Bio diesel esta de luto
+2
Fabiano Marques
Bugólatra
6 participantes
Página 1 de 1
Bio diesel esta de luto
Morre um dos grandes brasileiros.
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=326738&modulo=966
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=326738&modulo=966
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966
Re: Bio diesel esta de luto
Uma grande perda!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Apesar do biodiesel não ser coisa nova (foi o primeiro combustível utilizado em motores a explosão interna!), a transesterificação é uma invenção genial, que possibilitou a elaboração industrial da coisa.
Eu, particularmente, tenho minhas restrições técnicas e até sociais ao biosiesel, da maneira como está sendo feita. Também tenho com o álcool, mas isso é outra história.
Eu, particularmente, tenho minhas restrições técnicas e até sociais ao biosiesel, da maneira como está sendo feita. Também tenho com o álcool, mas isso é outra história.
Até acredito que o alcool e o biodiesel poderiam ser fontes alternativas de energia que poderiam nos levar a auto suficiência sem depender do petróleo, mas com a política de produção e consumo estabelecida em outras bases bem diferentes das praticadas atualmente.
Convidad- Convidado
Cientistas e engenheiros investem tempo, trabalho, estudo e descobrem boas soluções sustentaveis e ecológicas. Quando chega a hora dos governantes viabilizarem o uso destas descobertas parece que a coisa não vai. A pouco tempo o Brasil investiu na idéia do alcool a nível mundial ser usado como combustivel apoiado nas facilidades de implantação em qualquer lugar com o motor Flex. Tanto que até mandou substituir a palavra álcool (uso combustivel) para etanol. A idéia de sermos o fornecedor mundial é boa. Porém está faltando o combustivel para uso interno! Vão diminuir o % de álcool na gasolina para não faltar. O preço tá lá em cima. Pelo menos temos muito bons cientistas e muito bons engenheiros enquanto para viabilizar a coisa não temos polit........................
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7789
O problema disso é que cada vez menos o Brasil é para os brasileiros!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Volnei S escreveu:Cientistas e engenheiros investem tempo, trabalho, estudo e descobrem boas soluções sustentaveis e ecológicas. Quando chega a hora dos governantes viabilizarem o uso destas descobertas parece que a coisa não vai. A pouco tempo o Brasil investiu na idéia do alcool a nível mundial ser usado como combustivel apoiado nas facilidades de implantação em qualquer lugar com o motor Flex. Tanto que até mandou substituir a palavra álcool (uso combustivel) para etanol. A idéia de sermos o fornecedor mundial é boa. Porém está faltando o combustivel para uso interno! Vão diminuir o % de álcool na gasolina para não faltar. O preço tá lá em cima. Pelo menos temos muito bons cientistas e muito bons engenheiros enquanto para viabilizar a coisa não temos polit........................
A minha maior objeção ao Proálcool da forma que foi conduzido foi de não ter se investido tanto em viabilizar o uso do etanol nos motores Diesel leves da época, predominantemente com injeção indireta enquanto em motores pesados já se dispunha da injeção direta, que até funciona bem com o etanol. Quanto ao biodiesel, eu já fui mais entusiasmado por esse combustível em função de ser renovável, mas atualmente eu não sou tão desfavorável a se usar óleo vegetal bruto mesmo, sem ter que fazer a transformação química. Vá lá, na hora de fazer biodiesel caseiro com sobra de óleo de cozinha eu depois ficaria sem ter muita utilidade para a glicerina residual. Até tem o problema da polimerização da glicerina por combustão incompleta, mas isso se previne com pré-aquecimento do óleo vegetal antes de ser injetado e com injeção de água com algum álcool (tanto etanol quanto metanol) no coletor de admissão, que também atuaria como uma espécie de intercooler químico.
Boer Warrior- Interessado
- Número de Mensagens : 29
Tipo de Buggy : Ainda na fase de projeto
Pontos : 4188
o maior problema deste e de tantos outros programas governamentais, é que sempre querem ter o controle total e absoluto de tudo. Então, proibem particulares de produzirem e venderem combustível, seja ele de que origem for. Foi assim no Proalcool, que privilegiou os grandes usineiros - e hoje a sociedade toda é refém deles - e tem sido assim com o biodiesel, contratado a partir de leilões sem grandes referenciais...
Carlão escreveu:o maior problema deste e de tantos outros programas governamentais, é que sempre querem ter o controle total e absoluto de tudo. Então, proibem particulares de produzirem e venderem combustível, seja ele de que origem for. Foi assim no Proalcool, que privilegiou os grandes usineiros - e hoje a sociedade toda é refém deles - e tem sido assim com o biodiesel, contratado a partir de leilões sem grandes referenciais...
Ficar dependendo da Petrobras é o problema. Os usineiros não podem vender o etanol carburante diretamente ao consumidor, tem que passar pela Petrobras...
é que o governo é uma especie de Midas ao contrario (para quem não sabe Midas era famoso por transformar tudo que tocasse em ouro) ja o governo transforma em M**DA mesmo.
os usineiros nunca quiseram vender diretamente. Faz parte do plano ter um único comprador compulsório. Se tem álcool demais, é só aumentar o teor obrigatório na gasolina, se falta, não é problema deles. Se o mercado do açúcar está bom, eles ferram a BR, retirando o álcool e fazendo açúcar.
A coisa toda foi feita para os grandes. Como no caso do trigo. Antigamente, o colono levava o trigo no moinho, pegava um pouco para ele e vendia o resto. Depois, o governo resolveu que tinha que trabalhar com cotas, pagando para os moinhos grandes e quebrando os pequenos. De quebra, a produção acabou caindo e somos importadores. Tudo porque, em algum momento, o governo acreditou que todo o brasileiro deveria comer pão de trigo. Acabaram com as regionalidades dos pães de mandioca, milho, para ter o trigo, coisa cara e rara na mesa de todos.
Ações de governo, quase sempre, são feitas por pressão de lobistas e nem sempre pensando no bem do povo. Às vezes até é, mas de forma torta, como o ECA, que promove bandidos "di menor" à vítimas da sociedade.
Pronto, falei!
A coisa toda foi feita para os grandes. Como no caso do trigo. Antigamente, o colono levava o trigo no moinho, pegava um pouco para ele e vendia o resto. Depois, o governo resolveu que tinha que trabalhar com cotas, pagando para os moinhos grandes e quebrando os pequenos. De quebra, a produção acabou caindo e somos importadores. Tudo porque, em algum momento, o governo acreditou que todo o brasileiro deveria comer pão de trigo. Acabaram com as regionalidades dos pães de mandioca, milho, para ter o trigo, coisa cara e rara na mesa de todos.
Ações de governo, quase sempre, são feitas por pressão de lobistas e nem sempre pensando no bem do povo. Às vezes até é, mas de forma torta, como o ECA, que promove bandidos "di menor" à vítimas da sociedade.
Pronto, falei!
Carlão escreveu:os usineiros nunca quiseram vender diretamente. Faz parte do plano ter um único comprador compulsório. Se tem álcool demais, é só aumentar o teor obrigatório na gasolina, se falta, não é problema deles. Se o mercado do açúcar está bom, eles ferram a BR, retirando o álcool e fazendo açúcar.
Até tem, ou pelo menos tinha, usineiros que vendiam etanol carburante a varejo por baixo dos panos.