Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valores dos fusiveis para cada coisa

+3
Kleyton Maia
ORLANDO MAIA ( DR.
Paulinho
7 participantes

Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Paulinho Ter Jun 24, 2008 11:53 pm

Quais os valores do fusiveis para cada coisa. Tipo, para lanternas trazeiras seria de 20 amperes?? Luz alta 30? Luz baixa 30?? Limpador? luz de ré??

To arrumando a aletrica do meu buggy, ele tem caixa de fusiveis de chevete com 9 fusiveis, mas todos eles estavam la de 30 amperes, mas acredito estar errado pois 2 lampadinhas de 5w (lanternas trazeiras) nao podem usar 30 amperes..

Paulinho
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : São Leopoldo - RS
Tipo de Buggy : Galgo 86
Pontos : 5837
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty CORRENTE SENDO CORTADA

Mensagem por ORLANDO MAIA ( DR. Ter Jul 15, 2008 4:18 pm

CAROS COLEGAS e AMIGOS, GOStária de SABER PORQUE O BUGRE ESTÁ FONCIONANDO MUITO BEM EM UM PERÍODO DE UNS 15 MINUTOS CORTA A CORRETE POSITIVA QUE ESTÁ ENTRANDO NO CENTRO DA CAIXA DE FUSIVEIS AO MEIO DOS (9) FUSIVEIS, ASSIM APAGANDO O PAINEL, e LOGO APÓS VOLTA AO NORMAL DIGAMOS DEPOIS DE ESFRIAR ? , AGRADEÇO A DICA ... ATENCIOSAMENTE

ORLANDO MAIA ( DR.
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : PRAIA DE AREMBEPE/CAMAÇARI - BA / SALVADOR
Tipo de Buggy : TENHO O " AUFI " ESTOU BASTANTE SATISFEITO ..
Pontos : 5787
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Kleyton Maia Ter Dez 23, 2008 12:38 pm

Paulinho , nesse caso seria interessante avaliar todos os consumidores ligados a cada circuito para dimensionar o fusível mais indicado para cada.

Por exemplo se tiver faróis na frente que somem 75w (exemplo fictício):

P=Ui (potência = "voltagem" x "amperagem")
75 = 12 x i
i = 75/12
i = 6,25 ampares

(uma folga de segurança no caso para não queimar a toa e coloca um fusível de 8a ou 10a)

Assim se tiver no mesmo circuito (fio) ligado farol , milhas etc soma-se as potencias e faz o calculo para achar o fusível ideal para melhor proteção.

abs.
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7200
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Mário Sáb Set 19, 2009 7:32 am

Kleyton Maia escreveu:Paulinho , nesse caso seria interessante avaliar todos os consumidores ligados a cada circuito para dimensionar o fusível mais indicado para cada.

Por exemplo se tiver faróis na frente que somem 75w (exemplo fictício):

P=Ui (potência = "voltagem" x "amperagem")
75 = 12 x i
i = 75/12
i = 6,25 ampares

(uma folga de segurança no caso para não queimar a toa e coloca um fusível de 8a ou 10a)

Assim se tiver no mesmo circuito (fio) ligado farol , milhas etc soma-se as potencias e faz o calculo para achar o fusível ideal para melhor proteção.

abs.


Kleyton, como eu faço como calcular a bitola do fio ideal para cada coisa?

[],s
Mário
Mário
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : Recife-PE
Tipo de Buggy : AMX 78/86 1600
Pontos : 5577
Data de inscrição : 20/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Kleyton Maia Ter Set 22, 2009 10:11 am

Olá Mario ,

Então pelo pouco que eu sei tem umas tabelas que definen isso sendo um exemplo:


mm2

Ampères

0,5

2,5

1

5

1,5

7,5

2

10

2,5

12,5

3

15

3,5

17,5

4

20

4,5

22,5

5

25

5,5

27,5

6

30

6,5

32,5

7

35

7,5

37,5

8

40

8,5

42,5

9

45

9,5

47,5

10

50


Lembrando sempre na tabela se fala em MAXIMO deixe uma folga para nao fritar o fio...
fonte da tabela:
http://www.hotsound.com.br/artigos/dimensionando_cabos.pdf


mas depende do material do cabo, distancia, fator de potencia etc etc etc .. tem toda uma teoria em volta disso... tem um manual da pirelli que fala um pouco mais sobre :

http://www.aditivocad.com/arquivos/apostilas/07_pirelli.zip

para manjar mesmo so pesquisando muuuito sobre o assunto... espero ter ajudado abraços.. lembre se de sempre colocar um fusivel de proteção adequado nas instalações do carro isso evita por foguim no carro hehehe

Valores dos fusiveis para cada coisa Icon_cheers
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7200
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Gustavo Ter Set 22, 2009 2:04 pm

Perfeito Kleyton ( com N no final ) Valores dos fusiveis para cada coisa Icon_biggrin

Lembrando sempre de usar cabinho flexivel antichama (selo do imetro) de boa qualidade e caprichar no aterramento , já que os brinquedinhos não são de "LATA" e isso é uma desvantagem na hora do aterramento.

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6323
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Mário Ter Set 22, 2009 7:15 pm

Kleyton Maia escreveu:Olá Mario ,

Então pelo pouco que eu sei tem umas tabelas que definen isso sendo um exemplo:


mm2

Ampères

0,5

2,5

1

5

1,5

7,5

2

10

2,5

12,5

3

15

3,5

17,5

4

20

4,5

22,5

5

25

5,5

27,5

6

30

6,5

32,5

7

35

7,5

37,5

8

40

8,5

42,5

9

45

9,5

47,5

10

50



Lembrando sempre na tabela se fala em MAXIMO deixe uma folga para nao fritar o fio...
fonte da tabela:
http://www.hotsound.com.br/artigos/dimensionando_cabos.pdf


mas depende do material do cabo, distancia, fator de potencia etc etc etc .. tem toda uma teoria em volta disso... tem um manual da pirelli que fala um pouco mais sobre :

http://www.aditivocad.com/arquivos/apostilas/07_pirelli.zip

para manjar mesmo so pesquisando muuuito sobre o assunto... espero ter ajudado abraços.. lembre se de sempre colocar um fusivel de proteção adequado nas instalações do carro isso evita por foguim no carro hehehe

Valores dos fusiveis para cada coisa Icon_cheers

Valeu Kleyton. Estou prentendendo eu mesmo refazer toda parte elétrica. Aqui em Recife o eletricista mandou compra um kit de fiação do fusca que custa R$ 300,00 e ainda orçou R$ 500,00 de mão de obra. Sem condições.
Mário
Mário
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : Recife-PE
Tipo de Buggy : AMX 78/86 1600
Pontos : 5577
Data de inscrição : 20/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Tchaka Ter Set 22, 2009 8:00 pm

Mário escreveu:
Kleyton Maia escreveu:Olá Mario ,

Então pelo pouco que eu sei tem umas tabelas que definen isso sendo um exemplo:


mm2

Ampères

0,5

2,5

1

5

1,5

7,5

2

10

2,5

12,5

3

15

3,5

17,5

4

20

4,5

22,5

5

25

5,5

27,5

6

30

6,5

32,5

7

35

7,5

37,5

8

40

8,5

42,5

9

45

9,5

47,5

10

50




Lembrando sempre na tabela se fala em MAXIMO deixe uma folga para nao fritar o fio...
fonte da tabela:
http://www.hotsound.com.br/artigos/dimensionando_cabos.pdf


mas depende do material do cabo, distancia, fator de potencia etc etc etc .. tem toda uma teoria em volta disso... tem um manual da pirelli que fala um pouco mais sobre :

http://www.aditivocad.com/arquivos/apostilas/07_pirelli.zip

para manjar mesmo so pesquisando muuuito sobre o assunto... espero ter ajudado abraços.. lembre se de sempre colocar um fusivel de proteção adequado nas instalações do carro isso evita por foguim no carro hehehe

Valores dos fusiveis para cada coisa Icon_cheers

Valeu Kleyton. Estou prentendendo eu mesmo refazer toda parte elétrica. Aqui em Recife o eletricista mandou compra um kit de fiação do fusca que custa R$ 300,00 e ainda orçou R$ 500,00 de mão de obra. Sem condições.

Mário,
Na reforma que fiz no meu Buggy Phantom, devo ter gasto em torno de R$=500,00. A mão de obra do serviço foi R$=250,00 (treis vezes no cartão), mas em compensação o eletricista (excelente profissional), "fez" a fiação elétrica e ligou todos os apetrechos. O restante foi gasto em material (fios, conduites de fios, terminais, isoladores de terminais, relés, busina, chave de setas, etc...). Fiquei muito satisfeito com o serviço, ficou de excelente qualidade. Tudo novo, tudo funcionando perfeitamente. Valeu a pena o gasto.

Abraços,

Tchaka
Tchaka
Tchaka
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 162
Idade : 78
Localização : Belém-Pa.
Tipo de Buggy : Phantom/74
Este Buggy é um verdadeiro caso de amor. Vivemos juntos de 1985 a 1992 quando nos separamos. Em 2008 nos juntamos novamente e agora é para sempre.
Pontos : 5882
Data de inscrição : 23/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 26, 2011 11:49 am

Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Valores dos fusiveis para cada coisa Empty Re: Valores dos fusiveis para cada coisa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos