Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

+2
wiltonsp
Reinaldo
6 participantes

Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Convidado Qui Out 01, 2015 2:14 pm

Pessoal,
Tenho pesquisado sobre essas tecnologias pois nos últimos passeios que tenho feito está uma bagunça desgraçada de 30 buggy´s na estrada, congestionamento se perdendo, parte do comboio preso nos semáforos, etc.. enfim, tá uma zona.. rs

Tenho talk about mas não tem muita qualidade nem potência, quase a mesma coisa para o rádio PX...

Já os rádios PY que podem operar em VHF, UHF ou até mesmo nos dois (dual band) tem se mostrado mais eficientes, mas queria fazer uma pesquisa antes..

Para os que tem rádio, algumas perguntas?

Usa qual tipo (TA,PX,PY)?
Se PY, em qual frequência (VHF,UHF,Dual Band)?
É do tipo HT (de mão), ou estação móvel (instalado no carro)?
Como fica a questão da antena visto que o buggy não tem lataria? conta apenas com o santo antônio? 

Queria verificar estas questões técnicas antes de falar de legalização dos rádios (COER para o operador e licença do rádio homologado) pq isso daria um outro fórum e bagunça tudo aqui..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Reinaldo Qui Out 01, 2015 2:20 pm

Carlos, como já falamos muito sobre isso e vc já sabe a minha opinião, vou deixar para os outros opinarem para vc ter uma opinião diferente da minha, ou igual... Rrsrsrsrrsrs!!!!

Grande abraço e ótimo assunto!

Reinaldo
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7208
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por wiltonsp Qui Out 08, 2015 10:01 am

Carlos, bom dia!

eu tenho PY no buggy, quanto a instalação, a unica coisa é que vc tem que aterrar a base da antena, pode colocar na fibra mas por baixo um fio (bom) ligado a massa do carro.
a grande diferença pratica é que tanto para PX como PY, vc tem que ter licença da ANATEL, para PX vc tira via internet, no site já para PY vc tem que fazer uma prova na ANATEL sobre legislação e codigos.(nao é complicado) primeiro vc é homologado PU e apos dois anos vc faz a prova de código morse e vira PY (eu nunca fiz por preguiça, tb nao uso morse apesar de tem em casa equipamento que permita)
com certeza o alcance dos dois é MUUUUIIIIITO diferente, o PX é bem limitado. Sad
wiltonsp
wiltonsp
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1004
Idade : 59
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
Pontos : 5521
Data de inscrição : 09/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Convidado Qui Out 08, 2015 1:16 pm

wiltonsp escreveu:Carlos, bom dia!

eu tenho PY no buggy, quanto a instalação, a unica coisa é que vc tem que aterrar a base da antena, pode colocar na fibra mas por baixo um fio (bom) ligado a massa do carro.
a grande diferença pratica é que tanto para PX como PY, vc tem que ter licença da ANATEL, para PX vc tira via internet, no site já para PY vc tem que fazer uma prova na ANATEL sobre legislação e codigos.(nao é complicado) primeiro vc é homologado PU e apos dois anos vc faz a prova de código morse e vira PY (eu nunca fiz por preguiça, tb nao uso morse apesar de tem em casa equipamento que permita)
com certeza o alcance dos dois é MUUUUIIIIITO diferente, o PX é bem limitado. Sad

Fala Wilton!
Achei que ninguém iria se manifestar.. kkkkk

Eu pesquisei bastante na Anatel e realmente as provas são muito fáceis.. 20 questões cada.. só me permita uma correção:

No caso do PX vc está correto, apenas uma taxa da Anatel para licenciar o aparelho é necessária;

Mas no caso do PY, primeiro se licencia o usuário tirando o COER (são 3 catergorias, classe C, B e A), depois o rádio.
As classes "C" e "B" vc pode tirar diretamente, a "A" depois de 1 ano na classe B.
A diferença é que a classe C vc faz uma prova de ética e outra de legislação apenas (20 perguntinhas cada).
Para a classe B as provas da classe C mais código morse.
para a classe A as provas da classe B mais eletrônica.

Como sou formado em eletrônica queria tirar a A, mas além de eu não ter a menor noção em código morse, não acho que isso nos dias de hoje sirva para alguma coisa na prática.. principalmente para o nosso uso.. então vou tirar a C que atende o que eu preciso.

Enfim, entrando em contato na Anatel, me avisaram que a última prova para o COER foi em setembro, e as próximas apenas em fevereiro de 2016.
Eu já fiz o cadastro na Anatel e vou estudando as apostilas para em fevereiro fazer a prova do COER, o rádio vou deixar comprado e instalo no carro depois da prova.


Voltando a questão técnica do rádio..

O que eu pesquisei é que a frequência UHF (no caso dos rádios dual-band VHF e UHF) por ser uma frequência muito maior que a VHF utiliza uma antena pequena (0,70 cm) justamente pelo fato dela se beneficiar do fato da lataria do carro completar a onda do espectro, não apenas simplesmente aterrar a haste de metal, como o buggy não tem esse recurso a antena até funciona, mas não tem seu alcance máximo..
Nos barcos esse problema não ocorre pq a frequência é VHF..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Reinaldo Qui Out 08, 2015 4:09 pm

Esse texto não é meu, mas é bem interessante de ler...
Obs: Está um pouco desatualizado em relação as Classes do COER, mas o resto é muito valido...

Essa informação de de faixas de uso das frequencias em VHF também é importante:


Frequências desde 118 a 136 Mhz (aviação - RX), de 136 a 143.99 (serviços públicos), de 144 a 147.99 Mhz (Radio Amadores), de 148 a 150 Mhz (radios comerciais), 150 a 156 Mhz(frequências marítimas) de 156 a 167 Mhz (Policia Militar e Civis) de 167 a 174 Mhz







Vamos falar das principais 3 faixas de frequência usadas.
PX
É a chamada faixa do cidadão. Nos aparelhos existem canais, e na verdade o usuário nem sabe necessariamente qual a frequência que é o canal (tem que fazer uma continha para saber). Não é necessário ter licença nem registro para operar. São ondas de 11m em AM, que garantem um longo alcance, uma vez que refletem naturalmente nas camadas superiores da atmosfera. É comum de uma estação de PX (não um rádio portátil de mão "walkie-talkie", chamados na verdade de HT - Hand Talk) se comunicar com a Argentina por exemplo. É uma frequência muito útil na estrada, uma vez que quase todo caminhoneiro tem um PX. Aliás, o PX se caracteriza (dado sua onda de 11m) por longas antenas, as chamadas "Maria Mole", sendo este um dos inconvenientes do PX, o tamanho que a antena tem que ter. Como outro inconveniente, tem também que a qualidade de áudio oscila um bocado, dificultando a comunicação muitas vezes. Devido ao tamanho da antena e qualidade do áudio em conexões ruins, o PX não é praticamente usado em rádios HT. Até existem alguns HT em PX, mas são equipamentos de baixa qualidade e tamanho avantajado.
VHF e UHF
Quando falamos de VHF ou de UHF, estamos falando de um espectro bem amplo de frequências.
No VHF estão as transmissões de rádio FM, alguns canais de TV, aviões, rádio amadores, comunicações públicas, como polícia, bombeiro, exército, etc. É também comumente encontrada na montanha, na sua faixa destinada aos rádio amadores.
No UHF estão além da faixa para rádio amadores alguns canais de TV, links entre centrais telefônicas, toca de dados (aquelas parabólicas de Furnas no Couto), LPs para provedores internet, os celulares....
A maioria dos HT é VHF ou UHF, e operando nas faixas para rádio amadores e arredores. O UHF é preferido em ambientes urbanos e salas fechadas e interiores, pois tem boa reflexão em concreto e construções. O telefone celular opera na faixa UHF entre 800 e 900Mhs.
No entanto, na montanha, no campo, é mais comum se utilizar o VHF. O UHF tem uma reflexão da onda pior que o VHF em folhagens, gelo, rios, etc. Para entender porquê, basta observar o micro ondas: as ondas que ele emite para esquentar o alimento são UHF, que são absorvidas bastante apenas pela água, sendo refletida pelos demais materiais. O UHF tem como vantagem que sua antena é um pouco menor (sua onda é na faixa de 70cm) do que a de VHF 2m
No entanto, para operar um rádio VHF ou UHF no Brasil e em alguns países nas frequências de rádio amador você precisa ter uma licença, o COER, conhecido também como "indicativo".
O indicativo é como o seu RG na rádio comunicação, e toda sessão de comunicação deve ser iniciada com a troca de indicativos de todos. No PX costuma se fazer isso, mas ao invés de indicativos (formal) os participantes trocam o codinome (inventado por cada um, como os nomes em uma sala de Chat - informal).
A licença de rádio amador pode ser Classe A, B, C e D. A mais simples de tirar é a Classe D, e que te dá direito de operar só em VHF 2m, de 144 a 148Mhs. Já a Classe A tem um teste bastante difícil (inclui até teste prático de telegrafia!?!?!?), e de dá direito de usar várias faixas de frequência e bastante potência. Os classe A são aqueles malucos com umas torres e antenas enormes no quintal e que se divertem falando com Japão.
No nosso caso, a Classe D dá direito à frequência que mais nos interessa como montanhistas, o VHF 2m FM.
Existem alguns rádios HT, tanto VHF como UHF como os utilizados pelos segurança de shopping, onde não é necessário licença, mas eles não permitem que você escolha a frequência, você usa o esquema de canais, e eles operam em VHF entre 150 e 159Mhz. Essa não é a faixa usada na maioria dos campo base, exército, etc, e estes rádios ainda tem a grande limitação de não ter a possibilidade de fazer uso de repetidoras. Se o seu uso é só conversar com o amigo que está em outro bote, sei lá, esse tipo de rádio está OK, pode até mesmo ser um desses brinquedinhos da Motorola, o Talk About. Mas se sua intenção é um uso mais sério em montanha, você deve partir para estudar e tirar seu indicativo (informe-se sobre a prova no clube de rádio amador mais próximo ou na LABRE (011) 295-7820 e (011) 293-2060) e adquirir um HT VHF 2m de rádio amador.
Por exemplo, na Argentina a rádio comunicação VHF é muito mais popular, e se você levar seu rádio para o Aconcágua, Tronador, Cerro Catedral, Los Glaciares e vários outros lugares, você pode se comunicar com os clubes andinos, com o exército e em alguns locais há uma frequência especial para emergências, como em Bariloche por exemplo.
O desenvolvimento atual e principais tipos existentes
As repetidoras são estações colocadas em pontos estratégicos, bem alto, e que recebem o sinal em uma frequência e ao mesmo tempo o retransmitem com uma grande potência em outra frequência. Essa diferença entre a frequência de entrada e saída é conhecido como Offset, regulagem disponível em todos rádios, inclusive HTs. É meio padronizado o offset de 600Khz. Assim, através de uma repetidora, é possível conversar com companheiros em outras cidades mais de 150Km distantes usando um HT com apenas 5w de potência, coisa que faço com frequência aqui em Analândia.
As repetidoras são mantidas do bolso de rádio amadores e clubes, e você não paga absolutamente nada pelo seu uso. Retribua sempre com respeito e cordialidade essa "gentileza" de ter uma repetidora à disposição sem custo algum. O uso de repetidoras é estritamente restrito a pessoas com indicativo.
Na comunicação sem o uso de repetidoras, de um HT para o outro, a distância depende muito do relevo. Se houverem muitas montanhas entre os 2 rádios, usando 5W de potência você pode não passar de 3Km de alcance. Agora, se você está em um local alto, sem nenhum acidente geográfico "entre" os rádios, o alcance pode ser de mais de 100Km. O grande limitador de alcance do HT é o tamanho da antena. O ideal seria que ela tivesse algo próximo a 1m, mas como não dá... a redução faz que haja uma certa perda na potência. Se você conecta o seu HT em uma antena VHF de carro ou doméstica, você claramente percebe o ganho muito maior.
O rádio "na escuta" gasta pouca bateria quando comparado ao momento onde está transmitindo. Assim, um bom rádio deve permitir que você regule no mínimo 3 níveis de potência de saída, de forma usar sempre a menor potência necessária, economizando assim bastante bateria. Em geral os HTs tem de potência máxima 5W e alguns poucos chagam a 7W. Não se esqueça que quanto mais potência, mais rapidamente vai a bateria.
O desenvolvimento atual e principais tipos existentes
No nosso caso, é interessante comprar um modelo "splash proof" (à prova de respingos) e ter um saquinho estanque para salvar o rádio quando a situação fica "molhada".
Existem dezenas de fabricantes, e os mais conhecidos são Yaesu, Keenwood, Motorola, Icon....
Da Keenwood gosto do th22 e th23.
Da Yaesu o ft10 e ft11.
Da Icon tem um que é velho mas é um tanque de guerra com 7W que é o IC2-GAT.
Existem acessórios de toda sorte, de recarregadores rápidos a head phones com microfone e transmissão ativada por voz.
Espere pagar por um HT desses, sem acessórios, entre 180 e 300US$ em Nova York.
Outras Questões
A maioria dos rádios quando você compra novo, limita a faixa de operação do rádio para faixa para rádio amadores, de 144 a 148Mhz (é faixa pra caramba, uma vez que se pode variar a frequência a cada 0,005Mhz).
No entanto, em alguns países, se faz uso de frequências um pouco acima disto em alguns campo base, entre 150 e 160Mhz. Todos estes rádios, tem uma "manha" para "abrir a frequência" e liberar a operação do rádio nessas frequências próximas da faixa de rádio amador. Acho uma providência interessante para quem quer fazer um uso do rádio em expedições no exterior "abrir o rádio". Coisa que um técnico de assistência técnica desses rádios sabe fazer.
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7208
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Convidado Qui Out 08, 2015 4:42 pm

Muito bom o texto.

Só a categoria "D" do COER que não existe mais (migrou para a C) e a Labre-SP não tem mais convênio com a ANATEL para aplicar a prova (liguei lá tb). Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por nettomietto Qua Out 14, 2015 9:12 am

sou jipeiro e tenho buggy e aqui  todos nos usamos ht tanto para trilhas e para passeios o melhor custo beneficio uso no meu jeep no buggy e na pajero o melhor do ht é o baofeng simples e barato.
nettomietto
nettomietto
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 159
Idade : 47
Localização : Porto Feliz s.p.
Tipo de Buggy : buggy brm m8

conheca porto feliz terra dos bandeirantes

prato tipico da cidade cearense.
Pontos : 5133
Data de inscrição : 01/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por nettomietto Sáb Abr 23, 2016 12:08 pm

Como ficou carlos aderiram o HT para comunicar com os outros bugueiros nos passeios.
nettomietto
nettomietto
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 159
Idade : 47
Localização : Porto Feliz s.p.
Tipo de Buggy : buggy brm m8

conheca porto feliz terra dos bandeirantes

prato tipico da cidade cearense.
Pontos : 5133
Data de inscrição : 01/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Convidado Seg Abr 25, 2016 6:42 am

nettomietto escreveu:Como ficou carlos aderiram o HT para comunicar com os outros bugueiros nos passeios.

Então, o pessoal tá meio devagar aqui no fórum.. antes de escolhermos uma frequência acho melhor focar em tirar o COER.. eu perdi a prova de fevereiro em são paulo, estou acompanhando o site para agendar a próxima..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Mad Well Seg Abr 25, 2016 8:22 am

aqui na maioria usamos HTs da baofeng dual band danod preferencia a Vhf 145.500 abraço
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6873
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Joker Qua Jun 01, 2016 4:23 pm

Mad Well escreveu:aqui na maioria usamos HTs da baofeng dual band danod preferencia a Vhf 145.500 abraço

melhor esse MAD:

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) IMAGEM+-+telefone-de-lata
kkk

Quem é fera nesse assunto é o WiltonSP !!
Joker
Joker
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 924
Idade : 45
Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5000
Data de inscrição : 23/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Louro_José Qua Ago 17, 2016 7:41 am

Opa, tenho no meu um rádio Icom v8000 com uma antena 5/8 fixada no para-choque traseiro kit como essa foto: http://mlb-d2-p.mlstatic.com/antena-aquario-completa-movel-radio-amador-vhf-uhf-dual-band-940901-MLB20444504733_102015-O.webp?square=false

Fiz a prova na anatel e ando tranquilo (a taxa anual não chega a 10,00).

Testei os talk about, mas a qualidade e alcance deixavam a desejar, além disso, o BC-RN bem como outros clubes off-roads usam rádio amador por aqui. Já tive bons resultados com comunicação em distâncias de 60-70Km no litoral.

Abs
Louro_José
Louro_José
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 5220
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band) Empty Re: Rádio no buggy, TA (talk about), PX, PY (VHF,UHF, Dual Band)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos