Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

4 participantes

Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Qua Nov 28, 2012 11:38 am

Amigos, estou postando isto, deu bastante trabalho pra fazer, mas acho que vão gostar muito:

DOWNLOAD:
Clique aqui para fazer o download!

INSTRUÇÕES:
-Após abrir a planilha salve nos seus documentos.
-Observe as instruções no início da planilha.

SCREENSHOTS
Nesta versão foram incluídos modelos pré-definidos:
Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Foto3

Instruções de uso e velocidades máximas recomendadas para seu motor e marchas:
Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Foto1

Sera que você não andou abusando do seu motor? Esticou demais a terceira, colou o ponteiro no 1300? Informe uma velocidade e veja quantos RPM ele atingiu naquela marcha, descubra em quais velocidades você atingiu o torque máximo e economize gasolina...
Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Foto2:
* É possível ultrapassar o RPM escrito no manual especialmente em descidas mas também em linha reta. A quatro rodas atingiu 148 com o Fuscão 1600 o que esta acima declarado no manual.
* Um teste feito na Italia com os 1960 perceberam um salto de 500 RPM a mais do que o permitido quando os veículos passaram a andar a 128km/h, os testers aceleraram ao máximo. (Fonte: http://www.maggiolinoweb.it/curiosity.html)

Nota: A finalidade desta planilha é diferente da planilha do Master Vader como alguns aqui citaram. Esta planilha é mais um simulador de cambio, pneu e RPM do motor.

Com esta planilha:
* Você pode calcular a velocidade máxima do seu carro dentro do RPM do seu motor e comparar os resultados com o manual.
* Você pode precisar a potência utilizada do motor em uma velocidade e marcha especifica.
* Você pode precisar o rpm pelo velocimetro em cada marcha.
* Você pode descobrir o torque máximo pela velocidade
* Ela avisa quando é recomendavel reduzir ou avançar a marcha do seu carro, de acordo com a RPM/torque e potência do seu motor
* Avisos de sobrecarga e porcentagem do uso do motor.

O que preencher em cada parte da planilha:

"Descubra a velocidade máxima"
*Relação do diferencial (vem com dicas para 1300 e 1600(1500 também se aplica))
*RPM máximo DIN (vem preenchido com dica)
*Relação de cada marcha (já vem preenchido para a maioria dos modelos)

"Acelere e descubra o RPM" (depende da anterior)
*Preencha a velocidade desejada
*Preencha quantos cavalos tem seu motor

"Pontos de torque máximo" (depende das anteriores)
*Preencha o momento de torque do seu carro.

A planilha vem preenchida para um fusca 1300 a 110 km/h, com dicas para o 1600 e câmbio do SP2.

A planilha é inteligente e você pode inserir uma velocidade desejada e ver qual o rpm naquela marcha, a planilha avisa quando é recomendavel trocar de marcha, avançar uma marcha, reduzir a marcha, calcula os momentos de torque pela velocidade em cada marcha, e permite que você experimente diversos tipos de câmbio. Ela também avisa sobre o uso da embreagem em velocidades muito baixas (na primeira marcha).

Espero que gostem!


Última edição por lucianomartini em Dom Dez 02, 2012 10:48 am, editado 21 vez(es)

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Mad Well Qua Nov 28, 2012 4:06 pm

de acordo com a planilha du 141... eu tnho outra panilha la em casa depois passo pra vocs... que informa detalhes de preparaçao e tdo mais
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6874
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 4:43 pm

Planilha de cálculo de potência, tamanho de turbina, torque, etc. Criada pelo Engenheiro Marcelo Rodrigues o (Master Vader) do Fórum Fusca4ever:

http://www.fuscaweb.com.br/download/Simulador_Prepara%C3%A7%C3%A3o_VW_a_ar_The_Last_One.zip
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 4:44 pm

A precisão é muito grande, mas o Buggy na tabela só tem 600kg...
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 4:45 pm

Idéia do Projeto (meu motor)

Motor
Diâmetro dos cilindros 94 mm
Curso do Virabrequim 69 mm
Comando de Válvulas Engle W125
Sistema de alimentação Injeção Quadrupla
Combustível Gasolina
Taxa de compressão 11,5
Superalimentação Aspirado
Pressão de super alimentação 0 kgf/cm²
Intercooler Não
Cilindrada 1915,4 cm³
Transmissão
1ª 3,80 x 1 (original todos)
2ª 2,06 x 1 (original todos)
3ª 1,32 x 1 (original todos)
4ª 0,88 x 1 (original a partir de 24/04/1976)
Relação (coroa e pinhão) 33 x 8 (original Fusca1500/1600 até 1982)
Pneus traseiros
medida 205/60R15 mm/%/pol
Carro
Modelo Buggy
Cx 0,48
Peso 600 kg
Área Frontal 1,60 m²
Detalhes da preparação
Brunimento das camisas Brunimento fino (grana 400/500)
Faceamento das válvulas Trabalhada (44ºVálvula x 45ºSede)
Balanceamento Com balanceamento estático
Filtro de ar Esportivo
Escape Dimensionado (4x1)
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 4:47 pm

Infelizmente não tem nosso tamanho de pneu também!

Mas o resultado experado segundo a tabela(lembrando que o meu tem 154,8 cv apontados no dino):

Motor
Cilindrada 1915,4 cm³
Potência máxima 155 cv
Rotação de Potência máxima 6800 rpm
Torque máximo 18,0 kgf.m
Rotação de Torque máximo 5000 rpm
Combustível utilizado Gasolina
Pressão de s.alimentação 0 kgf/cm²
Intercooler Não
Sugestão Podem ser utilizadas bielas e virabrequim fundidos

Transmissão
Escalonamento geral
Condição do escalonamento Melhorar o escalonamento - Cambio longo
Sugestão Encurtar a 4ª e / ou Alongar a 3ª

Desempenho
Velocidade máxima em: 1ª marcha 53 km/h
2ª marcha 2ª marcha 97
3ª marcha 3ª marcha 152
4ª marcha 4ª marcha 216
Aceleração de: 0-40km/h 2,3 s
0-60km/h 3,9
0-80km/h 4,7
0-100km/h 6,6
0-120km/h 8,1
0-140km/h 9,7
0-160km/h 12,9
0-402m 16,3 à 176 km/h
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Qua Nov 28, 2012 5:18 pm

Oi mas sera que minha tabela, também presta pra alguma coisa? ehehhee

Qual pneu vocês utilizam para eu colocar?

Bem sei que não é tão boa quanto do master vader, mas pelo menos é livre e é fácil de usar acho =/

ehehehe

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 5:29 pm

São utilidades diferentes!!!

O que seria o rolamento do pneu?
O perimetro dele?
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Qua Nov 28, 2012 5:39 pm

Oi rolamento do pneu é calculado automaticamente por uma fórmula que estou utilizando. Pois a outra fórmula que utilizo depende deste valor.

Ele é o raio do conjunto ou altura do pneu+meia roda, se quiser entrar com o valor manualmente (que por padrão será auto-calculado) você pode matar a fórmula e dar o valor em mm ali, do meio da roda até a estremidade do pneu.

Você não precisa preencher esse campo, preenche a altura e largura e raio e o rolamento vai ser calculado automaticamente. Todos os campos em azul são calculados automaticamente.

Qual é o seu pneu?


Última edição por lucianomartini em Qua Nov 28, 2012 5:46 pm, editado 2 vez(es)

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Gui Kaufmann Qua Nov 28, 2012 5:44 pm

lucianomartini escreveu:Oi rolamento do pneu é calculado automaticamente por uma fórmula que estou utilizando. Pois a outra fórmula que utilizo depende deste valor.

Ele é o raio do conjunto ou altura do pneu+meia roda.

Você não precisa preencher esse campo, preenche a altura e largura e raio e o rolamento vai ser calculado automaticamente. Todos os campos em azul são calculados automaticamente.

Qual é o seu pneu?

Ok, achei que era o perimetro, pois se fosse, a formula estaria errada. Mas tudo certo então
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5289
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Qua Nov 28, 2012 5:46 pm

Se não quiser que o rolamento seja calculado automaticamente (padrão da planilha ao entrar com os dados do pneu), pode-se usar uma régua E medir do meio da roda até a extremidade do pneu, se der por exemplo 28cm basta multiplicar este valor por 100, ou seja, se o raio por 28cm o rolamento será 280mm! Alguns pneus podem não servir nos campos da planilha, assim é só matar a fórmula do campo B7 e usar uma régua comum para tirar a medida (do meio da roda até a extremidade do pneu)!

A fórmula deu resultado que bateu exatamente com o manual do meu veículo!! =] Bem em cima, das velocidades permitidas em cada rotação, então se colocar outro cambio ali e um pneu que de raio do original ela não vai mentir!

A função que eu queria era justamente a da segunda parte em que se pode entrar com a velocidade e ver os rpm e o uso do motor para saber quanto andar numa viagem longa! Daí eu decidi faze-la! =]

Nossa fiquei muito feliz de estarem comentando!

=]]]

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Qui Nov 29, 2012 9:53 am

Atualizado, agora a planilha tem instruções e configurações prontas de carro como exemplo, ve se melhorou hehehe =]

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Mad Well Qui Nov 29, 2012 3:09 pm

no meu nao ta dando nem pra iniciar o download
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6874
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por lucianomartini Sex Nov 30, 2012 6:50 am

Oi Mad o link estava complicado mesmo usei meu servidor de meu projeto para compartilha-lo, agora é só clicar:

http://resulinux.forumdebian.com.br/outros/fusca-marchas.xls

Obrigado por avisar!

lucianomartini
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.

Pontos : 4395
Data de inscrição : 19/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 12:38 pm

lucianomartini escreveu:Oi Mad o link estava complicado mesmo usei meu servidor de meu projeto para compartilha-lo, agora é só clicar:

http://resulinux.forumdebian.com.br/outros/fusca-marchas.xls

Obrigado por avisar!
Luciano o link está inativo novamente! Sad
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4337
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 1:02 pm

o Mad me passou uma planilha de simulação de marchas vou postá-la aqui também.

https://mega.nz/#!FcInFZDB!1EzUGYhehElNVJjYGSFThyeyUffU_hoR3_kbVJyzJ1I

No site Gurgel800 tem uma planilha online para simulação de marchas e velocidade

http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4337
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais. Empty Re: Boa Planilha para calcular o cambio do seu carro, momentos de torque, potência gerada e muito mais.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos