Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
4 participantes
Página 1 de 1
Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
Este tópico é uma reunião de vários tópicos, vídeos e idéias que podem melhorar muito o desempenho do seu motor VW! Agradecimentos à jperson, fabricio, lubisomem01, marcio e alemão/floripa que me ajudaram a melhorar o desempenho do meu carro, que agora apesar de ser um 1300 esta pegando aproximadamente 140km/h (um fusca 1300L)! =]]]
Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.
Mas duas são principais: A primeira é a regulagem do sistema de ignição, especialmente a regulagem do ponto, e a segunda a regulagem do carburador, muito cuidado com essa pois problemas na regulagem do carburador muitas vezes são na verdade um problema de ignição, é possível até mesmo que seu carro afogue e vaze gasolina no carburador por problemas no sistema de ignição... E como isso é possível? Bem, geralmente a maioria dos fuscas e buggys já estão com o sistema de ignição tão deficiente que regulagens forçadas foram feitas no carburador (para compensar) estas ora fazem o motor afogar, ora estourar chamando atenção de todos na rua! !
Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem:
===============================================================
Este é o tópico principal para não se perder mais para frente!
Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!
1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem!
Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00)
Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa)
Bobina E12V Cinza (R$: 50,00)
Bobina que você não deve usar no seu veículo:
Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado)
Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo:
Marflex Amarela (R$ 30,00)
2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK)
Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado!
Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.
3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova!
Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade
Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00)
DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.
4- Rotor:
Rotor Bosch (R$ 12,00)
Rotor outras marcas (R$ até 5,00)
5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la!
Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar!
Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço...
O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00)
Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)
6- Condensador: - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador!
Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00)
7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto.
Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)
8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem
Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente.
Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio!
O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)
9- Regulador de voltagem:
Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
10- Fiação
Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)
11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel
Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
Regulagem do sistema de ignição e regulagem de ponto (estático e dinâmico):
===============================================================
Antes de tocar no carburador é melhor fazer uma boa regulagem do ponto e troca do platinado.
(Usar a chave 10 do tipo L)
TROCA DO PLATINADO:
Dica: Alternativamente, se não possuir a lâmina, pode usar uma lâmina de gilete que fica bom, já fiz o teste!
PONTO ESTÁTICO (pode pular para PONTO DINÂMICO se o carro ainda esta pegando):
Use este rápido tutorial ou o vídeo que o segue(o vídeo esta um pouco mais complicado, mas pode te ajudar a entender o que vai ter de soltar e etc)
Coloque o volante do motor com a marca da polia (MAIOR) voltada para cima (há uma marquinha na polia) (gire a polia com cuidado segurando na correia, e por favor tranque o carro e guarde a chave no bolso para evitar que alguem lhe de a partida!). Olhando de cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V" ou três marquinhas conforme o ano), deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor.
Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco.
Retire o cabo que entra na bobina.
LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo?
Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado fique completamente fechado.
Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido ANTI-HORÁRIO até sair uma pequena centelha entre os contatos do platinado que irá fazer um barulho de click (realmente da pra ouvir). Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático.
Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
Depois de assistir os vídeos e seguir os tutoriais, será obrigatório fazer a regulagem do ponto dinâmico para obter a máxima performance e economia de combustivel.
PONTO DINÂMICO (obrigatório para o desempenho prometido no tópico):
Para ajustar o PONTO DINÂMICO é necessário montar tudo, tampa cabos, etc. para colocar motor para funcionar.
Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor.
CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino.
Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do distribuidor.
Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios:
1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo".
2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino". Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a porca e novamente atrase um pouco o ponto.
Se ouvir barulho de metal batendo significa apenas que o ponto esta muito adiantado e isso apenas vai atrapalhar a performance do carro (mas não vai estragar a curto prazo), verifique quando o carro faz força numa subida por exemplo! Se fizer volte bem pouquinho o ponto até achar a posição ideal.
Tendo feito isso verifique todos os apertos de todos os cabos de vela, devem estar bem apertados(pode fazer bastante força), se necessário lixe suavemente os contatos de velas. O contato mais problemático é o que vai na bobina, se necessário puxe a borracha de proteção e conecte diretamente no fundo da bobina fazendo força e depois empurre o isolamentopara proteção!)
O carburador é capaz de adiantar suavemente o ponto, abra o distribuidor e verifique se ele é capaz de adiantar o ponto chupando pelo caninho preto que vai do distribuidor ao carburador(desconecte-o com força do carburador e chupe), se não estiver funcionando não tem problema, pois não é um item assim tão importante, mas conecte-o onde estava. Se estiver funcionando e você fez o ajuste dinâmico mas escuta um barulho de metal batendo quando o carro faz força pode ter que atrasar um pouquinho o ponto!
Isto é o que você precisa para o sistema elétrico! Funcionar, sim é só isso!
Regulagem e limpeza do carburador:
==================================================
CUIDADO: ESTAS REGULAGENS VÃO APENAS ATRAPALHAR CASO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO TENHA SIDO REVISADO E REGULADO CONFORME ACIMA, MAS DO CONTRARIO SEU CARRO VAI TER UM DESEMPENHO EXCELENTE!
Para regulagem do carburador use os seguintes vídeos (Marcelo Tonella):
E agora? Depois das regulagens acima vou dar algumas dicas:
1-Se não vai trocar todas as peças do carburdor, troque ao menos a agulha, a bóia e as juntas do carburador (preço total: R$ 25,00)
2-Caso o carburador não esteja vedando, e mesmo trocando a bóia e a agulha ele vaza, use uma borracha de vedação (um anel oring de injeção eletrônica, leve a agulha para encontrar um anel adequado, você vai entender o que é agulha depois de assistir os vídeos acima!)
Teste seu carro e prepare-se para ficar arrepiado!
Você vai perceber que o carro vai ficar muito veloz, pegar no estalo sem necessidade de acelerar e ainda não vai cheirar gasolina.
Se cheira gasolina, troque todo o sistema de respiro!
Troque o óleo por 20W50 novinho e peça para trocar também a peneirinha do óleo para ficar tudo novinho, saia na estrada e começe andando devagar a 80, depois de morno, reduza até parar num lugar seguro, arranque fundo... mas não estique demais a primeira e a segunda,
Mas estique sua terceira marcha, até mais ou menos 75 ou se seu motor estiver novo 80km/h, coloque a quarta marcha e curta, alguns momentos, faça isso numa via em que a velocidade permitida seja 100km/h, e procure ficar próximo do acostamento em caso de necessidade de parada! USe uma pista de uma mão só que não tenha caminhões, se necessário use um horário em que a pista esta vazia como 6 horas da manhã!
Curta seu motor BOXER agora à toda, tenho um fusca: depois das regulagens acima (um 1300L), tem chego a 140 em linha reta perfeita, e até canta pneu na hora de arrancar, acredito que todos vão conseguir resultados semelhantes! Claro, muito muito cuidado pivos novos , embuchamento novo, suspensão nova, tudo novo na hora de passar de 100, alem disso, cuidado MUITO CUIDADO com multas e acidentes, quero dormir tranquilo estas regulagens são para seu fusca responder e te salvar nas horas q vc precisar, mas não são para você correr demais ok?
Se o carro não melhorou: Verifique tudo novamente, mas um item importante, o cabo do acelerador deve ser novo e ter certa "tensão" no carburador, isto é ele deve estar bem conectado e atravessando pelo menos a largura de um palito o "quebra-galho" (peça que conecta o cabo do acelerador no carburador.)
Outro motivo de não ter melhorado pode ser problema com a bomba de gasolina R$30,00 a original brosol, entre outros, poste suas dúvidas!
Poste seu resultado!
TAGs de pesquisa: Fusca não passa de 110km/h, Fusca não passa de 120km/h, 1300 não passa de 110km/h, 1300 não passa de 110, regulagem do ponto dinâmico.
Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.
Mas duas são principais: A primeira é a regulagem do sistema de ignição, especialmente a regulagem do ponto, e a segunda a regulagem do carburador, muito cuidado com essa pois problemas na regulagem do carburador muitas vezes são na verdade um problema de ignição, é possível até mesmo que seu carro afogue e vaze gasolina no carburador por problemas no sistema de ignição... E como isso é possível? Bem, geralmente a maioria dos fuscas e buggys já estão com o sistema de ignição tão deficiente que regulagens forçadas foram feitas no carburador (para compensar) estas ora fazem o motor afogar, ora estourar chamando atenção de todos na rua! !
Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem:
===============================================================
Este é o tópico principal para não se perder mais para frente!
Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!
1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem!
Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00)
Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa)
Bobina E12V Cinza (R$: 50,00)
Bobina que você não deve usar no seu veículo:
Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado)
Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo:
Marflex Amarela (R$ 30,00)
2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK)
Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado!
Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.
3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova!
Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade
Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00)
DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.
4- Rotor:
Rotor Bosch (R$ 12,00)
Rotor outras marcas (R$ até 5,00)
5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la!
Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar!
Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço...
O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00)
Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)
6- Condensador: - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador!
Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00)
7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto.
Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)
8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem
Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente.
Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio!
O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)
9- Regulador de voltagem:
Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
10- Fiação
Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)
11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel
Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
Regulagem do sistema de ignição e regulagem de ponto (estático e dinâmico):
===============================================================
Antes de tocar no carburador é melhor fazer uma boa regulagem do ponto e troca do platinado.
(Usar a chave 10 do tipo L)
TROCA DO PLATINADO:
Dica: Alternativamente, se não possuir a lâmina, pode usar uma lâmina de gilete que fica bom, já fiz o teste!
PONTO ESTÁTICO (pode pular para PONTO DINÂMICO se o carro ainda esta pegando):
Use este rápido tutorial ou o vídeo que o segue(o vídeo esta um pouco mais complicado, mas pode te ajudar a entender o que vai ter de soltar e etc)
Coloque o volante do motor com a marca da polia (MAIOR) voltada para cima (há uma marquinha na polia) (gire a polia com cuidado segurando na correia, e por favor tranque o carro e guarde a chave no bolso para evitar que alguem lhe de a partida!). Olhando de cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V" ou três marquinhas conforme o ano), deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor.
Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco.
Retire o cabo que entra na bobina.
LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo?
Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado fique completamente fechado.
Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido ANTI-HORÁRIO até sair uma pequena centelha entre os contatos do platinado que irá fazer um barulho de click (realmente da pra ouvir). Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático.
Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
Depois de assistir os vídeos e seguir os tutoriais, será obrigatório fazer a regulagem do ponto dinâmico para obter a máxima performance e economia de combustivel.
PONTO DINÂMICO (obrigatório para o desempenho prometido no tópico):
Para ajustar o PONTO DINÂMICO é necessário montar tudo, tampa cabos, etc. para colocar motor para funcionar.
Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor.
CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino.
Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do distribuidor.
Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios:
1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo".
2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino". Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a porca e novamente atrase um pouco o ponto.
Se ouvir barulho de metal batendo significa apenas que o ponto esta muito adiantado e isso apenas vai atrapalhar a performance do carro (mas não vai estragar a curto prazo), verifique quando o carro faz força numa subida por exemplo! Se fizer volte bem pouquinho o ponto até achar a posição ideal.
Tendo feito isso verifique todos os apertos de todos os cabos de vela, devem estar bem apertados(pode fazer bastante força), se necessário lixe suavemente os contatos de velas. O contato mais problemático é o que vai na bobina, se necessário puxe a borracha de proteção e conecte diretamente no fundo da bobina fazendo força e depois empurre o isolamentopara proteção!)
O carburador é capaz de adiantar suavemente o ponto, abra o distribuidor e verifique se ele é capaz de adiantar o ponto chupando pelo caninho preto que vai do distribuidor ao carburador(desconecte-o com força do carburador e chupe), se não estiver funcionando não tem problema, pois não é um item assim tão importante, mas conecte-o onde estava. Se estiver funcionando e você fez o ajuste dinâmico mas escuta um barulho de metal batendo quando o carro faz força pode ter que atrasar um pouquinho o ponto!
Isto é o que você precisa para o sistema elétrico! Funcionar, sim é só isso!
Regulagem e limpeza do carburador:
==================================================
CUIDADO: ESTAS REGULAGENS VÃO APENAS ATRAPALHAR CASO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO TENHA SIDO REVISADO E REGULADO CONFORME ACIMA, MAS DO CONTRARIO SEU CARRO VAI TER UM DESEMPENHO EXCELENTE!
Para regulagem do carburador use os seguintes vídeos (Marcelo Tonella):
E agora? Depois das regulagens acima vou dar algumas dicas:
1-Se não vai trocar todas as peças do carburdor, troque ao menos a agulha, a bóia e as juntas do carburador (preço total: R$ 25,00)
2-Caso o carburador não esteja vedando, e mesmo trocando a bóia e a agulha ele vaza, use uma borracha de vedação (um anel oring de injeção eletrônica, leve a agulha para encontrar um anel adequado, você vai entender o que é agulha depois de assistir os vídeos acima!)
Teste seu carro e prepare-se para ficar arrepiado!
Você vai perceber que o carro vai ficar muito veloz, pegar no estalo sem necessidade de acelerar e ainda não vai cheirar gasolina.
Se cheira gasolina, troque todo o sistema de respiro!
Troque o óleo por 20W50 novinho e peça para trocar também a peneirinha do óleo para ficar tudo novinho, saia na estrada e começe andando devagar a 80, depois de morno, reduza até parar num lugar seguro, arranque fundo... mas não estique demais a primeira e a segunda,
Mas estique sua terceira marcha, até mais ou menos 75 ou se seu motor estiver novo 80km/h, coloque a quarta marcha e curta, alguns momentos, faça isso numa via em que a velocidade permitida seja 100km/h, e procure ficar próximo do acostamento em caso de necessidade de parada! USe uma pista de uma mão só que não tenha caminhões, se necessário use um horário em que a pista esta vazia como 6 horas da manhã!
Curta seu motor BOXER agora à toda, tenho um fusca: depois das regulagens acima (um 1300L), tem chego a 140 em linha reta perfeita, e até canta pneu na hora de arrancar, acredito que todos vão conseguir resultados semelhantes! Claro, muito muito cuidado pivos novos , embuchamento novo, suspensão nova, tudo novo na hora de passar de 100, alem disso, cuidado MUITO CUIDADO com multas e acidentes, quero dormir tranquilo estas regulagens são para seu fusca responder e te salvar nas horas q vc precisar, mas não são para você correr demais ok?
Se o carro não melhorou: Verifique tudo novamente, mas um item importante, o cabo do acelerador deve ser novo e ter certa "tensão" no carburador, isto é ele deve estar bem conectado e atravessando pelo menos a largura de um palito o "quebra-galho" (peça que conecta o cabo do acelerador no carburador.)
Outro motivo de não ter melhorado pode ser problema com a bomba de gasolina R$30,00 a original brosol, entre outros, poste suas dúvidas!
Poste seu resultado!
TAGs de pesquisa: Fusca não passa de 110km/h, Fusca não passa de 120km/h, 1300 não passa de 110km/h, 1300 não passa de 110, regulagem do ponto dinâmico.
Última edição por lucianomartini em Dom Nov 25, 2012 8:42 am, editado 7 vez(es)
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
Parabéns...
ótimas informações
ótimas informações
Elvis- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 391
Idade : 36
Localização : Teresina - PI
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5380
Data de inscrição : 19/04/2011
Re: Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
Show de informações, ...........
Nevio- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 411
Idade : 66
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 5292
Data de inscrição : 12/08/2011
Re: Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
Exelente parabens!!!!
Eder Queiroz- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 79
Idade : 43
Localização : Monte Alto SP
Tipo de Buggy : Giants 87 Vermelho
Pontos : 4548
Data de inscrição : 16/09/2012
Re: Melhorando o desempenho do seu motor boxer carburação única!
Valeu pelos comentários! =]
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Tópicos semelhantes
» Motor 1300 desempenho
» Fotos do meu buggy Giants!! fotos novas do motor recolocado!
» QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600
» Turbo no motor 1600 carburação simples
» Esquema Ignição Motor BX 1600 dupla carburação
» Fotos do meu buggy Giants!! fotos novas do motor recolocado!
» QUERO MELHORAR DESEMPENHO DO MEU MOTOR BOXE 1600
» Turbo no motor 1600 carburação simples
» Esquema Ignição Motor BX 1600 dupla carburação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos