Oleo da caixa - Onde? Como?
+10
Joker
tiago2fast
Gustavo
Guga Pedrosa
Hedney
Clayton
Farina
VIVINHOM
jperson
Paulinho
14 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Oleo da caixa - Onde? Como?
Por onde se coloca e como se ve o nivel do oleo da caixa?? Que oleo se utiliza??
Paulinho- Buggueiro
- Número de Mensagens : 32
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 6027
Re: Oleo da caixa - Onde? Como?
Voce precisa ir até um posto de comb. pois o bujão que tampa o buraco por onde se coloca o oleo(na lateral esquerda da caixa)precisa de uma chave especial para ser removido.Para verificar o nivel é só colocar o dedo no furo e ver se o oleo está proximo do furo.
Quanto ao oleo, ali vai 2,5 l de oleo SAE 90 API gl5.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10988
OLEO DA CAIXA
Paulinho, do lado esquerdo (lado do motorista) está localizado este bujão mencionado pelo colega, fica na carcaça da caixa de marcha, mas se você gosta de botar a mão na graxa, vai aí a dica de uma gambiarra que eu fiz.
Peguei dois parafusos de 17mm e cortei um bom pedaço do curso de ambos e soldei suas cabeças bem próximas uma da outra com isso conseguirá tirar o tambor numa boa não se esqueça de utilizar uma chave de 17mm
espero ter contribuido.
um abç
Alvaro
Peguei dois parafusos de 17mm e cortei um bom pedaço do curso de ambos e soldei suas cabeças bem próximas uma da outra com isso conseguirá tirar o tambor numa boa não se esqueça de utilizar uma chave de 17mm
espero ter contribuido.
um abç
Alvaro
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9574
nivel...
Não esqueça que o parafuso é o do lado ali onde passa o cabo da embreagem e não o de baixo!!!!
Abraço
Farina
Abraço
Farina
Ô vivinhon . procure não passar dicas de gambiarra para o pessoal , depois eles se machucam e vc que que leva a fama , o mais certo e arrumar um chave allen 17 mm e soltar o bujão .Mais uma dica ,o carro não pode estar inclinado se não vai dar diferença no nivel correto. um abraço .
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7311
Sempre procuro verificar e quando preciso completar o oléo da caixa, mas sempre tive dúvidas se há ou não problemas em baixar e substituir de tempos em tempos todo o oléo. Alguém que entenda sabe informar com segurança qual a melhor medida a ser tomada??
Convidad- Convidado
Márcio SPA escreveu:Sempre procuro verificar e quando preciso completar o oléo da caixa, mas sempre tive dúvidas se há ou não problemas em baixar e substituir de tempos em tempos todo o oléo. Alguém que entenda sabe informar com segurança qual a melhor medida a ser tomada??
Tbm tenho essa dúvida, espero que alguem nos esclareça, agora mesmo estou trabalhando na minha e vou precisar substituí-lo eu colocava 2L e achava que estava bom espero que as dúvidas se acabem agora.
Mandei um proficiona aqui da minha área fazer a manutenção o cara é referencia quando se fala em caixa de marcha, a mão de obra dele é um pouco salgado 250,00 R$ mais eu estou apostando na experiência do cidadão, vou trocar os aneis sincronizados estava raspando na 1ª e 2ª comprei original numa revendedora wolksvagem mais do que o dobro do preço das auto peças, já que se trata de serviço caro ñ quero arriscar colocando peça generica. Espero que fique bom ñ quero mais ter problemas com caixa ufa!!!!!
Hedney- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 307
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 6197
Hedney escreveu:
Mandei um proficiona aqui da minha área fazer a manutenção o cara é referencia quando se fala em caixa de marcha, a mão de obra dele é um pouco salgado 250,00 R$ mais eu estou apostando na experiência do cidadão, vou trocar os aneis sincronizados estava raspando na 1ª e 2ª comprei original numa revendedora wolksvagem mais do que o dobro do preço das auto peças, já que se trata de serviço caro ñ quero arriscar colocando peça generica. Espero que fique bom ñ quero mais ter problemas com caixa ufa!!!!!
Serviços na caixa de marcha geralmente são caros. Pois existem poucos profissionais bons nesta área.
A poucos meses mandei fazer um serviço na minha, o cara cobrou muito caro. E olhe que eu já mandei o buggy pra ele sem motor!
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6496
GAMBIARRA
Clayton escreveu:Ô vivinhon . procure não passar dicas de gambiarra para o pessoal , depois eles se machucam e vc que que leva a fama , o mais certo e arrumar um chave allen 17 mm e soltar o bujão .Mais uma dica ,o carro não pode estar inclinado se não vai dar diferença no nivel correto. um abraço .
É mesmo Clayton, já pensou se alguém se machuca? É mais fácil pedir uma allen 17 emprestada, nem todos têm uma máquina de solda a disposição, além disso mão de obra é caro.
ABRAÇÃO
ALVARO
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9574
Retomando ...
Vejo que a dúvida ainda não foi sanada , devemos trocar o óleo ou apenas completar ?
Em caso de troca , qual o período ? um ano ?
Abraços .
Vejo que a dúvida ainda não foi sanada , devemos trocar o óleo ou apenas completar ?
Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6513
Gustavo escreveu:Retomando ...
Abraços .
Sem muita experiência mas o óleo deve ser completado sempre que estiver baixo e substituido a cada 50 mil Km..
A caixa de marcha sofre desgastes normais das engrenagens e com oleo velho o desgaste certamente sera maior
Alguem discorda?
Abraços!
tiago2fast- Interessado
- Número de Mensagens : 16
Tipo de Buggy : BUGGY MOBBY 1989
AMARELO 1600
CHASSIS TUBULAR MOBBY
Pontos : 4938
Gustavo escreveu:Retomando ...
Abraços .
Gustavo as pessoas tem mania de dizer que oleo de caixa não se troca, só se completa... balela! Claro que se troca, não com a mesma frequência que se faz no motor, até porque a exigência é bem menor, são só 2,5 litros e vale o investimento... o que não pode é deixar baixo, por isso mandam sempre completar... quanto aos prazos.... isso também não tenho certeza para informar, bom censo é o melhor indicador!!
Abração e até Domingo!!
Convidad- Convidado
No manual dos fuscas Itamar, diz que é necessario apenas completar o oleo.
Nos fuscas dos anos 70(como meu 1500 1974), fala em troca mas não diz em que tempo.
Eu troco oleo quando ele está abaixo do nivel( em vez de completar), é barato e compensa, oleo novo sempre faz bem..
Nos fuscas dos anos 70(como meu 1500 1974), fala em troca mas não diz em que tempo.
Eu troco oleo quando ele está abaixo do nivel( em vez de completar), é barato e compensa, oleo novo sempre faz bem..
jperson- Moderador
Pois é Tiago , já ouvi esse papo de 50 mil , mas é complicado , não é comum um BUGGY completar 50 mil com o mesmo dono .
Marcio , pelo bom senso , acho que o BUGGY sofre com altas temperaturas , altas rotações , além de muitas vezes ficar exposto a sol , chuva e umidade . Isso deve degradar o óleo , mas realmente não sei qual o tempo recomendável para troca .
No meu caso , estou a 2 anos com o BUGGY , acho que já tá na hora , vou trocar ainda essa semana .Não sei se tem relação , mas comentei em outro tópico da dificuldade de engatar a 1° e 2° marcha .
Abraços .
Marcio , pelo bom senso , acho que o BUGGY sofre com altas temperaturas , altas rotações , além de muitas vezes ficar exposto a sol , chuva e umidade . Isso deve degradar o óleo , mas realmente não sei qual o tempo recomendável para troca .
No meu caso , estou a 2 anos com o BUGGY , acho que já tá na hora , vou trocar ainda essa semana .Não sei se tem relação , mas comentei em outro tópico da dificuldade de engatar a 1° e 2° marcha .
Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6513
Gustavo escreveu:Pois é Tiago , já ouvi esse papo de 50 mil , mas é complicado , não é comum um BUGGY completar 50 mil com o mesmo dono .
Abraços .
Fala Gustavo!
É pois é 50 mil são os carros de uso diário, qualquer tipo de óleo vence por kilometragem ou por tempo....se alguem demora 3 anos para chegar aos 50 mil km eu tenho certeza de que o óleo ja vai estar ruim antes disso....
Eu li o seu tópico da troca de marcha...mas acho que a relação da troca e do óleo não tem muito a ver não.... o óleo velho vai acelerar o desgaste das peças do câmbio....ai sim...com as peças desgastadas voce tem a dificuldade da troca....
Abraço!!
tiago2fast- Interessado
Tipo de Buggy : BUGGY MOBBY 1989
AMARELO 1600
CHASSIS TUBULAR MOBBY
Pontos : 4938
Pois é, eu ouvi falar que o óleo depois de aberto a embalagem tem validade de 6 meses isso para o óleo do motor não sei se é aplicado para caixa de marcha tbm.
Hedney- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 307
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 6197
jperson escreveu:Voce precisa ir até um posto de comb. pois o bujão que tampa o buraco por onde se coloca o oleo(na lateral esquerda da caixa)precisa de uma chave especial para ser removido.Para verificar o nivel é só colocar o dedo no furo e ver se o oleo está proximo do furo.
PessoALL, estou com uma dúvida:
Como estou dando uma geral na mecânica do buggy, o mecânico solicitou que eu comprasse o Óleo para Caixa - SAE 140.
Ao pesquisar aqui no fórum, vi no comentário acima a indicação para SAE 90.
Bem na Rede, achei a informação:
""O óleo 140 é usado no diferencial de caminhões extra-pesados, portanto acho que só vai acelerar o desgaste do câmbio do seu veiculo, vai virar uma graxa lá dentro deixando assim de lubrificar pequenas partes móveis.""
outros dizem isso:
Parceiro, eu venho utilizando o 140 a 10 anos... nunca tive problemas, utilizo justamente pelos mesmos motivos que o senhor da "JAP" indicou "pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso"..
e também:
Cada um tem suas experiencias.... eu utilizava o 90, coloquei o 140 para um teste e não volto pro 90 não!!!!! creio que se vc mora em locais quentes e utiliza a viatura pro batente..... vc deve sim utilizar o 140!!!
e por fim:
Recentemente eu coloquei o Multigear EP SAE 140" da Texaco e junto coloquei MILITEC (condicionador de metais). A exemplo do que já havia acontecido com o motor, o barulho nos mesmos diminuiu sensivelmente.
Alguém pode me esclarecer ?
Obrigado.
ps: @Luciano Bohn sem essa de "pá de ouro" !! kkkk
Joker- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 924
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5200
Ei alysson, cavou legal, hahahaha
Essa do militec é interessante, não sei te responder da viscosidade, usa o 90 com molykote (que é o militec mais barato! auisd)
Essa do militec é interessante, não sei te responder da viscosidade, usa o 90 com molykote (que é o militec mais barato! auisd)
se a caixa tiver mais de 10 anos pode usar o SAE 140 sem medo.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11965
O meu cambio estava ruim de desengatar a 4ª marcha. Ela engatava fácil, mas para desengatar era só na porrada. Ai o buggy estava ainda sem o motor e retirei o cambio. Tenho um amigo mecânico que conhece de cambio, ele abriu o cambio e apenas deu uma "lixada" em uma peça e o cambio voltou a ficar macio. Aproveitei para lavar tudo e colocar óleo novo.
LeoMaraski- Interessado
Tipo de Buggy : Buggy Falcão 1971 adaptado motor AP 1.6 com ignição eletronica e cambio do gol chaleira com coroa torneada e invertida. Embreagem Hidraulica. Tanque de combustivel em inox na trazeira e radiador e estep na dianteira onde jaz um porta malas.
Pontos : 5023
Bugólatra escreveu:se a caixa tiver mais de 10 anos pode usar o SAE 140 sem medo.
Então praticamente 99% dos buggys/fuscas devem utilizar esse óleo.
No meu caso prefiro usar o original SAE 90.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7311
Só pra constar, comprei o litro no valor de R$11,15.
Petronas Tutela Transmission SAE 140
Petronas Tutela Transmission SAE 140
Joker- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 924
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5200
Pessoal meu Buggy começou a vazar oleo pela roda do lado de dentro(percebi pela manhã)
Percebi q depois q ando muito nele...no outro dia amanhece com vazamento
Lembrando q troquei os retentores e fiz serviço na caixa em janeiro.
Provavelmente seja os retentores das rodas traseiras???
Percebi q depois q ando muito nele...no outro dia amanhece com vazamento
Lembrando q troquei os retentores e fiz serviço na caixa em janeiro.
Provavelmente seja os retentores das rodas traseiras???
Elvis- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 391
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5383
É oleo ou liquido de freio Elvis?
jperson- Moderador
É oleo da da caixa...
Eu coloquei as molas nova e as rodas estão assim \ /
Será se é por isso...ou são os retentores(vazamento nas duas rodas)
Eu coloquei as molas nova e as rodas estão assim \ /
Será se é por isso...ou são os retentores(vazamento nas duas rodas)
Elvis- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 391
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5383
Página 1 de 2 • 1, 2