Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Durepoxi

+14
Nil
claudio castilho
Pietro
marcos musso
Hedney
Fabrício®©
NUNES/GIANTS
Ivano
Kibe
Beco
Prado
Gustavo
VIVINHOM
Stitch
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Durepoxi Empty Durepoxi

Mensagem por Stitch Sáb maio 16, 2009 1:14 am

Meu buggy tem duas pequenas trincas superficiais na altura do paralamas e painel.

Estive pensando em cobrir com durepoxi, não compensa comprar resina e todo o material só para isso. Já fiz alguns "serviços" com durepoxi e conheço bem sua textura. Ao que me consta as duas massas são compostas de resina de poliéster (como a que usamos na fibra) e catalisador, com boa dose de talco como veículo. A textura é perfeita para o que quero. Uma vez colei um adorno num buggy com durepoxi e nunca mais conseguí tirar de tão bem que adere à fibra. Penso que bem trabalhado pode substituir perfeitamente a resina nessas tricas, depois é lixar e pintar. Sei que consigo deixar lisinho e bem parelho com a fibra modelando com água.

O que dizem?
Stitch
Stitch
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 67
Localização : Araucaria-PR
Tipo de Buggy : Angra
Pontos : 5792
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty DUREPOXI

Mensagem por VIVINHOM Sáb maio 16, 2009 6:08 am

Se vc já usou o produto mencionado com êxito, não sei porque não usar, particularmente eu não usaria, confio mais no reparo tradicional.

boa sorte
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9376
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Sim

Mensagem por Stitch Sáb maio 16, 2009 11:02 am

É usei em outros serviços com ótimos resultados, o que reparei é que tem uma textura muito parecida com a fibra e adere extremamente, sendo mais fácil trabalhar em pequenas proporções e que a resina é praticamente a mesma da fibra de vidro. Não sei o resultado a longo prazo.

Como tem feras em fibra aqui no fórum devem já ter feito alguma experiência ou visto algum serviço com esse material.

Tenho uma trinca de uns 10 cm que atinge mais ou menos a metade da espessura da fibra, pensei solucionar assim.
Stitch
Stitch
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 67
Localização : Araucaria-PR
Tipo de Buggy : Angra
Pontos : 5792
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Gustavo Sáb maio 16, 2009 5:40 pm

Acho que em casos de trincas na parte interna , ou onde não vá precisar pintar . pode funcionar bem , mas será que nas áreas externas não corre o risco de soltar como tempo igual quando se usa o " plastic " em carros de lataria comum ?

Vou fazer um teste , pois tenho uma trinca tbm , na parte interna atrás do banco . quase inperceptível , se soltar não tem problema . vale a experiência .

Abraços
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6315
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty DUREPOXI

Mensagem por Prado Sáb maio 16, 2009 5:57 pm

Oi Stitch lol! !!!!
Ja utilizei durepoxi em pequenos reparos, cerca de 2 a3 cm,e ficou muito bom!!!! Very Happy
Mas nunca utilizei em grandes areas! Como a sua e de mais ou menos 10 cm recomendo fazer de fibra !
Para evitar dor de cabeça mais tarde!!! Very Happy
abraços Laughing !!!!
Prado
Prado
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 54
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa, Parana
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5628
Data de inscrição : 14/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Beco Dom maio 17, 2009 3:31 pm

Em pequenas áreas, como enchimento, não vejo p roblemas também, mas áreas grandes, vai ficar faltando a resistência que a fibra dá à resina. Muito provavelmente, vai rachar, da mesma maneira que rachou anteriormente. Tens que descobrir porque está rachando e fazer um reforço adequado.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Kibe Dom maio 17, 2009 6:21 pm

Eu creio que tem para vender lata pequenas de resina! penso eu que sai mais barato que o Durepox!
Kibe
Kibe
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6481
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Dupoxi

Mensagem por Ivano Qua Fev 10, 2010 7:37 pm

Acho que pode ate dar certo, porem se trincou é por que tem algo errado por baixo, sempre que aparece trincas costumo escariar o local com uma lixadeira e refaço o serviço pois dificimente vai retornar. Resina nao é tao caro assim, acho Durepoxi mais caro. e tambem a pintura. Valeu?
J. Ivano

Ivano
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 13
Localização : Bahia
Tipo de Buggy : Tenho bugre Coyote e um Puma GTS
Pontos : 5221
Data de inscrição : 09/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Durepoxi

Mensagem por NUNES/GIANTS Qua Fev 10, 2010 10:08 pm

Como estão surgindo trincas é bom trabalhar de forma proativa ou seja verifique o que pode estar causando essas trincas. Até mesmo em reparos feitos com fibra se vc ñ trabalhar corretamente a trinca volta a aparecer, na minha opinião é melhor gastar um pouco mais e ficar tranquilo. Na dúvida busque a opinião de um profissional em fibra.
NUNES/GIANTS
NUNES/GIANTS
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 291
Idade : 64
Localização : VITÓRIA/ES
Tipo de Buggy : GIANT'S 89
Pontos : 5715
Data de inscrição : 25/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Fabrício®© Qui Fev 11, 2010 5:52 am

Na minha opinião, o Carlão está certo!
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9917
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Hedney Qui Fev 11, 2010 7:21 am

Estou com os amigos, se trincou é por que ha algum problema por baixo, vale a pena fazer um reparo bem feito.
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5999
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por marcos musso Qui Fev 11, 2010 4:06 pm

tambem penso assim se trincou alguma coisa a de ser... o meu buggy tambem tinha trincas nos paralamas da frente e nos traseiros tambem pois são lugares que geralmente as pessoas sentam em cima ai forsa a fibra e dai o trinco. no meu caso eu reforsei bem a fibra por baixo e por cima .espero não ter mais problema ...
marcos musso
marcos musso
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 249
Idade : 58
Localização : vila velha-es
Tipo de Buggy : Buggy KARIBÚ - 1972
Pontos : 5782
Data de inscrição : 24/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Pietro Sex Fev 12, 2010 4:32 am

Opnião:
Use Durepoxi, use resina, use qualquer coisa, mais com capricho.
Se não ficar bom, refaça; um dia acerta.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7674
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Beco Sex Fev 12, 2010 12:41 pm

Não acho que fique bom, mas podes fazer com durepóxi. Mas precisa ter uma boa base para firmar e não quebrar. Assim, vais ter que dar uma rebaixada na fibra, aumentando a rachadura. Na parte de trás, se der, cola algum reforço com durepóxi, também. Pode ser uma tirinha de alumínio ou algo assim.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por claudio castilho Dom Dez 26, 2010 2:56 pm

OLA AMIGO, ja usei durepoxi,com o tempo ele racha,a dilatação da fibra é diferente da dilatação do durepoxi,pode ser usado, mais vai dar trinca com o tempo,mas qual é o buggy que não tem uma trinca?,um abraço.
claudio castilho
claudio castilho
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 26
Idade : 66
Localização : guarujá sp
Tipo de Buggy : jobby para 5 ocupantes 1997 motor de fusca 1600 amarelo
Pontos : 4947
Data de inscrição : 01/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Beco Dom Dez 26, 2010 7:11 pm

Não é que seja muito diferente a dilatação. O problema maior está no material de suporte, que no durepóxi deve ser talco ou algo do gênero. Falta estrutura para que o produto sirva como reforço.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Nil Seg Dez 27, 2010 4:45 am

claudio castilho escreveu:OLA AMIGO, ja usei durepoxi,com o tempo ele racha,a dilatação da fibra é diferente da dilatação do durepoxi,pode ser usado, mais vai dar trinca com o tempo,mas qual é o buggy que não tem uma trinca?,um abraço.


CLAUDIO, VOCE PRECISA CONHECER OS BUGGYS CEARENSES. TRINCAS NÃO EXISTEM NO NOSSO VOCABULÁRIO, JÁ QUE A CARROCERIA É UNIFORME NA FABRICAÇÃO E UM MONOBLOCO COM O CHASSI. PORTANTO NÃO SOFRE TORÇÕES, FICANDO ISSO A CARGO DA SUSPENSÃO.

A ÚNICA COISA QUE APARECE POR AQUI, SÃO "PÉS DE GALINHAS", OU SEJA RACHADURAS NA PINTURA, MAS ISSO ADVÉM DE REPINTURA COM MATERIAL INADEQUADO FEITA EM OFICINAS QUE TRABALHAM APENAS COM LATARIA. É COMUM EM BUGGYS DE MARCAS MENOS VALORIZADAS. RARAMENTE SE VER UM FYBER OU MAGNATA, POR EXEMPLO, COM PÉS DE GALINHAS.


O BUGGY AQUI É PERFEITO!
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por ikaro_sdp Seg Dez 27, 2010 10:58 am

meu mini buggy tem pequenas trincas de mais ou menos 5cm no paralama dianteiro-esquerdo por causa de uma leve encostada, e na parte superior traseira da carroceria, um espaço logo atrás dos bancos onde os joselitos sempre insistem em bota peso, sentando em cima sendo que não há sustentação por baixo, nessas partes coloquei durepoxi ja deve fazer ums 3 anos e tem segurado muito bem até o momento, lembrando que meu chassis é tubular, e não há torção nenhuma da carroceria, porém não recomendo há ngm fazer isso como solução definitiva, pra caso nenhum o durepoxi foi criado para soluções definitivas, tanto que a aplicação que eu fiz, nem dei acabamento, to aguardando a oportunidade em que terei condições de reforma-lo por completo, vai demorar ainda, rs.
ikaro_sdp
ikaro_sdp
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 203
Localização : cariacica-es
Tipo de Buggy : Mini-buggy Super Xingu 96
Pontos : 5864
Data de inscrição : 21/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por claudio castilho Seg Dez 27, 2010 1:52 pm

OLA NIL ,os buggys aqui são todos monobloco e de muitas marcas,o meu é um JOBBY muito bom, já tive um BRM , e um BABY,e as vezes as tricas aparecem,pode ser que ai no ceara os buggys andam mais na areia e não sofrem tanto quanto aqui em são paulo litoral, aonde é quase tudo asfaltado ,um forte abraço amigão bugueiro.
claudio castilho
claudio castilho
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 26
Idade : 66
Localização : guarujá sp
Tipo de Buggy : jobby para 5 ocupantes 1997 motor de fusca 1600 amarelo
Pontos : 4947
Data de inscrição : 01/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Nil Seg Dez 27, 2010 2:43 pm

claudio castilho escreveu: OLA NIL ,os buggys aqui são todos monobloco e de muitas marcas,o meu é um JOBBY muito bom, já tive um BRM , e um BABY,e as vezes as tricas aparecem,pode ser que ai no ceara os buggys andam mais na areia e não sofrem tanto quanto aqui em são paulo litoral, aonde é quase tudo asfaltado ,um forte abraço amigão bugueiro.


OPA, NENHUM DESSES AI QUE VC FALOU É MONOBLOCO. HOJE SOMENTE O FERCAR É MONOBLOCO PORQUE ADERIU AO CHASSI TUBULAR. TODOS OS OUTROS USAM CHASSI VW.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por claudio castilho Seg Dez 27, 2010 9:28 pm

OLA AMIGO DO CEARA , MAS MONOBLOCO AQUI EM SÃO PAULO É QUANDO A ESTRUTURA DE FIBRA É O CARRO TODO NA LINGUAGEM POPULAR, A CARROCERIA É TODA FEITA DO ASSOALHO ATE A ESTRUTURA TODA MENOS, AS PARTES DE FERRO, O MOTOR E O CAMBIO ,AS PARTES DE FERRO ,SABE, O BRM,O JOBBY,E O BABY, SÃO MONOBLOCO ELES SÃO FABRICADOS DO ASSOALHO ATÉ A CARROCERIA NA MESMA FIBRA,E USAM APENAS O CHASSI VW QUE É MUITO BOM POR SINAL,MONOBLOCO É UMA CARROCERIA SÓ ,MAS AQUES BUGGYS QUE TEM ASSOALHO DE FERRO ESTES NÃO SÃO MONOBLOCO POIS O ASSOALHA É DE FERRO,BOM AQUI EM SÃO PAULO É ASSIM, UM ABRAÇO.
claudio castilho
claudio castilho
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 26
Idade : 66
Localização : guarujá sp
Tipo de Buggy : jobby para 5 ocupantes 1997 motor de fusca 1600 amarelo
Pontos : 4947
Data de inscrição : 01/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Nil Ter Dez 28, 2010 5:05 pm

claudio castilho escreveu:OLA AMIGO DO CEARA , MAS MONOBLOCO AQUI EM SÃO PAULO É QUANDO A ESTRUTURA DE FIBRA É O CARRO TODO NA LINGUAGEM POPULAR, A CARROCERIA É TODA FEITA DO ASSOALHO ATE A ESTRUTURA TODA MENOS, AS PARTES DE FERRO, O MOTOR E O CAMBIO ,AS PARTES DE FERRO ,SABE, O BRM,O JOBBY,E O BABY, SÃO MONOBLOCO ELES SÃO FABRICADOS DO ASSOALHO ATÉ A CARROCERIA NA MESMA FIBRA,E USAM APENAS O CHASSI VW QUE É MUITO BOM POR SINAL,MONOBLOCO É UMA CARROCERIA SÓ ,MAS AQUES BUGGYS QUE TEM ASSOALHO DE FERRO ESTES NÃO SÃO MONOBLOCO POIS O ASSOALHA É DE FERRO,BOM AQUI EM SÃO PAULO É ASSIM, UM ABRAÇO.


OK AMIGÃO. SEGUINTE: MONOBLOCO É QUANDO O CHASSI FAZ PARTE DA CARROCERIA. TÁ NO AURÉLIO. TODOS OS VEICULOS MODERNOS SÃO MONOBLOCOS. OS BUGGY CEARENSES TAMBÉM SÃO MONOBLOCOS DESDE 1980. AGORA, CARROCERIA DE FIBRA COM PISO, CONTINUA SENDO UMA CARROCERIA E NÃO MONOBLOCO. FUSCA TEM CHASSI PORTANTO NÃO É MONOBLOCO, DA MESMA FORMA, BUGGY QUE USA CHASSI DE FUSCA, NÃO É MONOBLOCO.

HOJE, AS GRANDES MARCAS DO SUDESTE QUE AINDA FABRICAM, A MAIORIA É MONOBLOCO(BRM, BABY E FERCAR ONE...)

VEJA ABAIXO COMO É UMA CARROCERIA MONOBLOCO:
Durepoxi Chassi00194

Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por VIVINHOM Qua Dez 29, 2010 7:36 am

Esse envolvimento da fibra nos tubos é um saco pra fazer, principalmente se ñ tiver roving.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9376
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Nil Qua Dez 29, 2010 8:54 am

VIVINHOM escreveu:Esse envolvimento da fibra nos tubos é um saco pra fazer, principalmente se ñ tiver roving.

NECESSARIAMENTE TEM QUE SER COM ROVING PICOTADO DIRETO NO CHASSI.

MAS É REALMENTE UMA QUESTAO DE COSTUME. AQUI POR EXEMPLO, É DIFICIL ENCONTRAR ALGUEM QUE QUEIRA TIRAR UMA CARROERIA DE CIMA D EUM CHASSI VW. A CARA CORTA LOGO NA LIXADEIRA.

Durepoxi Aseqwaz7

Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Guga Pedrosa Qua Dez 29, 2010 9:23 pm

O que é roving?
É esse tipo de fibra "desfiada"?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6298
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Durepoxi Empty Re: Durepoxi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos