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Boa tarde, pessoal.
Tenho esse problema desde que peguei meu buggy, como ainda não me programei para viajar com ele, estava andando só por perto fui empurrando para depois.. acho q agora é a hora de da um levante no bixinho.
Ao passar em pista desnivelada ou um buraco o carro da tipo umas sacolejadas para os lados, como se tivesse tipo uma folga.... eu não tenho noção de o que pode ser, se é suspensão ou caixa de direção, roda empenada, alguma borracha desgastada, parei em uma oficina q disse para troca os 4 pivos e a caixa de direção que resolveria, 750 dilmas. Ôô meu!!
Queria umas dicas dos especialistas, pensei em colocar dois amortecedores novos de corsa mas vai q não resolve, ia ter que desembolsar mais umas dezenas ou centenas de dilmas.
Valeu!
Tenho esse problema desde que peguei meu buggy, como ainda não me programei para viajar com ele, estava andando só por perto fui empurrando para depois.. acho q agora é a hora de da um levante no bixinho.
Ao passar em pista desnivelada ou um buraco o carro da tipo umas sacolejadas para os lados, como se tivesse tipo uma folga.... eu não tenho noção de o que pode ser, se é suspensão ou caixa de direção, roda empenada, alguma borracha desgastada, parei em uma oficina q disse para troca os 4 pivos e a caixa de direção que resolveria, 750 dilmas. Ôô meu!!
Queria umas dicas dos especialistas, pensei em colocar dois amortecedores novos de corsa mas vai q não resolve, ia ter que desembolsar mais umas dezenas ou centenas de dilmas.
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Binhoo- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
Silvio, primeiro faça voce mesmo alguns testes. Levante as rodas dianteira e veja se tem folga nos rolamentos(pegue em cima e embaixo do pneu e movimente, depois com uma alavanca loque juntos aos pivos e movimente para cima, se tiver folga voce verá. Folga na direção deve ser maior que 1/4 de volta.Amortecedores, empurre a carroceruia para baixo e veja se ela fica subeindo e decendo mais que uma vez cada. Depois conte o resultado.
jperson- Moderador
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Re: Instabilidade.
Silvio,
Passei por isso recentemente e no meu caso era desalinhamento e também os pneus dianteiros muito cheios (na calibragem indicada).
Uma segunda opnião de um mecanico de confiança também ajuda.
Abçs,
Passei por isso recentemente e no meu caso era desalinhamento e também os pneus dianteiros muito cheios (na calibragem indicada).
Uma segunda opnião de um mecanico de confiança também ajuda.
Abçs,
rodrigo rodrigues- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 115
Idade : 51
Localização : São Caetano do Sul - SP
Tipo de Buggy : Buggy Way vermelho ano 71
MOTOR 1.600 DUPLA CARBURAÇÃO;
RODAS GAUCHAS 15" E 17";
PNEUS 195 e 275;
FREIO A DISCO NAS 4
HIDROVÁCUO
FREIO DE MÃO SELETIVO
CAIXA DE DIREÇÃO DO PÁLIO
VOLANTE MOMO
FAROIS DE NEBLINA
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Data de inscrição : 22/12/2013
Re: Instabilidade.
Quando faço peso no carro forcando o amortecedor e solto ele sobe +- até a metade da uma parada e sobe o resto, não sei se vai da para entender.. ele n sobre de uma vez só.. amanha dou uma passada no posto pq n deu p levanta ele aqui e peço para o cara da uma olhada nos pivos, ha umas semanas fui trocar o oleo e pedi ao cara para olhar, ele disse q tinha um pivo q tava meio ruim mais os outros todos estavam bons.. e a caixa de direção ele disse q tava com cara nova.. ele quem faz o alinhamento nesse posto.
Rodrigo, qual a calibragem q tu usa no asfalto? Tb acho q tem uma roda empenada pq ta baixando um pneu da frente.. os pneus n tem camera, são novos não tem 1000 km.. pirelli scorpion os de tras de camihonete aro 15. n sei se isso pode estar piorando as coisas..
Já a loja que passou o orçamento de 750 o cara nem chegou a andar no carro para sentir o problema.. ele verificou os pivos e deu uma olhada rápida.
Rodrigo, qual a calibragem q tu usa no asfalto? Tb acho q tem uma roda empenada pq ta baixando um pneu da frente.. os pneus n tem camera, são novos não tem 1000 km.. pirelli scorpion os de tras de camihonete aro 15. n sei se isso pode estar piorando as coisas..
Já a loja que passou o orçamento de 750 o cara nem chegou a andar no carro para sentir o problema.. ele verificou os pivos e deu uma olhada rápida.
Binhoo- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 141
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Re: Instabilidade.
Silvio,
Voce já engraxou a suspensão? pode ser uma opção.
uso 12 lbs na dianteira para andar no asfalto. Tente metade da calibragem pela metade da indicação...
Abçs,
Voce já engraxou a suspensão? pode ser uma opção.
uso 12 lbs na dianteira para andar no asfalto. Tente metade da calibragem pela metade da indicação...
Abçs,
rodrigo rodrigues- Doido por areia!!!!
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FAROIS DE NEBLINA
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Re: Instabilidade.
Parei hoje na oficina, levantamos no macaco jacaré e os pivôs realmente estavam com bastante folga, questionei quanto aos terminais e amortecedor e ele disse que esta ok.. rolamentos tb sem folgas. caixa de direção disse estar boa.
Como vou pegar ele no final da tarde, só amanhã faço alinhamento. Devo fazer balanceamento tb?
Ainda não foi engraxada comigo, ele me indicou um local para engraxar mas no geral ele me disse para fazer o alinhamento após a troca dos pivôs. Não disse nada sobre engraxar ou balanceamento. Como ele retirou os terminais deu para ver que graxa estava aparentemente boa.
Como vou pegar ele no final da tarde, só amanhã faço alinhamento. Devo fazer balanceamento tb?
Ainda não foi engraxada comigo, ele me indicou um local para engraxar mas no geral ele me disse para fazer o alinhamento após a troca dos pivôs. Não disse nada sobre engraxar ou balanceamento. Como ele retirou os terminais deu para ver que graxa estava aparentemente boa.
Binhoo- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
silvio.barros escreveu:Parei hoje na oficina, levantamos no macaco jacaré e os pivôs realmente estavam com bastante folga, questionei quanto aos terminais e amortecedor e ele disse que esta ok.. rolamentos tb sem folgas. caixa de direção disse estar boa.
Como vou pegar ele no final da tarde, só amanhã faço alinhamento. Devo fazer balanceamento tb?
Ainda não foi engraxada comigo, ele me indicou um local para engraxar mas no geral ele me disse para fazer o alinhamento após a troca dos pivôs. Não disse nada sobre engraxar ou balanceamento. Como ele retirou os terminais deu para ver que graxa estava aparentemente boa.
Silvio, boa tarde.
Para trocar os pivôs, tem que retirar os braços da suspensão para retirar os pivôs velhos e colocar os novos em uma prensa... Se o mecânico for tirar e colocar na "marreta" leve em outro prestador de serviço...
E também, tirando os braços da suspensão tem que encher de graxa antes de montar, então não precisa se preocupara em engraxar logo depois desse serviço... Se o mecânico for montar sem a graxa, leve em outro prestador de serviço...
Faça essas perguntas para saber como o mecânico pretende fazer e só depois aceite o serviço.
Sim! Depois da troca dos pivôs, tem que alinhar obrigatoriamente e é desejavel fazer o balanceamento nas 4 rodas também, com atenção especial as rodas traseiras que quando desbalanceadas fazem o Buggy "pular" e "dançar".
Reinaldo
Re: Instabilidade.
Quando saí da oficina ele já tinha feito um lado, ele fez na prensa sim, sempre fico olhando o serviço.
Vou fazer alinhamento, balanceamento e engraxar a suspensão. Onde fui comprar os pivôs eles mexiam com suspensão tb ai perguntei se ele alinhava um buggy e ele disse não pois era algo artesanal e tinha que levar em um local especifico. kkk já aconteceu isso algumas vezes comigo, chego em um local e por estar em um buggy eles dispensam, dizem que não mexe nesse tipo de carro.
Já me disseram tb que não se fazia balanceamento nesses carros, apenas alinhamento.. ou seja, é complicado até você mesmo aprender como são de fato as coisas.
Outra coisa, algumas vezes quando vou calibrar me perguntam sobre a calibragem baixa do buggy, coloco +- 15lbs e os caras ficam sem entender. Pq é tão baixa a calibragem do buggy, por ser mais leve? Ate já me disseram, um buraco e sua roda já era.. como sei que é essa calibragem que usam nunca dei muita importância a isso..
Valeu galera!
Vou fazer alinhamento, balanceamento e engraxar a suspensão. Onde fui comprar os pivôs eles mexiam com suspensão tb ai perguntei se ele alinhava um buggy e ele disse não pois era algo artesanal e tinha que levar em um local especifico. kkk já aconteceu isso algumas vezes comigo, chego em um local e por estar em um buggy eles dispensam, dizem que não mexe nesse tipo de carro.
Já me disseram tb que não se fazia balanceamento nesses carros, apenas alinhamento.. ou seja, é complicado até você mesmo aprender como são de fato as coisas.
Outra coisa, algumas vezes quando vou calibrar me perguntam sobre a calibragem baixa do buggy, coloco +- 15lbs e os caras ficam sem entender. Pq é tão baixa a calibragem do buggy, por ser mais leve? Ate já me disseram, um buraco e sua roda já era.. como sei que é essa calibragem que usam nunca dei muita importância a isso..
Valeu galera!
Binhoo- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
Cada uma que a gente escuta...
"disse não pois era algo artesanal e tinha que levar em um local especifico"
Artesanal é a capacidade / vontade dele!
Se o mecânico não mexeu nas barras de direção e nem nos terminais, provavelmente o alinhamento vai permanecer o mesmo se estiver correto, mas tem que conferir na máquina...
A cambagem é a que vai ficar mais fora, por ter que retirar a bucha cônica com furo excêntrico do lugar, que é instalada junto no parafuso do pivô superior. Essa bucha é que faz a regulagem da cambagem e tem que ajustar bem...
Na montagem inicial, existe uma marca nessa bucha excêntrica que deve ficar "apontada" para frente inicialmente e depois fazer o ajuste na máquina.
Em tempo, não existe nada na mecânica do Buggy que necessite de oficina especializada... Qualquer oficina equipada e com profissional capacitado para atender os carros modernos, tem condições de atender qualquer coisa no Buggy também...
Outra coisa, não esqueça da Barra estabilizadora dianteira! E muito importante! Um monte de mecânico tira porque diz que não serve para nada, mas esta errado e é uma peça de segurança de difícil visualização de funcionamento, mas que exerce função fundamental na dirigibilidade do carro principalmente em condições extremas, que é quando mais precisamos...
Se ainda tem gente aqui que não se convenceu disso e não acredita no que eu falo, olhem esse vídeo! Principalmente a partir do Min: 08:23
Reinaldo
"disse não pois era algo artesanal e tinha que levar em um local especifico"
Artesanal é a capacidade / vontade dele!
Se o mecânico não mexeu nas barras de direção e nem nos terminais, provavelmente o alinhamento vai permanecer o mesmo se estiver correto, mas tem que conferir na máquina...
A cambagem é a que vai ficar mais fora, por ter que retirar a bucha cônica com furo excêntrico do lugar, que é instalada junto no parafuso do pivô superior. Essa bucha é que faz a regulagem da cambagem e tem que ajustar bem...
Na montagem inicial, existe uma marca nessa bucha excêntrica que deve ficar "apontada" para frente inicialmente e depois fazer o ajuste na máquina.
Em tempo, não existe nada na mecânica do Buggy que necessite de oficina especializada... Qualquer oficina equipada e com profissional capacitado para atender os carros modernos, tem condições de atender qualquer coisa no Buggy também...
Outra coisa, não esqueça da Barra estabilizadora dianteira! E muito importante! Um monte de mecânico tira porque diz que não serve para nada, mas esta errado e é uma peça de segurança de difícil visualização de funcionamento, mas que exerce função fundamental na dirigibilidade do carro principalmente em condições extremas, que é quando mais precisamos...
Se ainda tem gente aqui que não se convenceu disso e não acredita no que eu falo, olhem esse vídeo! Principalmente a partir do Min: 08:23
Reinaldo
Re: Instabilidade.
Esqueci de dizer... O pivô tem que ser prensado no braço da suspensão na posição correta...
Tem uma marca também para ajustar a posição antes de prensar, que se for prensado errado vai fazer o pivô trabalhar forçado ocasionando "dureza" no movimento, desgaste prematuro e quebra...
Reinaldo
Tem uma marca também para ajustar a posição antes de prensar, que se for prensado errado vai fazer o pivô trabalhar forçado ocasionando "dureza" no movimento, desgaste prematuro e quebra...
Reinaldo
Re: Instabilidade.
Acabei de pegar o carro, andei uns 20 km e notei uma melhora grande, passei em desníveis, buracos pequenos é claro para sentir e em pista de paralelepípedo e ele esta bem mais justo.. fazendo bem menos barulho tb.. aparentemente sumiu aquela sensação de folga na frente.. em contra partida senti a direção um pouco mais pesada,
Ele me informou que tinha sido colocada a barra estabilizadora de forma errada e que tinha ajustado, me solicitou que fizesse o alinhamento e engraxamento, disse que balanceamento n precisaria(???), a especialidade dele é fusca,
Ele retirou os braços que fixa os pivôs para colocar na prensa e a barra estabilizadora vi que ele tinha desconectado o lado que eu vi ele fazendo pela manha(Lado do motorista)..
Amanhã faço o alinhamento, engraxamento e dou uma checada como esta a direção que era notavelmente mais leve.. ao soltar a direção não senti puxar para nenhum dos lados.
Amanha dou um update depois do alinhamento e engraxamento.
Ele me informou que tinha sido colocada a barra estabilizadora de forma errada e que tinha ajustado, me solicitou que fizesse o alinhamento e engraxamento, disse que balanceamento n precisaria(???), a especialidade dele é fusca,
Ele retirou os braços que fixa os pivôs para colocar na prensa e a barra estabilizadora vi que ele tinha desconectado o lado que eu vi ele fazendo pela manha(Lado do motorista)..
Amanhã faço o alinhamento, engraxamento e dou uma checada como esta a direção que era notavelmente mais leve.. ao soltar a direção não senti puxar para nenhum dos lados.
Amanha dou um update depois do alinhamento e engraxamento.
Binhoo- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
Silvio
O balanceamento deve ser feito não apenas para uma melhor dirigibilidade, mas para maior durabilidade de freio, rolamentos, molas e amortecedores...
Rodas desbalanceadas, além de insegurança também desgastam mais rápido essas peças.
O Buggy gera um momento de inércia (Que não depende da massa) grande por ter rodas traseiras grandes... É a dimensão que gera o momento de inércia grande na roda e não tem haver com o peso da roda, mas tem haver com o peso do Buggy que é leve e sente muito o efeito desse grande momento de inércia gerado pela roda traseira quando desbalanceada...
Por isso é muito importante balancear as rodas e principalmente as traseiras do Buggy!
O problema é que dá mais trabalho balancear a roda traseira do Buggy, por ser grande e nem todas as oficinas tem equipamentos para balancear rodas grandes. E esse problema se acentua quando usado pneus Dune Buggy, que são menos uniformes que os pneus normais...
Aí, normalmente, tem que por muito pesos (Chumbo) em um dos lados da roda para dar o balanceamento correto e as vezes não se consegue chegar ao balanceamento correto por falta de espaço para colocar chumbo... Isso encarece o serviço, pelo tempo e uso de maior quantidade de chumbo, por isso um monte de gente fala que não precisa balancear..., mas todos os carro necessitam de balanceamento nas rodas e principalmente o Buggy pelos motivos citados acima...
Reinaldo
O balanceamento deve ser feito não apenas para uma melhor dirigibilidade, mas para maior durabilidade de freio, rolamentos, molas e amortecedores...
Rodas desbalanceadas, além de insegurança também desgastam mais rápido essas peças.
O Buggy gera um momento de inércia (Que não depende da massa) grande por ter rodas traseiras grandes... É a dimensão que gera o momento de inércia grande na roda e não tem haver com o peso da roda, mas tem haver com o peso do Buggy que é leve e sente muito o efeito desse grande momento de inércia gerado pela roda traseira quando desbalanceada...
Por isso é muito importante balancear as rodas e principalmente as traseiras do Buggy!
O problema é que dá mais trabalho balancear a roda traseira do Buggy, por ser grande e nem todas as oficinas tem equipamentos para balancear rodas grandes. E esse problema se acentua quando usado pneus Dune Buggy, que são menos uniformes que os pneus normais...
Aí, normalmente, tem que por muito pesos (Chumbo) em um dos lados da roda para dar o balanceamento correto e as vezes não se consegue chegar ao balanceamento correto por falta de espaço para colocar chumbo... Isso encarece o serviço, pelo tempo e uso de maior quantidade de chumbo, por isso um monte de gente fala que não precisa balancear..., mas todos os carro necessitam de balanceamento nas rodas e principalmente o Buggy pelos motivos citados acima...
Reinaldo
Re: Instabilidade.
Ok, vou seguir a recomendação, irei alinhar, balancear e engraxar.. amanhã dou ou update!
Espero resolver o problema.
Valeu!
Espero resolver o problema.
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Binhoo- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
Galera, fiz alinhamento e balanceamento e aparentemente resolveu! Ta andando bem justinho, de troca foi apenas os pivôs.
Próxima semana engraxo pq n deu tempo, tinha que ir em outro local.
Valeu pessoal!
Próxima semana engraxo pq n deu tempo, tinha que ir em outro local.
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Re: Instabilidade.
Silvio,
Não deixe de engraxar, pois você perceberá a suspensão trabalhando bem mais macia, principalmente em ondulações e buracos.
Abçs
Não deixe de engraxar, pois você perceberá a suspensão trabalhando bem mais macia, principalmente em ondulações e buracos.
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rodrigo rodrigues- Doido por areia!!!!
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Re: Instabilidade.
Blz Rodrigo, vou fazer isso sim! mt obrigado mesmo pelo apoio!
Abç.
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