Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estes pneus sao bons para traseira do buggy

+7
albertocn
Henrique_buggueiro
Bugólatra
dii_personal
Mad Well
Clayton
Alessandro1980
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Alessandro1980 Qui Out 31, 2013 8:09 am

Bom dia galera, meu Mcgyver usa as rodas traseiras originais do Glaspac, aro 15. E comprei estes 2 pneus mudterrain meia vida, o que vcs acham:?: Question Question Question cheers 

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Xa7s

Estes pneus sao bons para traseira do buggy 0hko



Estes pneus sao bons para traseira do buggy Wkij



Alessandro1980
Alessandro1980
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 142
Localização : Aguas de São Pedro
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4398
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Clayton Qui Out 31, 2013 8:58 pm

Um pouco pesados para a caixa, mas bons para uso de "boa".
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7111
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Mad Well Sex Nov 01, 2013 8:56 am

manda dar uma frisada e jogue duro
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6873
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Alessandro1980 Seg Nov 04, 2013 5:42 pm

vlw galera, mas o que é dar uma frisada?jocolor
Alessandro1980
Alessandro1980
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 142
Localização : Aguas de São Pedro
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4398
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por dii_personal Seg Nov 04, 2013 5:52 pm

Desculpa a pergunta Alessandro, estou pensando em comprar algo parecido com esses.. quanto vc pagou?

dii_personal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 29
Idade : 38
Localização : Porto Feliz
Tipo de Buggy : DM BUGGY
Pontos : 3920
Data de inscrição : 19/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Seg Nov 04, 2013 6:37 pm

alessandro1980 escreveu:Bom dia galera, meu Mcgyver usa as rodas traseiras originais do Glaspac, aro 15. E comprei estes 2 pneus mudterrain meia vida, o que vcs acham:?: Question Question Question cheers 

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Xa7s

Estes pneus sao bons para traseira do buggy 0hko



Estes pneus sao bons para traseira do buggy Wkij




sim esse pneu é bom, pode usar sem medo que eles vão durar muito tempo no buggy,  qual a dimensão dele?
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Seg Nov 04, 2013 8:11 pm

cara os pneus BF mud, sao excelentes... para camionetes...

Sao muito duros, pesados, exigem um belo balanceamento e alinhando.

Sao indicados para quem vai usar mais de 85% na terra (MUD=LAMA), trilhas, lama, atoleiros etc.

Por consequencia, no asfalto nao sao ideiais, alem de pesados, tem uma aderencia no asfalto prejudicada e com poder de frenagem ruins, sem contar que a aquaplanagem é facil.

Podera usar no buggy, mas vai sofrer bastante, vai pular pra caramba, vai sambar e vai moer teu motor e caixa se abusar.

O buggy tem normalmente um alinhamento traseiro atipico, tipo assim \ /, o que nao é adequado para esse tipo de pneu, entao certamente ele vai desgastar muito rapido, ainda mais usando em asfalto.

Enfim, podera usar no buggy sim, mas tenha cuidado, abaixe bem a pressao (tipo uns 20 a 22psi) e tenha cuidado, estara muito murcho, isso é péssimo!

Provavelmente vc tera problemas com aquela peça de metal pouco a frente do pneu, ja vi alguns pneus menores que esse ai raspando naquela peça, verifique isso antes.

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Seg Nov 04, 2013 8:11 pm

ahhh e JAMAIS RISQUE um pneu! NUNCA! Isso é muito perigoso!

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por albertocn Seg Nov 04, 2013 10:01 pm

Henrique_buggueiro escreveu:cara os pneus BF mud, sao excelentes... para camionetes...

Sao muito duros, pesados, exigem um belo balanceamento e alinhando.

Sao indicados para quem vai usar mais de 85% na terra (MUD=LAMA), trilhas, lama, atoleiros etc.

Por consequencia, no asfalto nao sao ideiais, alem de pesados, tem uma aderencia no asfalto prejudicada e com poder de frenagem ruins, sem contar que a aquaplanagem é facil.

Podera usar no buggy, mas vai sofrer bastante, vai pular pra caramba, vai sambar e vai moer teu motor e caixa se abusar.

O buggy tem normalmente um alinhamento traseiro atipico, tipo assim \ /, o que nao é adequado para esse tipo de pneu, entao certamente ele vai desgastar muito rapido, ainda mais usando em asfalto.

Enfim, podera usar no buggy sim, mas tenha cuidado, abaixe bem a pressao (tipo uns 20 a 22psi) e tenha cuidado, estara muito murcho, isso é péssimo!

Provavelmente vc tera problemas com aquela peça de metal pouco a frente do pneu, ja vi alguns pneus menores que esse ai raspando naquela peça, verifique isso antes.
Estes são os KM. Estou com uns KM2 31x10,5 da BF também. Nem achei barulhento e nem que pula pra caramba. Ficou bem estável. Estou usando 12 a 15 no asfalto e nas dunas estou experimentando entre 8 e 10, a depender de quantos estão no buggy. Detalhe é que uso câmaras de ar.

Ele não raspa nesta peça porque é mais estreito que o Dune Buggy.

Na dianteira uso entre 12 e 15 no asfalto e entre 10 e 12 nas trilhas. Todo mundo que não entende de buggy acha estranho colocar pressão tão baixa (sugerem 30), mas os pneus nem chegam a deformar porque o peso do Buggy é pouco, principalmente na dianteira.

Até agora não tenho reclamações do pneu. Pelo contrário, está fazendo uma boa diferença nos passeios. Se vão estragar a caixa, só o tempo dirá.

Só não entendi porque é péssimo usar murcho? Eles são feitos para subir pedra com pressão baixíssima.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5381
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Ter Nov 05, 2013 11:26 am

albertocn escreveu:
Henrique_buggueiro escreveu:cara os pneus BF mud, sao excelentes... para camionetes...

Sao muito duros, pesados, exigem um belo balanceamento e alinhando.

Sao indicados para quem vai usar mais de 85% na terra (MUD=LAMA), trilhas, lama, atoleiros etc.

Por consequencia, no asfalto nao sao ideiais, alem de pesados, tem uma aderencia no asfalto prejudicada e com poder de frenagem ruins, sem contar que a aquaplanagem é facil.

Podera usar no buggy, mas vai sofrer bastante, vai pular pra caramba, vai sambar e vai moer teu motor e caixa se abusar.

O buggy tem normalmente um alinhamento traseiro atipico, tipo assim \ /, o que nao é adequado para esse tipo de pneu, entao certamente ele vai desgastar muito rapido, ainda mais usando em asfalto.

Enfim, podera usar no buggy sim, mas tenha cuidado, abaixe bem a pressao (tipo uns 20 a 22psi) e tenha cuidado, estara muito murcho, isso é péssimo!

Provavelmente vc tera problemas com aquela peça de metal pouco a frente do pneu, ja vi alguns pneus menores que esse ai raspando naquela peça, verifique isso antes.
Estes são os KM. Estou com uns KM2 31x10,5 da BF também. Nem achei barulhento e nem que pula pra caramba. Ficou bem estável. Estou usando 12 a 15 no asfalto e nas dunas estou experimentando entre 8 e 10, a depender de quantos estão no buggy. Detalhe é que uso câmaras de ar.

Ele não raspa nesta peça porque é mais estreito que o Dune Buggy.

Na dianteira uso entre 12 e 15 no asfalto e entre 10 e 12 nas trilhas. Todo mundo que não entende de buggy acha estranho colocar pressão tão baixa (sugerem 30), mas os pneus nem chegam a deformar porque o peso do Buggy é pouco, principalmente na dianteira.

Até agora não tenho reclamações do pneu. Pelo contrário, está fazendo uma boa diferença nos passeios. Se vão estragar a caixa, só o tempo dirá.

Só não entendi porque é péssimo usar murcho? Eles são feitos para subir pedra com pressão baixíssima.
Uso esses pneus a anos sem nunca ter nenhum problema, aliás quando eu comprei esse meu ultimo buggy ele veio com 2 pneus 11L15 novinhos mas o primeiro destino que eu fui com ele depois que o recebi foi ir direto a uma borracharia trocar aqueles pneus, uso 12 libras para o asfalto e entre 4 e 6 lbs em estradas de terra e nas dunas,
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Ter Nov 05, 2013 12:42 pm

vou tentar explicar, nao sei se vou conseguir mas vamos la...

temos a certeza de que a pressao nos pneus servem para basicamente duas coisas: nao dobrar (mantendo a pressao correta) e nao destalonar (sair do aro).

MAs a pressao serve para muito mais que isso, alias, com o avanco dos pneus e em especial aos pneus off road, essas duas consideracoes sao as mais baixas que se pode lembrar, em alguns casos, nem devem ser consideradas. Por exemplo para rodas bead-locks, onde rotineiramente estao completamente murchos.

Entao como rodam? No caso dos bead locks, alem de todo reforco na roda e os parafusos ajudando, temos a propria carcaca, absurdamente grossa, reforcada e dura. Ou seja, mesmo que os pneus estejam basicamente com a minima libragem para ficarem na forma da roda (+- 8psi).

Diferente dos pneus mais macios ou de carro de passeio, onde eles iriam murcharem ate encostar a roda no chao, nesses pneus off roads, isso nao ocorre, a menos que vc esteja numa camionete que tem peso suficiente pra dobrar a borracha e toda sua estrutura. Basicamente, nem mesmo um sedan com 4 adultos dentro iria ser capaz de dobrar um pneu desse com facilidade.

Portanto, usando menos de 20 libras, vc basicamente só esta usando um pneu com a propria carcaca segurando. Mesmo usando isso num buggy onde o peso é baixissimo, vc esta arriscando muito.

Voltando a pressao...

A pressao interna tem a principal funcao de nao deixar o pneu esquentar com o atrito com o asfalto, terra e areia. E acredite, aquece muito rápido quando nao tem ar dentro, basicamente, pegue uma borracha, esfregue rapidamente umas 4x numa calca jeans e sinta o qto aquece. Imagina isso rodando por km e km .

Pneu quente é perigoso, explode, dechapa, destalona e em casos extremos, pode arrancar a roda com tudo isso ocorrendo ao mesmo tempo (no caso do buggy, onde os eixos nao foram projetados para um pneu assim assim como cubo, etc, etc, é um caso muito extremo).

Tb é funcao da pressao nao deixar que o pneu fique quadrado com o peso do carro sobre ele durante a noite ou dias sem usar. Parece loucura, mas um pneu quadrado, alem do conforto, pode gerar problemas serias, com a vibracao (piorada pq o pneu eh pesado), pode arrancar o cubo fora com os prisioneiros juntos.

A pressao ainda nao deixa o desgaste irregular acontecer.

Enfim, tem muitas coisas que acontecem qdo se coloca a pressao no pneu. entre elas a dirigibilidade, e vc soh vai lembrar delas, qdo estiver numa curva com o cu na mao e o carro rodopiando... Ai meu amigo, pode ta usando pneu de aviao que nao tem Cristo que resolva, ou para por bem ou por mal, normalmente por mal.

Se o carro nao esta pulando com esses pneus, é pq vc esta usando a carcaça do mesmo como amortecedor, e isso é péssimo. Esses pneus pulam ate com camionetes. Nao tem almoço grátis.

Ahhh e nao se esqueca, na areia o pneu aquece muito rapido, pois tem uma area de atrito muuito maior, fora que vira uma lixa, ;e muito pior que o asfalto.

A unica coisa que prende vc ao chao chama-se PNEU, nao ha freio, mola, amortecedor, de buggy ou ferrari que vai resolver se o pneu estiver complicando as coisas...

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Ter Nov 05, 2013 1:15 pm

amigo eu uso buggy a quase 30 anos e a uns 20 com pneus de caminhonete e durante alguns anos usei ele como meu único carro além de ver todos os buggys que eu conheço sempre usar no máximo 15 lbs e até hoje eu nunca soube acontecer nada como relatado ai acima não.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Ter Nov 05, 2013 1:24 pm

respeito suas experiencias. mas contra a engenharia e probabilidades matematicas, nao costumo ir contra.

é aquilo, nunca vi um ex-viado, entao, logo 100% deles gostam, é um bom motivo pra nao tentar nada... mas o que mais tem por aí é gente querendo testar..

ser humano é assim mesmo, se acha invencivel e indestrutivel. 

normal Smile 

alem do que, ha inumeros tipos de pneus, tamanhos, marcas, modelos, estruturas etc... esse em especial é a linha mais pesada e hard core da BF.

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Qua Nov 06, 2013 9:39 am

Henrique_buggueiro escreveu:cara os pneus BF mud, sao excelentes... para camionetes...

Sao muito duros, pesados, exigem um belo balanceamento e alinhando.

Sao indicados para quem vai usar mais de 85% na terra (MUD=LAMA), trilhas, lama, atoleiros etc.

Por consequencia, no asfalto nao sao ideiais, alem de pesados, tem uma aderencia no asfalto prejudicada e com poder de frenagem ruins, sem contar que a aquaplanagem é facil.

Podera usar no buggy, mas vai sofrer bastante, vai pular pra caramba, vai sambar e vai moer teu motor e caixa se abusar.

O buggy tem normalmente um alinhamento traseiro atipico, tipo assim \ /, o que nao é adequado para esse tipo de pneu, entao certamente ele vai desgastar muito rapido, ainda mais usando em asfalto.

Enfim, podera usar no buggy sim, mas tenha cuidado, abaixe bem a pressao (tipo uns 20 a 22psi) e tenha cuidado, estara muito murcho, isso é péssimo!

Provavelmente vc tera problemas com aquela peça de metal pouco a frente do pneu, ja vi alguns pneus menores que esse ai raspando naquela peça, verifique isso antes.

Amigo roda de couro é completamente diferente de roda de borracha e realmente o corpo humano principalmente o cú não foi feito pra ninguém ficar futricando ele não que da meerda, por isso não vale apena nem cita-los aqui como referência, mas pneu é um objeto e não uma parte do corpo humano, então objetos que podem ser comprados e substituidos com facilidade eu não vejo nenhum problema em testa-los de jeito nenhum, não é porque os engenheiros disseram que o uso de uma determinada coisa deve ser seguido apenas da maneira indicada não é obrigado todo mundo seguir não, se fosse assim não existiriam nossos buggys já que são feitos de partes de vários outros carros que são vendidos cheios de restrições a modificações, mas experiências que já foram absurdamente testados e comprovados a eficiencia por milhares de bugueiros devem ser compartilhadas e usadas sem medo, aliás, usar qualquer pneu com 20lbs ou mais num buggy ai sim é uma experiência desaconselhada a qualquer pessoa.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Beco Qua Nov 06, 2013 11:41 am

O Henrique tem razão nos argumentos, pois o pneu realmente aquece se houve uma flexão excessiva das laterais. Mas o Evilásio também tem razão, pois a grande maioria dos buggueiros usa esta calibragem, mas não para enfrentar a estrada a 100km/h, mas para andar na cidade.

Não gosto de reconhecer que uso uma calibragem maior que a maioria no Velho. São umas 20lbs na dianteira e 18 no Dune Buggy. E, quando enfrentava estradas, sempre colocava um pouco mais. Claro que nas dunas, a coisa é diferente e tem que baixar bastante a pressão. Mas eu sou um exagerado. Uso 32 no meu carro para ir para o asfalto...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Qua Nov 06, 2013 11:51 am

Já tentei usar pressão mais alta em várias calibragens mas percebi que quanto maior a pressão dos pneus mais o buggy fica instável mesmo rodando no asfalto.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Beco Qua Nov 06, 2013 12:25 pm

bem, há uma relação entre espaço interno (quantidade de ar) e a pressão dos pneus. Assim, um pneu de bicicleta pode atingir mais de 40libras enquanto um de trator fica com 12libras. no caso dos de camionete, grandes, para sustentar duas toneladas ou mais, é aconselhado uma pressão em torno de 30 - 32 libras. Em um buggy, claro, esta pressão não pode ser a mesma, já que a carga de trabalho é bem menor.

Mas que engenheiro iria pensar que os pneus projetados para trabalho pesado em picapes seriam usados também em buggies com 30% do peso?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Qua Nov 06, 2013 3:55 pm

Buggys sao carros atipicos, a comecar que a maioria tem um chassi cortado, recortado, soldado , resoldado qdo nao avariados, sinistrados, recuperados e tantos outros "ados" por ai...

Qdo se usa um pneu com maior calibragem (em qqr carro, qqr pneu), as diferencas de erros, folgas, empenos etc, se acentua. Nao que ela fique maior, apenas entra em evidencia maior. Por isso muitos acham que o carro fica "bobo", "passarinhando", "instavel" e semelhantes.

Eu por exemplo, adoro andar acima do limite de velocidade, sempre, MEus carros sempre andam com mais libragem que o recomendado, em contrapartida, estao mais duros entre outras coisas.

Toda vez q pego o carro da esposa, reclamo com ela que o carro ta uma bagaceira e ela diz q nao tinha isso antes... Claro que nao, o pneu vive murcho, qdo calibro aparecem os problemas. Acontece q se der um problema, por exemplo rodopiar, freada brusca, uma derrapagem, qqr coisa assim, todos esses "probleminhas escondidos" vao aparecer de imediato e aí meu amigo, nem o finado Ayrton Senna vai conseguir segurar o carro.

A calibragem no buggy eh muito injusta de ser calculada, é um carro desnivelado, desbalanceado nas suas 4 rodas, enfim, tem muita coisa acumulada em anos e anos de judiacao. Fora que é um veiculo leve, com suspensao bastante dura (na realidade, inapropriada pra proposta e peso e piorada com o entre eixos encurtado). Na maioria das vezes tem rodas diferentes e medidas absurdamente diferentes entre os eixos e lados. ISso tudo complica muito na calibragem.

Depois tem os pneus, por exemplo: pirelli, firestone sao duros e precisam de uma calibragem normalmente 2 psi mais baixa que um goodyear, ja os bridgestone, michelin, continetal, sao mais macios, requerendo 10 ou 15% a mais de calibragem que um goodyear, isso falando em pneus semelhantes para um carro de passeio. 

Quando falamos de buggy, podemos aumentar e muito essas proporcoes.

Vai pegar estrada ? coloque 2 psi  a mais no minimo, Vai por peso (e quem nao poe peso no eixo traseiro do buggy com pessoas sentadas na fibra?), aumente em media de 5 a 15 libras ...

Enfim, tem muita coisa a ser falada.

Qdo falamos em DUNNE buggy, sao pneus completamente diferente dos outros, sua estrutura lateral e de rodagem sao COMPLETAMENTE diferente de um pneu de passeio e absurdamente o oposto de uma pneu de caminionete.

Basta olhar o estilo, borracha, formato e maciez de cada pneu , nem vou perder tempo explicando.

Um pneu dune por exemplo, colocar 30 libras nele vai provavelmente causar instabilidade total (pq o acabamento e formato dele sao bastante irregulares e sua direcao é controversa ehhehe) se bobear pode ate explodi-lo .

Ja um pneu de camionete é diferente.

Basicamente, temos uma necessidade incondicional, pneu abaixo de 8 psi é loucura, abaixo de 20 a menos que esteja numa duna é totalmente desaconselhavel, pelos motivos que ja expliquei acima.

Agora, uma coisa nao tem como negar, se tudo estiver perfeito, chassi, cubos, rodas, eixos, buchas, etc.. pode por uma roda de aco maciço que o carro nao vai ficar instavel, vai pular claro ehhehe mas instavel nao, senao os trens nao existiriam.

Se o carro passarinha, fica bobo, é instavel com pneu calibrado é pq tem um ou muitos erros (alguns visiveis, outros nao, alguns faceis de arrumar, outros impossiveis ehehhe), isso nao se discute.

Sobre a quantidade e libragem, Carlao, vc esta correto, minha bike uso 120 CENTO E VINTE psi, precisa de uma bomba especial pra enche-la, qdo abaixa de 80 psi (por exemplo se furar na estrada, maioria das bombas manuais soh chega a 80), o desgaste é enorme, tenho que diminuir a velocidade, nao posso colocar forca e fazer curvas é quase pedir pra ficar ralado por antecedencia. Sao feitos pra isso, assim com um pneu de trator é feito pra ter 12 psi, alias, pneu de trator ate sem ar funciona, ja vi varios rasgados funcionando por muito tempo, a diferenca é q a traçao fica comprometida, ele destalona, dechapa etc, basicamente só pode ser usado assim em emergencia ou pra chegar na oficina. Mas foi projetado pra isso.

Nao podemos é simplesmente por achismo ou por conforto ou por qqr outra razao, ir contra o projeto do mesmo só pq nao usamos com a mesma funcao e peso. Claro, bom senso é valido, se nao vai por 3 toneladas no pneu, nao precisa por 45 psi, mas tb nao podemos usar 8 libras só pq é buiggy

Alias falando nisso, é muito engracado , maioria acha que o buggy pesa quase nada, e nao é bem assim nao. 

Um ford Ka pesa la seus 900 kilos, é realmente pouco pra um carro, um buggy nao pesa menos que 700.

A fibra é pesada, embora nao tenha vidros , bancos etc, as pecas de suspensao, chassi, etc, sao bem mais pesadas que as peças atuais.

PEnse da seguinte forma.

Um ford KA exige 30 psi nos 4 pneus pra uso ate 2 pessoas, com peso total, pedem para usar 32 na frente, 35 atras...

Vejam, estamos falando de talvez uns 500 kilos a mais do que a utilizacao ate 2 pessoas?? (na realidade acho q uns 300 seria absurdamente exagerado mas coloquei 500 pra ficar bem extrastosferico) .

Entao 500 kilos há um aumento de no máximo 5 psi atras e 2 na frente, ou em % estaos falando de - de 10% na frente, - de 15% atras.

Fazendo uma analogia de portugues:
Ka: 900 kilos
Buggy : 700 kilos 
diferenca 200 kilos

Logo teriamos que baixar menos que essas 2 psi ou 5 psi , correto?

AHHH mas se fizer isso, meu buggy ficara instavel e pulando que nem cabrito, ng anda nele.

Concordo. Nao por causa dos pneus, mas pelo projeto utilizado (e qdo nao - muito - mal alterado com rebaixamento, soldas ou gambiarras).

Agora qdo colocamos pneu absurdamente inadequados como os de camionetes isso fica extremamente complicado.

Solucao? pneus adequados + suspensao adequada.

Só que nao é a realidade, nao temos pneus adequados disponiveis no mercado e com qualidade e durabilidade, muito menos podemos alterar todo o "projeto" utilizado no carro. 

Sobram as gambiarras, como as usadas ha 30 anos em buggys ehehheh

GENTE ESSA É A REALIDADE . Agora nao podemos pegar um erro e por causa dele cometer OUTROS erros, como diz o ditado: um erro nao justifica o outro.

Agora é com cada um, minha posicao acho que explique bem, coloquei argumentos discutiveis mas reais.

Nao sou dono da verdade, por isso mesmo, consigo ver que nao devo sobrepujar o estudo de uma centena de engenheiros bem pagos pelas montadoras por puro gosto pessoal.

Se eu pudesse, claro q resolveria isso da forma mais rapida, barata e simples possivel. Mas nao posso. 

Iai qm vai me levar pra passear de buggy?

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Qua Nov 06, 2013 4:41 pm

Uma perguntinha: Qual a função de um dune buggy? R: subir dunas.

agora me diga ai qual o buggy que conseguiria subir uma duna qualquer com os pneus calibrados com 20lbs? R: nenhum, nem que tente subir rebocado por um troller.

Buggy é um carro atipico que exigem soluções atipicas, esses pneus de caminhonetes só vieram a acalhar e diminuir nossas dificuldades, no momento eles são a maior inovação na maneira de usar buggys assim como os pneus balão revolucionaram quando foram lançados a 30 anos atrás pois até então pra se montar um dune buggy era necessário soldar juntos dois aros originais de fusca e talonar dois pneus juntos naquelas estranhas rodas.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Beco Qua Nov 06, 2013 5:20 pm

esta é uma boa discussão. Sei das dificuldades que um buggy tem, principalmente os mais antigos. Tanto que só deixei meus filhos dirigirem depois de controlarem muito bem um carro "normal". As reações de um buggy (falo dos antigos, como o Velho) são muito diferentes de um carro, a começar pelos freios. O baixo peso na dianteira, aliado à grande superfície de contato dos grandes pneus traseiros, faz com que as rodas dianteiras travem com muito mais facilidade. Agregue-se a isso, uma geometria alterada pela redução do entre-eixos e pela diferença de altura dos eixos, causada pelos pneus de diâmetros diferentes. São coisas que não estavam no projeto original do Fusca que é um pouco antigo e já tinha seus próprios problemas.

O pneu Dune, por exemplo, é um pneu de carreta agrícola adaptado, com menor capacidade de suporte de peso, claro, mas com as mesmas configurações. É um pneu diagonal, para uso com câmara e este é o outro problema do uso de baixas calibragens. Ele pode, mesmo, destalonar em uma curva mais forte no asfalto, se tiver com uma calibragem muito baixa. Nunca aconteceu comigo por duas razões: não uso calibragem muito baixa e não abuso nas curvas...

Aliás, também não sou adepto do motor AP em buggies, justamente pelo aumento da capacidade de andar rápido. Um boxer original em um buggy dos antigos, não passa de 100km/h ou pouco mais que isso. Tá de bom tamanho! Andar a 120 em um buggy é loucura, pura e simplesmente!

A propósito, meu buggy pesa 500kg, abastecido (sem o piloto que são outros 100kg...). Nos meus tempos de guri, costumava levantá-lo do chão para impressionar as meninas... a frente era barbada, a traseira exigia um esforço bem maior...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Henrique_buggueiro Qua Nov 06, 2013 6:21 pm

carlao boas palavras...

soh digo uma coisa, pra destalonar um pneu, basta um desnivel no calçamento, uma batida num buraco maior (e nem me digam que nao passam em buracos pq é impossivel no brasil hehehe), ou uma daquelas tartarugas, se o pneu bater um pouco de lado, estando murcho, tchau tchau.

mas destalonar eh ruim, estourar tb eh... mas tb ruim é perda de controle... enfim, td pode ser ruim.

ja perdi o controle com um carro a 60km/h e tive um prejuizo de mais de 4 mil num corsa, e soh nao me matei ou matei alguem por pura mao divina... e 60km/h eh o q costumo andar em ruas vazias... todos fazemos isso frequentemente e nem percebemos...

bater a 60km/h com um carro "moderno" é uma coisa, em um buggy é BEM diferente... Imagina quando se aumenta a velocidade.

Henrique_buggueiro
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 94
Localização : Ribeirao Preto
Tipo de Buggy : Street Buggy
Pontos : 5646
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Alessandro1980 Qua Nov 06, 2013 8:58 pm

dii_personal escreveu:Desculpa a pergunta Alessandro, estou pensando em comprar algo parecido com esses.. quanto vc pagou?
Sem problema, eu pedi a uma autorizada Troller, onde eu levo meu gol para afzer freio suspensão etc, e pedi um pneu meia vida, pq qdo esses pneus começam a derrapar na lama, eles ja trocam, e continuam bons para asfalto. Ai ele me arranjou esse par por R$ 150.Razz
Alessandro1980
Alessandro1980
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 142
Localização : Aguas de São Pedro
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4398
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Alessandro1980 Qua Nov 06, 2013 9:09 pm

Bugólatra escreveu:
albertocn escreveu:
Henrique_buggueiro escreveu:cara os pneus BF mud, sao excelentes... para camionetes...

Sao muito duros, pesados, exigem um belo balanceamento e alinhando.

Sao indicados para quem vai usar mais de 85% na terra (MUD=LAMA), trilhas, lama, atoleiros etc.

Por consequencia, no asfalto nao sao ideiais, alem de pesados, tem uma aderencia no asfalto prejudicada e com poder de frenagem ruins, sem contar que a aquaplanagem é facil.

Podera usar no buggy, mas vai sofrer bastante, vai pular pra caramba, vai sambar e vai moer teu motor e caixa se abusar.

O buggy tem normalmente um alinhamento traseiro atipico, tipo assim \ /, o que nao é adequado para esse tipo de pneu, entao certamente ele vai desgastar muito rapido, ainda mais usando em asfalto.

Enfim, podera usar no buggy sim, mas tenha cuidado, abaixe bem a pressao (tipo uns 20 a 22psi) e tenha cuidado, estara muito murcho, isso é péssimo!

Provavelmente vc tera problemas com aquela peça de metal pouco a frente do pneu, ja vi alguns pneus menores que esse ai raspando naquela peça, verifique isso antes.
Estes são os KM. Estou com uns KM2 31x10,5 da BF também. Nem achei barulhento e nem que pula pra caramba. Ficou bem estável. Estou usando 12 a 15 no asfalto e nas dunas estou experimentando entre 8 e 10, a depender de quantos estão no buggy. Detalhe é que uso câmaras de ar.

Ele não raspa nesta peça porque é mais estreito que o Dune Buggy.

Na dianteira uso entre 12 e 15 no asfalto e entre 10 e 12 nas trilhas. Todo mundo que não entende de buggy acha estranho colocar pressão tão baixa (sugerem 30), mas os pneus nem chegam a deformar porque o peso do Buggy é pouco, principalmente na dianteira.

Até agora não tenho reclamações do pneu. Pelo contrário, está fazendo uma boa diferença nos passeios. Se vão estragar a caixa, só o tempo dirá.

Só não entendi porque é péssimo usar murcho? Eles são feitos para subir pedra com pressão baixíssima.
Uso esses pneus a anos sem nunca ter nenhum problema, aliás quando eu comprei esse meu ultimo buggy ele veio com 2 pneus 11L15 novinhos mas o primeiro destino que eu fui com ele depois que o recebi foi ir direto a uma borracharia trocar aqueles pneus, uso 12 libras para o asfalto e entre 4 e 6 lbs em estradas de terra e nas dunas,
Vc usa câmara tbm?
Alessandro1980
Alessandro1980
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 142
Localização : Aguas de São Pedro
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4398
Data de inscrição : 25/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por albertocn Qua Nov 06, 2013 9:25 pm

Eu não acho que algum engenheiro pode afirmar qual é a pressão ideal destes pneus em um buggy. Até porque eles não foram testados (pelo que eu sei) especificamente em um buggy no asfalto, nas dunas, carregado ou vazio.

Por isso postei a minha experiência, que é muito pequena, já que não temos dados técnicos concretos para nos orientar no que é ideal.

Só para citar um exemplo, no meu new fiesta a pressão recomendada dos traseiros é 26 para carro com 1 passageiro e 46 na carga máxima. Ou seja, uma variação de 20 libras por conta de 450kg.

Considerando que estes pneus mud foram projetados para jeeps e caminhonetes, devem receber em média 500kg por pneu. No caso de um Buggy de 800kg com passageiro e tanque cheio, cada pneu receberia 200kg, mas como o peso na traseira é maior, estes ficariam com mais, digamos 300kg cada. Logo, esta diferença de peso por analogia iria requerer uma pressão menor do pneu.

Não estou querendo aqui definir qual é a pressão ideal ou fazer correlação com o fiesta ou jeep, mas estou mostrando que a pressão a ser usada no pneu tem relação forte com a pressão que o mesmo recebe.

Dizem que os pneus do Bugatti Veyron não aguentaria mais de 30 min direto na velocidade máxima. Mas como ele consome o tanque de gasolina em 15min estando na velocidade máxima, a gasolina acabaria antes dos pneus estourarem. Então pode ser que o pneu do meu buggy nunca esquente tanto porque dificilmente passo de 100km/h. E quando o faço é com pressão mais alta (12 a 15).

Bom, esta foi a minha contribuição. Não quero provar nada para ninguém, mas apenas trocar experiências, já que aqui é um forum. Esta discussão, por exemplo vai me levar a estar andar com 20 libras para ver se fica muito duro. Se não fizer diferença, quem sabe passo a usá-la no asfalto?
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5381
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Bugólatra Qua Nov 06, 2013 9:45 pm

Eu vou continuar usando a receita de 4lbs nas dunas e 12lbs no asfalto que já é usada a pelo menos 3 décadas por 99,99% dos bugueiros que eu conheço e já esta comprovado que é a melhor de todas as outras opções possíveis.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estes pneus sao bons para traseira do buggy Empty Re: Estes pneus sao bons para traseira do buggy

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos