ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM
+2
Beco
ébano "cara-de-pau"
6 participantes
Página 1 de 1
ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM
ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM.
O buggy precisa “dessas” manutenções, sei que tem uma que em fusca/buggy não se faz, não pega (qual seria).
A dúvida é:
O buggy na frente é bem leve, e sendo assim não existe um gasto dos pneus, sendo assim, seria preciso/necessário fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM no buggy?
Qual é a diferença entre balanceamento e cambagem?
Qual são os "simtomas" para detectar o momento para fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM e o risco por não fazer?
E o Emis por não ter facão se consegue fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM, se sim como é feito?
Desde já agradeço!
O buggy precisa “dessas” manutenções, sei que tem uma que em fusca/buggy não se faz, não pega (qual seria).
A dúvida é:
O buggy na frente é bem leve, e sendo assim não existe um gasto dos pneus, sendo assim, seria preciso/necessário fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM no buggy?
Qual é a diferença entre balanceamento e cambagem?
Qual são os "simtomas" para detectar o momento para fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM e o risco por não fazer?
E o Emis por não ter facão se consegue fazer o ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM, se sim como é feito?
Desde já agradeço!
ébano "cara-de-pau"- Desbravador
- Número de Mensagens : 158
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 6020
Re: ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM
acredito que outros amigos, também debem ter essas dúvidas
( ELVIS )
Alinhamento, como em qualquer carro, é uma necessidade básica para um andar seguro e confortável. O sistema pode informar também, qual o erro da cambagem para que possas levar a um mecânico para a devida correção. A correção da cambagem do fusca é feita através de arruelas que estão nos parafusos de fixação da ponta de eixo. Estas arruelas são colocadas para fora ou para dentro, na parte superior ou inferior, conforme o que for constatado no equipamento. Dá para fazer com uma espécie de esquadro (nível), que os antigos mecânicos de fusca tinham.
O Emis tem uma suspensão diferente do fusca, mas na traseira. Alinhamento e cambagem se faz na suspensão dianteira.
O Emis tem uma suspensão diferente do fusca, mas na traseira. Alinhamento e cambagem se faz na suspensão dianteira.
ébano "cara-de-pau" escreveu:ALINHAMENTO , BALANCEAMENTO E CAMBAGEM.
DESSS 03 ITENS, APENAS O BALANCEAMENTO DA RODA TRASEIRA COM PNEU DUNE BUGGY , NÃO É POSSIVEL SER FEITA.
COMO O CARLÃO FALOU, BUGGY É UM AUTOMOVEL COMO QUALQUER OUTRO.
NOS BUGGYS CEARENSES(TODOS), É NECESSÁRIO ALINHAMENTO E CAMBAGEM TAMBÉM NAS RODAS TRASEIRAS JÁ QUE A SUSPENSÃO É INDEPENDENTE E NÃO USA FACÃO.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10318
eu nem sabia que se alinhava as rodas traseiras, nem em "carros comuns", eu nunca vi, vivendo e aprendendo.
diante do comentários dos amigos, estarei levando o mais rápido o possível o meu buggy para alinhar e balacear. já estou com ele a 2 anos e meios e nunca fiz este tipo de serviço.
está na hora.
valeuuuuuuuu!!!!!!!!
diante do comentários dos amigos, estarei levando o mais rápido o possível o meu buggy para alinhar e balacear. já estou com ele a 2 anos e meios e nunca fiz este tipo de serviço.
está na hora.
valeuuuuuuuu!!!!!!!!
( ELVIS )
Não são todos os carros que tem alinhamento nas rodas traseiras. O Tempra, eu sei que tem.
Bem amigos devido as constantes duvidas postadas por muitos companheiros do PB sobre a cambagem de nossos buggys então eu vou postar um link que ajuda a conhecer um pouco quando é necessário se fazer a cambagem ou a diminuir essas duvidas além de conhecer o que é (CASTER) instrumento esse que é indispensável aos buggys que vão ser puxados por engate towbar.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=154
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=154
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966
Show de bola evilasio, ótima explicação para o pessoa que quer aprender e entender sobre o assunto. ponto +.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10116
Grande Evilásio sempre trazendo algo bom. Qual a melhor cambagem pro buggy ser rebocado e se puder me explicar porque, fico grato. Já tinha lido que não mantem a trajetória.
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7789
Volnei S escreveu:Grande Evilásio sempre trazendo algo bom. Qual a melhor cambagem pro buggy ser rebocado e se puder me explicar porque, fico grato. Já tinha lido que não mantem a trajetória.
Volnei não é tanto a cambagem que vai influenciar o trajetória do buggy quando estiver sendo rebocado e sim o ângulo de inclinação do pino mestre da manga de eixo “caster” – Um automóvel deve ter tendência para se deslocar em linha reta e retornar a essa direção após fazer uma curva.
Essa tendência, que assegura a estabilidade do automóvel quando em movimento, e que obriga o volante a retornar a sua posição inicial após uma curva.
Na postagem mostra mais detalhes sobre isso mas da uma olhada na foto abaixo que você terá uma idéia do que é CASTER.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a230.jpg
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966
oi amigos, é sempre bom fazer revisões peródicas na suspensão, uma vez que exigimos muito do buggy, evita desgastes precoce de peças e pneus além do buggy não dar o rendimento perfeito, ficando pra lá e pra cá, vlw
Convidad- Convidado
Blza Evilásio, valeu a explicação.
PEDRO: realmente a suspensão é uma parte do buggy que se exige o máximo que ela tem pra dar.
PEDRO: realmente a suspensão é uma parte do buggy que se exige o máximo que ela tem pra dar.
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7789
Quem sabe a geometria ideal do alinhamento para a dianteira do buggy? o meu eu deixei 0,5 negativo e ficou cantando pneu muito facil, vou testar deixar em 0 grau.
Convidad- Convidado
MARCELO BRASIL escreveu:Quem sabe a geometria ideal do alinhamento para a dianteira do buggy? o meu eu deixei 0,5 negativo e ficou cantando pneu muito facil, vou testar deixar em 0 grau.
Marcelão já ouvi dizer que mecânica VW que usa caixa de direção de outro veículo (Uno, Pálio e Monza) tem que zerar o alinhamento pra ficar legal! Faça o teste e poste o resultado para o pessoal... eu mesmo tenho interesse na confirmação dessa informação!!
Convidad- Convidado
Márcio © escreveu:MARCELO BRASIL escreveu:Quem sabe a geometria ideal do alinhamento para a dianteira do buggy? o meu eu deixei 0,5 negativo e ficou cantando pneu muito facil, vou testar deixar em 0 grau.
Marcelão já ouvi dizer que mecânica VW que usa caixa de direção de outro veículo (Uno, Pálio e Monza) tem que zerar o alinhamento pra ficar legal! Faça o teste e poste o resultado para o pessoal... eu mesmo tenho interesse na confirmação dessa informação!!
Deixei o alinhamento com 1 positivo, cambagem 0. Vou testar.
Convidad- Convidado
Acabou que o melhor resultado foi com as cambagens negativas em 3/4 e o alinhamento em 1 positivo, mas quando pego irregularidades no asfalto ainda sinto a traseira baixando devido ao peso e a frente muito leve, principalmente com mais ocupantes no carro.
Ainda não se compara a estabilidade com um carro de passeio comum, mas já melhorou bem comparado a quando veio.
Ainda não se compara a estabilidade com um carro de passeio comum, mas já melhorou bem comparado a quando veio.
Convidad- Convidado