O velho boxer?
+5
Mario Sergio
Mad Well
albertocn
Kibe
Beco
9 participantes
Planeta Buggy :: Buggy Conceito PB :: Mecânica :: Motor
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
O velho boxer?
Por mais que eu seja um fã incondicional do boxer, para este conceito ele não faz muito sentido, já que não se consegue este motor novo. Se estivessemos nos EUA, um motor Scat resolveria a situação!
Assim sendo, esta é uma opção praticamente descartada de nosso conceito. Resta o motor da Kombi que serve como uma luva na caixa do nosso velho fusca. Mas também podemos encarar algumas outras opções. Lembrem-se que os buggies argentinos, por exemplo, usam mecãnica Renault e aqui mesmo no Brasil tivemos um com mecânica Fiat.
Então, acho que podemos fazer uma rodada de sugestões e depois uma "eleição".
Acho que não vamos muito adiante neste projeto, mas...
Assim sendo, esta é uma opção praticamente descartada de nosso conceito. Resta o motor da Kombi que serve como uma luva na caixa do nosso velho fusca. Mas também podemos encarar algumas outras opções. Lembrem-se que os buggies argentinos, por exemplo, usam mecãnica Renault e aqui mesmo no Brasil tivemos um com mecânica Fiat.
Então, acho que podemos fazer uma rodada de sugestões e depois uma "eleição".
Acho que não vamos muito adiante neste projeto, mas...
Re: O velho boxer?
Carlão escreveu:Por mais que eu seja um fã incondicional do boxer, para este conceito ele não faz muito sentido, já que não se consegue este motor novo. Se estivessemos nos EUA, um motor Scat resolveria a situação!
Assim sendo, esta é uma opção praticamente descartada de nosso conceito. Resta o motor da Kombi que serve como uma luva na caixa do nosso velho fusca. Mas também podemos encarar algumas outras opções. Lembrem-se que os buggies argentinos, por exemplo, usam mecãnica Renault e aqui mesmo no Brasil tivemos um com mecânica Fiat.
Então, acho que podemos fazer uma rodada de sugestões e depois uma "eleição".
Acho que não vamos muito adiante neste projeto, mas...
BOA TARDE!
CREIO QUE O FACTOR PRINCIPAL SERIA O VALOR DO MOTOR!
DEPOIS DICAS E ESCLARECIMENTOS COMO ADAPTAR E TBEM UM LOCAL COM UM PREÇO LEGAL!
PODERIA SER ATÉ NO ESQUEMA DE COOPERATIVA DO PLANETA BUGGY!
ASSIM JÁ RESOLVERIA O PROBLEMA TBEM DA INSPECÇÃO VEICULAR NAS GRANDES METRO POLIS
Kibe- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6676
Data de inscrição : 24/10/2008
Re: O velho boxer?
Carlão escreveu:Por mais que eu seja um fã incondicional do boxer, para este conceito ele não faz muito sentido, já que não se consegue este motor novo. Se estivessemos nos EUA, um motor Scat resolveria a situação!
Assim sendo, esta é uma opção praticamente descartada de nosso conceito. Resta o motor da Kombi que serve como uma luva na caixa do nosso velho fusca. Mas também podemos encarar algumas outras opções. Lembrem-se que os buggies argentinos, por exemplo, usam mecãnica Renault e aqui mesmo no Brasil tivemos um com mecânica Fiat.
Então, acho que podemos fazer uma rodada de sugestões e depois uma "eleição".
Acho que não vamos muito adiante neste projeto, mas...
E que tal o 1.6 do novo gol e familia? O 1.4 da kombi parece que tem a potência reduzida. Já tem carro 1.0 com quase a mesma potência. A diferença é que o torque do 1.4 é maior que o dos 1.0.
albertocn- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5578
Data de inscrição : 27/01/2010
Re: O velho boxer?
Alguém conhece detalhes técnicos deste novo motor do Gol? O 1.4 da Kombi já tem a adaptação garantida na caixa do fusca.
Re: O velho boxer?
em homenagem a um amigo meu do forum..... BOTA UM FIVETECH
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7070
Data de inscrição : 28/11/2011
Re: O velho boxer?
Carlão escreveu:Alguém conhece detalhes técnicos deste novo motor do Gol? O 1.4 da Kombi já tem a adaptação garantida na caixa do fusca.
carlão sao tantos motores, porque essa limitação a vw?
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7070
Data de inscrição : 28/11/2011
Re: O velho boxer?
Fox 1.4 Flex, não dá?
Mario Sergio- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 400
Idade : 69
Localização : Santa Maria/RS
Tipo de Buggy : Pesquisando para adquirir
Pontos : 5470
Data de inscrição : 22/01/2011
Re: O velho boxer?
Carlão escreveu:não precisamos ficar limitados aos VWs, não. Mas tem que ser leve!
MOTOR DO CELTA OU DO FIAT 1000? ATÉ MESMO DO UNO CREIO QUE SEJA O MESMO MOTOR DO PALIO
Kibe- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6676
Data de inscrição : 24/10/2008
Re: O velho boxer?
precisamos saber detalhes de cada motor sugerido, como peso, dimensões, eventual adaptação e coisas do gênero. Para ficar fácil escolher a coisa.
Re: O velho boxer?
Para começar, precisamos saber o peso dos principais, pelo menos. Quem sabe quanto pesa um boxer completo e um ap completo. (neste caso, o radiador não precisa entrar nesta conta, pois não vai preso à caixa...
Quem pode responder isso é o Nill ou o Farina! Alguém se habilita a pesquisar isso?
Quem pode responder isso é o Nill ou o Farina! Alguém se habilita a pesquisar isso?
Re: O velho boxer?
E, aproveitando, visitem esta página: http://www.volkspage.net/technik/
tem muita coisa legal!
tem muita coisa legal!
Re: O velho boxer?
Sobre o motor do novo Gol, minha Saveiro é 1.6, usa este motor transversal. É muito fraco, cheio de ruídos estranhos, e principalmente com pouca flexibilidade na aceleração. Mas qual é a idéia? Peguei o assunto andando e não saquei..
daniel_s- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Localização : Araraquara-SP
Tipo de Buggy : Bugre II - 1972
Pontos : 4272
Data de inscrição : 15/07/2013
Re: O velho boxer?
Olha na página deste forum. Trata-se de uma brincadeira para desenvolver um buggy conceito... vários tópicos separados por assunto para ver se chegamos a alguma conclusão.
Aqui o endereço inicial https://planetabuggy.forumeiros.com/c12-buggy-conceito-pb
Aqui o endereço inicial https://planetabuggy.forumeiros.com/c12-buggy-conceito-pb
Re: O velho boxer?
daniel_s escreveu:Sobre o motor do novo Gol, minha Saveiro é 1.6, usa este motor transversal. É muito fraco, cheio de ruídos estranhos, e principalmente com pouca flexibilidade na aceleração. Mas qual é a idéia? Peguei o assunto andando e não saquei..
Estranho. Seu motor não está com algum problema? Já andei em Golf com este motor e achei que o carro tinha bom desempenho.
albertocn- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5578
Data de inscrição : 27/01/2010
Re: O velho boxer?
Eh uma G5, motor nada robusto e bem limitado. Fraco mesmo, existem mtas reclamaçoes , mas acho q vai bem num buggy, mm pq tem 101cv, peso/ potencia com sobra..
daniel_s- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Localização : Araraquara-SP
Tipo de Buggy : Bugre II - 1972
Pontos : 4272
Data de inscrição : 15/07/2013
Re: O velho boxer?
Nesta escolha de motor, é preciso levar em consideração o escalonamento de marchas do fusca. Talvez até este motor fique bom, já que é o dobro da potência do boxer e provavelmente mais torque.
Re: O velho boxer?
albertocn escreveu:daniel_s escreveu:Sobre o motor do novo Gol, minha Saveiro é 1.6, usa este motor transversal. É muito fraco, cheio de ruídos estranhos, e principalmente com pouca flexibilidade na aceleração. Mas qual é a idéia? Peguei o assunto andando e não saquei..
Estranho. Seu motor não está com algum problema? Já andei em Golf com este motor e achei que o carro tinha bom desempenho.
Já ouvi dizer que a diferença de um carro no estilo do gol/golf a caixa é voltada para desempenho/velocidade, já a caixa das saveiro/strada e semelhantes é voltada para o trampo, não necessitando de mais velocidade mas sim de força para o trabalho...
alguém pode confirmar estas informações?
Grande abraço!
LucasDiego- Super Bugueiro
- Número de Mensagens : 66
Idade : 37
Localização : Nossa Senhora do Socorro - Sergipe
Tipo de Buggy : Abais 1979 amarelo com um AP 1.6, só alegria!!
Pontos : 5110
Data de inscrição : 08/02/2011
Re: O velho boxer?
carlão o motor boxer completo, co oleo pesa aproximadamente 120 kg o ap 150
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7070
Data de inscrição : 28/11/2011
Re: O velho boxer?
Na verdade nao existe diferença no cambio entre os modelos passeio /utilitario. Penso q o legal seria sondar a possibilidade de acoplamento deste motor com a velha cx do Fusca..
daniel_s- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Localização : Araraquara-SP
Tipo de Buggy : Bugre II - 1972
Pontos : 4272
Data de inscrição : 15/07/2013
Re: O velho boxer?
Acho que o Ap nunca ficou bom em buggys, os transversais atuais sao ideais pelo tamanho, peso, e principalmente pelo posiçao transversal. Possibilita uma boa distribuiçao de peso e tbm um bom desenho..
daniel_s- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Localização : Araraquara-SP
Tipo de Buggy : Bugre II - 1972
Pontos : 4272
Data de inscrição : 15/07/2013
Re: O velho boxer?
Estes 30 quilos fazem muita diferença na posição em que ele fica, mas um berço (subchassi) resolve bem este problema. Precisa apenas uma boa distribuição de pesos. Nem pensar em tanque atrás, portanto!Mad Well escreveu:carlão o motor boxer completo, co oleo pesa aproximadamente 120 kg o ap 150
Re: O velho boxer?
O problema dos transversais é que a caixa tem que ir junto. Fica a velha questão de não dar para inverter o sentido da coroa/pinhão. Montar a caixa virada não parece uma solução muito técnica...
Re: O velho boxer?
Pois é Carlão, o que fica engessado realmente é isso, o câmbio continua sendo o velho 4 marchas do fusca, e acho que é praticamente insubstituívl, sempre que pensarmos na tração traseira, que tbm não se abre mão em qq hipótese. Porém, o motor central muda tudo isso, pois abre possibilidades com outra motorização, e o exemplo disso é o Dardo F1, o único fora de série brasileiro a usar mecânica Fiat!!!
daniel_s- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 123
Localização : Araraquara-SP
Tipo de Buggy : Bugre II - 1972
Pontos : 4272
Data de inscrição : 15/07/2013
Re: O velho boxer?
Sacrificando o banco traseiro, é uma excelente opção. Ou, quem sabe, um aumento de entre-eixos o suficiente para colocar o motor E o banco traseiro? Precisamos considerar que haverá um ganho de espaço na parte traseira, com a retirada do motor daquela posição. Acho que precisamos considerar esta possibilidade.
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» COMO ADAPTAR O PAINEL DO GOL G3 NO MOTOR AR?
» " velho 72" rsrs
» Fotos do Velho'73...
» Apresentação
» O "Velho Forum" acabou.
» " velho 72" rsrs
» Fotos do Velho'73...
» Apresentação
» O "Velho Forum" acabou.
Planeta Buggy :: Buggy Conceito PB :: Mecânica :: Motor
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos