Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
3 participantes
Página 1 de 1
Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Tópico anterior, para quem se interessar em seguir passo a passo minha história com o BUGRE:
https://planetabuggy.forumeiros.com/motor-boxer-f12/preparando-para-ligar-o-bugre-t1716.htm
No último sábado, dia 24/04, de acordo com o planejado no Tópico anterior (acima), embarquei a família no Santana e fomos para Imbé, onde está o BUGRE, para que eu fizesse o motor funcionar. Chegamos lá por volta das 14 horas, almoçamos em Tramandaí, e para auxiliar a digestão deste que vos escreve, mão na graxa!
De início pus o Santanão encostado no BUGRE, liguei as duas baterias e enquanto carregava a do BUGRE, montei o notebook e repassei os ítens sobre velas, platinados e alimentação. Preparei as ferramentas e iniciei os trabalhos. Substituí a bomba de gasolina antiga por uma nova, retirei as velas, verifiquei a folga dos eletrodos e aí apareceu a primeira dúvida: ela pode variar de 0,6 a 0,8 mm optei pela maioria, tres delas estavam em 0,8 mm e uma em 0,7. Deixei as quatro em 0,8 mm. O aspecto dos eletrodos era bom, com coloração castanho-acinzentado e sem traços de óleo. No platinado, o aspecto dos contatos era bom, sem deformações aparentes, e com folga de 0,4 mm. Dei uma lixadinha básica nos mesmos. No copo do distribuidor, os contatos estavam bons, assim como os contatos do rotor.
Dei uma borrifada de wd40 no interior dos cilindros e com auxílio de uma chave estrela engatada no volante do motor, dei algumas voltas, verificando que os pistões estavam livres.
Pedi que um amigo girasse o motor através do arranque e testei cada uma das velas, percebendo boa faísca em todas. Ao mesmo tempo, retirei o conduto que leva a gasolina da bomba para o carburador e a mesma estava com boa pressão. (Enquanto eu fazia isso, a gurizada aloprando dentro do buggy, afinal, não é sempre que eles tem à disposição um "carrinho quase que de brinquedo" prá se divertirem. Era um tal de entrar e sair, pisar no acelerador, fazer mudança... se divertiram bastante.)
Bom, tinha faísca, tinha gasolina, tinha tudo para ligar. Verifiquei o nível do óleo, estava na marca, com coloração escura e boa viscosidade. Deixei a troca de óleo para outra oportunidade, e enquanto carregava a bateria através do alternador do Santana, fui brincar com a gurizada e depois com a patroa num quadricíclo Yamaha que estava na garagem, fazendo uma baita festa por aproximadamente uma hora. Começou a garoar e a brincadeira acabou.
De volta ao serviço, tentei ajustar o ponto estático do distribuidor de acordo com as instruções trazidas do Planeta, mas enchergando mal (esqueci os óculos) ficava difícil ver quando ele abria ou não. DANE-SE, pensei... vai assim mesmo.
Girei a chave de ignição e nada. Fui para o distribuidor e girei ele uns 10 graus no sentido horário. NADA... mais um pouco no sentido horario...
PEGOU!!!! LINDO! Mas não tinha lenta. Desliguei, voltei ao notebook e percebi numa das reportagens que a falta de lenta poderia ser problema de ponto. Liguei o motor, mantive acelerado e pedi ao amigo que girasse o distribuidor no sentido horário, até que houvesse uma alteração nas rotações. BINGO... aumentaram... soltei o acelerador, a lenta oscilando, fui para a parte trazeira e girei o alternador prá cá e prá lá, até encontrar um ponto estável. PERFEITO. Apertei a porca e fiquei ali ouvindo o VW com seu ruído característico... SHOW DE BOLA!
Como o tempo não estava lá essas coisas, garoava e parava, fiquei aguardando uma melhora. Retirei o cabo que unia a bateria do Santana à bateria do BUGRE, peguei um multiteste e o alternador do bichinho tava mandando 13.6 v bem "atijoladinhos"...
Desliguei o motor, guardei as ferramentas e assim que parou de garoar, girei o arranque... pegou de primeira... tirei o carro da garagem e dei uma boa volta.
A despeito dele dar uma engasgadinha quando eu acelerava um pouco mais forte para retomar a velocidade (exemplo: após um cruzamento ou dobrar uma esquina) em segunda marcha, o VW ainda tem força, bastando ter o "pé leve"... o odometro marca 96.800 e tantos km, mas como é de 5 algarismos, pode ser, também, 196.800 e tantos... o câmbio tem aquele treco que reduz o curso da alavanda, a direção tem o raio de curva semelhante ao pálio (bem aberto), e no que diz respeito à suspensão, bem macia... pensei que seria algo como um jipe, dura e saltitante. O escapamento é muito barulhento e vai ter a atenção que merece... pretendo por um que deixe o som bem grave e não tão alto. A parte elétrica vai precisar de atenção (piscas inoperantes, comutador da luz alta/baixa inoperante, algumas lâmpadas queimadas). O limpador de parabrisas vai ter que ser ajustado, pois não limpa droga nenhuma.
Andei de buggy com a gurizada e depois com a patroa... ela adorou... até que uns pingos de água de uma poça foram lançados na jaqueta branca dela pela roda dianteira... mas faz parte, né? Depois de brincar por uma hora, guardei ele na garagem, desliguei os cabos da bateria e o cobri com a capa.
Agora a próxima etapa é trazê-lo a Porto Alegre e desmontar, para verificar o estado do que a gente não vê.
Fotos e filmagem? Sabe que eu nem me lembrei disso, mas felizmente a Michele (esposa) tirou estas duas quando eu estava saindo da garagem para dar umas voltas.
Abraços!
Para ver o próximo capítulo, use o link abaixo:
https://planetabuggy.forumeiros.com/conversa-amiga-f18/domingo-perfeito-t1774.htm#15398
Última edição por Eichenberg em Qua maio 05, 2010 1:31 am, editado 5 vez(es)
Re: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Hehe heim Berg, passou um dia animado apesar da garoa, imagina se tivesse sol. São coisas simples como esta que existe a verdadeira felicidade. .
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7310
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Clayton escreveu:Hehe heim Berg, passou um dia animado apesar da garoa, imagina se tivesse sol. São coisas simples como esta que existe a verdadeira felicidade. .
Cara, tava muito legal... fico rindo sozinho só de pensar no que fazer quando tudo estiver pronto... tava vendo agora uns videos no Youtube e imaginando subir e descer dunas, passar por atoleiros, deve ser muito legal... (já fiz isso em rallies, mas como navegador).
Abração!
Re: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Já era!!!
Mais um que se rendeu a " B U G G Y T E R A P I A " !! Não tem mais volta!! Parabéns. heheheh
Mais um que se rendeu a " B U G G Y T E R A P I A " !! Não tem mais volta!! Parabéns. heheheh
Convidad- Convidado
Re: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Parabéns cara!!!
Muito boa essa sua história do fim de semana.
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Muito boa essa sua história do fim de semana.
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6495
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!!
Valeu Marcio... valeu Guga... vamos ver o que vai ter no próximo capítulo.
Abraços!
Abraços!
Para ver o próximo capítulo, use o link abaixo:
https://planetabuggy.forumeiros.com/conversa-amiga-f18/domingo-perfeito-t1774.htm#15398
Tópicos semelhantes
» Quem tem buggy da marca BUGRE posta aqui !!!
» E de repente... sou um buggueiro! (ou... como ganhei meu BUGRE)
» BUGRE VI ??
» Capota de Fibra
» Bugre voa ?????
» E de repente... sou um buggueiro! (ou... como ganhei meu BUGRE)
» BUGRE VI ??
» Capota de Fibra
» Bugre voa ?????
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos