Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novato precisando de ajuda

4 participantes

Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Novato precisando de ajuda

Mensagem por Carlos Victor Seg Jun 05, 2017 11:21 am

Comprei um Bugre e fiz uma pequena reforma, apenas substituí o que estava velho e o coloquei para andar. Está tudo funcionando bem, apenas os escapamentos que ainda estão produzindo estouros.
Andei com ele na areia fofa, na região de praia de Saquarema- Araruama e fiquei um pouco decepcionado.
O bugre não andou bem, apesar de os pneus estarem com 8 libras. Apenas andava com certa velocidade, quando parei, quase atolei na saída.
O Bugre não tem uma boa saída da areia fofa. 
Suspeito que seja a caixa de marcha longa.
Identifiquei o motor e a caixa de marcha, mas não achei na internet nenhuma informação sobre eles.
Consta que o motor é VW 2BR,  e a caixa de marcha também.
Alguém saberia me dizer de que carro é esse motor, quantas cilindradas tem e se eu poderia adaptar uma caixa de marcha curta de Kombi para o bugre andar bem na areia fofa.
Afinal comprei ele só para andar na areia!
agradeço desde já!
Abraços aos novos amigos.

Carlos Victor
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Saquarema - RJ
Tipo de Buggy : Bugre
Pontos : 2548
Data de inscrição : 05/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por chevas Seg Jun 05, 2017 3:11 pm

Opa. Não só a caixa longa, mas também pode ser o sistema de alimentação e vazamentos no escapamento que o façam perder potência. Dê uma revisada nesses itens. Quanto à numeração da caixa, o que você viu tem em todas. O número mesmo está um pouco abaixo, veja nessa foto:
Novato precisando de ajuda  OsdyTWG

Quanto ao motor, o número costuma ficar no pé do alternador. Verifique novamente, =às vezes tem que raspar um pouco a sujeira e o óleo grudado...boa sorte.
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5929
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por Carlos Victor Ter Jun 06, 2017 1:12 pm

Obrigado pela resposta.
Vou trocar os escapamentos em breve.
Quanto à caixa de marcha, para eu encurtá-la, posso apenas trocar a coroa e o pinhão, ou devo trocar a caixa de marcha inteira ?

Carlos Victor
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Saquarema - RJ
Tipo de Buggy : Bugre
Pontos : 2548
Data de inscrição : 05/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por chevas Ter Jun 06, 2017 1:55 pm

Dá pra trocar só a relação. Mas talvez o serviço saia mais caro do que trocar a caixa toda. Procure oficinas de recondicionamento de câmbios, eles trabalham à base de troca. Mas que seja confiável, de preferência com referências...
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5929
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por Carlos Victor Ter Jun 06, 2017 2:50 pm

Obrigado mais uma vez.
Amanhã vou ver os escapamentos e botar o Bugre na areia fofa para ver se vai mudar alguma coisa.
Forte abraço.

Carlos Victor
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Saquarema - RJ
Tipo de Buggy : Bugre
Pontos : 2548
Data de inscrição : 05/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por Cesar Reis Ter Jun 06, 2017 8:06 pm

Boa noite companheiro, olha costumava andar com o meu justamente em saquarema, hoje nem tanto e a calibragem média, dependendo de como a areia está é 5 ou 6. Seu carro esta pesado pq está usando 8, e acaba atolando mesmo. Qto a caixa, o pessoal aí que gosta de andar bem na areia, usa a caixa do 1.200, porem para andar no asfalto fica preso. O meu era uma brasília com motor 1600 e caixa dela mesma, eu acabei trocando pela caixa do 1.300 e deu um resultado melhor na areia do que a caixa oroginal dele, pois a do 1.300 acaba sendo um pouco mais reduzida até a 3 marcha, e vc não consegue colocar a 4ª marcha. Agora vc precisa analisar custo beneficio, isto é quantas vezes vc vai andar na areia para ter um custo deste. Obs tome cuidado ao baixar a pressão dos pneus, pois se baixar muito a camara de ar roda dentro do pneu e corta o bico.Boa sorte
Cesar Reis
Cesar Reis
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 20
Idade : 64
Localização : Saquarema - RJ
Tipo de Buggy : Baby 2003 com Kit do Rs
Pontos : 4173
Data de inscrição : 09/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty caixas de marchas

Mensagem por Carlos Victor Seg Jun 12, 2017 12:51 pm

Obrigado pelas dicas.
Vamos aprendendo!
Após o Chevas me mostrar onde ficava a numeração da caixa de marcha, identifiquei que a minha inicia com as letras PT, o que quer dizer que é longa.
Segue abaixo uma explicação detalhada sobre as caixas de marchas da VW ( retirado do blog Clube do fusca vale do Aço ):

BC - Brasília 1300 Álcool (8 X 35) 
BL - SP2 (8 X 31)
BP - Fusca 1300 e 1300L (8 X 35) 
BS - Fusca 1500/1600 (8 X 33) 
BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC (8 X 33) 
PC - Variant II (8 X 33 ) 
PD – Gol BX 1300 (8 X 33 ) 
PF - Kombi 1500/1600 (7 X 36 ) 
PM – Gol BX 1600 (8 X 31) 
PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar (8 X 31) 
PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 (7 X 31) 
Relação diferencial cambio VW O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial. - Escalonamento Até 1978 o escalonamento era o seguinte: 
1ª - 3,80:1 
2ª - 2,06:1 
3ª - 1,32:1 
4ª – 0,89:1 
Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha. - Relação de diferencial As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos. 
- 7 X 31 (4,43:1) 
- 7 X 36 (5,143:1) 
- 8 X 35 (4,375:1) 
- 8 X 33 (4,125:1) 
- 8 X 31 (3,875:1) 

O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966 O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo. O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc. O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600. O último, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar. PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125, mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard

Carlos Victor
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Saquarema - RJ
Tipo de Buggy : Bugre
Pontos : 2548
Data de inscrição : 05/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por luisreisbr Ter Ago 29, 2017 8:32 pm

Meu buggy também tem um sério problema para areia e logo diagnostiquei. Sou eu. :.)
luisreisbr
luisreisbr
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 60
Idade : 52
Localização : Aracati - CE
Tipo de Buggy : Magnata St Tropez 89
Pontos : 3631
Data de inscrição : 12/09/2014

http://www.aracati.net

Ir para o topo Ir para baixo

Novato precisando de ajuda  Empty Re: Novato precisando de ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos