Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
5 participantes
Página 1 de 1
Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
Atenção amigos que gostam de improvisar, é bom ficarem atentos as novas resoluções do contran pois vira e mexe ela modifica completamente o entendimento que tinha-mus do CTB, dessa vez a resolução 450 proibe qualquer alteração na suspensão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
Mais uma ação de algum burocrata enfiado atrás de uma mesa, sem saber o que se passa nas ruas... Carros rebaixados são problema apenas para seus donos, pois quebram com facilidade.
Mas, na questão dos buggies, estamos melhor que os portugueses. Lá eles tem uma vistoria anual e todos as características do carro estão registradas. Pneus, rodas, pintura, tudo está registrado e fotografado! Alguma pequena alteração já é motivo para não renovar. E, em blitz, pode ser multado.
E também estamos melhor que o geral no Brasil, já que as características de fábrica são muito diversas nestas questões.
Mas, na questão dos buggies, estamos melhor que os portugueses. Lá eles tem uma vistoria anual e todos as características do carro estão registradas. Pneus, rodas, pintura, tudo está registrado e fotografado! Alguma pequena alteração já é motivo para não renovar. E, em blitz, pode ser multado.
E também estamos melhor que o geral no Brasil, já que as características de fábrica são muito diversas nestas questões.
Re: Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
Bom, opinião apenas...
A questão "burocratas" é realmente notória, assim como a falta de fiscalização. O que quer dizer isso tudo? Que apesar de ter gente boa tentando fazer o melhor nos órgãos do governo, sempre tem também alguém tentando fazer ou modificar lei só pra ganhar algum (vide estojinho de 1ºs socorros, adesivos de pára-brisa, plaquetas, placas refletivas, etc, etc....). E como resultado da falta de fiscalização, todo mundo acha que qualquer iniciativa do governo nesse sentido é equivocada e que se vc não seguir a norma não dá nada... mas não é bem assim. Veja bem, não sou contra (nem a favor) desse ou de qualquer outro governo, mas acho que, se é lei, tem que cumprir. Se não cumprir vc não é diferente "deles" lá de Brasília. Mesmo que a lei seja esdrúxula. Nesse caso, façam um movimento de protesto e exigam mudanças (um abaixo assinado, não um quebra-quebra por favor...). Com relação a suspensão, eu particularmente concordo com a resolução, embora saiba que ela é suspensiva por 90 dias (termina agora em novembro) e foi feita por causa dos caminhões, pois eles estão estudando uma forma de regulamentar essa bagunça que fazem nos veículos no Brasil. Pra mim, qualquer alteração nas características da suspensão do veículo já é uma ameaça à segurança em potencial, não importa o que as oficinas especializadas em suspensão digam. Todo mundo sabe que qualquer projeto pode sempre ser melhorado, mas isso depende de muito estudo e testes, o que um ART do vizinho engenheiro e uma vistoria no InMetro local não substituem. No caso de buggies, isso não tem muito sentido, a menos que o policial da blitz seja bugueiro. O mais provável é que o policial encrenque com um buggy por falta de conhecimento mesmo. Buggy não tem regra específica e por isso é enquadrado na regra geral, e aí depende da interpretação ou boa vontade do guarda em interpretar a lei. O que não pode ser esquecido, é que buggy não é veículo de produção em massa. Deveria ter regras específicas e menos rígidas. Quem sabe não formamos um grupo pra discutir isso e propor alterações na lei atual? Eu já tenho um monte de sugestões...
[]'s
A questão "burocratas" é realmente notória, assim como a falta de fiscalização. O que quer dizer isso tudo? Que apesar de ter gente boa tentando fazer o melhor nos órgãos do governo, sempre tem também alguém tentando fazer ou modificar lei só pra ganhar algum (vide estojinho de 1ºs socorros, adesivos de pára-brisa, plaquetas, placas refletivas, etc, etc....). E como resultado da falta de fiscalização, todo mundo acha que qualquer iniciativa do governo nesse sentido é equivocada e que se vc não seguir a norma não dá nada... mas não é bem assim. Veja bem, não sou contra (nem a favor) desse ou de qualquer outro governo, mas acho que, se é lei, tem que cumprir. Se não cumprir vc não é diferente "deles" lá de Brasília. Mesmo que a lei seja esdrúxula. Nesse caso, façam um movimento de protesto e exigam mudanças (um abaixo assinado, não um quebra-quebra por favor...). Com relação a suspensão, eu particularmente concordo com a resolução, embora saiba que ela é suspensiva por 90 dias (termina agora em novembro) e foi feita por causa dos caminhões, pois eles estão estudando uma forma de regulamentar essa bagunça que fazem nos veículos no Brasil. Pra mim, qualquer alteração nas características da suspensão do veículo já é uma ameaça à segurança em potencial, não importa o que as oficinas especializadas em suspensão digam. Todo mundo sabe que qualquer projeto pode sempre ser melhorado, mas isso depende de muito estudo e testes, o que um ART do vizinho engenheiro e uma vistoria no InMetro local não substituem. No caso de buggies, isso não tem muito sentido, a menos que o policial da blitz seja bugueiro. O mais provável é que o policial encrenque com um buggy por falta de conhecimento mesmo. Buggy não tem regra específica e por isso é enquadrado na regra geral, e aí depende da interpretação ou boa vontade do guarda em interpretar a lei. O que não pode ser esquecido, é que buggy não é veículo de produção em massa. Deveria ter regras específicas e menos rígidas. Quem sabe não formamos um grupo pra discutir isso e propor alterações na lei atual? Eu já tenho um monte de sugestões...
[]'s
chevas- Moderador
- Número de Mensagens : 830
Idade : 56
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 6116
Data de inscrição : 09/10/2010
Joker- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 924
Idade : 46
Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5197
Data de inscrição : 23/04/2013
Re: Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
O duro é que no Brasil tudo tem "jeitinho" mas se após qualquer alteração (liberada, vc pode por até pata de galinha se quiser) tivesse que passar por uma vistoria (essa sim de verdade) para medir niveis de segurança e após laudo, vc pudesse legalizar sua obra, acho que ja resolvia bem. claro que mesmo com laudo vc seria responsável 100% pelas modificações, nao cabendo responsabilidade de mais ninguem! sei la...opinião.
wiltonsp- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1004
Idade : 59
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
Pontos : 5718
Data de inscrição : 09/02/2012
Re: Nova resolução do contran proibe qualquer alteração na suspensão.
Os problemas, Wilton, são dois:
- mesmo com a vistoria, depois vc altera como quiser que já vai estar no escrito no documento "alteração tal", mas não dá pra verificar na hora; teria que ter vistoria e laudos periódicos; por isso as alterações devem ser bem limitadas mesmo;
- falta de fiscalização séria e em quantidade suficiente. Por isso acabam fazendo cada um o que quiser que quase sempre não dá nada, não tem quase ninguém que vá contestar mesmo...
E mesmo que vc diga que é 100% responsável pela alteração, não adianta. O poder público não iria deixar. E com razão, pois não é só a sua segurança que está em jogo, e sim de todos os que usam a mesma via.
É complicado.
[]'s
- mesmo com a vistoria, depois vc altera como quiser que já vai estar no escrito no documento "alteração tal", mas não dá pra verificar na hora; teria que ter vistoria e laudos periódicos; por isso as alterações devem ser bem limitadas mesmo;
- falta de fiscalização séria e em quantidade suficiente. Por isso acabam fazendo cada um o que quiser que quase sempre não dá nada, não tem quase ninguém que vá contestar mesmo...
E mesmo que vc diga que é 100% responsável pela alteração, não adianta. O poder público não iria deixar. E com razão, pois não é só a sua segurança que está em jogo, e sim de todos os que usam a mesma via.
É complicado.
[]'s
chevas- Moderador
- Número de Mensagens : 830
Idade : 56
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 6116
Data de inscrição : 09/10/2010
Tópicos semelhantes
» FAROL DE MILHA
» RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011
» alteração suspensao traseira e freio a disco brasilia offroad
» RESOLUÇÃO 292 SUSPENSÃO COM CATRACA É PROIBIDO
» Adaptação de uma nova suspensão
» RESOLUÇÃO CONTRAN 396 - dou 22.12.2011
» alteração suspensao traseira e freio a disco brasilia offroad
» RESOLUÇÃO 292 SUSPENSÃO COM CATRACA É PROIBIDO
» Adaptação de uma nova suspensão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos