Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre suspensão dianteira....

3 participantes

Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por luisreisbr Qui Jan 01, 2015 6:44 am

Bom dia pessoal, estou encucado com um problema em meu buggy.... "aliás são dois.

O primeiro é um barulho chata que insiste em permanecer na dianteira do meu buggy ao andar em calçamento.

Assim que comprei o buggy veio com a direção pesada, folga na direção e este barulho. Mandei fazer um serviço solicitando que fossem reparados estes problemas, o mecânico sugeriu que trocasse a caixa de direção e os amortecedores dianteiros. Autorizei a troca e foi feito o serviço.
Após a realização deste resolveu a folga da direção, mas continua muito pesada, principalmente ao fazer curvas mais fechadas "vai endurecendo mais quando se gira mais a direção) e o barulho continuou.

Levei a outro mecânico que diagnosticou que a razão do barulho era a caixa de direção que eu havia colocado não estava boa.... Ai "com muito choro" consegui trocar a caixa de direção na loja. Mandei colocar e adivinhem, o barulho continuou. :.( Desta vez o mecânico me explicou que tinha ajustado todas as conexões na suspensão dianteira mas a origem do barulho estaria na "cangalha", ele me mostrou uma suspensão de fusca onde havia uma espécie de eixo dentro da cangalha e este estava gasto, causando uma folga interna, e segundo ele não valeria à pena retificar seria mais fácil e barato comprar a cangalha nova. (Ficou a impressão para mim de que quando ele fala em cangalha, fala da suspensão inteira, sem os amortecedores)


Vocês acham que devo comprar a suspensão completa ou mandar desmontar a atual para recuperar retificando e trocando todas as borrachas?

O segundo problema é a direção que continua muito pesada. Lendo o arquivo do fórum vi estas duas possíveis soluções:

" história do caster é a seguinte: Os buggies são cerca de 30cm menores que um fusca e isso altera a geometria toda. Agregando a isso, o fato de que normalmente temos pneus bem maiores na traseira do carro, fazendo com que a frente fique mais baixa (podem observar que a dianteira de um fusca é ligeiramente mais alta que a traseira). Isso faz com que o quadro da suspensão dianteira fique ligeiramente fora de nível.

Como corrigir? Esta é a parte relativamente fácil. Levantar a dianteira do buggy, afrouxar os quatro parafusos que seguram o quadro da suspensão, colocar um pequeno calço sob o tubo inferior (um casquilho serve perfeitamente) e apertar novamente. Testar andando para ver se o calço foi demais ou se precisa ser maior."
_______________________________________

"Demorou mas está resolvido. O grande problema que estava fazendo com que a direção ficasse pesada era a coluna de direção. Não sei o motivo, mas a que estava no Buggy era uma do Fiat Uno e estava com uma bucha que praticamente não deixava a direção girar.

A solução foi substituir por uma coluna de direção de Brasília e o problema do peso e de não retornar sumiu. Não era caixa de direção nem pivô.
Aproveitei e refiz o alinhamento e cambagem para ficar 100%."

Quando for novamente ao mecânico vou levar estas opiniões em consideração.
luisreisbr
luisreisbr
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 60
Idade : 52
Localização : Aracati - CE
Tipo de Buggy : Magnata St Tropez 89
Pontos : 3608
Data de inscrição : 12/09/2014

http://www.aracati.net

Ir para o topo Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Re: Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por Beco Sex Jan 02, 2015 12:52 am

a direçao do buggy nao e muito leve, mesmo. o fusca usa uma direçao enorme, comparada com a que encontramos nos buggies. alem disso, ele usa pneus bem finos. Agora, pegue um fusca, coloque pneus largos e com baixa calibragem e uma direçao esportiva, e vais ter um carro com direçao pesada.
Mas nao dissestes que tipo de suspensao tem teu buggy. E dos antigos, dos mais novos, de Brasilia?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Re: Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por luisreisbr Sex Jan 02, 2015 4:32 pm

Oi turma, especialmente Carlão, o problema do barulho era causado por um terminal de direção que estava ruim..... Em pensar que o mecânico anterior ia me fazer comprar a cangalha completa com a mão de obra ia sair por volta de 500,00. O conserto com a troca do terminal, mão de obra e alinhamento da direção saiu por 100,00. Agora o buguinho parece um carro zero, não bate nada. E a direção o mecânico afirmou que o peso não era fora do normal.
Sou só sorrisos agora Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .
Os quatro pneus novos, amortecedores dianteiros e traseiros novos, molas novas de opala, motor 1600 funcionando como um relógio, e 15 dias de recesso agora em janeiro Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy.
luisreisbr
luisreisbr
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 60
Idade : 52
Localização : Aracati - CE
Tipo de Buggy : Magnata St Tropez 89
Pontos : 3608
Data de inscrição : 12/09/2014

http://www.aracati.net

Ir para o topo Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Re: Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por Ricardo xavier Ter Fev 21, 2023 7:46 pm

Gente me ajudem.... comprei um buggy giant, faz 30 dias. Eu mesmo estou fazendo as manutenções, troquei os escapamentos, fácil, acertei cabo da embreagem, fácil, fiz as luzes do painel, fácil, troquei a caixa de direcao, ele já era duro, continua, vou fazer as sugestões colocar casquilho ( se pelo menos alguém me dizer o que é isso) vou ajustar a cambagem que está negativa. Trocar os terminais dos braços. Me parecem travados, aliás o curvo não usaram. Então me ajudem o que é um casquilho?????

Ricardo xavier
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : Paripueira Al
Tipo de Buggy : Chassi de fusca Giants 1980
Pontos : 430
Data de inscrição : 21/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Re: Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por Beco Qua Fev 22, 2023 12:00 pm

vamos lá. o que acontece com os buggies, é que temos um carro que alterou a geometria do original. Um Fusca tem os eixos dianteiros e traseiros na mesma altura. Um buggy tem rodas e pneus traseiros maiores (geralmente) e isso, acompanhado pelo curto espaço entre eles, faz com que o quadro da suspensão dianteira fique com um ângulo que não existia. 
O casquilho (ou qualquer chapa metálica de uns 3mm de espessura, devidamente moldada para caber ali) serve para levar a parte de baixo do quadro da suspensão para frente, eliminando este ângulo.
Como fazer? levantar a frente do buggy (não apoiar o macaco no quadro da suspensão, claro), afrouxar os quatro parafusos centrais que fixam o quadro e colocar um casquilho de cada lado, sob o tubo inferior. Apertar os parafusos e pronto. testa para saber se ficou bom ou se tem que aumentar ou diminuir a espessura do calço.

Dá uma olhada aqui nesta postagem do Planeta https://planetabuggy.com.br/caster-do-buggy/
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11915
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ricardo xavier gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 - Dúvida sobre suspensão dianteira.... Empty Re: Dúvida sobre suspensão dianteira....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos