtos de qualidade. Por exemplo, se for necessário usar massa, somente poliéster de boa marca. Se for muito fundo, pense em um preenchimento com um pouco de fibra - massa grossa é chance para "dar zebra". Se esta preparação for bem feita, a pintura não terá problemas, mesmo que seja feita com tinta sintética (argh!).
Algumas das dicas sobre a massa poliéster:
Quando for catalisar a massa, "massageia" bem o tubo para homogeneizar seu conteúdo. Essa, muitos profissionais não sabem!
Não se lixa a massa com água - somente à seco;
Lixa 80 para nivelar; 150 para tirar os riscos da 80; 350 para retirar os riscos da 150;
Em cada uma destas etapas de lixamento, é bom usar um marcador [controle de lixamento] para se saber onde tirar mais e onde precisa ser recolocada a massa. Tem em pó que é melhor, mas pode se usar até mesmo tinta spray preta [leve borrifo];
Em cada uma destas etapas, usar um desengraxante de boa qualidade, com papel toalha - nada de panos! nada de água!
As Matérias Primas básicas empregadas para retoques são as
seguintes:
ESPECIFICAÇÃO FORNECEDOR
Manta M-740
Ocfibras
Resina Poliester (Uceflex AC-112) Ucebel
Naftenato de Cobalto (acelerador) Poliquima
Peróxido de M.E.K. (Catalizador) Poliquima
Gel-primer branco Ferro Enamel
A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos
adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na
hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor).
A RELAÇÃO NORMAL FIBRA/RESINA É DE 30%
EXEMPLO:
Para 200 gr. de
manta, devemos consumir 666gr. de resina. Já contendo 2 gr. de Naftenato de
Cobalto. Como acima. Na hora da aplicação adicionar aproximadamente 7 gr. de
Peróxido de M.E.K
ATENÇÃO: Nunca
misturar Peróxido de M.E.K. com Naftenato de Cobalto. Há perigo de explosão.
OPERAÇÃO:
Lixar a superfície a ser reparada com lixa grão 80.
Limpar a superfície com estopa umedecida em redutor.
Cortar a manta de acordo com a superfície a ser reparada.
Adicionar à resina o naftenato de cobalto e, posteriormente, o peróxido de M.E.K. (misturar bem cada etapa). Aplicar a resina (já acelerada e catalisada) com uma trincha sobre camadas de manta, até que se tenha uma espessura um pouco maior que a real da peça (0,5 a 1,0 mm).
Após a cura (endurecimento), lixar com lixa grão 80, até a espessura normal da peça.
Posteriormente, pinta-se a superfície reparada com gel primer branco.
Após curado, caso surjam alguns pontinhos, conhecidos como cabeças de alfinetes, faz-se uma mistura de gel primer com talco, até que se obtenha uma massa não muito grossa e que seja aplicável com espátula.
* Não esquecer de adicionar à mistura 0,3% de Naftenato de Cobalto e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K.
EM CASO DE TRINCAS OU ROMPIMENTO DA SUPERFÍCIE.
ÁREA FALTANDO PEDAÇOS.
Completar a parte que está faltando, pelo lado posterior com
papelão ou chapa maleável.
NÃO FALTANDO PEDAÇOS.
Ajustam-se as partes com a forma da área rompida, podendo-se utilizar pedaços de arame, para manter as partes na posição - preparam-se grampos, encerados (cera comum) que, após processado, se consiga retirar o arame pela parte posterior, isto é, cortando com alicate e puxando a emenda do arame que deve ser feita por traz.
Assunto: Bolhas na pintura.
Raspar toda a superfície afetada pelas bolhas caracterizadas
como cabeças de alfinete.
Lixar a referida superfície com lixa de ferro n.º 80
removendo todo o material até desaparecer todos os resíduos de tinta e massa
até permanecer totalmente limpa.
Lavar muito bem toda superfície com acetona.
Aplicar à pistola duas camadas de GEL - COAT. Para cada caneca (da pistola De Vilbiss cheia) misturar 15 gramas de catalisador MEK Butanox M 50 da Poliquima.
Após certa aplicação deixar secar por um período de 12 a 24 horas à temperatura
ambiente.
Em virtude do GEL COAT não apresentar uma secagem rápida e podendo o mesmo, ao passar-se de novo lixa, ficar agarrado a esta, deve, antes desta operação passar-se acetona por toda a superfície.
Após esta operação pode dar-se o caso de permanecerem uns pequenos buraquinhos na camada do GEL COAT. Deve então proceder-se a uma mistura de GEL COAT puro com talco, até que, o mesmo fique com a espessura de uma massa mais engrossada aplicável com espátula. Esta massa deve ser aplicada em cima de todos os referidos buraquinhos ou superfícies mais enrugadas ou arranhadas.
Esta superfície deverá depois de aplicado o GEL COAT ser bem lixada (lixa de ferro 100 e posteriormente lixa 220 com água).
Esta massa deverá ser de novo misturada com o mesmo catalisador (como se procedesse a uma mistura igual à mesma massa aplicável na pintura normal de automóveis).
Deixar secar o tempo necessário para lixamento.
Após verificar-se esta secagem, passa-se uma lixa de água 320 a fim de retirar todas as
impurezas que possam ter permanecido na superfície.
Aplica-se então o isolante acrílico (fundo selador da CORAL)
passando-se sobre este uma lixa 320.
Aplicar 3 demãos de laca acrílica CORAL.
Deixar secar na estufa 60 minutos a 85°C.
Lixar de novo a superfície com lixa 400.
Aplicar 2 demãos de laca acrílica bem fina.
Antes de aplicar o verniz incolor acrílico misturar para uma simples coloração uma pequena quantidade de laca acrílica.
Pistolar toda superfície com verniz incolor acrílico CORAL.
Deixar secar cerca de 06 horas antes de dar o polimento final.
Qualquer diluição no material de pintura só deverá ser feito com diluente acrílico da CORAL (Thinner ou redutor).
MATERIAL APLICADO
10 x 1/4 laca acrílica
4 Gal.
redutor acrílico
3 x 1/4 isolante acrílico
40 folhas de lixa
1,5 Kg.
massa poliester
1/2 x 1/4 preto fosco
1/4 de quantil
1/4 verniz.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Idade : 45
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10116
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: COMO DILUIR O GEL COAT
Boa explicação Fabricio,basta escolher a tinta adequada e mandar bala! Mãos á obra!
Edmilson- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 121
Idade : 57
Localização : São Bernardo do Campo-São Paulo
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Re: COMO DILUIR O GEL COAT
É verdade, abração!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
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lanternagem em fibra
tenho bugre way e preciso reformalo, esta com a carroceria quebrada em alguns pontos, preciso de alguem que faça o serviço, em Itaipuaçú/Maricá - Rio de Janeiro. tel 7883 0862 obrigado.
sds
Calixto
sds
Calixto
Roberto Calixto- Novato
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