Árvore de Manivelas (Virabrequim)
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Árvore de Manivelas (Virabrequim)
ÁRVORE DE MANIVELAS (VIRABREQUIM)
Ajuda, estou a pensar colocar um motor de um Fusca 1500cc Brasileiro de 1975 no meu Buggy está em muito bom estado e a ideia é evoluir mais tarde para mais potência, no entanto a informação por aqui sobre os modelos fabricados no Brasil é muito escassa e então a minha duvida é a seguinte:
sei que a VW do Brasil produziu virabrequins (árvores de manivela) (por aqui têm o nome de cambota) virabrequim forjado, e fundidos aqui a duvida alguem sabe qual é que equipava o Fusca 1500 de 1975, e se este motor tem algumas vantagens para preparar ou caracteristicas próprias de interesse?
Obrigado
Ajuda, estou a pensar colocar um motor de um Fusca 1500cc Brasileiro de 1975 no meu Buggy está em muito bom estado e a ideia é evoluir mais tarde para mais potência, no entanto a informação por aqui sobre os modelos fabricados no Brasil é muito escassa e então a minha duvida é a seguinte:
sei que a VW do Brasil produziu virabrequins (árvores de manivela) (por aqui têm o nome de cambota) virabrequim forjado, e fundidos aqui a duvida alguem sabe qual é que equipava o Fusca 1500 de 1975, e se este motor tem algumas vantagens para preparar ou caracteristicas próprias de interesse?
Obrigado
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Olá Loyo!
Aqui no Brasil os motores 1300, 1500 e 1600 fabricados até o ano de 1983 têm o virabrequim forjados, fundidos só os modernos que são menos resistentes e portanto, não muito confiáveis para preparações.
Se a sua intenção for uma preparação mais forte, os "viras" 1300 e 1500 também não serão uma boa opção em virtude deles terem furação simples que não permite uma boa lubrificação em altas rotações ... vão fundir! A solução será trocar por um vira 1600 antigo ou 1300 do motor a álcool (motor mais girador em virtude da dupla carburação, tx compressão e do combustível) que além de serem forjados possuem dupla furação melhorando muito a lubrificação durante o as subidas de giro.
Não se esqueça que esse motor 1500 tem uma limitação natural ... são os cabeçotes de uma entrada que vão segurar o motor em 4000 ou 4300 rotações ... se a intenção é mais giro, pode começar a pensar em trocá-los pelos de duas entradas! Agora se a idéia é ter tork, fica com esse 1500, coloca um Kit 1600, dá uma taxada para 8:1, coloca um comando melhor e faz um trabalho leve nos dutos de admissão que você vai ficar contente.
Espero ter ajudado, grande abraço pra você!
Última edição por Márcio SPA em Qua Jun 02, 2010 5:51 pm, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Loyo, é exatamente o que o Marcio falou.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Obrigado
Márcio SPA e jperson
Grande ajuda, é que informação por aqui sobre os Fuscas Brasileiros é práticamente nada, pois Portugal depois de a Alemanha ter terminado a exportação de Carochas fomos o unico pais da Europa a importar do Brasil pois outros paises como a França e a própria Alemanha importaram Fuscas do México.
Mas a Guerin o representante da VW para Portugal alem de vender os Fuscas e as Brasilias não fez divulgação das caracteristicas dos vossos VW, assim o que sabiamos era de ir abrindo e mexendo nos motores mas dados concretos como este da composição dos materiais era "0", agora graças à internet e a companheiros como os do Fórum Planeta Buggy tenho a possibilidade de conhecer melhor o FUSCA.
Abraço
Márcio SPA e jperson
Grande ajuda, é que informação por aqui sobre os Fuscas Brasileiros é práticamente nada, pois Portugal depois de a Alemanha ter terminado a exportação de Carochas fomos o unico pais da Europa a importar do Brasil pois outros paises como a França e a própria Alemanha importaram Fuscas do México.
Mas a Guerin o representante da VW para Portugal alem de vender os Fuscas e as Brasilias não fez divulgação das caracteristicas dos vossos VW, assim o que sabiamos era de ir abrindo e mexendo nos motores mas dados concretos como este da composição dos materiais era "0", agora graças à internet e a companheiros como os do Fórum Planeta Buggy tenho a possibilidade de conhecer melhor o FUSCA.
Abraço
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Como o motor está tão BOM para já não vou mexer, no entanto mais uma duvida estes motores 1500 do Fusca têm os pistons concavos ou planos?
É que já tive um 1500 de origem Africana (construido na Alemanha) e os Pistons eram concavos para permitir trabalharem com gasolina de baixas octanas.
É que já tive um 1500 de origem Africana (construido na Alemanha) e os Pistons eram concavos para permitir trabalharem com gasolina de baixas octanas.
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Côncavos se o motor for a gasolina, se for a alcool são planos! Ao menos aqui no Brasil não tivemos motores 1500 a alcool esses ficaram a cargo dos 1300 e 1600 com dupla carburação!
Mandei uma MP para você, talvez ajude!! Abaixo, postei uma foto dos 2 tipos de viras para comparação ... veja que o do 1600 possui dupla furação e rasgos que ajudam na passagem do óleo lubrificante.
https://2img.net/r/ihimizer/img411/680/130109083622.jpg
Última edição por Márcio SPA em Qui Set 09, 2010 4:14 pm, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Márcio SPA escreveu:Côncavos se o motor for a gasolina, se for a alcool são planos! Ao menos aqui no Brasil não tivemos motores 1500 a alcool esses ficaram a cargo dos 1300 e 1600 com dupla carburação!Mandei uma MP para você, talvez ajude!!
Obrigado
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