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Acelerador Hidraulico, alguem pode me ajudar?

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Mensagem por Bajeiro75 Sex Jan 30, 2009 8:51 am

Quero instalar no meu Baja AP
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Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Jan 31, 2009 7:28 pm

Acelerador hidráulico??? Nunca ouvi falar... qual a ultilidade?
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Mensagem por paloso Sáb Jan 31, 2009 7:41 pm

tambem nao conheço.. só conheço Acelerador Cabo ou Eletronico
e Embreagem Hidraulica ou Cabo.
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Mensagem por Luk Dom Fev 01, 2009 12:07 pm

Para mim tambem é nova...
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Mensagem por Gladston Dom Fev 01, 2009 8:14 pm

Hehe, fiquei na moita esperando pra ver se alguem conhecia, pois eu tambem desconheço... Será que estás procurando a coisa certa?
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Mensagem por Bajeiro75 Qua Fev 04, 2009 7:39 am

Saudações a todos,

Tenho um baja com motorização ap, estou tendo muitos problemas com o acelerador convencional, pois toda vez que volto da trilha, o danado fica enganchando. As trilhas que faço por aqui, é pura lama! Raramente ando no estradão ou areia.
Bom, a minha ideia é confeccionar um acelerador, que tenha um funcionamento parecido com a embreagem hidraulica. Cilindro mestre, circuito e cilindro atuador.

Minha intenção ao colocar o tópico aqui, foi de encontrar algum amigo que já tenha feito tal acelarador.

O meu Baja está lá no site do Planeta: http://www.planetabuggy.com.br/baja/diogenes.htm

Quem souber de algo parecido, fico grato se me passar se funciona.

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Mensagem por Stitch Qua Fev 04, 2009 11:22 am

Deixa eu dar uma de McGuiver aqui:

Sabe o YPVS da RD350 e da DT200 ou algumas motocross 2T? Tem um servomotor com um processador que fica abrindo e fechando a válvula com cabos e roldanas, algumas borboletas de injeção tb são assim. Vc poderia fazer algo parecido (novamente tá fazendo falta o Fabinic) com algum motorzinho de eletrodoméstico ou brinquedo, umas roldanas e algum tipo de reversor e potenciômetro (como o gatilho de furadeiras sofisticadas) no pedal. Dá uma volta nas casas de eletrônica que vc consegue, os balconistas costumam te dar dicas. Se fosse aqui em Curita eu te aconselhava a Av. 7 de setembro onde vc encontra de tudo em eletroeletrônica. Em Sampa tem a Stª Efigênia. Nesses dois lugares o pessoal dá nó em pingo d'agua.

Eu, se fosse pra mim, faria mais simples: Conduite de freio de bicicleta, cabo de aço que se compra em casas de ferragens, ambos por metro, "quebra galho" de cabo de Mobilette e pronto. Dão ótimos cabos pra quase tudo, principalmente acelerador. Os meus quando quebram nem compro original, já faço logo assim, tanto em meus carros como nas motos. A vantagem é que dá pra vc levar um "kit cabo" de emergência que serve pra tudo. E não enrosca não, fica muito macio. Dá pra voce fazer um cabo de retorno, como nas motos, que puxa a borboleta de volta quando se tira a mão (ou o pé) do acelerador. No bura 2E é moleza fazer isso, o seu parece ser o miniprogressivo, também é fácil.

Mas logo de cara já se vê que o seu motor está muito desprotegido da lama e parece que até está sem filtro. Se está é assassinato de motor em 1º grau...


Última edição por Stitch em Qua Fev 04, 2009 3:08 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Bajeiro75 Qua Fev 04, 2009 11:54 am

Stitch, já usei os tais cabos e conduites de bike, deu um bom resultado, mas foi por pouco tempo. (Costumo entrar e sair de lamaçais) Atualmente ainda estou usando estes cabos. Fica leve pra acelerar, mas o probelma é que acaba entrando sujeira. Já coloquei aquelas borrachinhas anti-poeira, mas, não resolve. A sua sugestão de um acelerador por comando elétrico, é atraente. Mas gostaria de algo que em caso de pane, desse pra mexer em campo de batalha. Sobre a exposição do motor, na época das fotos que foram postadas para o site, realmente não estava usando o filtro de ar. Hoje, utilizo o filtro da Kombi.

Andei verificando como é o funcionamento da embreagem hidráulica, e percebi que vai dar certo.
O peso no pedal será bem menor. (comparado à embreagem hidráulica)

O curso do cilindro atuador é pequeno, mas, se eu intalá-lo de maneira que o raio do eixo da borboleta fique menor do que o atual, vai dar pra acelar com o mesmo deslocamento do sistema à pedal.

Se algum amigo tiver outras ideias, fique avontade...
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Mensagem por Nil Qua Fev 04, 2009 12:30 pm

OLHA AMIGO BAJEIRO,EU TORÇO PRA QUE DER CERTO, MAS ACHO POUCO PROVÁVEL. O PRINCIPIO DA HIDRAULICA É FORÇAR UM CILINDRO COM FORÇA E RAPIDEZ PARA QUE SE CRIE UMA PRESSÃO, AO CONTRARIO DO ACELERADOR QUE TEM QUE SER GRADUAL. O QUE VAI ACONTECER É QUE VOCÊ VAI TER QUE EMPURRAR O PEDAL COM FORÇA E RÁPIDO CAUSANDO SAIDA BRUSCAS. SE FOR ELETROMOTOR ALIMENTADO AI SIM FUNCIONA, MAS NÃO RECOMENDO NO SEU CASO EXATAMENTE POR SER UM BAJA E ESTÁ SEMPRE EM CONTATO COM A LAMA.

ENCONTRE UMA SOLUÇÃO MECÂNICA. NÃO É DIFÍCIL. UMA BOA SOLUÇÃO É COLOCAR PEDALEIRAS SUSPENSA JÁ QUE SEU MOTOR É AP.

ABRAÇO
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Mensagem por Stitch Qua Fev 04, 2009 3:22 pm

Por isso disse que eu não faria elétrico, na lama, na quebrada, quando mais simples melhor.

Me ocorreu uma solução simples: Sabe as borrachinhas antipoeira? No lugar delas faz um tubinho de Tecnil (nylon industrial) com um furo da medida exata do cabo e escareado numa ponta para "vestir" no conduíte. Pode até colar no conduíte com silicone, por cima desse tubinho voce pode por a antipó cheia de silicone, antes passe um pouco de graxa branca no cabo. O Tecnil por si só já da um efeito de lubrificar a ponta do cabo, no começo fica pesado, mas depois de usar um pouco fica macio. Com o tempo o Tecnil desgasta e começa de novo entrar pó (demora), daí vc troca o tubinho.
NIL se sair algum Cauype com esse sitema vou querer Royalties convertidos em passeios de buggy, heim!
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Mensagem por Nil Qua Fev 04, 2009 3:48 pm

Stitch escreveu:P/>NIL se sair algum Cauype com esse sitema vou querer Royalties convertidos em passeios de buggy, heim!


MEU CARO STICH, NO CAUYPE NÃO TEM ESSE PROBLEMA PORQUE O CABO DO ACELERADOR NÃO FICA DENTRO DE CANOS. ELE É DIRETO DO PEDAL ATÉ O MOTOR E SÓ TEM OS GUIAS ORIGINAIS DO MOTOR. NÃO ESQUEÇA QUE NOS BUGGYS TUBULARES NÃO EXISTE O CAMALEÃO, TODO O SISTEMA DE CABO E ALAVANCA FICA POR CIMA DO PISO E UMA CAPA DE FIBRA REMOVÍVEL, QUE CHAMAMOS DE TÚNEO COBRE TODO O SISTEMA. ISSO FACILITA POR DEMAIS A MANUTENÇÃO.

no tópico chassi tubular tem uma foto que mostra esse detalhe.
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Mensagem por Bajeiro75 Qui Fev 05, 2009 8:50 am

[quote="NEWBYNILL"]OLHA AMIGO BAJEIRO,EU TORÇO PRA QUE DER CERTO, MAS ACHO POUCO PROVÁVEL. O PRINCIPIO DA HIDRAULICA É FORÇAR UM CILINDRO COM FORÇA E RAPIDEZ PARA QUE SE CRIE UMA PRESSÃO, AO CONTRARIO DO ACELERADOR QUE TEM QUE SER GRADUAL. O QUE VAI ACONTECER É QUE VOCÊ VAI TER QUE EMPURRAR O PEDAL COM FORÇA E RÁPIDO CAUSANDO SAIDA BRUSCAS.


Pretendo utilizar tanto no cilindro mestre, como no atuador, uma mola forçando-os ao retorno. No pedal, a mola, vai funcionar como a bomba de freio. No carburador, a mola manterá o pistão comprimido.
Então, supondo-se que, o cilindro mestre tenha um volume igual ao atuador, será possível graduar a aceleração. Ao acionar o pedal do cilindro mestre, o fluido contido no circuito preencherá a câmara do cilindro atuador na mesma proporção. E haverá o retorno dos pistões de ambos, por ação das molas.
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Mensagem por Nil Qui Fev 05, 2009 10:00 am

Bajeiro75 escreveu:Pretendo utilizar tanto no cilindro mestre, como no atuador, uma mola forçando-os ao retorno. No pedal, a mola, vai funcionar como a bomba de freio. No carburador, a mola manterá o pistão comprimido.
Então, supondo-se que, o cilindro mestre tenha um volume igual ao atuador, será possível graduar a aceleração. Ao acionar o pedal do cilindro mestre, o fluido contido no circuito preencherá a câmara do cilindro atuador na mesma proporção. E haverá o retorno dos pistões de ambos, por ação das molas.


é, a ideia da mola é interessante mais ainda acho que não é suficiente paa manter a graduação sem contar que o sistema pode fica pesado, aliás vai ficar pesado sim. na teoria é uma coisa! Mas gostaria que desse certo. torço pra isso. Pra você ter ideia como é estranho um acelerador hidraulico, não condigo pensar em nada que possa lhe ajudar nem encontrei registro da nada parecido. Se conseguires serás herói hhehehehehehe

abraço
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Mensagem por Clayton Qui Fev 05, 2009 5:11 pm

Fala aí Bajeiro , analizando a sua pergunta , eu fiz um teste hoje na empresa onde trabalho (Mahle Metal Leve) , montei dois cilindros pneumáticos com diametro de 15 e curso de 50 mm , retorno com mola , liguei os dois com tubo pu 6mm e quando se movimenta um o outro também se movimenta mas há perda pois o ar é compressível , enchi um com oleo tão como a mangueira e sangrei, quando aciona um movimenta-se o outro mas o retorno tem que ter uma mola mais forte do que o cilindro atuador, acho que sua idéia pode dar certo desde que se gaste um pouco com peças desse tipo e adaptação , lembrando que fiz somente como teste , as peças são pneumáticas e suportam até 10 bar de pressão , que no caso da hidráulica pode ser perigoso , pois a pressão é muito maior .Deve-se usar tubulação de freio e cilindro hidráulicos próprios , não sei se vale a pena ! Também não sei se captou? (compreendeu). Um abraço cheers .
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Mensagem por Nil Qui Fev 05, 2009 7:41 pm

É LOUVAVEL A INICIATIVA DO CLAYTON DE EXPERIMENTAR O PROCESSO EM LABORATÓRIO(PODE SE CONSIDERAR ASSIM)
FIQUEI IMAGINANDO O RESULTADO E AINDA ACHO QUE O SISTEMA FICARÁ PESADO AO TOQUE DO PEDAL AÍ PENSEI: PARA ACIONAR A HASTE DO CARBURADOR NÃO PRECISA-SE DE MUITA FORÇA, ENTÃO PODERIA SE USAR CILINDRO COM POUCA PRESSÃO, OU SEJA COM O REPARO JÁ GASTO. PARECE BOBAGEM MAS O EFEITO SERIA UM SISTEMA MANEIRO DE PRESSIONAR. DEU PRA ENTENDER?

BEM VOU AGUARDAR O RESULTADO DA MONTAGEM DO BAJEIRO.
ABRAÇO



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Mensagem por Stitch Qui Fev 05, 2009 10:58 pm

Acho desnecessário, um bom sistema de cabos, bem isolado não deve enroscar.

Tantos OFF ROADERs que existem pelo mundo, Jipeiros, Gaioleiros, Motociclistas, Gurgeleiros. Todos usam cabos ou varetas desde sempre. É só fazer bem feito. Já ví gaiolas e Gurgel literalmente enterrados ou inundados, mas sem problemas nos cabos

A não ser que se faça questão de testar um sitema hidráulico, daí é louvável pela iniciativa, seja qual for o resultado.

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=DGAWMyGWAjc

https://www.youtube.com/watch?v=kByE_DwQMW4
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Mensagem por Bajeiro75 Sex Fev 06, 2009 9:46 am

Bom, fui até uma oficina perto de casa e...

Com um sistema de embragem hidráulica do ford fiesta, cilindro mestre + circuito + atuador, tudo na bancada. Adaptamos as molas, tudo conectado sem ar no circuito e nem vazamentos. Realmente ha um peso no acionamento, pois a mola do atuador é mais forte, então resolvemos com um princípio muito simples da mecanica: a alavanca. E relamente "funciona!". O deslocamento do pistão no atuador, nesse modelo, não é de igual proporção ao mestre, sendo seu curso um pouco menor, mas, se instalar o atuador de maneira que o raio do eixo da borboleta seja curto, funciona.

O conjunto utilizado não é meu, mas vou adquir um e logo assim que começar a instalação, vou colocar as fotos para os amigos aqui.

Tenho outro assunto para tirar dúvidas, mas vou abrir um outro tópico. É sobre a reduzida da kombi antiga.

Grato a todos, assim que começar a adaptação vou postar fotos.

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Mensagem por Nil Sex Fev 06, 2009 9:52 am

ESSE É O NOSSO FORUM!!!!!!!!!!!!!! Smile Smile Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy bounce Basketball Very Happy Smile Wink
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Mensagem por Clayton Sex Fev 06, 2009 5:38 pm

Meu caro Nil e bajeiro, o principio da hidraulica é de se forçar com um atuador de menor área outro com maior , assim poderá se ter um efeito de força maior no atuador que é de maior área ( mas perde em velocidade de avanço e curso), veja o principio do macaco hidráulico , assim poderá ficar bem macio o avanço do pedal , até mais dependendo da articulaçao que fizer. Mas é o que eu digo não sei se vale a pena por que até agora não sabemos de nenhum projeto pronto , acho que pode-se fazer um sistema mais simples , com cabo mesmo ,só que passando por um local alto e protegido da lama. Quem sabe fazendo até um sifão , como uma curva. Bem e no caso da embreagem , e freio de mão? Não tens problemas Bajeiro?
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