Conheça seu parabrisa
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Conheça seu parabrisa
A História do Pará-brisa
Antes de 1910:
A fim de evitar os choques que poderiam ocorrer em caso de acidente, nenhum veículo era equipado com pára-brisa.
Entre 1910 e 1940:
Somente os pára-brisas, versão estratificada, equipariam os veículos. Em caso de choque, eles caíam diante do carro.
No fim dos anos 40:
Neste período, surgiram os primeiros pára-brisas em vidro temperado.
Em caso de choque, eles quebravam em mil pedaços. Esta é a razão pelo qual estes vidros são utilizados nas janelas laterais. Aparecem, enfim, os pára-brisas laminados formados de camadas alternadas de lâminas de vidro e policarbonato, garantindo uma melhor segurança. Dois vidros são reunidos e mantidos juntos através de uma camada de polibutiral de vinila, que é flexível e resistente à ruptura (PVB).
Em caso de choque, a camada em PVB mantém os fragmentos dos vidros juntos, assegurando a transparência do vidro. Sendo este vidro muito mais resistente, é obrigatório o uso de cinto de segurança. A Regulamentação
Depois de 1º de Janeiro de 1983, os pára-brisas em vidro temperado passaram a ser obrigatórios por razões de segurança.
Dentro do contexto das regulamentações, os testes padronizados são realizados sobre o pára-brisa para controlar:
» A visibilidade residual depois da ruptura do pára-brisa.
» A resistência da penetração de objetos.
» Resistência do choque da cabeça dos ocupantes.
» Resistência ao melhor ambiente e suas variações (temperatura, umidade etc.), assim como certos agentes químicos (produtos de limpeza, por exemplo).
» Atuação do ponto de vista (transmissão da luminosidade, limitação de deformação ou desdobramento de imagens dos objetos vistos através do pára-brisa).
Conserto ou troca? Como saber?
Os quatro tipos de impactos mais comuns são:
» Em estrela. » Em bolha. » Em 1/2 bolha. » Em bolha e estrela.
Os impactos ocorrem dentro do campo de visão do motorista. Se eles ultrapassarem 15 mm de diâmetro, ou se houver mais de dois impactos, é aconselhável a troca do pára-brisa.
Consertar seu pára-brisa é uma solução econômica
A reparação ou conserto de um pára-brisa é uma real economia para você, além de aumentar sua segurança. O conserto tem um custo inferior à troca completa do pára-brisa. Depois do conserto não resta nenhum traço do impacto. Método e procedimento: o método do conserto é simples, rápido e eficaz. A técnica consiste em injetar uma resina química dentro da região do impacto com ajuda de um aparelho especial. Em seguida, a resina é endurecida com ajuda de uma lâmpada ultra-violeta e, por fim, os resíduos são polidos com ajuda de uma massa especial.
Site:http://carros.peugeot.com.br
Antes de 1910:
A fim de evitar os choques que poderiam ocorrer em caso de acidente, nenhum veículo era equipado com pára-brisa.
Entre 1910 e 1940:
Somente os pára-brisas, versão estratificada, equipariam os veículos. Em caso de choque, eles caíam diante do carro.
No fim dos anos 40:
Neste período, surgiram os primeiros pára-brisas em vidro temperado.
Em caso de choque, eles quebravam em mil pedaços. Esta é a razão pelo qual estes vidros são utilizados nas janelas laterais. Aparecem, enfim, os pára-brisas laminados formados de camadas alternadas de lâminas de vidro e policarbonato, garantindo uma melhor segurança. Dois vidros são reunidos e mantidos juntos através de uma camada de polibutiral de vinila, que é flexível e resistente à ruptura (PVB).
Em caso de choque, a camada em PVB mantém os fragmentos dos vidros juntos, assegurando a transparência do vidro. Sendo este vidro muito mais resistente, é obrigatório o uso de cinto de segurança. A Regulamentação
Depois de 1º de Janeiro de 1983, os pára-brisas em vidro temperado passaram a ser obrigatórios por razões de segurança.
Dentro do contexto das regulamentações, os testes padronizados são realizados sobre o pára-brisa para controlar:
» A visibilidade residual depois da ruptura do pára-brisa.
» A resistência da penetração de objetos.
» Resistência do choque da cabeça dos ocupantes.
» Resistência ao melhor ambiente e suas variações (temperatura, umidade etc.), assim como certos agentes químicos (produtos de limpeza, por exemplo).
» Atuação do ponto de vista (transmissão da luminosidade, limitação de deformação ou desdobramento de imagens dos objetos vistos através do pára-brisa).
Conserto ou troca? Como saber?
Os quatro tipos de impactos mais comuns são:
» Em estrela. » Em bolha. » Em 1/2 bolha. » Em bolha e estrela.
Os impactos ocorrem dentro do campo de visão do motorista. Se eles ultrapassarem 15 mm de diâmetro, ou se houver mais de dois impactos, é aconselhável a troca do pára-brisa.
Consertar seu pára-brisa é uma solução econômica
A reparação ou conserto de um pára-brisa é uma real economia para você, além de aumentar sua segurança. O conserto tem um custo inferior à troca completa do pára-brisa. Depois do conserto não resta nenhum traço do impacto. Método e procedimento: o método do conserto é simples, rápido e eficaz. A técnica consiste em injetar uma resina química dentro da região do impacto com ajuda de um aparelho especial. Em seguida, a resina é endurecida com ajuda de uma lâmpada ultra-violeta e, por fim, os resíduos são polidos com ajuda de uma massa especial.
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Convidad- Convidado
Re: Conheça seu parabrisa
Marcelão, matéria bem esclarecedora e importante... até hoje meu buggy tem para brisa de fábrica com vidro temperado, inclusive vou mandar colocar film anti vandalismo para garantir um pouco mais de segurança!!
Valeu pelas dicas!!!
Valeu pelas dicas!!!
Convidad- Convidado
Re: Conheça seu parabrisa
Parabéns pela postagem!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: Conheça seu parabrisa
Assunto muito importante pra todos, tá de parabéns pelo conteúdo. Abraço
RFrança- Desbravador
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Re: Conheça seu parabrisa
Só tem uma correção, em 1 de Janeiro de 1983 é obrigatório o uso de parabrisa temperado ou laminado? E alguém tem mais informações de onde comprar/instalar essa película transparente? Aqui na minha cidade só achei insulfim comum, coloquei o mais claro, não gostei, retirei e estou a procura.
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Conheça seu parabrisa
Clayton escreveu:Só tem uma correção, em 1 de Janeiro de 1983 é obrigatório o uso de parabrisa temperado ou laminado? E alguém tem mais informações de onde comprar/instalar essa película transparente? Aqui na minha cidade só achei insulfim comum, coloquei o mais claro, não gostei, retirei e estou a procura.
Aqui em SP as próprias lojas que instalam insulfilm, tambem colocam película anti-vandalismo.
Convidad- Convidado
Re: Conheça seu parabrisa
O pior de tudo que tem muitos bugre andando por ai com o parabrisa com vidro comum..
Re: Conheça seu parabrisa
lubisomem01 escreveu:O pior de tudo que tem muitos bugre andando por ai com o parabrisa com vidro comum..
Apesar de ser um absurdo, o amigo Luby tem razão!! Irresponsabilidade total e negligência com a própria segurança, enfim!
Marcio eu fico ate arrepiado quando vejo um parabrisa feito com vidro comum e o pior que lá na nossa região esta cheio...
abs
Luby
Convidad- Convidado
Re: Conheça seu parabrisa
O ideal é no minimo colocar um pelicula de segurança na em niteroi na alameda s. b. ventura tem uma loja que vende..
Para-brisa para buggy quebrado. O que fazer
Amigos, preciso da ajuda de vocês. O para brisas do meu buggy levou uma pedrada e quebrou em milhares de pedaços. Minha sorte que tinha película e essa não deixou os cacos voarem no meu colo. Como faço para substituí-lo? Existe vidros laminados ou procuro somente os temperados? Vou em uma loja de vidros temperados ou numa loja de vidros para automóveis? Me ajudem. Tenho o 6 aniver do clube de buggy de Tubarão na próxima sexta. Será que da tempo de fazer a substituição? Obrigado.
Bocca- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Greta - Gamo 89
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Re: Conheça seu parabrisa
Bocca escreveu:Amigos, preciso da ajuda de vocês. O para brisas do meu buggy levou uma pedrada e quebrou em milhares de pedaços. Minha sorte que tinha película e essa não deixou os cacos voarem no meu colo. Como faço para substituí-lo? Existe vidros laminados ou procuro somente os temperados? Vou em uma loja de vidros temperados ou numa loja de vidros para automóveis? Me ajudem. Tenho o 6 aniver do clube de buggy de Tubarão na próxima sexta. Será que da tempo de fazer a substituição? Obrigado.
Boca, o teu parabrisa é o mesmo do buggy Fyber. Procura pelos fabricantes Fanavid, Glasstec, blindex
Nil- Homem das Dunas
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Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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Re: Conheça seu parabrisa
Obrigado pela dica, Nill.
Já entrei em contato com a Fanavid e eles me passaram o telefone do representante mais próximo.
Para minha sorte tem um aqui em Tubarão|SC.
O ruim é que vai demorar mais de um mês para eu poder instalar o para brisa no meu buggy.
Pelo que entendi o para brisa está "em produção" e vai demorar mais de 15 dias para ficar pronto.
Nill, você não consegue um para brisa por ai?
E as borrachas? Vou ter que troca-las também, certo?
Aonde posso encontra-las?
Se você tiver o para brisa e as borrachas ou souber quem tem poderíamos negociar.
Gostaria também de comprar contigo o suporte dos pedais (não lembro como se chama), o meu está bem enferrujado.
Bom, se você tiver esses itens me avise.
Obrigado
Bocca
Já entrei em contato com a Fanavid e eles me passaram o telefone do representante mais próximo.
Para minha sorte tem um aqui em Tubarão|SC.
O ruim é que vai demorar mais de um mês para eu poder instalar o para brisa no meu buggy.
Pelo que entendi o para brisa está "em produção" e vai demorar mais de 15 dias para ficar pronto.
Nill, você não consegue um para brisa por ai?
E as borrachas? Vou ter que troca-las também, certo?
Aonde posso encontra-las?
Se você tiver o para brisa e as borrachas ou souber quem tem poderíamos negociar.
Gostaria também de comprar contigo o suporte dos pedais (não lembro como se chama), o meu está bem enferrujado.
Bom, se você tiver esses itens me avise.
Obrigado
Bocca
... escreveu:Bocca escreveu:Amigos, preciso da ajuda de vocês. O para brisas do meu buggy levou uma pedrada e quebrou em milhares de pedaços. Minha sorte que tinha película e essa não deixou os cacos voarem no meu colo. Como faço para substituí-lo? Existe vidros laminados ou procuro somente os temperados? Vou em uma loja de vidros temperados ou numa loja de vidros para automóveis? Me ajudem. Tenho o 6 aniver do clube de buggy de Tubarão na próxima sexta. Será que da tempo de fazer a substituição? Obrigado.
Boca, o teu parabrisa é o mesmo do buggy Fyber. Procura pelos fabricantes Fanavid, Glasstec, blindex
Bocca- Desbravador Master
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Re: Conheça seu parabrisa
Amigo bocca com certeza o Nil tem esse parabrisa pra vender, alias, aqui no Ceara você encontra esse item em qualquer autopeças.Bocca escreveu:Obrigado pela dica, Nill.
Já entrei em contato com a Fanavid e eles me passaram o telefone do representante mais próximo.
Para minha sorte tem um aqui em Tubarão|SC.
O ruim é que vai demorar mais de um mês para eu poder instalar o para brisa no meu buggy.
Pelo que entendi o para brisa está "em produção" e vai demorar mais de 15 dias para ficar pronto.
Nill, você não consegue um para brisa por ai?
E as borrachas? Vou ter que troca-las também, certo?
Aonde posso encontra-las?
Se você tiver o para brisa e as borrachas ou souber quem tem poderíamos negociar.
Gostaria também de comprar contigo o suporte dos pedais (não lembro como se chama), o meu está bem enferrujado.
Bom, se você tiver esses itens me avise.
Obrigado
Bocca... escreveu:Bocca escreveu:Amigos, preciso da ajuda de vocês. O para brisas do meu buggy levou uma pedrada e quebrou em milhares de pedaços. Minha sorte que tinha película e essa não deixou os cacos voarem no meu colo. Como faço para substituí-lo? Existe vidros laminados ou procuro somente os temperados? Vou em uma loja de vidros temperados ou numa loja de vidros para automóveis? Me ajudem. Tenho o 6 aniver do clube de buggy de Tubarão na próxima sexta. Será que da tempo de fazer a substituição? Obrigado.
Boca, o teu parabrisa é o mesmo do buggy Fyber. Procura pelos fabricantes Fanavid, Glasstec, blindex
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Conheça seu parabrisa
Obrigado, amigo bugólatra. Estava querendo fazer milagre aqui. Tem um encontro em Laguna\SC para comemorar o 6 ano do Buggy Clube Tubarão no próximo final de semana. E, como tenho uma filha pequena, não queria ir sem o parabrisa. Mas, vou fazer com calma pra não fazer nada errado e\ou mal feito. Achei o parabrisa na fanavid e o representante aqui da minha região ficou de encomendar. Amanhã de manhã vou lá pra ver como ficou o pedido. Bem bom. Pelo que ele me disse o parabrisa é laminado e com degrade. O que vou ter que ver também são as borrachas. O amigo sabe de alguma loja de confiança que poderia fazer a entrega aqui em SC? Mandei uma MP para o Nill, mas acho que ele ainda não viu. Vou ver se tem como fazer um parabrisa de plástico ou de acrílico só pra quebrar o galho. Isso se não for muito caro, é claro. Obrigado pelo aviso. Abraço.
Bocca- Desbravador Master
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Re: Conheça seu parabrisa
Bocca escreveu:Mandei uma MP para o Nill, mas acho que ele ainda não viu. Vou ver se tem como fazer um parabrisa de plástico ou de acrílico só pra quebrar o galho. Isso se não for muito caro, é claro. Obrigado pelo aviso. Abraço.
respondi a mp
Nil- Homem das Dunas
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Parabrisa laminado e degradê do Troller no buggy
Ola pessoal. Finalmente consegui instalar um para-brisas no meu buggy. Fui numa loja que instala para-brisas e um funcionário disse que conseguia instalar um para-brisa de troller ou da toyota bandeirante. Ele pegou um da troller e o recortou. Aproveitei e mandei pintar o quadro do para-brisas e troquei os parafusos. Agora ele está pronto com: para-brisas laminado e com degradê, quadro pintando com pintura eletrostática preta e parafusos em inox. Pouco a pouco tudo vai melhorando e ficando mais bonito. hehehehe...
Bocca- Desbravador Master
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Re: Conheça seu parabrisa
Ficou muito bom, gostei do degrade..
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Conheça seu parabrisa
Gostei!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: Conheça seu parabrisa
Desenterrando esse tópico...
Quer dizer q nada de usar vidro temperado com insufilm como parabrisa?
Quer dizer q nada de usar vidro temperado com insufilm como parabrisa?
Elvis- Super Desbravador
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Re: Conheça seu parabrisa
mas existem parabrisa de buggy a venda nas autopeças.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Conheça seu parabrisa
Elvis escreveu:Desenterrando esse tópico...
Quer dizer q nada de usar vidro temperado com insufilm como parabrisa?
exato, esse negócio é arriscado. existem 5 grandes fabricantes de parabrisa pra buggy no Brasil
Bugólatra escreveu:mas existem parabrisa de buggy a venda nas autopeças.
Nil- Homem das Dunas
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Re: Conheça seu parabrisa
Na minha opinião, não compensa o risco.
Bocca- Desbravador Master
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Re: Conheça seu parabrisa
[quote="Bocca"]Na minha opinião, não compensa o risco.[/quote]
Mas não compensa mesmo não, o parabrisa de buggy custa bem menos de que o parabrisa de qualquer outro carro sem contar que ainda tem os custos do serviço de corte e adaptação, além do risco dele se quebrar durante essa etapa de corte.
Mas não compensa mesmo não, o parabrisa de buggy custa bem menos de que o parabrisa de qualquer outro carro sem contar que ainda tem os custos do serviço de corte e adaptação, além do risco dele se quebrar durante essa etapa de corte.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Conheça seu parabrisa
Nem me fale em riscos com corte. Nenhuma industria de vidros, que produz parabrisas para buggy, tem esse item para vender aqui no sul. Imagino que a demanda não compense ter um no estoque. Quebrei o meu novamente e não acho um para vender aqui em SC. Pelo jeito vou ter que me sujeitar a usar outro de troller cortado. Se alguem souber de algum parabrisa de buggy pra vender por aqui, agradeço.
Bocca- Desbravador Master
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