Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

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Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Convidado em Seg Maio 04, 2015 7:33 am

Pessoal,
Para quem usa suspensão traseira com mola helicoidal com pivô da F-350 (não facão de fusca) sabe que existe uma regulagem para adiantar ou atrasar a roda (não confundir com cambagem).
Eu estou querendo fazer este alinhamento, mas queria saber o grau certo antes de desmontar, alguém sabe?
Não queria deixar em zero pois ao acelerar existe um deslocamento das rodas para frente, então acredito que seja alguma coisa atrasada, mas não sei qto...


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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Reinaldo em Seg Maio 04, 2015 9:45 am

Carlos, bom dia.

As rodas traseiras, ao contrario das dianteiras, devem estar divergentes ou no máximo zero.

Usa-se de 0° até 2° de divergência.

Obs: Lembre-se de ajustar também o alinhamento com o eixo dianteiro, medindo a distância entre eixos dos dois lados, que devem ser iguais.

Reinaldo

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Convidado em Seg Maio 04, 2015 10:18 am

Reinaldo escreveu:Carlos, bom dia.

As rodas traseiras, ao contrario das dianteiras, devem estar divergentes ou no máximo zero.

Usa-se de 0° até 2° de divergência.

Obs: Lembre-se de ajustar também o alinhamento com o eixo dianteiro, medindo a distância entre eixos dos dois lados, que devem ser iguais.

Reinaldo

Reinaldo,
Bom dia!

Essa medida é padrão? independente de ser roda de tração ou não?

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Reinaldo em Seg Maio 04, 2015 10:33 am

Carlos

Essa medida é a que se usa em 99% dos carros e esse conceito de convergência nas dianteiras e divergência nas traseiras usa-se desde Fusca e Buggy até Ferrari e F1, mas pode ter algum carro que use alguma coisa diferente disso.

Verifique primeiro a distancia entre eixos dos dois lados, se está igual. Aí, se tiver alguma diferença pequena (se a diferença for grande tem que estudar melhor por que está assim antes de começara a mexer), recue a roda traseira do lado que a distância entre eixos for menos para ficar igual dos dois lados. Depois disso verifique com quantos graus ficou a divergência da roda traseira.

Depois dos eixos estarem paralelos e verificado quantos graus ficou, você pode encurtar ou alongar (Dos dois lados iguais) os braços da suspensão para deixar no ângulo que você deseja.

Parece meio complicado, mas é bem fácil de fazer o ajuste e o "instrumento de precisão" é só uma trena...

Reinaldo

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Convidado em Seg Maio 04, 2015 12:55 pm

Reinaldo escreveu:Carlos

Essa medida é a que se usa em 99% dos carros e esse conceito de convergência nas dianteiras e divergência nas traseiras usa-se desde Fusca e Buggy até Ferrari e F1, mas pode ter algum carro que use alguma coisa diferente disso.

Verifique primeiro a distancia entre eixos dos dois lados, se está igual. Aí, se tiver alguma diferença pequena (se a diferença for grande tem que estudar melhor por que está assim antes de começara a mexer), recue a roda traseira do lado que a distância entre eixos for menos para ficar igual dos dois lados. Depois disso verifique com quantos graus ficou a divergência da roda traseira.

Depois dos eixos estarem paralelos e verificado quantos graus ficou, você pode encurtar ou alongar (Dos dois lados iguais) os braços da suspensão para deixar no ângulo que você deseja.

Parece meio complicado, mas é bem fácil de fazer o ajuste e o "instrumento de precisão" é só uma trena...

Reinaldo

O problema é que a trena não vai mostrar o grau, apenas a distância em relação as rodas da frente.. acho que vou precisar de uma máquina mesmo..

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Reinaldo em Seg Maio 04, 2015 1:55 pm

carlos.borowik escreveu:
Reinaldo escreveu:Carlos

Essa medida é a que se usa em 99% dos carros e esse conceito de convergência nas dianteiras e divergência nas traseiras usa-se desde Fusca e Buggy até Ferrari e F1, mas pode ter algum carro que use alguma coisa diferente disso.

Verifique primeiro a distancia entre eixos dos dois lados, se está igual. Aí, se tiver alguma diferença pequena (se a diferença for grande tem que estudar melhor por que está assim antes de começara a mexer), recue a roda traseira do lado que a distância entre eixos for menos para ficar igual dos dois lados. Depois disso verifique com quantos graus ficou a divergência da roda traseira.

Depois dos eixos estarem paralelos e verificado quantos graus ficou, você pode encurtar ou alongar (Dos dois lados iguais) os braços da suspensão para deixar no ângulo que você deseja.

Parece meio complicado, mas é bem fácil de fazer o ajuste e o "instrumento de precisão" é só uma trena...

Reinaldo

O problema é que a trena não vai mostrar o grau, apenas a distância em relação as rodas da frente.. acho que vou precisar de uma máquina mesmo..

Carlos
Se você quiser fazer em uma máquina em uma oficina, tudo bem, mas dá para fazer em casa e como você já tem aptidão acho que é mais confiável fazer você mesmo que numa oficina... Acredite, de 10 oficinas que você for, 8 não vão saber como fazer ou vão fazer errado...

A trena é para acertar as distâncias entre eixos e mais do que suficiente a precisão de uma trena, é só medir certo.

Para medir o ângulo de divergência é com a trena também, mais régua, papel e caneta!

Tire as rodas traseiras e cole (pode ser com fita adesiva mesmo) uma régua ou algo similar nas duas rodas, perpendicularmente ao eixo. Aí, no sentido do eixo, você mede com a trena as distâncias de um lado ao outro do carro das duas pontas das réguas. Você vai achar duas medidas diferentes, aí desenhe em papel uma linha do tamanho das réguas, subtrair o maior valor (Que deve ser o da frente se tiver divergente como se espera) do menor valor, o valor que você encontrar dividir por 2 e desenha essa medida uma para cada lado de uma das pontas perpendicularmente a linha que você desenhou do tamanho da régua, ligue as pontas e você vai ter um triângulo e aí é só medir o ângulo com um transferidor desses de escola.

Fica meio difícil de explicar sem desenhar porque é geometria pura... Parece complicado, mas é super simples de fazer...

Entendeu?

Reinaldo

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Convidado em Seg Maio 04, 2015 3:55 pm

Eu fiz esse teste de uma maneira um pouco mais ogra.. Duas réguas de pedreiro do lado de fora sem tirar a roda, pelo lado de fora..
As oficinas possuem hoje em dia operadores de máquinas, não com conhecimento, economia de custo é tudo...
Eu gostaria de medir na maquina, vou ver se encontro uma oficina que mesmo que o cara não saiba, faça com a minha orientação..

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

Mensagem por Reinaldo em Seg Maio 04, 2015 4:11 pm

"vou ver se encontro uma oficina que mesmo que o cara não saiba, faça com a minha orientação.."

Essa é mais difícil ainda... Se o cara não souber fazer, você só vai se aborrecer e ele não vai entender e nem fazer direito, isso se ele não mandar você embora da oficina... Rrsrsrrsrsrsr!!!!

O ser humano é complicado, pior do que não saber fazer é admitir que não sabe... Rrsrrsrsrs!!!

Boa sorte! Depois conta para gente como foi!

Reinaldo

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Re: Alinhamento das rodas traseiras (não cambagem)

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