Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pistola para pintura

+7
André - Maricá/RJ
Bugólatra
Diogo Lima
Kleyton Maia
Waybecker
Hedney
Guga Pedrosa
11 participantes

Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Pistola para pintura

Mensagem por Guga Pedrosa Dom Ago 16, 2009 5:10 pm

Bom pessoal, esto pensando em comprar uma pistola para pintura.
Cansei de usar as latinhas de spray, vi que o custoXbenenfício não está valendo a pena.
Além do mais, já tenho um compressor aqui na garagem. Ou seja, o mais caro eu já consegui...

Agora vem a dúvida: que pistola comprar?!
Pois, eu dei uma rápida pesquisada e vi que existem pistolas de vários tipos.
Com o copo de tinta em cima, em baixo, de alta pressão, gravidade, HVLP, LVLP (???)....

Alguem entende do assunto? Sabe explicar quais as diferenças em cada uma? Quais as vantagem e desvantagens?


Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6296
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Hedney Dom Ago 16, 2009 8:00 pm

Bom, eu não entendo muito do assunto mais eu uso uma pistola de gravidade de baixa pressão, dependendo de seu compressor vc pode comprar uma de alta ou baixa verifique antes seu compressor.
Essa é de ar direto por que meu compressor não tem balão, se seu compressor tiver balão tem que ser a de ar preso.

Pistola para pintura Pict2067.th

Pistola para pintura Butansn Quickpost this image to Myspace, Digg, Facebook, and others!
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5997
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty pistola para pintura

Mensagem por Waybecker Dom Ago 16, 2009 11:56 pm

o pouco que eu entendo de pintura posso colaborar com voce,defina como é seu compressor de ar primeiro dai podemos saber que tipo de pistola usar...o meu compressor é de ar direto sem o reservatorio de ar dai a minha pistola é de ar direto mais comun e mais barata e não da um acabamento profional.abraços Question
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7229
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Guga Pedrosa Seg Ago 17, 2009 7:32 am

Valeu pessoal!
O compressor que eu tenho aqui tem reservatório de ar, e dispara automaticamente quando chega perto de 75psi.
Então acho que dá para usar até uma de alta pressão.

Quanto a sigla HVLP, descobri que significa "High Volume and Low Pressure" (alto volume e baixa pressão).
Isso faz com que haja menos disperdício de tinta pela formação da névoa de pintura. Pois, como a pistola trabalha com pressão mais baixa, evita que as partículas de tinta "batam" na superfície e "voltem" (formando a névoa)....

Agora, LVLP deve significar "Low Volume and Low Pressure" (baixo volume e baixa pressão) . Mas, não sei qual é sua últilidade...

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6296
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Kleyton Maia Ter Ago 18, 2009 1:12 pm

Guga , então seu compressor deve ser de 25 litros igual ao meu (ferrari amarelo pequeno) , a pistola hlpv é isso mesmo que você falou agora essa outra lv .. como é baixo volume deve ser utilizada para pinturas menores e mais detalhadas ...

O que pega é o seguinte depende da capacidade do compressor (em litros) pois voce podera ter a pressão mas sem vazão o que ocasionaria voce ter que aguardar o compressor recarregar ate ter a vazão da pistola de alta pressão ... um exemplo .. uma pistola de 40lbs voce pintando ela vai e come 40 .... imagina no caso do compressor de 75 l... nao vai ter a vazão .. o ideal seria uma pistola de baixa pois ela consome menos libras e vc consegue ter vazão para pintar ...

Pessoal esse é o entendimento que eu tenho se eu tiver errado por favor ...
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7190
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Diogo Lima Qua Ago 25, 2010 7:16 pm

Alguém ja usou esta pistola?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150888565-pistola-de-pintura-hvlp-bico-e-capa-de-14-20mm-lee-tools-_JM
Eu conheço a qualidade das ferramentas lee tools e sei que não são grande coisa mas como não pretendo exigir muito alem da pintura do buggy... fiquei na duvida se ela é um desses casos que deixam na mão logo na estréia, pelas caracteristicas parece uma HVLP funcional mas a qualidade é que me deixou na duvida.
Alguém conhece essa pistola?
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6204
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Hedney Qui Ago 26, 2010 7:33 am

Eu tenho um kit schuz é bonzinho já que não se trata de uma ferramenta profissional mais da conta do recado, o preço é bom e é facil de comprar.

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf?VP=VRnok3cW4lSlCb03aEzd4cwlEIceTvWx&VPP=KIT+DE+ACESSORIOS+5+PECAS+PARA+COMPRESSOR+SCHULZ
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5997
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Diogo Lima Qui Ago 26, 2010 9:01 am

Eu tenho essa pistola do kit schulz também, no kit que eu comprei veio só a pistola (exatamente igual a deste anuncio) e a mangueira, eu usei para pintar uma geladeira e o resultado foi bom mas eu fiquei com uma cisma com ela porque a tinta ia embora rapido e eu não via o resultado mesmo diluindo fiel nas medidas, eu até uso ela em coisas menores devido a baixa vazão até mesmo com o bico de leque mas para pintar o buggy fiquei com medo de criar nevoa demais e jogar tinta fora.

Aproveitando Hedney, a tampa dessa sua pistola fica presa? a minha fica solta e da uma neura de pintar de cima para baixo e a tinta escorrer pelo caneco.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6204
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Hedney Qui Ago 26, 2010 2:19 pm

A tampa fica encaixada mas não fica travada, mesmo assim nunca ocorreu dela cair, em relação a pintura eu pintei as rodas do meu x-12 e ficou satisfstório se estiver bem regulada o desperdício é pouco levando em consideração que com pistola sempre ha desperdício.
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5997
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Diogo Lima Qui Ago 26, 2010 5:55 pm

Eu vou tentar o primer com ela pra ver como vai ser...
Andei me informando sobre as pistolas HVLP e depois de tantas vantagens comecei a procurar preços e foi meio assustador, quando vi esta do anuncio do ML tão baratinho e seguindo as especificações... fiquei com duvida se realmente funciona de verdade, to pensando em arriscar, ja andei por aqui nas lojas de ferramentas pra da uma olhada com a mão mas nenhuma delas tem esta lee tools, por isso que eu gostaria de saber se alguém aqui ja usou ou sabe de alguém que usou este modelo.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6204
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Hedney Qui Ago 26, 2010 7:32 pm

Neste caso tbm fico aguardando essa experiencia, se vc resolver compra-la me diga o resultado tambem quero me aprimorar na arte hehehe
Hedney
Hedney
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 307
Idade : 47
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 5997
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 27, 2010 9:18 am

Alguém aqui se habilita a pintar o carro dessa forma? rsrsrs
http://www.maxicar.com.br/old/curiosidades/46877pinturacomrolinho.asp
cheersEVILASIOcheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Kleyton Maia Sex Ago 27, 2010 10:50 am

Evilasio em paises europeus etc, a pintura com pistola é proibida por conta dos poluentes jogados na atmosfera pela nevoa das pistolas.

La eles tem tecnicas proprias e tudo é feito pintando com rolinho por ser menos poluente.

Nunca vi nenhum , barco ou buggy mau pintado la fora hehehe deve dar muito certo tambem é so a manha mesmo.
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7190
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por André - Maricá/RJ Sex Ago 27, 2010 12:21 pm

Eu também faço serviço de pintura e tenho uma Arprex Gama HVLP.

Mas também existe outras marcas como: Fúrio, Wimpel, Puma, Devilbiss, Lee Tools, etc...

Um amigo que tem uma oficina de pintura teve um problema com sua pistola e para não parar o serviço ele comprou uma Arprex modelo 12 de gravidade e caneca de nylon e ela deu conta do serviço.

Gama HVLP

Pistola para pintura 847t

Modelo 12

Pistola para pintura C12nylon

Espero ter ajudado

Abraços a todos

André - Maricá/RJ
André - Maricá/RJ
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 139
Idade : 49
Localização : Maricá/RJ
Tipo de Buggy : Tenho um Bugre modelo IV
Pontos : 5858
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Bugólatra Sex Ago 27, 2010 12:43 pm

Eu posso esta enganado mas fiquei com a impressão que essa pistola de gravidade deve apresentar muitos problemas de entupimento se após o uso não fizerem uma limpeza criteriosa por onde desce a tinta pois pelo que eu entendi dela a tinta desce por gravidade até próximo do bico da saída e só a partir de la é que a pressão do compressor entra em ação para empurrar a tinta e a tinta descendo apenas por gravidade por um buraquinho mínimo como esse qualquer pequeno resíduo de tinta que tenha ficado na ultima pintura vai impedir de a tinta descer no próximo uso.
cheers EVILASIO cheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11765
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por VIVINHOM Sex Ago 27, 2010 12:54 pm

Amigos, da LEE TOOS eu só conheço os aerógrafos, já estou no segundo, mais moderno, quanto as pistolas ñ conheço, tenho uma arprex mod. 90 que me acompanha a uns 15 anos, está firme e forte.

Lembrando que minha pistola é ar direto sem gravidade e com compressor jet master que veio com a caravela de Cabral.


