Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prisioneiros

+2
Chico Biela
Fabiano Marques
6 participantes

Ir para baixo

Prisioneiros Empty Prisioneiros

Mensagem por Fabiano Marques Sex Out 15, 2010 11:23 pm

É melhor ter motor com prisineiro fino ou grosso? Qual a diferença?
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7299
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por Chico Biela Sáb Out 16, 2010 12:24 am

É melhor ter motor com prisioneiros finos se for 1500/1600 e taxado.

A introdução dos prisioneiros finos foi obrigatória quando a VW decidiu fabricar motor 1600 álcool com taxa apropriada. A taxa inicialmente escolhida foi 10,5:1, mas os prisioneiros grossos arrancavam sua rosca na carcaça. Isso atrasou a VW a produzir os 1600 alcoolizados, tanto que, para reduzir a perda de mercado, soltou a brasília com motor 1300 álcool dupla carburação.

Nos motores 1300 taxados em até 8,5:1 (esse fiz em 81) e os originais álcool com 10:1, os prisioneiros grossos (rosca M10) funcionaram. Os prisioneiros em si não são problema. O caso é que os cilindros dilatam-se tanto no diâmetro como no comprimento. Quando ocorre a dilatação no comprimento, o cilindro estica os prisioneiros e, se a tração for grande, a rosca que os segura na carcaça se rompe. No 1300, a dilatação é pequena frente à que ocorre em cilindros 1500 e 1600.

Os prisioneiros finos, com rosca M8, são mais elásticos e podem acompanhar melhor a dilatação do comprimento dos cilindros. Além disso, a bucha que os prende na carcaça tem rosca M12 externa e rosca M8 interna para o prisioneiro. Ou seja, melhorou a ancoragem na carcaça e os prisioneiros esticam mais.

Com os prisioneiros finos, a confiabilidade das carcaças melhorou muito.

Se você tiver oportunidade e se for precisar, coloque prisioneiros finos em toda carcaça que for usar, é uma garantia a mais de que não terá dissabores futuros devido a prisioneiros soltos.

Abraço.
Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5249
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por Nil Sáb Out 16, 2010 5:22 am

Fabiano Marques escreveu:É melhor ter motor com prisineiro fino ou grosso? Qual a diferença?

PRISIONEIROS GROSSOS EM BUGGY NEM PENSAR!!!!!
SE O SEU FOR ESTOJO GROSSO, É PREFERIVEL TROCAR DE CARCAÇA.O VALOR DO NOVO ESTOJAMENTO NÃO COMPENSA E MUITOS CARCAÇAS ANTIGAS FICAM ENFRAQUECIDAS COM O TEMPO. É O QUE CHAMAMOS AQUI DE "BUCHO"


PS. EU "ABRO AS BANDAS" DE UM MOTOR COM ESTOJO GROSSO COM APENAS 2 MESES DE USO. TENHO O PÉ MUITO PESADO E AS CARCAÇAS NÃO AGUENTAM, FOLGAM OS CABEÇOTES COM FACILIDADE.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10128
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por fmgsm Sex Nov 14, 2014 7:27 am

se o cara mandar os prisioneiros para um torneiro, para "afinar", não teria o resultado bom também?
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6360
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por fmgsm Sex Nov 14, 2014 9:30 am

o problema não é se é melhor ou não, o problema é para que, pois os motores 1200, 1300, 1500 e 1600 a gasolina, são prisioneiros grossos, pela dilatação da camisa, não precisa instalar o prisioneiro de 8mm, mais os motores 1600 a álcool precisa, por sua alta compressão e por esquentar mais, sendo assim dilata mais a camisa, fazendo a rosca do prisioneiro não aquentar a pressão e esplainando. a kombi a gasolina motor 1600 por terem a compressão maior que os 1600 antigos, usam os prisioneiros de 8mm não os de 10mm.
chico biela explicou muito bem a questão.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6360
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por Bugólatra Sex Nov 14, 2014 10:25 am

fmgsm escreveu:o problema não é se é melhor ou não, o problema é para que, pois os motores 1200, 1300, 1500 e 1600 a gasolina, são prisioneiros grossos, pela dilatação da camisa, não precisa instalar o prisioneiro de 8mm, mais os motores 1600 a álcool precisa, por sua alta compressão e por esquentar mais, sendo assim dilata mais a camisa, fazendo a rosca do prisioneiro não aquentar a pressão e esplainando. a kombi a gasolina motor 1600 por terem a compressão maior que os 1600 antigos, usam os prisioneiros de 8mm não os de 10mm.
chico biela explicou muito bem a questão.
Negativo Fran, o problema em questão é uma escolha entre o melhor e o pior sim, os motores boxer antigos com prisioneiros grossos sejam eles, 1.200, 1.300, 1500, 1600 ou mesmo o raro 1700 sofrem com um problema crônico onde costumam afrouxarem os cabeçotes, esse problema foi eliminado nos motores produzidos a partir de 84 versão tork, no qual passaram a usar prisioneiros mais finos porém bem mais seguros.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11776
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por fmgsm Qui Nov 20, 2014 10:38 am

Deve ser um problema crônico de mecânico pé de chinelo que não sabe o torque adequado para apertar o prisioneiro, e deixa no ponto dele perder a rosca.
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 37
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6360
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por Mad Well Qui Nov 20, 2014 1:04 pm

os melhores são os finos(modernos)
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6884
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Prisioneiros Empty Re: Prisioneiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos