Rebocar Buggy com cambão
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Bugólatra
Paulista
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Rebocar Buggy com cambão
Boa tarde galera, estou com algumas duvidas e já andei lendo e sanando algumas e outras surgiram...
Estarei retornando de Natal RN para São Paulo SP (aprox. 3 mil km), e estou querendo levar meu buggy comigo, vi que não posso ter pressa mas que dá, Dá! o que vocês acham??
Tenho uma vectra collection 2.0 8v 2011 automática (esse pode seu um dos problemas), freio a disco nas 4 rodas com sistema abs, rodas aro 17 (pode ser outro problema) com pneus novos.
Além de puxar o buggy tenho uma moto pequena de 125 cc, estava pensando em desmontar as rodas e por ela dentro do buggy ou soldar ela no tubo para ficar firma (sei Lá)... acho que não teria problema estando 100% dentro do buggy sem nenhuma parte parte dela para fora, isso procede??.
Ele não tem capota de inverno, só a de "verão" que é a lona em cima dos bancos dianteiros, seria bom a capa de inverno neste caso ou não muda em nada?
É seguro?
nunca puxei um carro onde não havia condutos sendo guinchado, parece estranho mas acredito que é até melhor do que duas cabeças pensando diferentes....
Corre o risco mesmo do carro "escapar" isso acontece com frequência? vou colocar as correntes, cintas de nylon e tudo que puder mas mesmo assim é perigoso?
Tenho que ir com a chave do da ignição virada descarregando bateria para não travar o volante ou não precisa?
Se eu desconectar o positivo da bateria continua funcionando os comandos do carro que estará puxando nos comandos do buggy (parece uma pergunta cretina, eu acho que a resposta é não mas duvida é duvida risos)?
Galera desculpa tantas perguntas, acho que vai ser ruim até para responde-las, mas vejam no que podem me ajudar. grande abraço!!!
Estarei retornando de Natal RN para São Paulo SP (aprox. 3 mil km), e estou querendo levar meu buggy comigo, vi que não posso ter pressa mas que dá, Dá! o que vocês acham??
Tenho uma vectra collection 2.0 8v 2011 automática (esse pode seu um dos problemas), freio a disco nas 4 rodas com sistema abs, rodas aro 17 (pode ser outro problema) com pneus novos.
Além de puxar o buggy tenho uma moto pequena de 125 cc, estava pensando em desmontar as rodas e por ela dentro do buggy ou soldar ela no tubo para ficar firma (sei Lá)... acho que não teria problema estando 100% dentro do buggy sem nenhuma parte parte dela para fora, isso procede??.
Ele não tem capota de inverno, só a de "verão" que é a lona em cima dos bancos dianteiros, seria bom a capa de inverno neste caso ou não muda em nada?
É seguro?
nunca puxei um carro onde não havia condutos sendo guinchado, parece estranho mas acredito que é até melhor do que duas cabeças pensando diferentes....
Corre o risco mesmo do carro "escapar" isso acontece com frequência? vou colocar as correntes, cintas de nylon e tudo que puder mas mesmo assim é perigoso?
Tenho que ir com a chave do da ignição virada descarregando bateria para não travar o volante ou não precisa?
Se eu desconectar o positivo da bateria continua funcionando os comandos do carro que estará puxando nos comandos do buggy (parece uma pergunta cretina, eu acho que a resposta é não mas duvida é duvida risos)?
Galera desculpa tantas perguntas, acho que vai ser ruim até para responde-las, mas vejam no que podem me ajudar. grande abraço!!!
Paulista- Novato
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Tipo de Buggy : Baby
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Data de inscrição : 28/07/2016
Re: Rebocar Buggy com cambão
Paulista escreveu:Boa tarde galera, estou com algumas duvidas e já andei lendo e sanando algumas e outras surgiram...
Estarei retornando de Natal RN para São Paulo SP (aprox. 3 mil km), e estou querendo levar meu buggy comigo, vi que não posso ter pressa mas que dá, Dá! o que vocês acham?? É possível sim.
Tenho uma vectra collection 2.0 8v 2011 automática (esse pode seu um dos problemas) SIM, VERIFIQUE NO MANUAL DO PROPRIETÁRIO DO SEU CARRO SE O MESMO PODE REBOCAR OUTRO VEÍCULO, UM EXEMPLO QUE EU TENHO CERTEZA QUE NÃO PODE É O HONDA FIT AUTOMÁTICO ONDE SEGUNDO O MANUAL DO PROPRIETÁRO EM NENHUMA HIPÓTESE ELE NÃO DEVE REBOCAR OUTRO VEÍCULO, freio a disco nas 4 rodas com sistema abs, rodas aro 17 (pode ser outro problema) com pneus novos. ISSO NÃO É PROPRIAMENTE UM PROBLEMA PORÉM A EFICIÊNCIA DO FREIO SERÁ MENOR DEVIDO A FORÇA EXERCIDA PELO BUGGY DURANTE AS FREADAS.
Além de puxar o buggy tenho uma moto pequena de 125 cc, estava pensando em desmontar as rodas e por ela dentro do buggy ou soldar ela no tubo para ficar firma (sei Lá)... acho que não teria problema estando 100% dentro do buggy sem nenhuma parte parte dela para fora, isso procede??. SE A MOTO ESTIVER DOCUMENTADA E FOR TRANSPORTADA DENTRO DO BUGGY SEM EXCEDER SEUS LIMITES, PARCIALMENTE DESMONTADA OU NÃO, E BEM AMARRADA, NÃO TRARÁ PROBLEMAS TÉCNICOS E NEM COM A LEGISLAÇÃO.
Ele não tem capota de inverno, só a de "verão" que é a lona em cima dos bancos dianteiros, seria bom a capa de inverno neste caso ou não muda em nada? NÃO MUDA EM NADA
É seguro? SIM É SEGURO DESDE QUE SE RESPEITE AS POSSÍVEIS ADVERSIDADES QUE PODERÃO SURGIR NO DECORRER DA VIAGEM, CUMPRIR INTEGRALMENTE O QUE MANDA A LEGISLAÇÃO PRINCIPALMENTE OS LIMITES DE VELOCIDADE, NÃO FAZER MANOBRAS BRUSCAS, EVITAR O MÁXIMO POSSÍVEL FAZER ULTRAPASSAGENS, MAS SE FOR OBRIGADO A FAZER ATENTE QUE A POTÊNCIA, TORQUE, E FREIOS DO SEU CARRO ESTARÁ MUITO REDUZIDO DEVIDO AO PESO REBOCADO E QUE EM TODAS AS VEZES O ESPAÇO NECESSÁRIO PARA ESSA MANOBRA DEVERÁ SER O DOBRO OU O TRIPLO DO QUE SERIA NECESSÁRIO PARA UM ÚNICO CARRO.
nunca puxei um carro onde não havia condutos sendo guinchado, parece estranho mas acredito que é até melhor do que duas cabeças pensando diferentes....
Corre o risco mesmo do carro "escapar" isso acontece com frequência? vou colocar as correntes, cintas de nylon e tudo que puder mas mesmo assim é perigoso? SIM E NÃO! O ENGATE ESCAPAR NÃO ERA PARA ACONTECER MAS POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ISSO ACONTECE BEM MAIS FREQUENTE DO QUE DEVERIA, PORTANTO SE CONSCIENTIZE QUE DURANTE O REBOCAMENTO SEMPRE HÀ ESSE RISCO PRINCIPALMENTE AO PASSAR EM ALTA VELOCIDADE POR LOMBADAS, BURACOS, MATA BURROS, CONVERSÕES ACENTUADAS, E/OU OUTRAS MANOBRAS BRUSCAS INESPERADAS POR ISSO A NECESSIDADE DE SEMPRE QUE FOR REBOCAR QUALQUER CARRO É ESSENCIAL SE TRAFEGAR A BAIXA VELOCIDADE E COM O CARRO REBOCADO PRESO AO CARRO REBOCADOR POR UMA CORRENTE POIS CASO ACONTEÇA DO ENGATE ESCAPAR A CORRENTE E O CARRO REBOCADOR DARÁ CONTA DE SEGURAR O CARRO REBOCADO EVITANDO QUE ELE CAUSE DANOS A TERCEIROS.
Tenho que ir com a chave do da ignição virada descarregando bateria para não travar o volante ou não precisa? SE O BUGGY TIVER TRAVA DE DIREÇÃO ATIVA AI SIM SERÁ NECESSÁRIO SEMPRE REBOCA-LO COM A CHAVE VIRADA ATÉ O PRIMEIRO ESTÁGIO PARA DESTRAVAR A DIREÇÃO PORÉM ISSO NÃO ATIVA EM NADA A BATERIA.
Se eu desconectar o positivo da bateria continua funcionando os comandos do carro que estará puxando nos comandos do buggy (parece uma pergunta cretina, eu acho que a resposta é não mas duvida é duvida risos)? É O SEGUINTE! PARA REBOCAR O BUGGY É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA CONEXÃO POR TOMADA LIGANDO A INSTALAÇÃO DO BUGGY A DO CARRO REBOCADOR E COM AS LIGAÇÕES COMPATÍVEIS AOS DOIS CARROS, FEITO ISSO, QUERENDO VOCÊ PODE DESCONECTAR A BATERIA DO BUGGY SEM PROBLEMA POIS NESSE CASO O QUE VAI ALIMENTAR AS LUZES DELE INDEPENDENTE DA BATERIA ESTÁ OU NÃO CONECTADA SERÁ A BATERIA DO CARRO REBOCADOR
Galera desculpa tantas perguntas, acho que vai ser ruim até para responde-las, mas vejam no que podem me ajudar. grande abraço!!! PRECISANDO NÃO SE ACANHE EM PEDIR AJUDA, .
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Rebocar Buggy com cambão
Bom dia!
Mês passado, em julho/2016, fiz uma longa viagem rebocando o meu Buggy de Goiânia/GO até Laguna/SC (pelas estradas de GO, MG, SP, PR e SC).
Rodei cambado 4.500km ida e volta.
Dessa experiência posso dizer:
- Não confie no cambão original que vem no seu Buggy. Deixe para utilizá-lo em situações emergenciais de curta distância. Providencie uma peça específica para viagens longas: reforçada, ligada ao eixo dianteiro do Buggy e regulada altura do seu veículo.
- Veja a parte elétrica Buggy - veículo.
- Cada parada faça uma inspeção visual se tudo está ok.
- Se puder, providencie um veículo de maior porte para transporte cambado de longa distância (recomendo uma Camionete, dá uma diferença de altura em relação ao Buggy e torna a viagem mais segura).
- Ande na velocidade da via, nem mais, nem menos.
- Seu veículo irá consumir mais combustível. Esteja preparado.
- Pedágios de 2 veículos, esteja preparado.
- Atenção aos locais de parada/abastecimento/estacionamento hotéis: Deixe os veículos em local espaçoso para manobras e numa posição de saída para frente.
- prepare-se para ser o centro das atenções na rodovia (fotografado, filmado, receber buzinas amigas, tchauzinhos, sorrisos, etc).
- Aproveite a aventura. Vale a pena levar o Buggy.
Um abraço.
Rogério
Mês passado, em julho/2016, fiz uma longa viagem rebocando o meu Buggy de Goiânia/GO até Laguna/SC (pelas estradas de GO, MG, SP, PR e SC).
Rodei cambado 4.500km ida e volta.
Dessa experiência posso dizer:
- Não confie no cambão original que vem no seu Buggy. Deixe para utilizá-lo em situações emergenciais de curta distância. Providencie uma peça específica para viagens longas: reforçada, ligada ao eixo dianteiro do Buggy e regulada altura do seu veículo.
- Veja a parte elétrica Buggy - veículo.
- Cada parada faça uma inspeção visual se tudo está ok.
- Se puder, providencie um veículo de maior porte para transporte cambado de longa distância (recomendo uma Camionete, dá uma diferença de altura em relação ao Buggy e torna a viagem mais segura).
- Ande na velocidade da via, nem mais, nem menos.
- Seu veículo irá consumir mais combustível. Esteja preparado.
- Pedágios de 2 veículos, esteja preparado.
- Atenção aos locais de parada/abastecimento/estacionamento hotéis: Deixe os veículos em local espaçoso para manobras e numa posição de saída para frente.
- prepare-se para ser o centro das atenções na rodovia (fotografado, filmado, receber buzinas amigas, tchauzinhos, sorrisos, etc).
- Aproveite a aventura. Vale a pena levar o Buggy.
Um abraço.
Rogério
RogérioPicanço- Super Bugueiro
- Número de Mensagens : 65
Idade : 55
Localização : Goiânia/GO
Tipo de Buggy : Fyber 2000w 1.8 amarelo 2015
Pontos : 3419
Data de inscrição : 24/09/2015
Re: Rebocar Buggy com cambão
Uso essa Capa quando levo o Buggy rebocado:
https://imgur.com/ACQFBIz
https://imgur.com/ACQFBIz
RogérioPicanço- Super Bugueiro
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Tipo de Buggy : Fyber 2000w 1.8 amarelo 2015
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Re: Rebocar Buggy com cambão
Tenho rebocado VW-Buggy, VW-BAJA, VW-Gaiola e carreta desde 2000. Uso uma idosa Hilux, bem conservada. Nunca tive problemas com fiscalização de trânsito nem algum acidente. Todavia é sempre uma direção que exige mais atenção e paciência. Muito já foi falado aqui e tenho pouco a acrescentar. Em todo caso lá vão algumas recomendações:
1- ter sempre documentos em ordem para os 2 veículos.
2- towbar com corrente de segurança.
3- engate OK.
4- luzes funcionando no veículo rebocado. Usar chicote de fios ligado na tomada de engate ou régua de madeira com lanternas montadas.
5- frear rápido sempre será problemático e perigoso. Então a única saída é não baixar a bota. Uma boa dica é utilizar a velocidade máxima da estrada para veículos pesados e olhar sempre os demais veículos.
6- Com carreta é possível dar marcha RÉ, mas com towbar não, pois entorta o towbar ou a suspensão do Buggy. Ao entrar em algum lugar (posto de gasolina, por exemplo) é bom ver bem se será necessário manobrar para sair. A solução extrema é desengatar, manobrar os veículos separadamente e depois engatá-los novamente. Que trabalhão!!!
7- pedágio será cobrado em dobro.
8- costumo pendurar uma tábua ou papelão escrito: ATENÇÃO! VEÍCULO LONGO 12 METROS! Isto avisa ao motorista desatento que a ultrapassagem será mais longa e demorada.
9- este tipo de reboque é incomum e muitos motoristas e passageiros dos outros veículos ficam curiosos, por vezes até desatentos com a estrada. Um leve toque na buzina faz com que voltem à realidade.
10- sem dúvida, rebocar a carreta é mais fácil.
Capt Gottlieb- Interessado
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Tipo de Buggy : VW BAJA BUGGY motor 1600
VW BUGGY GAIOLA motor 1600
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Re: Rebocar Buggy com cambão
Aqui um Fox rebocando uma réplica de Porsche (Fusca). Reparar que o proprietário do Porsche optou por usar chicote de fios com régua de madeira e lanternas (lanterna, freio e pisca-pisca). Embora o Porsche-Fusca pese apenas 600 Kg eu acho o Fox um carro bem anêmico para esta tarefa. Afinal além de ter força o veículo trator precisa ter capacidade de frear (segurar), principalmente nas descidas.
As demais imagens são da carreta (150 Kg tara + 350 Kg carga) sendo rebocada. Sempre uma tarefa mais fácil.
As demais imagens são da carreta (150 Kg tara + 350 Kg carga) sendo rebocada. Sempre uma tarefa mais fácil.
Última edição por Capt Gottlieb em Sáb maio 20, 2017 6:59 am, editado 1 vez(es)
Capt Gottlieb- Interessado
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Re: Rebocar Buggy com cambão
Aqui foi o inverso, mas tudo estava correto, a viagem foi segura e tranquila, seguindo os procedimento que os amigos ditaram acima.....
Nevio- Super Desbravador
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Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
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Re: Rebocar Buggy com cambão
No link abaixo tem mais conteúdo sobre o tema que merece ser fundido num só tópico.
https://planetabuggy.forumeiros.com/t2130p25-dicas-e-opcoes-de-cambao-reboque-towbar?highlight=towbar
https://planetabuggy.forumeiros.com/t2130p25-dicas-e-opcoes-de-cambao-reboque-towbar?highlight=towbar
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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