Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fundo para fibra de vidro

5 participantes

Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Qua Dez 06, 2017 3:39 am

Estou restaurando meu Puma e entre as camadas de tinta há uma intermediária de cor amarelo claro que não consigo identificar, é uma camada muito dura. Já procurei no Google e não encontrei, também procurei nos sites dos fabricantes e nada.
Há uns 15 anos quando fiz uns retoques o pintor usou este fundo, só que ele não lembra mais e acha que era um tipo de selante e a loja já fechou. Acho que era da Anjo, mas no site não encontrei nenhum produto semelhante. 
Alguém que já restaurou um buggy ou trabalha com pintura conhece ou lembra deste fundo?

Uma imagem para ilustrar. 
http://2.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/SwHZG0c_O3I/AAAAAAAAKxM/5QupLKauvhs/s1600/13Puma+GTE+1975+20.09.2005+002.jpg

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Pietro Qua Dez 06, 2017 5:03 pm

Não seria o GelCoalt?
ou será que é um prime de cobertura?


Pela imagem parece ser massa polieste, o que não é recomendado pois possui coeficiente de dilatação menor que a fibra, causando trincas na pintura.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7659
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Bugólatra Qui Dez 07, 2017 5:08 am

Eu posso está enganado mas achei esse material parecido com a própria resina, é como se tivessem passado uma camada bem generosa espalhada com uma espatula.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11752
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Qui Dez 07, 2017 6:14 am

Pietro escreveu:Não seria o GelCoalt?
ou será que é um prime de cobertura?


Pela imagem parece ser massa polieste, o que não é recomendado pois possui coeficiente de dilatação menor que a fibra, causando trincas na pintura.
Pietro, com certeza não é gel coat nem gel primer. O produto não é tão duro, inclusive ao lixar ele empasta a lixa. Também não é massa, ele  até lembra a consistência da tinta esmalte e tem uma espessura de 0,05 mm, aproximadamente.

Obrigado.

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Qui Dez 07, 2017 6:22 am

Bugólatra escreveu:Eu posso está enganado mas achei esse material parecido com a própria resina, é como se tivessem passado uma camada bem generosa espalhada com uma espatula.
Bugólatra, também não é resina. O material é mais semelhante com tinta esmalte sintético e é bicomponente. Muito liso.
Acredito que não é mais fabricado, o que gostei nele é que fica uma camada muito lisa, impermeável e grossa, cerca de meio milimetro.
No comentário anterior digitei errado, é 0,5 mm e não 0,05 mm.
Obrigado.

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Bugólatra Sáb Dez 09, 2017 6:30 pm

Pietro escreveu:Não seria o GelCoalt?
ou será que é um prime de cobertura?


Pela imagem parece ser massa polieste, o que não é recomendado pois possui coeficiente de dilatação menor que a fibra, causando trincas na pintura.


Vish Pietro o pior é que a massa poliéster é o produto mais vem sendo indicado aqui nesse fórum quando alguém pede dicas de procedimento para a pintura, estamos todos lascados porque de uns tempos pra cá não vejo ninguém usando outro produto pra esse fim, qual massa tu indica?
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11752
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Pietro Dom Dez 10, 2017 1:56 am

Bugólatra escreveu:
Pietro escreveu:Não seria o GelCoalt?
ou será que é um prime de cobertura?


Pela imagem parece ser massa polieste, o que não é recomendado pois possui coeficiente de dilatação menor que a fibra, causando trincas na pintura.


Vish Pietro o pior é que a massa poliéster é o produto mais vem sendo indicado aqui nesse fórum quando alguém pede dicas de procedimento para a pintura, estamos todos lascados porque de uns tempos pra cá não vejo ninguém usando outro produto pra esse fim, qual massa tu indica?

Indico o enchimento com resina, e algumas camadas de prime cobertura. Mas o pintor mete massa.... Mad Mad Mad Mad Mad Mad

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7659
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Beco Dom Dez 10, 2017 2:43 pm

Usei massa poliéster no Velho e não tive problema algum. Claro que camada muito fina, apenas para regularização da superfície, já que buracos e assemelhados tem que ser preenchidos com resina e fibra...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Dom Dez 10, 2017 3:45 pm

Vejo que tem poucos produtos específicos para fibra de vidro no mercado, mas acredito que o mais indicado ainda é uma camada fina de massa de poliéster para regularizar e primer PU altos sólidos.

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Beco Dom Dez 10, 2017 5:05 pm

sim, o fundo de altos sólidos também. Usei umas cinco camadas de verniz PU sobre a tinta poliéster e nenhum pé de galinha apareceu. E faz um bocado de tempo.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Nil Seg Dez 11, 2017 10:44 am

Bugólatra escreveu:
Pietro escreveu:Não seria o GelCoalt?
ou será que é um prime de cobertura?


Pela imagem parece ser massa polieste, o que não é recomendado pois possui coeficiente de dilatação menor que a fibra, causando trincas na pintura.


Vish Pietro o pior é que a massa poliéster é o produto mais vem sendo indicado aqui nesse fórum quando alguém pede dicas de procedimento para a pintura, estamos todos lascados porque de uns tempos pra cá não vejo ninguém usando outro produto pra esse fim, qual massa tu indica?
 massa poliester é pra acabamento, nao é pra enchimento.  pra esse fim uso a propria resina com talco industrial suerp fino e em situações onde a fibra esta muito podre(comusn nas Pumas )  uso uma camada de gel coat aplicado na pistola. Depois tem  todo o trabalho de nivelar ja que essa aplicação fica porosa.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Beco Seg Dez 11, 2017 4:42 pm

claro, massa em fibra é como massa em lata. Apenas para acabamento, não para correção de coisas maiores. Aí, tem que ter coisa mais resistente. Nas vezes que fiz trabalhos no Velho, se tinha que fazer coisas maiores, era na fibra. Se o espaço era pequeno, mas grande para encher de massa, cavava mais para colocar fibra. Detalhe, a fibra do Glaspac é grossa pra cacete! Em um mais moderno, corta a parte estragada e faz de novo...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Ter Dez 12, 2017 6:44 pm

Nas rachaduras estou afundando com disco de corte e fazendo o enchimento com várias camadas de tecido de fibra de vidro, pois como são áreas pequenas acho mais resistente que o roving picotado, além das camadas ficarem mais compactas e impregnadas com resina.
Também uso resina misturada com talco industrial, o mesmo utilizado em borracharias.
Desta vez não estou usando gel coat. Já usei em outras oportunidades e concordo que o acabamento fica melhor.
Beco, cinco camadas deve ofuscar os olhos em dias de sol. Hehe
Conversando com um chapeador, amigo meu, ele sugeriu misturar em partes iguais a tinta e o verniz, já que não quero o acabamento envernizado na tinta PU, mas quero um pouco de brilho.

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Beco Sex Dez 15, 2017 7:53 am

nunca vi tinta misturada com verniz. mas, se usar a tinta PU, acho que não precisa do verniz, um polimento deixa com bom brilho. A tinta que usei foi a poliéster, que não dá pra deixar sem verniz, pois não tem resistência.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Beco Sex Dez 15, 2017 7:54 am

e a tinta PU é fácil de polir. Difícil é a antiga Duco. Pintei com Duco o Velho, há uns 35 anos e foi dureza polir à mão! Mas eu era... 35 anos mais jovem! hehehe
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por nelson161 Seg Dez 18, 2017 10:15 pm

Beco, na verdade eu também não não vi nenhuma pintura pronta. O chapeador disse que faz esta mistura e que dá mais brilho e fica mais dura. Claro que vou experimentar antes para ver o resultado, mas acredito que até possa dar certo. 
Não sou chapeador, sou plastimodelista e conheço bem o manuseio de fiberglass e tintas e acredito que nesta mistura possa resultar em um pequeno clareamento, porém sem alterar a cor. Talvez o resultado até fique bom.
Ainda nem cheguei na etapa do primer, primeiro estou fazendo todas rachaduras.
Um pouco da história. Desmanchei o Puma há alguns anos para reparar a fibra, já que tinhas muitas rachaduras e sem me preocupar com o acabamento, pois esta parte ficaria para um chapeador profissional, levei para a oficina onde foi feita toda a mecânica e o chapeador terminaria a recuperação da fibra. Aí é que começou a dor de cabeça, o cara meteu massa e deixou como estava. Foram três anos de enrolação. Optei por levar para casa e eu mesmo terminar o serviço e com o que eu já sabia e com o que aprendi estou fazendo um serviço de boa qualidade. Estou conseguindo nivelar e deixar redondinho. Demorado, mas com qualidade. O primer eu vou passar em casa e a pintura já acertei com outro pintor que fará pequenas correções e pintura. Assim espero que termine esta novela mexicana e possa andar novamente.

nelson161
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : Canela
Tipo de Buggy : Puma GTE 1980, ainda não tenho Buggy.
Pontos : 2422
Data de inscrição : 16/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Fundo para fibra de vidro Empty Re: Fundo para fibra de vidro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos