conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
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Bugólatra
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conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
ai vai mais uma postagem direcionada aos leigos como eu já que os graxeiros de plantão reconhecem de olhos fechados cada uma dessas peças.
Eixo traseiro
Eixo traseiro
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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jperson- Moderador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Faltou alguma coisa!
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
VIVINHOM escreveu:Faltou alguma coisa!
Vixe foi mesmo Alvaro não sei como eu pude esquecer isso,
galera faltou a graxa!
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Alguém pode me explicar como funcionam as molas dianteiras e como a catraca faz a dianteira levatar.
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Evilasio escreveu:VIVINHOM escreveu:Faltou alguma coisa!
Vixe foi mesmo Alvaro não sei como eu pude esquecer isso,
galera faltou a graxa!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito engraçado, engraçadinho , faltou a discriminação de cada componente!
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Também tenho essa mesma curiosidade!Volnei S escreveu:Alguém pode me explicar como funcionam as molas dianteiras e como a catraca faz a dianteira levatar.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
As molas dianteiras, na verdade são feixes de molas, um feixe no tubo superior o outro no inferior e trabalham com torsão.
O que os fazem ficar na posição é o parafuso central no tubo e as buchas internas.
A catraca faz as vezes do parafuso central, só que com um furo maior o que proporciona a regulagem do feixe, para cima ou para baixo, subindo ou baixando a suspensão.
De uma forma simploria é mais ou menos assim que funciona.
O que os fazem ficar na posição é o parafuso central no tubo e as buchas internas.
A catraca faz as vezes do parafuso central, só que com um furo maior o que proporciona a regulagem do feixe, para cima ou para baixo, subindo ou baixando a suspensão.
De uma forma simploria é mais ou menos assim que funciona.
jperson- Moderador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Primeiramente é preciso entender o funcionamento desta suspensão para compreender a atuação da catraca.
Para facilitar o entendimento é só pensar numa lamina de serra onde um sujeito segura ela pelo meio e torce (sentido de girar) uma das pontas, a serra naturalmente vai exercer uma força para voltar a ficar reta, a suspensão em questão tem praticamente a mesma teoria, são varias laminas dentro daqueles dois tubos e o que dita a posição natural delas é o parafuso do meio do tubo, o que a catraca faz é dizer onde será a "posição natural", podendo ser mais pra cima do tubo ou mais pra baixo, consequentemente a suspensão vai subir ou descer.
Veja a foto e imagine estes retangulos vermelho como o bloco de laminas dentro do tubo e perceba que a catraca poderá manter todas elas mais pra cima ou mais pra baixo, numa suspensão sem catraca este parafuso do meio fica preso de uma forma que impossibilita esta regulagem de altura.
Para facilitar o entendimento é só pensar numa lamina de serra onde um sujeito segura ela pelo meio e torce (sentido de girar) uma das pontas, a serra naturalmente vai exercer uma força para voltar a ficar reta, a suspensão em questão tem praticamente a mesma teoria, são varias laminas dentro daqueles dois tubos e o que dita a posição natural delas é o parafuso do meio do tubo, o que a catraca faz é dizer onde será a "posição natural", podendo ser mais pra cima do tubo ou mais pra baixo, consequentemente a suspensão vai subir ou descer.
Veja a foto e imagine estes retangulos vermelho como o bloco de laminas dentro do tubo e perceba que a catraca poderá manter todas elas mais pra cima ou mais pra baixo, numa suspensão sem catraca este parafuso do meio fica preso de uma forma que impossibilita esta regulagem de altura.
Diogo Lima- Desbravador Master
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Diogo Lima escreveu:Primeiramente é preciso entender o funcionamento desta suspensão para compreender a atuação da catraca.
Para facilitar o entendimento é só pensar numa lamina de serra onde um sujeito segura ela pelo meio e torce (sentido de girar) uma das pontas, a serra naturalmente vai exercer uma força para voltar a ficar reta, a suspensão em questão tem praticamente a mesma teoria, são varias laminas dentro daqueles dois tubos e o que dita a posição natural delas é o parafuso do meio do tubo, o que a catraca faz é dizer onde será a "posição natural", podendo ser mais pra cima do tubo ou mais pra baixo, consequentemente a suspensão vai subir ou descer.
Veja a foto e imagine estes retangulos vermelho como o bloco de laminas dentro do tubo e perceba que a catraca poderá manter todas elas mais pra cima ou mais pra baixo, numa suspensão sem catraca este parafuso do meio fica preso de uma forma que impossibilita esta regulagem de altura.
Muito boa a explicação.
No caso de manutenção por exemplo, nunca revisei a suspensão dianteira, o Que devo fazer?
Elvis- Super Desbravador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Nos tubos tem (4) pontos de lubrificação. Um de cada lado do tubo.
Se os retentores (4) que estão nas pontas dos tubos não deixam sair graxa, pouca graxa deve levar.
Se pretende desarmar tudo, para substituir a graxa e até, ver como funciona; aí a coisa já é mais trabalhosa.
A explicação do funcionamento da suspensão dianteira, não podia estar melhor!
Abraço desta margem do rio.
Se os retentores (4) que estão nas pontas dos tubos não deixam sair graxa, pouca graxa deve levar.
Se pretende desarmar tudo, para substituir a graxa e até, ver como funciona; aí a coisa já é mais trabalhosa.
A explicação do funcionamento da suspensão dianteira, não podia estar melhor!
Abraço desta margem do rio.
Carlos Baptista- Buggueiro
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Perfeito Diogo, era uma das informações que faltava... para completar o tópico, acredito que se alguém pudesse postar fotos dos feixes de molas ficaria 10!!
Abração a todos, inclusive ao amigo que está do outro lado da margem...
Abração a todos, inclusive ao amigo que está do outro lado da margem...
Convidad- Convidado
Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Aqui tem um feixe
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233058689-feixe-de-mola-da-suspenso-dianteira-do-fusca-12001300-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233058689-feixe-de-mola-da-suspenso-dianteira-do-fusca-12001300-_JM
jperson- Moderador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
10 JP!! Eu sempre acho que uma imagem é melhor do que 1000 palavras... assim o pessoal entende melhor o que foi escrito acima!
Convidad- Convidado
Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Acabei de montar minha susp. e digo uma coisa aos amigos, o negócio é trabalhoso
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Se é trabalhooooooooso!!!
Eu costumo usar um araminho fininho. Depois ato (prendo) as lâminas de maneira que elas fiquem todas bem juntinhas como se fossem uma peça só. Depois o braço de suspensão entra que é uma maravilha.
Um abraço cá desta margem
Eu costumo usar um araminho fininho. Depois ato (prendo) as lâminas de maneira que elas fiquem todas bem juntinhas como se fossem uma peça só. Depois o braço de suspensão entra que é uma maravilha.
Um abraço cá desta margem
Carlos Baptista- Buggueiro
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Ôpa que beleza Alvaro, agora aproveita que tu ainda ta com esse esquema bem fresquinho na mente então adiciona o nome das peças mostradas na foto acima, só falta metade do serviço pois na foto elas já estão todas numeradas só esperando você discrimina-las.VIVINHOM escreveu:Acabei de montar minha susp. e digo uma coisa aos amigos, o negócio é trabalhoso
Obs; Não esqueça de mencionar a graxa héim!
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
kkkkkkkkk, essa incumbência é sua, quem mandou levantar a bola
Se eu achar em algum lugar posto sim, o problema é que estou sem tempo, estou trocando o pivô do fusca e ñ consigo retirar o antigo do tambor, tens alguma dica? ñ vale falar em sacador pois custa R$ 180,00 ñ valeria a pena comprar tal ferramenta, ñ trabalho direto com suspensão!
Se eu achar em algum lugar posto sim, o problema é que estou sem tempo, estou trocando o pivô do fusca e ñ consigo retirar o antigo do tambor, tens alguma dica? ñ vale falar em sacador pois custa R$ 180,00 ñ valeria a pena comprar tal ferramenta, ñ trabalho direto com suspensão!
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
VIVINHOM escreveu:kkkkkkkkk, essa incumbência é sua, quem mandou levantar a bola
Se eu achar em algum lugar posto sim, o problema é que estou sem tempo, estou trocando o pivô do fusca e ñ consigo retirar o antigo do tambor, tens alguma dica? ñ vale falar em sacador pois custa R$ 180,00 ñ valeria a pena comprar tal ferramenta, ñ trabalho direto com suspensão!
é que eu já encontrei aquele poste incompleto daquele jeito.
conhece aquele equipamento ultra moderno mostrado no link abaixo e muito utilizado por alguns mecânicos? eles custam pouco e as vezes eles resolvem bem esse problema de sacar os pivôs.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtC9WP5Anm78_hrUAP53pcbCIlnfgzbcgWT5OeYPO397BhUnL8
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
kkkkkkkkkkkkkk!,, "Vila", até isso já tentei, só que o fim de semana chegou e a fadiga também, amanhã continuo.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
As peças conforme numeração das fotos acima, retiradas do meu livro "conheça seu volkswagen, 17º edição.
Foto 1
Foto 2
URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/593/dsc03351gq.jpg/][/URL]
foto 3
Foto 1
Foto 2
URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/593/dsc03351gq.jpg/][/URL]
foto 3
jperson- Moderador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Eita JP, beleza! Socorro preciso e útil como de costume...
Abração.
Abração.
Convidad- Convidado
Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
É Marcio, esse livrinho, apesar de antigo, faz milagres.
jperson- Moderador
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Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
E como faz! Acho que todo mundo que curte esse universo da mecânica dos VW a ar deveria ter um em casa ou pelo menos dar uma boa lida no contéudo dele... ajuda pacas!!
Convidad- Convidado
Re: conhecendo um pouco os eixos dianteiro e traseiro
Tens razão irmão, esse "JP" ñ é fraco não
VIVINHOM- Homem das Dunas
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