Dicas sobre o FILTRO DE AR
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Dicas sobre o FILTRO DE AR
Bom dia, Ladies and Gentlemen...
Apesar de uma boa parte do pessoal aqui já ter um vasto
conhecimento mecânico. Não custa nada agregar um pouco mais de informação!
Filtro de ar
Pergunta: Porque motor também respira?
Resposta: Embora seu preço seja relativamente baixo, o filtro de ar (também chamado de "elemento do filtro de ar" porque o sistema também inclui a tubulação etc.) é importantíssimo para a "saúde" e o desempenho do seu motor. Por isso, fique ligado para substituí-lo quando necessário e não fazer economia porca, que certamente vai custar muito mais caro depois.
Função
Os filtros de ar separam e retem as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidam para que somente o limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistões, anéis, bielas, camisas etc.
Período de troca
Os manuais de manutenção de cada veículo trazem instruções específicas sobre os períodos de troca dos elementos, que devem ser seguidos à risca pelo proprietário. Geralmente os períodos de troca para os veículos que rodam em estradas de terra, ou com muita poeira, devem ser reduzidos em relação aos períodos normais (estes prazos especiais também são citados nos manuais). Mas também vai muito do bom senso de cada um. Se estiver muito sujo deve ser trocado. Lembre que um filtro sujo irá dificultar também a passagem do ar e, com isso, aumentar o
consumo de combustível, pois ele funcionará como um "afogador". Isto é, o "esforço" a mais que o motor terá de fazer para aspirar o ar,
fará com que admita mais combustível. Esse combustível a mais provavelmente não será totalmente queimado, "lavando" camisas e anéis (aumentando o desgaste dessas peças), contaminando o óleo (prejudicando a lubrificação) e saindo pelo escapamento (danificando o catalisador) e podendo "explodir" devido à alta temperatura do sistema, o que, aos poucos, acaba quebrando o silencioso.
Como trocar
A troca do elemento do filtro de ar é bastante simples e pode ser feita pelo proprietário do veículo. Para quem se habilita, basta localizar a caixa do filtro de ar, que geralmente é de plástico preto e fica bem destacada no compartimento do motor e mãos a obra:
1) Remova a tampa da carcaça do filtro soltando os prendedores ou parafusos. Em carros alimentados por carburador, o filtro fica logo acima dele. Por isso, tome muito cuidado para não deixar cair nenhum dos parafusos dentro do carburador;
2) Retire o elemento do filtro de ar já usado e limpe o interior da caixa, principalmente a área de vedação onde o elemento vai se apoiar, com um pano úmido e tomando o cuidado para a sujeira não cair dentro do tubo de admissão;
3) Coloque o novo elemento, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante quanto a sua aplicação e instalação (ao comprar um elemento, leia na embalagem se ele é apropriado para o seu veículo, verificando ano e modelo);
4)Use sempre elementos de qualidade, que vai contribuir para o prolongamento da vida do motor.
O que não fazer
Em alguns casos, para prolongar a vida útil do filtro de ar, são utilizados procedimentos inúteis que podem comprometer o desempenho do motor. Os jatos de ar para limpar a sujeira existente nos filtros de ar e até mesmo dar pequenas batidas no componente são grandes atentados contra o veículo. Essas atitudes fazem com que os poros do papel (meio filtrante) se rompam, permitindo a passagem de sujeira. Além disso,
os impactos nos filtros comprometem as estruturas da área de vedação. Com isso, o filtro de ar acaba perdendo a sua função de separar e reter todas as partículas existentes no ar aspirado pelo motor, mesmo nas piores condições como alto índice de poeira, umidade do ar ou alto grau de poluição. Além disso, os filtros de ar assumem outra tarefa importante, que é a atenuação do ruído de aspiração diminuindo o barulho interno.
Estrutura e qualidade
Os filtros de qualidade geralmente apresentam sanfona de papel com uma forma adequada para cada tipo de filtro. Sua estrutura, dobras e nervuras são desenvolvidas para que a filtragem seja 100% eficiente. As junções com cola devem ser eficientes para garantir uma boa estanqueidade.
Fonte: vwfusca.sites.uol.com.br
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conhecimento mecânico. Não custa nada agregar um pouco mais de informação!
Filtro de ar
Pergunta: Porque motor também respira?
Resposta: Embora seu preço seja relativamente baixo, o filtro de ar (também chamado de "elemento do filtro de ar" porque o sistema também inclui a tubulação etc.) é importantíssimo para a "saúde" e o desempenho do seu motor. Por isso, fique ligado para substituí-lo quando necessário e não fazer economia porca, que certamente vai custar muito mais caro depois.
Função
Os filtros de ar separam e retem as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidam para que somente o limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistões, anéis, bielas, camisas etc.
Período de troca
Os manuais de manutenção de cada veículo trazem instruções específicas sobre os períodos de troca dos elementos, que devem ser seguidos à risca pelo proprietário. Geralmente os períodos de troca para os veículos que rodam em estradas de terra, ou com muita poeira, devem ser reduzidos em relação aos períodos normais (estes prazos especiais também são citados nos manuais). Mas também vai muito do bom senso de cada um. Se estiver muito sujo deve ser trocado. Lembre que um filtro sujo irá dificultar também a passagem do ar e, com isso, aumentar o
consumo de combustível, pois ele funcionará como um "afogador". Isto é, o "esforço" a mais que o motor terá de fazer para aspirar o ar,
fará com que admita mais combustível. Esse combustível a mais provavelmente não será totalmente queimado, "lavando" camisas e anéis (aumentando o desgaste dessas peças), contaminando o óleo (prejudicando a lubrificação) e saindo pelo escapamento (danificando o catalisador) e podendo "explodir" devido à alta temperatura do sistema, o que, aos poucos, acaba quebrando o silencioso.
Como trocar
A troca do elemento do filtro de ar é bastante simples e pode ser feita pelo proprietário do veículo. Para quem se habilita, basta localizar a caixa do filtro de ar, que geralmente é de plástico preto e fica bem destacada no compartimento do motor e mãos a obra:
1) Remova a tampa da carcaça do filtro soltando os prendedores ou parafusos. Em carros alimentados por carburador, o filtro fica logo acima dele. Por isso, tome muito cuidado para não deixar cair nenhum dos parafusos dentro do carburador;
2) Retire o elemento do filtro de ar já usado e limpe o interior da caixa, principalmente a área de vedação onde o elemento vai se apoiar, com um pano úmido e tomando o cuidado para a sujeira não cair dentro do tubo de admissão;
3) Coloque o novo elemento, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante quanto a sua aplicação e instalação (ao comprar um elemento, leia na embalagem se ele é apropriado para o seu veículo, verificando ano e modelo);
4)Use sempre elementos de qualidade, que vai contribuir para o prolongamento da vida do motor.
O que não fazer
Em alguns casos, para prolongar a vida útil do filtro de ar, são utilizados procedimentos inúteis que podem comprometer o desempenho do motor. Os jatos de ar para limpar a sujeira existente nos filtros de ar e até mesmo dar pequenas batidas no componente são grandes atentados contra o veículo. Essas atitudes fazem com que os poros do papel (meio filtrante) se rompam, permitindo a passagem de sujeira. Além disso,
os impactos nos filtros comprometem as estruturas da área de vedação. Com isso, o filtro de ar acaba perdendo a sua função de separar e reter todas as partículas existentes no ar aspirado pelo motor, mesmo nas piores condições como alto índice de poeira, umidade do ar ou alto grau de poluição. Além disso, os filtros de ar assumem outra tarefa importante, que é a atenuação do ruído de aspiração diminuindo o barulho interno.
Estrutura e qualidade
Os filtros de qualidade geralmente apresentam sanfona de papel com uma forma adequada para cada tipo de filtro. Sua estrutura, dobras e nervuras são desenvolvidas para que a filtragem seja 100% eficiente. As junções com cola devem ser eficientes para garantir uma boa estanqueidade.
Fonte: vwfusca.sites.uol.com.br
Red Buggy- Desbravador
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Ops, não tinha visto esse tópico qdo postei na dica de limpeza de carburação, não esperei molhar o bico hehehe.
E realmente é baratinho mesmo.
Abs
E realmente é baratinho mesmo.
Abs
Louro_José- Super Desbravador
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Data de inscrição : 11/11/2010
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Gente o melhor eh usar o filtro de ar a oleo do fuscao 1300
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
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Data de inscrição : 28/11/2011
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
O filtro sempre é deixado de lado mesmo , Ó coitado !!!
hehehe
hehehe
Gustavo- Desbravador Master
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
eu prefiro o filtro de papel, já esta provado e comprovado que ele é eficiente.Mad Well escreveu:Gente o melhor eh usar o filtro de ar a oleo do fuscao 1300
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Tenho filtro de ar a oleo no fuscão e se não cuidar o nivel(oleo de mais) na hora da limpeza, vaza pelo bocal e suja todo o compartimento do motor.
Para uso pesado é um excelente filtro, para uso mais leve, na cidade por exemplo o de papel é perfeito.
Para uso pesado é um excelente filtro, para uso mais leve, na cidade por exemplo o de papel é perfeito.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
A indicação do nivel ta la no proprio filtro quando comessa o "desnivel"
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Eu já vi algumas pessoas alterarem o local do filtro de ar (motor boxer), eles colocam uma mangueira daquelas utilizadas para aspirar a piscina, e colocam o fltro na parte de dentro do buggy, fazendo com que o mesmo aspire o ar interno e não do motor.
Fazem isso pois na posição normal, o mesmo aspira mta areia, vindo a ter problemas no motor.
É recomendado fazer isso??
Fazem isso pois na posição normal, o mesmo aspira mta areia, vindo a ter problemas no motor.
É recomendado fazer isso??
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Sem problemas, Felipe. É o mesmo sistema de snorkel que os jipes usam. O ar é mais limpo e mais frio, garantindo melhor desempenho e durabilidade ao motor.
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Bem! deve ficar um pouco incomodo transportar aquele objeto solto dentro do buggy mas no fundo é uma maneira meio improvisada mas criativa de proteger o motor, sem duvidas é uma ideia válida sim.felipe_belfusca escreveu:Eu já vi algumas pessoas alterarem o local do filtro de ar (motor boxer), eles colocam uma mangueira daquelas utilizadas para aspirar a piscina, e colocam o fltro na parte de dentro do buggy, fazendo com que o mesmo aspire o ar interno e não do motor.
Fazem isso pois na posição normal, o mesmo aspira mta areia, vindo a ter problemas no motor.
É recomendado fazer isso??
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
felipe_belfusca escreveu:Eu já vi algumas pessoas alterarem o local do filtro de ar (motor boxer), eles colocam uma mangueira daquelas utilizadas para aspirar a piscina, e colocam o fltro na parte de dentro do buggy, fazendo com que o mesmo aspire o ar interno e não do motor.
Fazem isso pois na posição normal, o mesmo aspira mta areia, vindo a ter problemas no motor.
É recomendado fazer isso??
ar interno possivelmente não tem areia, ou seja, cata ar praticamente puro e com o filtro fica uma blz...
uso filtro de kombi dentro do motor, deslocado, com mangueira de filtro de ar de brasilia e adaptei uma mangueira na saída dela para captar ar num lugar dentro doproprio motor onde tem menos areia...
basso- Desbravador Master
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
basso escreveu:felipe_belfusca escreveu:Eu já vi algumas pessoas alterarem o local do filtro de ar (motor boxer), eles colocam uma mangueira daquelas utilizadas para aspirar a piscina, e colocam o fltro na parte de dentro do buggy, fazendo com que o mesmo aspire o ar interno e não do motor.
Fazem isso pois na posição normal, o mesmo aspira mta areia, vindo a ter problemas no motor.
É recomendado fazer isso??
ar interno possivelmente não tem areia, ou seja, cata ar praticamente puro e com o filtro fica uma blz...
uso filtro de kombi dentro do motor, deslocado, com mangueira de filtro de ar de brasilia e adaptei uma mangueira na saída dela para captar ar num lugar dentro doproprio motor onde tem menos areia...
Basso, tens foto pra demonstrar melhor como ficou teu filtro de ar? Quero melhorar isso no meu buggy em breve. Obrigado, amigão
Bocca- Desbravador Master
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Eu não tenho no meu na vdd.
O que eu vi na net é esse, por coincidencia, mesmo modelo do meu buggy.
Saindo do motor
http://planetabuggy.com.br/extintos/belfusca/orivaldo/motor.jpg
Essa parte fica logo abaixo do banco traseiro
http://planetabuggy.com.br/extintos/belfusca/orivaldo/ar_03.jpg
O que eu vi na net é esse, por coincidencia, mesmo modelo do meu buggy.
Saindo do motor
http://planetabuggy.com.br/extintos/belfusca/orivaldo/motor.jpg
Essa parte fica logo abaixo do banco traseiro
http://planetabuggy.com.br/extintos/belfusca/orivaldo/ar_03.jpg
felipe_belfusca- Buggueiro
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Tipo de Buggy : Belfusca
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Data de inscrição : 09/06/2010
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
rapaz na verdade esse sistema é interessante mas seria bem mais confiável se fosse instalado num local mais alto pois se ocorrer qualquer furo ou alguma possível entrada de ar no meio daquela mangueira é perigoso o motor aspirar água ou mesmo areia.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Evilasio escreveu:rapaz na verdade esse sistema é interessante mas seria bem mais confiável se fosse instalado num local mais alto pois se ocorrer qualquer furo ou alguma possível entrada de ar no meio daquela mangueira é perigoso o motor aspirar água ou mesmo areia.
Realmente, isso pode ocorrer...mas não vejo alguma outra maneira de colocar, pois da pra por no maximo uns 20 cm acima.
felipe_belfusca- Buggueiro
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Tipo de Buggy : Belfusca
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Data de inscrição : 09/06/2010
Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Bocca escreveu:
Basso, tens foto pra demonstrar melhor como ficou teu filtro de ar? Quero melhorar isso no meu buggy em breve. Obrigado, amigão
da uma olhada neste tópico, tens a foto do filtro de ar que "tinha" deslocado..
https://planetabuggy.forumeiros.com/t2788p60-filtro-de-ar?highlight=filtro+de+ar
quando lembrar eu tiro do atual.
basso- Desbravador Master
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
galera... se por uma insanidade da minha fertil mente de adolescente kkkk eu colocasse a entrada de ar na saida de ar da capela do radiador? oque aconteceria?
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Mad, voce diz ligar o carburadsor com a capelinha de refrigeração?
Se é isso, muitos tentaram, mas não funcioona bem, sai ar quente de lá e sujo.
Se é isso, muitos tentaram, mas não funcioona bem, sai ar quente de lá e sujo.
jperson- Moderador
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Bocca escreveu:
Basso, tens foto pra demonstrar melhor como ficou teu filtro de ar? Quero melhorar isso no meu buggy em breve. Obrigado, amigão
só não reparem a elétrica pois ela estava toda solta...
perceba que coloquei uma mangueira na ponta do filtro que coleta ar num local onde teoricamente não vai areia..
basso- Desbravador Master
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Re: Dicas sobre o FILTRO DE AR
Ta bonito o coração e os pulmões do teu bicho, hein!?! hehehehe... Parabéns, campeão
Bocca- Desbravador Master
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