Como testar o Dínamo ?
+5
Clayton
Waybecker
Robson Duarte
Samuca
Gustavo
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Como testar o Dínamo ?
Boa tarde galera ,
Já estou ficando irritado com o BUGGY , esses meses só tem dado apurrinhação , mas vamos lá ...
Ao ligar hoje , percebi que a luz da bateria não apagava , imaginei ser o regulador de voltagem , mas não consegui testar , pois nem se quer chega tensão nele .
Parti para testar o dinamo , ele possui apenas tres fios , um na carcaça e dois que parecem ser da bobina , a pergunta é , qual q impedância dessa bobina , pois percebi que ela não está partida , mas pode estar em curto .
Quando se desligam todos os fios do dinamo , qual a voltegem dever ter nos fios das bobinas ?
Abraços .
Já estou ficando irritado com o BUGGY , esses meses só tem dado apurrinhação , mas vamos lá ...
Ao ligar hoje , percebi que a luz da bateria não apagava , imaginei ser o regulador de voltagem , mas não consegui testar , pois nem se quer chega tensão nele .
Parti para testar o dinamo , ele possui apenas tres fios , um na carcaça e dois que parecem ser da bobina , a pergunta é , qual q impedância dessa bobina , pois percebi que ela não está partida , mas pode estar em curto .
Quando se desligam todos os fios do dinamo , qual a voltegem dever ter nos fios das bobinas ?
Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6510
Re: Como testar o Dínamo ?
Gustavo ja passei por isso, é facil testar o dinamo.
tire a correia, conecte um fio positivo no D+ e com uma chave de fenda faça uma ponte do D+ para DF, apenas encoste e ele deve começar a girar, porem se ainda nao girar, faça esta encoste dando pulsos como se fosse ligar e desligar ai ele deve começar e girar mais rapido ainda ou embalar mais rapido.No meu caso ao somente encostar nao girava pois os rolamentos dele tavam berrando, mas ao fazer os pulsos,ele girou.
se girar em qualquer situaçao comtoda a certeza o dinamo esta OK, ai pode procurar o problema mais adiante,mas nao se esqueça vc tem que tirar a correia.Vlw
tire a correia, conecte um fio positivo no D+ e com uma chave de fenda faça uma ponte do D+ para DF, apenas encoste e ele deve começar a girar, porem se ainda nao girar, faça esta encoste dando pulsos como se fosse ligar e desligar ai ele deve começar e girar mais rapido ainda ou embalar mais rapido.No meu caso ao somente encostar nao girava pois os rolamentos dele tavam berrando, mas ao fazer os pulsos,ele girou.
se girar em qualquer situaçao comtoda a certeza o dinamo esta OK, ai pode procurar o problema mais adiante,mas nao se esqueça vc tem que tirar a correia.Vlw
Samuca- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 117
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 5138
Samuca escreveu:Gustavo ja passei por isso, é facil testar o dinamo.
Valeu a dica SAMUCA , mas me diz uma coisa , sem precisar desligar a correia , com o motor ligado e o dinamo girando , não daria para testar a tensão que ele gera nos polos ?
Fiz o teste dessa forma e não tem tensão no D+ nem DF ...
Abraços .
O meu buggy tambem tem dinamo com polia de 78mm para dar mais giro, testar se esta funcionando eu nao sei, porem o melhor seria trocar pelo alternador que no mercado livre encontra-se em média por R$ 300,00, e sewr mais feliz, é o que eu vou fazer....rsrsrs
Robson
Robson
Robson Duarte- Buggueiro
- Número de Mensagens : 35
Tipo de Buggy : Eu tenho um Eqqus Maxxis 95/95.
Pontos : 4932
poi e Gustavo, se ligar o carro e quiser testar a tensao nos polos,e nao da nada, isso acontece por que o dinamo precisa ser "escitado" para poder funcionar, é como se ele fosse um amplificador, ententeu.
por isso quando vc faz a ponte ele começa a girar, porque o trabalho que normalmente ele faz com o motor ligado, ao fazer este teste,é como se a energia estivesse indo de ré.Ao inves de ser criada esta sendo " gasta".entao se ele funciona pra gastar essa energia, consequentemente tbm funciona para gerar a mesma energia.
no q eu puder te ajudar é só perguntar vlw.
por isso quando vc faz a ponte ele começa a girar, porque o trabalho que normalmente ele faz com o motor ligado, ao fazer este teste,é como se a energia estivesse indo de ré.Ao inves de ser criada esta sendo " gasta".entao se ele funciona pra gastar essa energia, consequentemente tbm funciona para gerar a mesma energia.
Samuca escreveu:poi e Gustavo, se ligar o carro e quiser testar a tensao nos polos,e nao da nada, isso acontece por que o dinamo precisa ser "escitado" para poder funcionar, é como se ele fosse um amplificador, ententeu.
É interessante este teste,vou esprementar testar,mas uma coisa eu digo o meu dinano já tem um endereço certo (A LATA DO LIXO)A TO ATRAZ DE UM ALTERNADOR URGENTE.
Bom galera , por enquanto não consegui informações suficientes para realizar os tester necessários , pois mesmo que faça o teste do jeito que o SAMUCA comentou e o dinamo esteja bom , continuo sem saber como descobrir o pq não apaga a luz da bateria e não carrega ...
Abraços .
Abraços .
Dinamo
Gustavo escreveu:Bom galera , por enquanto não consegui informações suficientes para realizar os tester necessários , pois mesmo que faça o teste do jeito que o SAMUCA comentou e o dinamo esteja bom , continuo sem saber como descobrir o pq não apaga a luz da bateria e não carrega ...
Abraços .
Boa tarde...dá uma olhada no aterramento da bateria...valeu
Robson
Robson Duarte- Buggueiro
- Número de Mensagens : 35
Tipo de Buggy : Eu tenho um Eqqus Maxxis 95/95.
Pontos : 4932
Bom galera , pesquisando sobre o assunto , descobri algumas formas de testar o dínamo , dentre elas , estava a dica do SAMUCA .
Em fim , efetuei 3 testes e ao que parece , todos confirmaram que o dínamo está OK .
Primeiro teste estático das bobinas com o multímetro, não estão abertas e nem em curto .
Segundo , desliguei todos os fios do dinamo e regulador e aterrei o DF , liguei o carro e verifiquei tensão de aprox. 30 V no D+ , pelo que pesquisei num site gringo , deve ser assim mesmo ...
Por ultimo o teste do SAMUCA , e o dinamo girou sem problemas .
Conclusão , não cheguei a nenhuma solução , pois não sei como testar o regulador e não tenho um a mão para substituir , não to afim de pagar 80 pratas sem ter certeza ...
Preciso agora descobrir como testar o regulador , modelo GAUSS .
Abraços .
Em fim , efetuei 3 testes e ao que parece , todos confirmaram que o dínamo está OK .
Primeiro teste estático das bobinas com o multímetro, não estão abertas e nem em curto .
Segundo , desliguei todos os fios do dinamo e regulador e aterrei o DF , liguei o carro e verifiquei tensão de aprox. 30 V no D+ , pelo que pesquisei num site gringo , deve ser assim mesmo ...
Por ultimo o teste do SAMUCA , e o dinamo girou sem problemas .
Conclusão , não cheguei a nenhuma solução , pois não sei como testar o regulador e não tenho um a mão para substituir , não to afim de pagar 80 pratas sem ter certeza ...
Preciso agora descobrir como testar o regulador , modelo GAUSS .
Abraços .
Gustavo me toquei duma coisa, se seu regulador estiver preso na fibra tera q fazer um bom aterramento no bicho(regulador) senao neca-neca.O meu tava com o desgraçado do fio quebrado dentro da capinha do fio, e por fora parecia q o fio tava inteirinho, ai quando ligava o carro, a luz ascendia, eu mexia no fio e dava terra.isso se chama de FIO ENTUPIDO.
pode ter uma chance de economizar 80 pratas com o regulador, mas se der certo com a troca do fio, nao esqueça de guardar os 80 mangos pra gente tomar cerveja quando se encontrar algum dia vlw.
Abraçao
pode ter uma chance de economizar 80 pratas com o regulador, mas se der certo com a troca do fio, nao esqueça de guardar os 80 mangos pra gente tomar cerveja quando se encontrar algum dia vlw.
Abraçao
Parte elétrica no buggy é coisa séria, fiz o chicote do meu inteirinho, mas decidi economizar um pouco, então andei fazendo umas emendas no cabo de 6mm que vai da bateria para a caixinha de voltagem,(Gauss) então não é que funcionando o buggy o mesmo dava esse mesmo problema que o Samuca postou, mexia no cabo e o mesmo acendia a luz da bateria, resolvi trocar o cabo, ficou ok. Acho que passa muita corrente por aí, então é melhor você trocar todos os cabos do chicote que vai do dínamo para a caixinha, principalmente se ao descasca-los os mesmos estiverem com o cobre escuro.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7308
Gustavo, se vc ja testou o gerador e ele apresenta esta bom. Procure verificar os terminais dos fios, se estão ocxitados. Procure passar uma lixa nos terminais tanto nas bases como nas presilhas dos fios. Se o problema permanecer, Procure substituir toda a fiação. Pode ter fio partido ou oxidado pelo tempo. Meu Buggy apresentou problemas no gerador, eu esquentei muito a cabeça, e resolvi substituir por um alternador, Acabou-se os problemas até hoje. Um Abraço
RFrança- Desbravador
- Número de Mensagens : 199
Tipo de Buggy : Buggy Litoral\94 Motor 1600
Pontos : 5123
pois é Clayton, cobre escuro é sinal de sobrecarga,porem pesquisei e se o regulador do Gustavo for aquele com parafuso na tampa, da para abrir e tentar limpar.Mas aquele fio fino q sai do regulador e vai par a lampada no painel com carro desligado é negativo, e a lamp acende, mas qdo o dinamo gera campo, este se torna positivo, e positivo com positivo a lamp nao acende,isso se tudo estiver funcionando legal, e senao lá se vai a cervejada,hehehe
ai waybecker,nao joga no lixo seu dinamo, manda ele pramim pelo correio,eu pago o envio(no minimo isso), bele
Então galera , o meu regulador é o modelo GAUSS transistorizado , não é aquela caixinha antiga que tinha relés ...
A fiação está toda OK , testei com o multímetro e nada de fio partido nem mal contato .
Estou realmente desconfiando desse maldito GAUSS , mas ninguém , absolutamente ninguem sabe testar essa porcaria , tirei ele do BUGGY e levei em algumas eletricas e todos falaram a mesma coisa :"preciso ver ele ligado no carro ..." bla bla bla ...
Não adianta eu explicar pros caras que já testei a parte elétrica e o dínamo e sei que estão OK , o que preciso é de uma forma de testar esse REGULADOR ou de um emprestado , mas ninguem tinha , a não ser novo na loja .
A única coisa que consegui foi levar o meu numa auto peças e medir todos os pólos e comparei com um novo , advinhem , as medidas estavam iguais ...
Mas como foi uma medição estática , não é garantida de que com tensão e corrente , irá se comportar igual ...
Resumo , tô puto PKCT e ainda sem solção , hehehe !
A luta continua companheiros ...
A fiação está toda OK , testei com o multímetro e nada de fio partido nem mal contato .
Estou realmente desconfiando desse maldito GAUSS , mas ninguém , absolutamente ninguem sabe testar essa porcaria , tirei ele do BUGGY e levei em algumas eletricas e todos falaram a mesma coisa :"preciso ver ele ligado no carro ..." bla bla bla ...
Não adianta eu explicar pros caras que já testei a parte elétrica e o dínamo e sei que estão OK , o que preciso é de uma forma de testar esse REGULADOR ou de um emprestado , mas ninguem tinha , a não ser novo na loja .
A única coisa que consegui foi levar o meu numa auto peças e medir todos os pólos e comparei com um novo , advinhem , as medidas estavam iguais ...
Mas como foi uma medição estática , não é garantida de que com tensão e corrente , irá se comportar igual ...
Resumo , tô puto PKCT e ainda sem solção , hehehe !
A luta continua companheiros ...
Gustavo, vou tentar ajudar:
O dínamo está bom. 30V - beleza.
Como deve funcionar o regulador?
Acredito que aplicando 30 na entrada, saia 12 a 14v para bateria.
E o que acontece com os 16V excedente?
Deve ser drenado? Acho que é por isso que o terra tem que sr parrudo. 6mm, como mencionado.
E também a razão dos reguladores a relé ficar quentinho. Era um bobinão em série com uma bobina que atracava.
A impedância da bobina limitava a corrente.
O eletrônico é bem diferente, veja o artigo abaixo:
http://www.bairrospd.kit.net/fonte_aliment/Regulador%20de%20tensao%20com%20CI.pdf
Praticamente ele bloqueia a tensão como se fosse um SCR.
Você pode testar ele ligado ao dínamo, e verificar as tensões.
Também deve haver uma proteção que impeça que chegue 30V na bateria. Então, o positivo deve ter continuidade, se estiver bom.
É tudo bico, mas há chance de ser mesmo o regulador que foi pro saco.
Um teste simples é: Ligar o carro, aumentar o giro, desconectar a bateria e medir os terminais. Se tiver tensão, o seu problema é a bateria. Se o carro morrer, mesmo com tensão nos terminais da bateria, o seu problema é de circuito.
Deve ser drenado? Acho que é por isso que o terra tem que sr parrudo. 6mm, como mencionado.
E também a razão dos reguladores a relé ficar quentinho. Era um bobinão em série com uma bobina que atracava.
http://www.bairrospd.kit.net/fonte_aliment/Regulador%20de%20tensao%20com%20CI.pdf
Também deve haver uma proteção que impeça que chegue 30V na bateria. Então, o positivo deve ter continuidade, se estiver bom.
Um teste simples é: Ligar o carro, aumentar o giro, desconectar a bateria e medir os terminais. Se tiver tensão, o seu problema é a bateria. Se o carro morrer, mesmo com tensão nos terminais da bateria, o seu problema é de circuito.
Última edição por Pietro em Qua Jul 27, 2011 6:36 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhorei as informações.)
Pietro- Moderador
- Número de Mensagens : 1814
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7869
Pietro escreveu:Gustavo, vou tentar ajudar:
Valeu Pietro , pelo que vi vc saca de eletrônica , cara minha formação é em eletrônica tbm , mas não especificamente automotiva , principalmente se tratando de dínamo , mas como regulador é sempre regulador , achei que seria facil matar a charada , mas é um pouco mais melindroso esse sistema .
O que acontece é que quando fui testar o regulador ligado no carro , percebi que ele não apresenta a tensão de entrada ( 30 V aprox) , PQ ? simples ,o dinamo precisa ser " excitado" através do DF que gera o " campo" e o dínamo começa a gerar a tensão de saída .( o teste que fiz antes e consegui a tensão , foi ligando o dínamo " direto " com by passe do regulador, esse teste tem que ser rápido para não queimar as bobinas ).
Tem um outro detalhe sinistro , andei lendo e vi que o dínamo pode precisar ser POLARIZADO em alguns casos , descobri como e para não perder a viagem , fiz a tal da polarização ...
Montei tudo e liguei , a luz da bateria apagou e começou a carregar a bateria , fui testar as tensões e estavam todas lá , VAI ENTENDER . Mas a alegria durou pouco , 2 min depois a luz acendeu denovo e nada de carregar .
A dúvida continua , parece coisa sobrenatural e a única saída mesmo é comprar a porcaria do regulador e colocar , simples , se voltar a carregar era ele , se não é a porcaria do dínamo "possuído" , despolarizando , ou sei lá q M que ele tem , uahuahauhauhauah .
Só sei de uma coisa , se não resolver da próxima investida ( só posso futucar nos FDS) , vou rancar tudo e comprar um alternador , mas bem contrariado , pois gosto de chegar sempre a uma solução ... (OLD SCHOOL ?) hehehe .
Abraços .
Pois é Gustavo, não entendo nem gosto de elétrica e eletrônica... venho acompanhando sua saga a distância exatamente por esse motivo, mas não perco a oportunidade de tentar aprender alguma coisa!!
Se nada der certo, chame um exorcista!! Mas espero que logo, logo fique tudo bem, abração.
Se nada der certo, chame um exorcista!! Mas espero que logo, logo fique tudo bem, abração.
Convidad- Convidado
Então galera , gostaria de postar aqui o final da história e a solução , mas como eu já imaginava , não vai ser tão simples assim , pelo menos até eu resolver colocar a porcaria do alternador de vez .
Seguinte , consegui um alma caridosa em uma auto peças ( que agora virei fregues) , que fez uma camaradagem comigo : deixei pago o regulador do dínamo e levei para testar em casa , se resolvesse , blz , tá tudo certo , senão ele devolveria o dinheiro ( era só testar com carinho sem " machucar" a peça) .
Fui feliz da vida para a casa com o regulador , cheguei e antes de instalar o bicho , resolvi ligar o BUGGY , só para ver se estava tudo OK , princilapmente com a bateria , assim evitava de ficar tentando ligar e complicaria o teste .
ADVINHEM ... liguei o carro ele pegou de prima e a luz da bateria apagou na primeira acelerada , PUTZ , pensei : isso não está acontecendo !!!
Acelerei , desligue e liguei algumas vezes , futuquei de tudo que é jeito no regulador velho , nos fios , fiz de tudo ... e tava carregando normal , Vai entender ?!
O carro ficou alguns dias parado depois de eu ter feito os ultimos testes e não conseguir carregar , e simplesmente volta ao normal SOZINHO ?!?!?!!?
É galera , seres inanimados tbm sofrem de possessão , ou quem sabe , são temperamentais , auhauhauahuahua .
Brincadeiras à parte , não sei o que está acontecendo , volteia à loja e devolvi sem se quer tirar da caixa o regulador novo , vou continuar rodando com o carro e ver o que acontece ...
Agradeço a galera que ajudou com ideias e/ou acompanhou o tópico e espero em breve descobrir o que está acontecendo com meu BUGGY temperamental .
Abraços .
Seguinte , consegui um alma caridosa em uma auto peças ( que agora virei fregues) , que fez uma camaradagem comigo : deixei pago o regulador do dínamo e levei para testar em casa , se resolvesse , blz , tá tudo certo , senão ele devolveria o dinheiro ( era só testar com carinho sem " machucar" a peça) .
Fui feliz da vida para a casa com o regulador , cheguei e antes de instalar o bicho , resolvi ligar o BUGGY , só para ver se estava tudo OK , princilapmente com a bateria , assim evitava de ficar tentando ligar e complicaria o teste .
ADVINHEM ... liguei o carro ele pegou de prima e a luz da bateria apagou na primeira acelerada , PUTZ , pensei : isso não está acontecendo !!!
Acelerei , desligue e liguei algumas vezes , futuquei de tudo que é jeito no regulador velho , nos fios , fiz de tudo ... e tava carregando normal , Vai entender ?!
O carro ficou alguns dias parado depois de eu ter feito os ultimos testes e não conseguir carregar , e simplesmente volta ao normal SOZINHO ?!?!?!!?
É galera , seres inanimados tbm sofrem de possessão , ou quem sabe , são temperamentais , auhauhauahuahua .
Brincadeiras à parte , não sei o que está acontecendo , volteia à loja e devolvi sem se quer tirar da caixa o regulador novo , vou continuar rodando com o carro e ver o que acontece ...
Agradeço a galera que ajudou com ideias e/ou acompanhou o tópico e espero em breve descobrir o que está acontecendo com meu BUGGY temperamental .
Abraços .
Isso que foi sorte problema resolvido sem precisar mexer em nada!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7485
isso foi uma corrente positiva que nois aqui mandamos pra ti,aora para que continue tudo certo tens que dar ponto positivos pra todoa os que aqui te ajudaram,uachuachuachua.
abração.
abração.
Fabiano Marques escreveu:Isso que foi sorte problema resolvido sem precisar mexer em nada!
Pois é fabiano , mas será que foi resolvido ???
Ainda estou com a pulga atras da orelha ...
Abraços .
waybecker escreveu:isso foi uma corrente positiva que nois aqui mandamos pra ti,aora para que continue tudo certo tens que dar ponto positivos pra todoa os que aqui te ajudaram,uachuachuachua.
abração.
Valeu Waybecker , essa corrente positiva , realmente o DINAMO do meu BUGGY tava precisando (vai ver por isso não carregava), uahuahauhauhauahuah ...
Quanto aos pontos , realmente serão merecidos , mas como que faço isso , não aparece aqui a opção de pontuação .
Abraços .
Gustavo escreveu:waybecker escreveu:isso foi uma corrente positiva que nois aqui mandamos pra ti,aora para que continue tudo certo tens que dar ponto positivos pra todoa os que aqui te ajudaram,uachuachuachua.
abração.
Valeu Waybecker , essa corrente positiva , realmente o DINAMO do meu BUGGY tava precisando (vai ver por isso não carregava), uahuahauhauhauahuah ...
Quanto aos pontos , realmente serão merecidos , mas como que faço isso , não aparece aqui a opção de pontuação .
Abraços .
ta vendo aqueles sinais de + / - do lado de cada avatar? se der + o cara ganha ponto e fica com uma barrinha verde,se for - fica vermelho.esles só não aparece do lado do seu proprio avatar.
abração
waybecker escreveu:Gustavo escreveu:waybecker escreveu:isso foi uma corrente positiva que nois aqui mandamos pra ti,aora para que continue tudo certo tens que dar ponto positivos pra todoa os que aqui te ajudaram,uachuachuachua.
abração.
Abraços .
ta vendo aqueles sinais de + / - do lado de cada avatar? se der + o cara ganha ponto e fica com uma barrinha verde,se for - fica vermelho.esles só não aparece do lado do seu proprio avatar.
abração
Entendi , mas não está aparecendo nenhum sinal de + e - do lado de avatar de ninguem ...
Pq será ?
Página 1 de 2 • 1, 2