PS: SÓ REFORÇANDO O QUE O EVILÁSIO COMENTOU, TÃO IMPORTANTE QUANTO A PINTURA É A LIMPEZA, QUE TEM QUE SER BASTANTE CRITERIOSA, CHATO PRACA, PORÉM NECESSÁRIA, no mais é só alegria.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9374
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Kleyton Maia Sex Ago 27, 2010 3:20 pm

Evilasio ja pintei com as duas , tanto caneco (pai) como gravidade ( minha), prefiro a de gravidade é mais facil de limpar, so jogar o tiner segurar o gatilho ele vai saindo e limpa todo o caminho. A de caneco é um saquinho e tem que usar o ar pra empurrar o thinner....

a de caneco da pra pintar ate virando ela mais de 90% usando a fita crepe no respiro que ela nao vazaria(ou vaza menos e da tempo de pintar virado) , ja a de gravidade nao tem jeito se virar ela vaza tem que manipular a peça, mas eu acho ela mais agil pra pintar (gravidade).

Tem esses detalhes e vai do gosto de quem pinta mas digamos que a nova geração é a de gravidade.
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7190
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Diogo Lima Sáb Ago 28, 2010 7:25 am

Sobre a limpeza... O que eu acho mais chato é emprestar a pistola, eu as vezes levo mais tempo limpando do que pintando, ainda tem todo um processo de lubrificação (aquela óleo bem fininho na agulha, ainda desmontada) eu sempre digo pro meu pai que se eu souber a cor da tinta que ele usou na pistola é porque ele limpou do jeito tá bom, tá bom... aí não tem pistola que resolva, tenho uma desta mod. 90 e tambem tenho um jet marter, posso garantir que se o cara for cuidadoso com a pistolinha, vai longe, principalmente se não deixar aquela graxeta ( aquilo que parece um barbantinho com graxa) ressecar, no mais é só o excesso de agua que o compressor gera mas como ja existe um filtro de umidade pra ar direto, acho que ja melhora bastante.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6204
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Beco Sáb Ago 28, 2010 7:34 am

Eu comprei uma Puma de gravidade para pintar o Chevrolet. Claro que não fui eu a pintar, mas o mecânico da montadora... hehehe A pistola que tinha lá era uma comum, de caneca - marca diabo - e ele gostou muito da Puma, pois gasta menos tinta, faz menos névoa e dá um bom acabamento. Custou barato. Acho que menos de 200 reais. Considerando o preço do verniz fosco que usei, ela se pagou! afro
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por André - Maricá/RJ Sáb Ago 28, 2010 6:16 pm

É Carlão a Puma também é muito boa, ela é bem parecida com a da Wimpel e tão barata quanto. Como era minha primeira pistola comprei uma Aarprex Gama 1 HVLP, mas vou comprar outra, Puma ou Wimpel.
André - Maricá/RJ
André - Maricá/RJ
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 139
Idade : 49
Localização : Maricá/RJ
Tipo de Buggy : Tenho um Bugre modelo IV
Pontos : 5858
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Fabrício®© Dom Set 05, 2010 11:55 am

Evilasio, tem uma amigo que trabalha na mesma empresa que eu, e ele pintou o carro com rolinho, um pointer, mas ficou muito fosco, acho que faltou lixar bem para afinar a tinta, rsrsrssr

Evilasio escreveu:Alguém aqui se habilita a pintar o carro dessa forma? rsrsrs
http://www.maxicar.com.br/old/curiosidades/46877pinturacomrolinho.asp
cheersEVILASIOcheers
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9915
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por wellignton Qui Dez 19, 2013 11:52 am

Guga Pedrosa escreveu:Bom pessoal, esto pensando em comprar uma pistola para pintura.
Cansei de usar as latinhas de spray, vi que o custoXbenenfício não está valendo a pena.
Além do mais, já tenho um compressor aqui na garagem. Ou seja, o mais caro eu já consegui...

Agora vem a dúvida: que pistola comprar?!
Pois, eu dei uma rápida pesquisada e vi que existem pistolas de vários tipos.
Com o copo de tinta em cima, em baixo, de alta pressão, gravidade, HVLP, LVLP (???)....

Cara eu utiliza pistola de alta pressão em compressor, existe mesmo vários tipos de pistola mais para qual funcionalidade vc necessita?
Utilizo essas daki se quiser de uma olhada.
Pistola de Pintura Para Compressor
Pistola de Pintura Alta Pressão
Pistola de Pintura Alta Pressão Bico

wellignton
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : BH
Tipo de Buggy : Pintura em carro
Pontos : 3796
Data de inscrição : 19/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pistola para pintura Empty Re: Pistola para pintura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos